Quantcast
PplWare Mobile

Google altera algoritmo de pesquisa

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Jonas says:

    Sempre a inovar 🙂
    Go Google!

  2. Sergio says:

    E quem decide se os sites são ou não relevantes? É que a google assim passa a controlar (ainda mais) a informação. A google se quiser simples “desaparece” com um determinado site

    • R o B says:

      Quem não encontrar o que realmente procura ou não ficar satisfeito com os resultados da pesquisa pode sempre optar pelos motores da concorrência. A Google ainda não controla a escolha do internauta nessa matéria.

    • Marcos says:

      Somos nós…Se eu não gostar de um resultado de uma pesquisa, irei ter uma opção para dizer que não gosto desse determinado resultado. E depois irá tudo estar num ranking global de todos os utilizadores/pesquisas..

      Penso que funcionará assim..

    • Kayn says:

      O google não tem o poder de “fazem desaparecer sites”.
      Quando muito, e hipoteticamente a supor que estariam a agir de má fé, poderiam deixar de o listar nos resultados das pesquisas do motor deles.

      Eles estão a fazer o que eles acham melhor por quem os usa e ainda por cima de uma forma completamente fundamentada. Se eles melhorarem os resultados, mais pessoas os vão procurar e anunciar com eles = maior lucro.

      Já para não dizer que se tal acontecesse, dada a dimensão e o facto de que eles estão sempre na boca do mundo, era fácil explodir uma noticia negativa dessas para proporções enormes. Arranjar lenha para te queimares não funciona lá muito bem do ponto de vista do negócio 🙂

      E depois, ninguém é obrigado a pesquisar com o Google, as pessoas só o fazem porque ele funciona melhor que o resto.
      Se não funciona para alguém, há sempre a solução de não o usar. O que mais há são motores de pequisa, como o bing, yahoo, altavista, aeiou, aol…

      • Black25 says:

        Concordo com o Kayn.

        Muita gente tem a teoria da conspiração contra a google. Porque é que não se revoltam também contra todas as outras multinacionais?

        Reparem que quem faz estes resultados, quem faz da google e muitas outras empresas o que são, somos todos nós! Os utilizadores.

        Por isso não vale a pena descredibilizar a google, porque provavelmente foi um acto publicitário da concorrência, no qual muitos caíram e agora falam mal.

  3. RaCcOn says:

    A Google com isto está a penalizar quem tem conteúdos duplicados bem como quem vende links que passam pagerank…
    Sempre foram contra isso, só que não tinham muita maneira de controlar e as coisas continuaram dia após dia com webmasters a ganhar muito dinheiro com Auto-blogs e a penalizar quem estava a colocar conteúdos de qualidade Online.
    Não creio que a percentagem de websites afectados por esta medida seja tão alta, no entanto que vamos ver muitos a desaparecer das primeiras posições nas pesquisas vamos, e já reparei que alguns dos grandes também estão a tombar, grandes esses que fazem a venda de links.

    É esperar para ver, para já estou a gostar desta medida…

    • Sergio says:

      Estatiscamente está provado que os internautas não passam da primeira ou segunda página de pesquisas. Se um determinado site é colocado na 15ª pagina porque a Google assim o decidiu, esse site deixa de ter qualquer visibilidade.
      As pessoas não estão à procura de um site especifico, estão à procura de informação. Se esse determinado site não aparece, as pessoas não o vão continuar a procurar, porque simplesmente não sabem que ele existe.
      O que eu estou a discutir é que a Google passa a definir o que quer que nós vejamos e o que não quer. Ela já fazia isso, mas agora passei a ter critérios “morais” para decidir o que é bom ou não para nós.
      Pelos vistos, voltaremos a ter que fazer o que fazíamos à 15 anos atrás que era andar a fazer pesquisas por 5 ou 6 motores de pesquisa.

      • Yuy says:

        Percebo o que dizes, mas sou a favor das alterações, pois o grande problema é que andavam “milhentos” web sites a aparecer nas primeiras posições nos últimos meses que quando se abriam não tinham qualquer conteúdo realmente útil para aquilo que eu queria, andavam basicamente a arranjar estratagemas para aparecer na primeira página sem conteúdo realmente relevante, e estava a começar a ficar frustrado com o Google, porque eram os melhores a descobrir o que realmente interessa, e andavam a ser enganados. Do género procuras um programa e aparecem 500 sites nas posições iniciais e é tudo pseudo-sites com o dito ficheiro que não passam de listagens sem fim de nomes de programas com o real objectivo de facturar com a publicidade exibida e não o de prestar algum serviço útil.

        • ismael says:

          Yap! Desses é que não faltam e são scam! Esse tipo de sites é que a google podia mesmo baixar o page ranking, espero que esta medida combata esse tipo de sites e sites que copiam conteúdos inteiros de outros

      • RaCcOn says:

        Não é tão linear quanto isso visto que o sistema é automatizado.
        Isto apesar de que existem casos e casos, e ninguém na realidade consegue saber exactamente o que penaliza ou não um website nas pesquisas.
        O que é certo é que as coisas estão a mudar, e parecem estar a mudar para melhor, visto que estão a tombar bastantes grandes que a única coisa que faziam era blackhat…penalizando não só os utilizadores como também os websites que tinham conteudo de qualidade.

        Tinhamos muito para discutir por aqui quanto a isto, mas também é certo que um website com qualidade, que esteja tenha um código bem estruturado e optimizado dificilmente não aparecerá nos primeiros resultados.
        Depois é apenas “lutar” contra a concorrência. hehe

  4. Paulo says:

    Será que sites como o Digg que tem toda a legitimidade de existir, também serão afetados?

    • RaCcOn says:

      Acho que deverão ser tratados de forma diferente desde que identificados como directórios.
      No entanto quem quiser usufruir deles e melhorar-lhes a qualidade irá ter de ter especial cuidado aos conteúdos que para lá submete.

  5. Miguel Costa says:

    Boa tarde Pedro,
    seria possivel postar a fonte da notícia?

    11% é muita coisa.. gostava de saber um pouco mais sobre esta alteração 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.