GNR: mais de 500 pessoas detidas numa semana! Saiba os motivos…
Sim, leu bem. Foram mais de 500 pessoas detidas em Portugal em apenas uma semana, mas os números não se ficam por aqui. Em apenas uma semana, a GNR detetou mais de seis mil infrações.
Segundo revela o Porto Canal, de acordo com dados provisórios divulgados este sábado pela GNR, pelo menos 552 pessoas foram detidas em flagrante delito durante um conjunto de operações realizadas pela Guarda Nacional Republicana. Tudo aconteceu entre 19 a 25 de julho.
Das 552 duas pessoas foram detidas em flagrante delito, nomeadamente 270 por condução sob o efeito do álcool, 120 por condução sem habilitação legal, 43 por tráfico de estupefacientes e 19 por violência doméstica. Foram ainda detidas 15 por furto e roubo e outras 10 por posse ilegal de armas e arma proibidas.
Foram ainda apreendidas 10 armas de fogo e 13 armas brancas ou proibidas, assim como 326 munições de diversos calibres, 12 explosivos, 31 veículos e 6.345 euros em numerário.
6.403 infrações detetadas pela GNR em apenas uma semana...
Segundo as informações, das 6.403 infrações detetadas, 1.004 foram por excessos de velocidade, 733 por falta de inspeção periódica obrigatória, 554 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, 237 por falta de seguro de responsabilidade civil, 214 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização.
Registo também de 215 infrações por uso indevido do telemóvel durante a condução, 169 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças e 132 relacionadas com tacógrafos.
E ainda:
– zero indivíduos detidos por assaltos em vias publicas ou residências ou espaços comerciais;
– zero indivíduos detidos por roubos em vias publicas ou residências ou espaços comerciais;
– zero agentes a fazer policiamento de proximidade a pé durante o dia;
– 0 agentes a fazer policiamento de proximidade a pé durante a noite;
– centenas de vitimas “convencidos” a retirarem a queixa por não haver testemunhas no momento do assalto ou roubo e as câmaras de vigilância não servirem para prova em tribunal (“ladrão protege ladrão”);
– centenas de agentes a olharem para o telemóvel enquanto trabalhadores “passam” fibra óptica
…
Parabéns políticos (de todos as cores) por transformarem a “Autoridade” e a “Justiça” numa verdadeira anedota.
+1, é isto, parece que os únicos criminosos estão na estrada, daí o investimento milionário em radares e alocação de recursos humanos maioritariamente em operações de STOP o resto não interessa porque dá muito trabalho.
São deteções em flagrante delito, no período de 19 a 25 de jullho, no total de 552 – 270 deram-se por condução sob o efeito do álcool, 120 por condução sem habilitação legal, 43 por tráfico de estupefacientes, 19 por violência doméstica, 15 por furto e roubo e 10 por posse ilegal de armas e arma proibidas e 52 por outros motivos.
Por furto e roubo, em flagrante delito foram 15 detidos. Não é habitual os assaltantes não conseguirem escapar. Não foi divulgado o número dos que, após investigação e acusação, foram condenados em tribunal por esse crime.
Claro que a policia só apanha quem pode pagar ou quem trabalha porque os outros que nao tem nada em nome deles ou nem sequer faz um puto esses nao valem a pena porque são uns coitadinhos mas tem um bom carro e telefones de marca á conta dos RSIs
O RSI dá para isso tudo? 😉
“ Valor máximo do RSI
Em 2024, o valor máximo do RSI corresponde à soma dos seguintes valores, por cada elemento do agregado familiar:
– 237,25 euros (100%) referente ao titular;
– 166,08 euros (70%) por cada adulto, além do titular;
– 118,63 euros (50%), por cada criança ou jovem menor de 18 anos.
Por exemplo, para uma família com dois adultos e uma criança, o valor do RSI será de 521,96 euros (237,25 euros + 166,08 euros + 118,63 euros).”
Tragam para cá tudo quanto é escumalha que qualquer dia nao se pode sair à rua
é por isso que nas cadeias quem está preso são portugueses(as)…
bhhuuuu! tudo o que é diferente assusta-te de morte. devemos te pena de pessoas assim.
a xenófobia deriva da ignorânicia e do medo.
mesmos!! na estrada nao deixam nada falhar!!! nas ruas deixam fazer tudo!!
“120 por condução sem habilitação legal”
A maioria deve ser velhotes que se esqueceram de pagar a taxa de renovação. Alguns com data válida no documento mas ao mesmo tempo inválida pq atingiu a idade de renovação e ou se esqueceu ou não estava informado.
Deve ser ou é? Isso é mais o teu desejo do que a realidade. Não sabes mas esperas que seja. Se calhar até nem é e é apenas malta que não tem carta mas acha que pode conduzir.
“Todos os anos, a PSP e a GNR detetam milhares de condutores com carta de condução caducada. A maioria não tem noção de que a lei obriga a revalidar a carta antes da data assinalada na licença de condução.”
https://www.acp.pt/veiculos/condutor-em-dia/conduzir-em-seguranca/sabia-que-pode-ficar-sem-carta-de-conducao-por-falta-de-renovacao
Resumidamente.
Mais um caso em que as autoridades levam ao engano o pobre condutor que verifica que tem título de condução válido mas que depois não é válido.
Porque alguém se lembrou que era assim mas agora passa a ser assado pq quero posso e mando e tenho que facturar.
Se fossem honestos avisavam as pessoas, mas não o fazem propositadamente para apanhar os incautos na curva. Já conhecemos este modus operandi de outros esquemas na estrada.
Se multiplicares os 127 apanhados sem carta numa semana pelas 52 semanas que o ano tem, obténs os milhares de que fala o ACP.
Claro que haverá sempre um ou outro por outros motivos, mas estão longe de ser a maioria. A larga maioria são velhotes apanhados com mais esta habilidade das entidades “facturadeiras”!
Tolerância zero para condução sobre efeito do álcool. Multa pesada e inibição de condução longa exige-se, e em caso de reincidência persistente, que acontece com frequência, inibição de condução para sempre.
Isso é q era. Carta fora. Mas isso não interessa pq colide com a receita ao estarem a inibir potenciais clientes.