PplWare Mobile

Gmail apaga emails e dados de utilizadores

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Hugo Mendes says:

    Apesar de fazer da nuvem (cloud) uma área do meu negócio, é precisamente deste tipo de situações que tenho receio…

    Abraços.

  2. Miguel says:

    ou na cloud ou no disco rígido, u risco de perder-mos informação é sempre eminente … fazer u kê?

  3. Mário Cardoso says:

    É por estas e por outras que ainda não me rendi nem sei se me hei de render totalmente aos serviços online. De um momento para o outro tudo pode acontecer. É sempre boa prática ter cópias no computador, e/ou outro suporte, de tudo o que guardamos na Cloud!

    • racpxt says:

      Eu ainda acho que um suporte físico guardado num local adequado ainda é o que oferece mais garantias em relação a backups.

    • JGomes says:

      Bem sei que é de espaço limitado, mas recorro a serviços como dropbox para salvaguardar alguma da informação. Assim tenho os dados em qualquer pc que deseje e nos servidores do dropbox. As informações mais delicadas encriptam-se num ficheiro recorrendo ao TrueCrypt.

  4. Nelson N says:

    Ai se fosse a Microsoft!!
    Há pouco estive a ver o correio e não dei por nada. Só lá tenho uma importante que vou já gravá-la

    • rm_dragao says:

      Podes crer!
      Se fosse a Microsoft caía o Carmo e a Trindade.

      Faz-me lembrar o arrazoado que se faz sempre que a MS lança updates para os seus sistemas operativos.O ruído gerado à volta do assunto é quase irracional.
      Se repararem bem os outros fabricantes de software lançam a mesma quantidade de updates (ou mesmo mais) para corrigirem as suas falhas críticas de segurança e praticamente ninguém pia. Porque será?

      Mas foi a Google desculpa-se, tá na moda!
      Quem não deve estar muito contente são todos aqueles que perderam a sua informação preciosa e que confiavam num sistema aparentemente à prova de falhas.

      Também eu, há pouco tempo atrás, estranhei faltarem-me muitos mails na minha conta do Gmail. Agora começo a juntar as pecinhas…

  5. paulo says:

    nada neste mundo é garantido….

  6. Luís says:

    Vá lá que não fui um deles.

  7. At says:

    Pois, estas falhas, ainda para mais pelo facto de ser da GIGANTE Google, geram medo na hora de confiar a “outros” todo o tipo de dados. O meu tio ficou sem conta, não fosse backups de thunderbird estaria na m**** neste momento.

  8. Paraoh says:

    Por isso é que gosto de ter os email sincronizados entre o meu computador e servidor…. se um falha, ainda estão noutro sítio.

  9. Matias says:

    cliente de e-mail?

  10. Marcos Santos says:

    O meu Gmail está normal 😉

  11. Filipe Rodrigues says:

    ya, ja me apagou mails do nada já a uns meses… ficai apiado quando andei a procura de mails antigos

    • rm_dragao says:

      Então já somos dois.

      Os mails que me faltam não foram agora apagados. Já aconteceu há uns meses.

    • pena33 says:

      No mês passado os meus e-mails todos, desapareceram das pastas que tenho de um dia para o outro.
      Só os consiguia ver na pasta a onde diz todo o correio, lá os consegui recuperar novamente, mas não faço ideia para onde tinha sido movidos os meus e-mails pois as pastas todas incluindo a do lixo estavam vazias.

  12. RCS says:

    Em menos de 1 dia já só restam restaurar cerca de 0,012%.
    Quantos de nós podemos dizer a mesma coisa caso nos falhe o disco?

    Isto para dizer que a cloud oferece mais garantias do que os discos dos nossos PCs. E a tendência é ficar cada vez melhor.

    • rm_dragao says:

      Desculpa, mas só se não souberes o que estás a fazer.
      Mantem os teus dados sincronizados e com cópias regulares sincronizadas para um disco externo e vais ver que não há melhor sistema de segurança.

      • RCS says:

        Achas que a percentagem de pessoas que usa esse sistema é muito alta?
        Não deve ser.
        Por isso para essas pessoas, o gmail continua a ser mais seguro.

  13. luminoso says:

    É a google. Já estão a restaurar tudo. Confio mais neles que em todas as copias que tenho em casa. xD

  14. Alexandra says:

    Esta situação não me afectou, felizmente, mas não é que tivesse nada importante na conta gmail.

    No entanto, tenho que dizer, que só porque conseguimos aceder aos dados na “cloud” não quer dizer que estes não estejam armazenados em locais físicos (como é óbvio), neste caso os servidores da Google. Sendo máquinas reais estão sugeitas a acidentes e problemas como quaisquer outras.

    Tenho a certeza que a Google fará o possível para que esta situação específica não volte a acontecer, mas não posso deixar de frisar que ainda não existem sistemas infalíveis!

  15. DUX_XXI says:

    @Alexandra. “Sujeitas” e não sugeitas…

    Nada é infalível, mas esta situação acaba por causar uma certa preocupação. E eu que até confio tanto na Google…

    Podemos sempre fazer Backup da nossa conta (http://www.gmail-backup.com/) que neste momento devido ao pânico está ‘down’ ou ent~ºao redireccionar para uma conta yahoo ou hotmail. Ista para quem não quer optar por um cliente de email…

  16. Fairwind says:

    Cá para mim isso aconteceu aos 150 000 “patos” que devem ter recebido um mail como eu, a dizer que a GMAIL andava a fazer limpeza de contas
    e que tinha que carregar num link para activar ou noutro a dizer que era inactiva…

  17. Luis Matoso says:

    No Hotmail está tudo certinho. “Do no evil” . Só na google.

  18. Nuno Peralta says:

    O mesmo aconteceu recentemente no Hotmail. Vi comentários aqui a dizer “ai se fosse a Microsoft…” – aconteceu há umas semanas atrás!

  19. Fábio says:

    Não acredito que os emails tenham sido perdidos. Alias nós estamos a falar da Google a gigante da internet. Com certeza que tenhem backups e os emails são restituidos.

  20. Pedro says:

    Acho que alguém foi despedido 😀

  21. João says:

    Na minha empresa fomos contemplados com as asneiras da Google!
    Principalmente emails enviados que ficaram apenas com o “Assunto” mas até agora num universo de 45 caixas apenas 1 foi afectada.

  22. digitalanarchy says:

    Existe aqui um ponto que estão a deixar para traz, os dados dos clientes vão sendo recuperados, a google cometeu asneira, mas tem meios para reparar a asneira. E parece uma coisa insignificante , 0,08% mas para recuperar estes dados perdidos, pode levar dias ou semanas…

  23. MoosHD says:

    Depois vêem falar em Sistemas Operativos na nuvem… não há nada como o Disco em casa e um backup ou 2… o futuro é os SSD, a Cloud OS serve apenas para alguns casos, agora até substituir o Disco físico em casa… além de que insistem tanto nisso porque desde o 11 de Set. que querem aceder a tudo, até ao nosso PC, quem agradece são as editoras e a espionagem industrial com a Cloud OS.

  24. Prodígio says:

    0,08% no mundo inteiro, ainda é muita gente!

  25. dajosova says:

    Para quem não sabe é possível ter a informação da conta Google sincronizada offline!!!

    GMail > Definições > Off-line

    Voilá!

  26. Paulo says:

    ia por aí fora e batia nos gajos… 😀

  27. J Pedro says:

    Interessante ver artigos no pplware a fazerem a apologia da nuvem e a minimizarem as criticas sobre a segurança e privacidade de dados.

    Sobre privacidade li que os cookies não representavam problemas de privacidade para esses procurem sobre os cookies inteligentes.

    Quanto a estes dados parece que estão a tentar recuperá-los com recurso a backups em fita (já previam que isto pudesse acontecer)mas aconselho a todos a terem os seus próprios backups (sei,é chato) porque isto vai voltar a contecer. Onde e quando é que não sei.

  28. Já foi tudo recuperado e nada perdido. Facto.

  29. Carlos Aves says:

    Eu fiquei sem alguns emails….. mas a sorte é que tinha backup

  30. dirtysecret says:

    a mim acounteceu isso mas foi com o hotmail :S

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.