g.co – Links encurtados para a Google
Uma das mais recentes tendências das grandes companhias associadas à Internet é a compra de domínios .CO. Tipicamente este domínios estão associados ao acrónimo de Company. A maior parte delas tem estado a comprar domínios com apenas uma letra, tal como o fizeram o Twitter (t.co), a Amazon (a.co, z.co e k.co) e muitas outras.
A Google não podia ficar para trás e resolveu adquirir também o seu domínio no .co. Comprou então o domínio g.co e pretende usá-lo apenas para encurtar os domínios associados aos seus serviços.
A Google tem já o seu serviço público de encurtamento de links disponível no endereço goo.gl, mas pretendia ter um novo domínio para uso apenas da companhia para encurtar os seus links. Com a aquisição do domínio g.co passa a ter um domínio específico para essa função.
A Google salientou que este serviço será usado apenas para encurtar os links de acesso aos seus serviço e sites web, dando uma garantia adicional aos utilizadores sempre que receberem um desses links para acederem. Apenas a Google os emitirá e controlará o acesso à criação destes, não havendo forma de este domínio ser usado de formas menos correctas. O formato desses links será g.co/[XYZproducto/servico] e dentro de poucos dias começaram a surgir os primeiros.
O serviço de encurtamento de links prestado pela Google no endereço goo.gl continuará a ser prestado da mesma forma que é actualmente e não se prevê que este seja alterado.
There’s no need to fret about the fate of goo.gl; we like it as much as you do, and nothing is changing on that front. It will continue to be our public URL shortener that anybody can use to shorten URLs across the web.
O domínio CO, que pertence à Colômbia, é gerido por uma empresa sediada em Miami de nome .CO Internet SAS e tem feito crescer o número de clientes, tendo recentemente ultrapassado o milhão de domínios registados. Os domínios podem ser comprados directamente a vários registrars, mas os que são compostos apenas por uma letra são negociados directamente com a .CO Internet SAS. Estes têm vindo a subir de valor assim que as grandes empresas começaram a mostrar interesse por eles.
After Amazon and after a few of the other deals that we've done over the past few months, the price of one character is already north of $1.5 million
Não se sabe ao certo o valor que a Google terá pago por este seu novo domínio, mas dado o interesse que tem vindo a surgir por estes, foi certamente um valor muito elevado.
Aguardemos então para ver de que forma a Google apresentará ao mundo o seu novo domínio. Certamente não será da forma que o Twitter usa o seu t.co, que suporta o seu serviço de encurtamento de links.
Este novo domínio dará uma segurança adicional aos utilizadores da Internet, dando a garantia que é um link fornecido pela Google.
Artigos relacionados:
Homepage: g.co
Este artigo tem mais de um ano
Só uma pequena dúvida. Porque é que estes (e outros) links encurtados estão tão na berra agora? Eu já os conhecia há uns anos e nunca lhes achei piada. Alias parece-me a mim que fica mais fácil de “aldrabar” pessoas. Visto que não conhecem o real destino do link antes de clicarem nele.
Estes links encurtados estão “na moda” em grande parte graças ao twitter. Como cada “post” no twitter só pode ter até 140 caracteres, tornou-se necessária a criação destes serviços de encurtamento de urls. Entre os populares estão o bitly, o is.gd, entre outros. A sua utilização viu-se mais tarde amplamente usada em toda a net em geral pois deixam os textos/comentários mais bem estruturados etc.
Ok, no twitter faz sentido, no resto não. Acho mesmo que pode levar muita aldrabice e proliferação de malware. Do género “olha o meu link fixe goo.gl/etcetal” e zumba vais a um site que se encarrega de descarregar tudo de mau para o teu computador.
Felizmente existe controlo – por parte de alguns serviços de encurtamento – em relação a esses problemas.
Concordo contigo. a.co, Amazon? não é muito explícito.
Já agora onde se lê “traz” deve ler-se “trás”
Não sei se é por alguma “mesquinhês”, mas onde referes Twitter (t.com) tem um “m” a mais, ou seja, será (t.co).
E no texto também aparece g.com
Domínios é mais um tema entre todos os outros. As empresas gostam. Vejam, por exemplo, o – do que já li e muito na diagonal acerca deste assunto – facto de poder ser meu.nome@gmail 🙂
Ok um pessoa normal chamar link a um url, endereço em português, ainda se aceita, mas um blog de internet não. Erro crasso.
Completamente (estás a falar de quê?!?!?!)… mas se não for um blog de Internet, poderia ser o quê? Tipo um blog eléctrico? Sim, pelo que sei os blogs (weblogs) são todos de Internet ou será que não?
E não se diz “um pessoa”, no limite diz-se “uma pessoa”… estavas a falar de erros crassos? Os teus? Olha não percebi puto do que disseste! 😀
Daqui a pouco falamos dos Gelados da UM.
internet/informática/tecnologia
pplware no seu melhor continuam iguais nunca erram lol
No meio disto tudo eu nem percebi qual o “problema” de chamar link a um URL. Aposto que tu, Nuno José, chamas muita coisa na tua vida por um nome pelo qual não é o mais correcto.
Acho que mais gente sabe o que é um link do que um URL e se isso se tornou banal (ainda que tecnicamente esteja errado) não vejo problema nisso.
Hmm então os médicos, economistas etc qd ouvem terminologias usadas incorrectamente na tua opinião devem ir com a corrente e usar o termo incorrecto, ou devem corrigir?
Sim, podem corrigir, mas repara: tu próprio erraste mais nas duas afirmações que fizeste do que o total conteúdo deste post.
Faz-me lembrar aquelas situações em que após uma pessoa corrigir um “à” por um “há” correctamente, vem aqueles re-corrigir que “à” é que está bem, no entanto, estando errado.
Acho que não é caso para se afirmar que é um erro crasso assim como não é caso para a utilização de sarcasmo com a sua vertente ofensiva. Pelo menos eu sempre utilizei o termo “link” e vou continuar a utilizar, mesmo que isso na teoria não seja o mais correcto. Como já disse antes, é muito fácil qualquer um de nós por mais médicos, economistas ou políticos que sejamos, utilizarmos termos indevidos. Errar é humano, corrigir de boa vontade também pode ser benéfico, agora utilização de sarcasmo como o utilizaste… Não te fica nada bem.
Nuno José errar é “umano”, mas o que eu achei estranho foi apontares um hipotético erro que.. não é erro algum. Mas pior, apontaste um erro com um texto cheio de erros… mesmo até aqui eu não acho qualquer problema… mas como vi, além do sal, da pimenta e da canela, um pouco de sarcasmo, achei por bem ajudar-te e para dar um toque mais aveludado ao paladar… adicionei coentros.
Ficou um prato à Master Chief 😉
Abraço e haja boa disposição pelo menos.
Já agora deixo aqui a sobremesa,
– URL
http://pt.wikipedia.org/wiki/URL
– LINK
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hiperliga%C3%A7%C3%A3o
😀
Bem vou desistir de comentar neste blog pq aqui é só maria ofendidas ng pode se corrigido. Eu nem liguei ao meu erro de escrita pq erro e muito mas n me chateio com isso. E n errei ao dizer que é erro crasso, pq para um blog de tecnologia é.
Bem hajam.
Vais deixar de comentar só por isso? Opiniões diferentes sempre houve e sempre haverão, e ainda bem! Eu não tenho problemas em ser corrigido e acredito que o pessoal do pplware também não (muitas vezes se vê leitores a corrigir), mas… Erro assim tão “grave” por dizer que http://www.google.pt é um link? Haja bom senso.
Pessoal. como onde ou como podemos registar um domínio com uma dois ou ate 3 letras? qual é a pagina que fornece esse serviço de domínios?
Obrigado
Não existe forma de ver para onde as links encurtadas vão?
Eu vi isso não sei onde.
Alguém pode-me ajudar?
Obrigado