Google anuncia o fim do iGoogle
...e vários outros serviços
A Google tem por norma desabilitar os seus serviços quando estes deixam de fazer sentido ou quando estes passam a estar integrados noutros serviços seus. Houve num passado recente vários casos destes e em todos a razão apresentada foi esta.
Agora a limpeza foi feita em mais cinco serviços, sendo mais importante e relevante o iGoogle.
Desde que no passado Outono a Google começou um processo de "limpeza" dos seus serviços que mais de 30 foram desligados. Esta organização de serviços pretende eliminar os que não têm a aceitação desejada e os que deixaram de fazer sentido por se reverem noutros actualmente disponíveis.
A Google consegue assim concentrar esforços na criação de novos serviços e na melhoria dos que tem actualmente em produção.
A lista, ao contrário de outras vezes, é mais reduzida e atinge alguns serviços que provavelmente muitos utilizadores até desconheciam existir. Todos têm datas definidas para fecho e a Google permite até essas datas que sejam exportados os dados dos utilizadores.
Este produto, desconhecido por muitos, faz parte da oferta empresarial da Google. Esta pesquisa privada permitia que uma empresa tivesse o seu próprio servidor de pesquisas.
No próximo dia 31 de Julho esta oferta deixa de estar disponível e passam a ser oferecidos apenas os restantes serviços empresariais. Os contractos actualmente estabelecidos vão ser mantidos pela Google e este suporte está garantido.
O serviço prestado por este widget permitia que fossem colocar nos sites mecanismos de comunicação que recorriam ao Google Talk.
Com a compra da Meebo a Google agora recomendam que recorram ao serviço que esta presta. Este não tem uma data fixa para ser desactivado mas a Google recomenda a sua troca imediata pela Meebo Bar.
O serviço de vídeos original da Google tem finalmente data para fim da sua actividade. Depois de ter deixado de receber novos vídeos em 2009 a Google prepara-se agora para o terminar de forma definitiva.
Os utilizadores deste serviço têm até ao dia 20 de Agosto para eliminarem, moverem ou descarregarem os seus vídeos. Após essa data a Google vai transpô-los para o YouTube, como privados, para que os seus donos os possam tratar da forma pretendida.
Este é de todos o serviço que mais impacto terá para os utilizadores. O iGoogle servia como um portal personalizável para os seus utilizadores e que funcionava como um agregador de informação.
No dia 01 de Novembro de 2013 este serviço será descontinuado. Segundo a Google, a profusão de aplicações que correm nos diferentes sistemas operativos conseguem dar-nos o mesmo grau de informação em tempo real e por isso deixa de ser necessário o iGoogle.
Os utilizadores têm até à data apresentada para removerem os seus dados do iGoogle.
A aplicação de pesquisa para Symbian vai também ser descontinuada. Os sites de pesquisa móveis permitem já uma integração muito melhor com estes tipos de dispositivos e deixa assim de fazer sentido ter uma aplicação específica para estes.
A Google recomenda que memorizem no telefone o endereço m.google.com e usem uma experiencia mais rica de pesquisa e com acesso a todas as novas funcionalidades.
A limpeza que a Google está a fazer integra-se num plano mais vasto de concentração de esforços em áreas que são mais fundamentais para a empresa, aliviando o trabalho de manter produtos com taxas de utilização muito reduzidas e ou que são integráveis com outros.
Naturalmente que muitos utilizadores vão perder ferramentas que usam com frequência, mas este é um resultado inevitável da evolução e da melhoria dos produtos que a Google disponibiliza.
Homepage: Google
Este artigo tem mais de um ano
E eu que venho sempre aqui parar do iGoogle :S
O iGoogle não =(
Que pena, uso desde que surgiu o iGoogle, terei que procurar um substituto.
Bah… uso o iGoogle há anos! É a minha homepage, o ponto de partida para abrir o Gmail e o Google Reader, criar umas Google Tasks… enfim!
Experimenta o Netvibes.
Tens a possibilidade de usá-lo com widgets tal como fazias com o igoogle, ou como reader, para poderes seguir os feeds tal como fazer no google reader ou equivalente. Tudo numa única página.
Sim, antes do iGoogle aparecer, já havia o Netvibes e eu usava-o. Mas não sei porquê, sempre gostei mais do iGoogle… vou ter de me habituar.
Mas também ainda falta mais de um ano, há mais que tempo.
Uso o iGoogle mas já estou a parametrizar uma alternativa:
Netvibes
Sempre gostei da simplicidade do google, por isso nunca aderi ao iGoogle…
Não me fará falta, e como dizem, já existem tantos plug ins para browsers e widgets por aí que às vezes só trazem informação redundante, é uma questão de organização 🙂
Bem isso mesmo.
Nunca aderi ao iGoogle, sempre achei uma interface poluída e complexa. Página de pesquisa pra mim tem que ser um campo de texto com um botão de pesquisa e que uma AI boa.
Se eu quisesse ver notícias usaria widgets específicos não uma página de pesquisas.
Falência!
Eu também uso, como ousam dizer “a necessidade de um serviço como o iGoogle diminuiu com o tempo”.
O jeito é procurar um addon pro Firefox, até agora não encontrei nenhum que tenha a mesma funcionabilidade do iGoogle de exibir os 5 primeiros posts de cada feed =(
Tem o serviço como ‘feedly’, porém aquele campo featured bem em cima não me agradou. Estou cogitando a possibilidade de criar um addon =P
Todos os dias lia as noticias de alguns diários a partir do iGoogle, incluindo as Google News, é pena que terminem este serviço. 🙁
Também é a minha Homepage , alguém conhece alternativas ?
Já experimentaste o Netvibes?
bah… O igoogle não concordo, também é a minha rampa de lançamento no acesso à net.
Também uso e abuso do iGoogle há já muito tempo.
Vou ter pena de o deixar de usar. Espero que até lá o pplware nos encontre uma alternativa.
Engraçado que eu nunca fui à bola com o iGoogle! Sempre o achei pouco personalizável e pouco intuitivo.
É como diz a Google, há alternativas muito viáveis como widgets, add-ons, etc que podem bem substituir o iGoogle a meu ver!
Temos de avançar e modernizar e esquecer serviços que não fazem sentido.
Alguns utilizadores aqui podem usar muito o iGoogle, mas com certeza não passam de uma minoria. A Google não iria fechar um serviço que fosse usado por uma maioria!
O iGoogle não estará disponível após dia 1 de novembro de 2013. Saiba mais.
Ainda têm mais de um ano para se desabituarem! 😀
Também uso o iGoogle há muito tempo. Tal como acontece com muitas outras coisas vamos ter que nos habituar..
Já que duas pessoas falaram aqui do Netvibes, decidi experimentar, e realmente parece-me porreiro, de funcionalidade identica ao iGoogle, e até tem a ‘aplicação’ pplware.. 🙂
O Netvibes tem uma vertente empresarial, que não percebi muito bem, mas o que me chamou a atenção foram os 499€/mês.. Irra….
Mas claro, a parte gratuita trabalha muito bem.
Gostava que mais pessoas o testassem e dessem o seu feedback.
Tenho pena especialmente do igoogle mas pronto!!! http://piadascurtas.pt
Gosto muita da google mas o igoole é uma cópia rasca do netvibes.
Bom dia ,
O IGoogle NÃO please .
Serva
já uso o netvibes há muito tempo e penso que seja o melhor, já que testei várias alternativas. até tem versão, se bem que alpha, para smartphones!
A mim nada me vai afectar, não uso nenhum desses serviços!
Nada me vai fazer falta.
Mais um flop, daqui a pouco estamos a ver o Google+ acabar também.
A Google ta a começar a perceber que o focus é importante. Com 200 mil serviços onde não conseguem dar vazão a tudo nem o próprio mercado aceita tanta coisa.
Eles querem combater tudo e todos e isso nota-se no google+ não me acredito que consigam retirar as pessoas do facebook. Mas a ver vamos.
Não me parece que esteja a ver bem a coisa… eu diria mais que a Google “experimenta” muitas das ideias dos seus contribuidores e mais tarde avalia as que realmente fazem sentido e que vale a pena investir e aquelas que não valem a pena e são terminadas.
Por acaso tenho pena uma vez que é a minha Homepage e é através dela que inicio os restantes serviços da Google. Assim sendo vamos lá experimentar esse netvibes. Parece que a malta é bastante unânime a esta alternativa.
Netvibes é uma excelente alternativa, uso a uns 3 anos sem problema. mudei para o igoogle a 1 semana pa exprimentar, mas deus nao gostou e me esta a chamar de volta
O iGoogle, também é a minha página de lançamento para a web. Só não percebo o que é que custa manter a porcaria do serviço, quando já houve muita gente que contribuiu com skins, widgets, apps, etc etc para isso.
Quer dizer, então toda a gente tem de ter IPhones e Mobiles powered by Google, para substituir os Widgets do iGoogle? É preciso andar a comer recursos do windows widgets para fazer o que um simples html faz? Esta é a justificação mais absurda e ridícula que a google deu até hoje.
Já quando foi o launching das Google Apps, após algum tempo de termos o material free da google num pacote, o mesmo foi descontinuado.
Na minha óptica, se é para o ppl da google andar a gozar com os contributos do mundo, mais vale encerrarem a tasca, que escusam de andarem a fazer perder tempo a quem quer ter as coisas como deve ser online!
Tou contigo!
Se o iGoogle não teve o sucesso pretendido, a culpa é da Google que por vezes parece não saber promover os seus serviços. Ainda hoje não existe uma página com a lista completa de todos os serviços disponibilizados pela Google. Eu tive de instalar uma extensão no Firefox para ver a lista completa… O iGoogle é fantástico e por enquanto o Netvibes não permite o mesmo detalhe de personalização.
Basicamente, são sempre os utilizadores, que são o suporte da Internet como ela é, que se lixam sempre. Parece os ciclos de Intel e da Microsoft: a cada 5 anos, toca a mudar o software e o hardware, que eles é fazem com que o que temos em casa, se torne obsoleto. Então como andamos com os bolsos muito largos ultimamente, é mesmo um luxo que se pode dar, sem corrigir o passado, such as Windows 7 -> 8, probs de OverHeating I7 -> Sandy Bridge!
O google, andou na mesma escola! Não há dia nenhum que não tenha chatices com os meus servidores, por causa de situações assim: Ubuntu 9.10 -> era excelente, 12.04, uma treta; Windows 2003 R2 excelente -> 2008 R2, cheiro de erros (parece Win95a). No caso do Google -> uma conta para tudo (incluindo youtube, iGoogle, apps, etc), neste momento é dispersar e subscrever coisas que não fazem os mesmo serviço!!
Concordo contigo.
Não percebo a justificação acerca dos widgets que fazem a mesma coisa… perde-se todo o propósito do iGoogle… não depender de widgets devoradores de recursos…
Hoje em dia, é preciso ter um Dual-Core no telemóvel para se ser alguém? Então que é feito do conceito do telemóvel que aguentava uma semana de bateria de nunca deixa o pessoal mal? Então basicamente, temos que andar com espécie de Eee-PCs no bolso. Daqui pouco, é preciso um Quad-Core só para fazer chamadas, porque as mesmas vão por Voip e precisam de permanência de acesso à Internet! No entanto, cada vez são mais caros e valem cada vez menos!
O desaparecimento do iGoogle também me chateia 🙁 mas pronto… Netvibes it is.
Lá se vai a minha homepage… Widgets?! Mas o que é que “tem a ver o cú com as calças”??
Tanto, que foi a razão pelo qual a google acabou com iGoogle! Dizem que são mais actualizadas e mais eficazes! Não sei onde!
Widgets (addons, plugins, extras, como queiras…) no Chrome, que vêm substituir o iGoogle!
Sim, tudo bem, mas podia-se só ter um recurso com tudo numa página 1 x chrome.exe no task manager. Cada plugin que o chrome tem, n x chrome.exe no taskmanager. Tenho meia dúzia de plugins nada de muito especial, já me comem 130MB Ram. Só o core do chrome são sempre à volta de 60MB. Não era mais sensato, ter só um recurso para tudo, especialmente quem para quem tem netbooks? (7 32 bit, 2GB Ram Max)
Nenhum destes serviços me irá fazer falta, já usei o iGoogle durante algum tempo mas a interface complexa e baralhada do mesmo, mudou-me novamente para a página normal e simplista da google.
O próximo a ser descontinuado é o Google+.
Também estou de acordo! Nunca percebi muito bem, qual a razão da existência disso!
Daqui até o serviço fechar, o que não vai faltar é o aparecimento de soluções alternativas. Sempre foi assim!
alguém me sabe dizer todos os serviços da goolge??? É que alguns nem sabia que existiam outros nem sabia que eram da google
no netvibes não tem a aplicação do pplware, vai ser muito chato estar a par das suas grandes noticias.
Podes sempre usar o nosso feed RSS.
Mas ainda melhor é colocares o Pplware como a tua homepage e assim vez as coisas a acontecer em tempo real!
sim é verdade, e passarei a ter que passar pela vossa pagina todos os dias, ou pelo menos nos que me lembrar, a vantagem de uma pagina como a do igoogle é que podia por as diversas paginas de informação numa só o que me poupava tempo e dava a certeza de as ver todas, aproveitando as principais noticias de diversas fontes.
talvez isto passe a ser um desafio para outros e fazerem uma pagina igual como o netvives mas com uma versão Portuguesa.
Uso o netvibes há muitos anos e estou muito satisfeito com ele. Tenho várias abas (informações, caixas de correio, utilidades,…)
Dá para colocar uma página da web dentro do netvibes. uso isso para páginas importantes que não têm feeds (o que não é o caso do pplware…).
Há muitos aplicativos para colocar desde blocos de notas, lista de favoritos,… é possível colocar várias caixas de correio.
Não apreciei mesmo nada esta decisão do Google. É desprezar o trabalho de todos os que criaram as suas mini-aplicações.
E, sobretudo, não acredito que sejam tão poucos a utilizá-lo.
Desde que apareceu, é a minha homepage. É lá que, num relance, vejo os títulos das principais notícias, a informação meteorológica, a informação de trânsito, o meu calendário, acedo ao pplware através do Google Reader, etc.
Vou experimentar o Netvibes, mas espero que surjam em breve outras alternativas.
Pois, também uso o iGoogle :\ Funciona como “saco” (outros serviços google, acesso ao chat-gmail, mail, feeds, etc ).
Terei que voltar para o my.msn.com …
olá! tenho pena do igoogle…é a minha homepage favorita! (continuo a usar até ao último dia):)…O netvibes, nas widgets do gmail e do hotmail nenhuma delas aceita o email! podem-me ajudar?
A google falhou comigo agora com o anuncio da morte do Igoogle
:ss
Realmente faço parte dos utilizadores do igoogle e posso acrescentar que qdo experimentei não gostei parecia confuso…agora acho o contrário!!! Abro o chrome e em segundos é só devorar informação….gmail, noticias, tomo notas para mais tarde, meteorologia, vejo quem está online, etc..etc.. já tentei perceber a lógica da explicação da google com os widgets mas não me convence…
Também uso o iGoogle como página inicial. Gosto particularmente do Google Bookmarks, que permite separar a visualização dos favoritos por labels, e mostrar notas ao passar o rato sobre os links das páginas favoritas. Existe alguma alternativa com esta funcionalidade?
Experimenta o Netvibes.
Claro que nos preocupamos em não contribuir para o desemprego e sim contribuir para mais emprego – e, apercebi-me que o iGoogle, tem certamente bons profissionais. Votos de muitos sucessos para todos.