Google +1 – Recomendações sobre pesquisas!
A Google anunciou hoje que passou a permitir aos utilizadores partilharem recomendações com os outros utilizadores nos resultados de pesquisa do Google. O objectivo é disponibilizar a cada utilizador os resultados mais relevantes, o mais rápido possível mas, à semelhança das palavras nas páginas de Internet, a relevância assenta também nas relações.
Recentemente, a Google passou a incluir mais informações nos resultados de pesquisa sobre as pessoas com quem cada utilizador se relaciona – como por exemplo, informação que partilharam no Twitter, no Flickr e outros Websites. Hoje, a Google dá um novo passo com a apresentação do +1. Para recomendar algo, um utilizador precisa apenas clicar na opção +1 num resultado ou num anúncio que considere útil. Esses +1’s passarão a aparecer nos resultados de pesquisa da Google.
O botão +1 irá aparecer ao lado de cada resultado de pesquisa. Após um clique no botão +1, um utilizador tem também a opção de desfazer a acção de imediato.
No caso de um utilizador que esteja a planear uma viagem, quando fizer uma pesquisa poderá passar a ver um +1 do seu tio mesmo ao lado do resultado referente a um alojamento na zona. Ou por exemplo, alguém que procure uma nova receita de pasta, o Google poderá revelar-lhe +1’s de colegas ou amigos que sejam génios na cozinha. E mesmo que nenhum dos amigos seja viciado em café poder-se-á visualizar quantos utilizadores na Internet têm +1’s sobre o café preferido do utilizador.
A importância dos +1’s reside na sua relevância: as recomendações correctas - provêm de pessoas com que se relaciona – no momento correcto – quando um utilizador procura informação sobre esse tópico ou assunto – e no formato correcto (resultados de pesquisa do utilizador). O vídeo em baixo explica como funciona o botão +1.
A Google acredita que a opção +1, combinada com os conteúdos sociais que está a incluir na pesquisa, trarão resultados de pesquisa ainda melhores e mais relevantes.
Como saber quais +1’s a apresentar aos utilizadores
Tal como a pesquisa social, a Google utiliza múltiplos sinais para identificar as recomendações mais úteis, incluindo as pessoas com quem um utilizador se relaciona e está ligada através do Google (colegas de chat ou contactos por exemplo). Em breve, poderão ser incorporados outros sinais como as ligações em Websites como o Twitter de modo a assegurar que as recomendações ao utilizador são as mais relevantes possíveis. Um utilizador que queira conhecer como e com quem está ligado poderá fazê-lo através da secção “ligações e conteúdos sociais” no Google Dashboard.
Para utilizar o botão +1 para no que quer recomendar é necessário ao utilizador criar um perfil Google— caso já tenha um será apenas necessário actualizá-lo. É possível a um utilizador aceder ao seu perfil e visualizar todos os seus +1’s num único local e apagar, a qualquer momento, aqueles que não pretende recomendar mais. Para visualizar os +1’s nos resultados de pesquisa é necessário que o utilizador tenha activa a sua conta Google.
A opção +1 será disponibilizada lentamente a nível global, a começar pelo Google.com em inglês. Para quem não quiser esperar, esta funcionalidade estará, em breve, disponível na opção de opt-in para qualquer utilizador através do Website experimental de pesquisa.
Inicialmente, os +1’s irão aparecer ao lado dos resultados de pesquisa e anúncios mas, ao longo das próximas semanas, passarão e muitos outros locais (incluindo outros produtos Google e websites na Internet). Os anunciantes que pretendam obter mais informação sobre o funcionamento do Butão +1 nos anúncios de pesquisa e nos websites podem consultar o blogue do Google Adwords.
Homepage: Google +1
Este artigo tem mais de um ano
Isto já existia, mas era mais oculto, não se chamava era +1 . Mas ok .
Isto já existia, mas era mais oculto, não se chamava era +1 . Mas ok .
-1 (não pude resistir!)
E a propósito logo vai aparecer gente a pedir um botão -1 nas pesquisas. É como o pedido de botão “não gosto” para o facebook
E quanto é que o Google pagou ao Futre?
essa é uma questão que temos de ver esclarecida 😀
Ahahahahahah
Bem observado… 😀
É só charters 😛 Todas as semanas hehehe
Bom, isto não é uma inovação… é muito Like!!!
Mas ok…
Inovação será o que vão implementar com esse serviço. Votar num resultado não é nada demais. Estabelecer isso como uma rede de informações, filtrável e integrada nas pesquisas do dia a dia, é que vai ser mais interessante. Google passa assim a integrar o bookmark social (que até já tinha mas incipiente) e permite mais confiança ao utilizador. E temos de pensar que só o geek é que anda por sites de bookmark social a descobrir informação. O utilizador normal (a grande maioria) vai ao google e escreve hotmail ou facebook para entrar nesses sites! Assim quando quiser comprar uma nespresso ou uma tássimo vai ao google e escreve “máquina de café”. O google responde com uma lista de sites http://www.google.pt/search?q=máquina+de+café+com+cápsulas onde andará a tássimo e a nespresso (por acaso nem acontece!). Os que forem meus amigos vão logo ter a indicação de +1 no site da tássimo!
Agora… quem é que me vai pagar para eu não só carregar em +1 no site da tássimo mas ainda escrever um comentário sobre esse site? Tenho de avisar a tássimo de que aceito umas cápsulas de borla na próxima compra online!
Este botão não será uma forma de spam? Decerteza que não irá faltar pessoas a vender scripts e serviços que automatizam o processo de clicar no +1.
Péssimo.
Os sites de spam, quase sem conteúdo útil e com mais publicidade que os intervalos da TVI, agradecem.
Depende do que o Google vá implementar. Se estiver, como indicado, ligado a um email google vão poder controlar melhor. E depois certamente vão permitir um “mostrar apenas recomendações indicadas pela minha lista de amigos”. Aí sim o serviço de pesquisas passa a ser: o que é que o google tem sobre o assunto tal e que os meus amigos gostem. E será o fim de sites de bookmark social!
mas é só dos teus contactos, é isso que interessa, como foi dito acima, se pesquisar por maquina de café eu vou ver que o meu amigo x twitou sobre ela, houve 4 que +1 e o maluco do y tem uma galeria de fotos no flickr…
O dia das mentiras é só amanhã… Adiantaram-se.
Ao lado podiam meter o botão -1
90% dos sites que visito diáriamente (e não são poucos) só tem publicidade ou são e-garbage.
Em termos de recomendações já uso o StumbleUpon. E como conselheiro de sites o WOT. Tudo extensões para Chrome e Firefox.
tambem uso wot, mto bom
Bem observado pela google.
Com esta nova funcionalidade “+1, a google terá parte das receitas em entradas de museus, restaurantes e hoteis em todo o mundo! 😀