PplWare Mobile

Futuro dos processadores passará pela “spintronic”

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ricardo Ferreira


  1. luis santos says:

    muito bom… adorei esta entrevista…
    o futuro será muito risonho em termos tecnologicos.. so espero estar cá para o poder disfrutar… :p

  2. Trollitito says:

    “(…) e promete processadores com 80 núcleos.”

    Será que vale a pena melhorar o nosso computador? O certo é que se agora eu comprar um processador de 4 núcleos, daqui a 10 meses (exemplo apenas) ele estará a metade do preço e haverá processadores de 8 e/ou 12 núcleos, ou seja, esperar por coisas melhores trás sempre outras melhores ainda. Quando a melhor altura para se melhorar então? 😛

  3. Claro que vale sempre a pena melhorar o nosso computador, pois por essa lógica vais estar a vida toda nesse impásse “Oh vou só comprar daqui a 10 meses porque vai estar mais barato e melhor” , (…passam 10 meses…) , “Elá , vou é esperar mais uns 5 meses porque já estao a pensar fazer mais nao sei o que”…
    Resumindo —> Ciclo infinito de sonhos…. O que acaba por ter a sua vantagem:
    O ser humano vive atravéz dos sonhos, sem sonhos és um infeliz, mas por outro lado com essa teoria nunca vais exprimentar nenhum desses computadores porque queres sempre esperar por melhor.

  4. dajosova says:

    Há uns meses atrás a Intel já havia criado um protótipo de 100 núcleos!

  5. Trollitito says:

    Pois Henrique, mas ainda há uns tempos comprei coisas novas para o pc e agora pode-se dizer que o pc não vale nada. E o dinheiro que gastei nele com as peças originais, vale agora um pc o triplo melhor que o meu. Eu sei que tens razão naquilo que dizes, mas certo é que após x tempo comprar algo novo, já não vale grande coisa.

  6. luis santos says:

    Trollitito: fax cmo eu compras sp material mas nunca os topo de gama pk ai é k se perde msm dinheiro axim podes faxer upgrades mais frequentemente com o dinheiro k n gastaste no tal “topo de gama”…

  7. Helder Pinto says:

    @Trollitito

    O mundo da electronica e informática é assim mesmo… de meio em meio ano temos novidades e se nos queremos manter sempre actualizados nao podemos pensar que ainda à 1 mês compramos peças novas e elas já estão desactualizadas… é por isso que neste mundo nao se diz “investir dinheiro”, mas sim “gastar dinheiro”… Quanto à melhor altura para comprar, na minha modesta opinião, é quando se tem dinheiro!! Porque se estiveres à espera do natal porque vão sair novidades, vais chegar à altura e vais pensar que é melhor esperar mais uns meses, porque na páscoa vão sair novidades… e depois no verão voltam a sair novidades… e depois estás no natal outra vez!!
    Cumprimentos

  8. Nuno says:

    Porque um otario se lembrou de dizer que os transistors num CI duplicam a cada 18 meses agora isso tem de ser uma lei, o homem deve ter dito aquilo numca conversa de café…
    A tecnologia avança quando avança não é preciso haver nenhuma “lei” a dizer como avança
    Os processadores dual e quad e etc não sao mais do que 2 processadores em paralelo, tecnologia que ja existe ha decadas…
    Ja ha varios anos que eles não conseguem fazer fazer circuitos mais pequenos…
    estes novos processadores sao praticamente mais para continuar a vender e para perpetuar a tal “lei”… marketings…

  9. m4n_in_bl4ck says:

    @Nuno
    Só o facto de te referires a Gordon Moore como um ótario demonstra a tua ignorância no que toca à informática e à sua evolução. Antes de fazeres esse tipo de comentários, porque é que não te tentas informar?

  10. veiga says:

    Boas pessoal eu penso que só se deve mudar componentes quando a pessoa sentir necessidade de mais e melhor,quero com isto dizer o seguinte,se eu quiser um pc sómente para a net ,qualquer coisa banal serve,se por outro lado for para jogos ai terei de ter uma máquina muito mais potente e depende dos jogos pois para jogar travian ou solitário não é preciso uma grande máquina.Claro que quem gosta de informática quer sempre ter uma boa máquina ,mas os melões compram-se com pilim e quem não tem pilim usa da melhor forma possivel o que tem ou adapta-se ao software que a sua máquina permite.Tambem penso que no mundo da informática existe bastante banha da cobra ou seja muito bluff,hardware que promete muito mas oferece pouco,todos sabemos de vários exemplos.

  11. FilipeC says:

    @Nuno
    Essa tecnologia que dizes existir ha decadas não esta totalmente correcto. O que existe há decadas é processamento paralelo, que é substancialmente diferente.

  12. alguem says:

    Nuno: Enfim. Sai de casa, fala com pessoas e deixo-te uma palavra nova para pesquisares…leitura.

    Alguns outros: O timing para upgrade do computador pessoal/empresa é definido por vários aspectos, como a necessidade de potência para o processamento que lhe é atribuido num determinado tempo, a vaidade do dono em dizer que “o meu é melhor que o teu”, e um ou outro mais. A ideia que esperar é proveitoso é bastante enganosa – ex: esperamos por um novo modelo de CPU que vai sair daqui a meses e que será mais potente e barato do que os actualmente no mercado, mas durante estes meses utilizamos o nosso CPU antigo, menos eficiente/mais lento/menos produtivo, fazendo render menos este período de tempo de espera – é um exemplo terrivelmente limitativo, mas dá para entender a ideia.

  13. Molecula21 says:

    @Nuno
    Eu não chamaria “conversa de café” a uma lei que se verifica ha mais de 3 décadas… se tu consegues acertar assim então bota pra cà os numeros do euromilhoes!lol
    e ha muitos anos que não se conseguem fazer CI’s mais pequenos porque estamos a chegar à barreira atómica do silício. só se arranjam componentes mais pequenos se fizermos dum àtomo um transistor (que são os tais computadores quanticos). e acredito que quando se dominar completamente essa tecnologia a tal lei de Moore vai vigorar uns bons anitos ainda.

    portem-se bem

  14. *K* says:

    @Molecula21
    “se fizermos dum àtomo um transistor (que são os tais computadores quanticos)”
    Parece-me que também estás a confundir “spintronic” como um sinónimo para computação quântica.
    Eu penso k neste momento nao compraria um computador novo, sinceramente esperaria mais meio anito ou pco mais e possivelmente compraria um quad c ddr3 e os jolies usb3 😀

  15. Filipe C says:

    @ *K*
    Esse é o pensamento tipico de quem quer comprar sempre o ultimo modelo e acaba por nao comprar nada… 😛

    A vida é assim mesmo, tudo o que compres hoje vai ficar obsoleto, e esperar pelo que há-de vir amanhã é desperdicio de tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.