Flash News…
Computadores do Governo invadidos Rede de espionagem informática entrou em computadores de 103 países, Portugal incluído.
Google vai cortar 200 postos de trabalho Depois de, em Janeiro, anunciar o encerramento de alguns centros de engenharia...
Microsoft ataca política de preços da Apple Depois de Steve Ballmer ter criticado publicamente os produtos Apple por serem demasiado caros, a Microsoft lançou uma campanha televisiva no mesmo sentido.
A saga continua: Windows 7 reaches Build 7070 Mais uma build é apresentada (várias imagens) e mais uma é dada como próxima e, quem sabe, será a final
IBM quer cortar 5000 postos de trabalho nos EUA A crise continua na ordem do dia. A Big Blue anunciou que vai despedir mais cinco mil funcionários, nos Estados Unidos.
Computadores do Governo invadidos Rede de espionagem informática entrou em computadores de 103 países, Portugal incluído.
Uma rede de espionagem informática conseguiu infiltrar-se em 1295 computadores de governos, incluindo o de Portugal, embaixadas, organizações de defesa dos direitos humanos e meios de comunicação, entre outras instituições, em 103 países, segundo um relatório da Universidade de Toronto publicado este domingo e citado pela Lusa.
Segundo o relatório, divulgado na Internet pelo Munk Center for International Studies da Univesidade de Toronto, não é possível atribuir com certeza a autoria da espionagem da rede que os investigadores denominam GhostNet (RedeFantasma), mas sublinham que três dos quatro servidores de controlo estão em províncias chinesas e o quarto na Califórnia, Estados Unidos.
Os autores do relatório, um grupo de acompanhamento da ciber-delinquência denominado The Information Warfare Monitor que se foca na utilização da rede como domínio bélico estratégico, trabalham sob o patrocínio do SecDev Group, uma consultora de Otava especializada em regiões em risco de violência, e do Laboratório Cidadão da Universidade de Toronto.
Na opinião dos investigadores, não se pode concluir definitivamente que a espionagem envolva o governo chinês, apesar do controlo do sistema ter origem, quase exclusivamente, em computadores na China.
No entanto, a origem desta investigação está relacionada com uma petição do gabinete do Dalai Lama em Dharamsala, norte da Índia, para que os peritos analisassem a rede de computadores, dos quais tinham sido retirados virtualmente documentos e cujos microfones e câmaras web eram controladas por controlo remoto.
O New York Times, que teve acesso às «impressões digitais dos espiões», sublinha que um dos possíveis rastos do envolvimento oficial da China é a chamada telefónica recebida por um diplomata não identificado.
A maioria dos computadores infectados pertence a países ou missões diplomáticas do Sudeste Asiático, escritórios de Taiwan, indianos e tibetanos, apesar do relatório acessível na rede não permitir ver nem a lista dos computadores infectados nem os nomes dos titulares destes.
No entanto, na lista por organismos aparecem os escritórios da agência norte-americana AP em Londres e Hong Kong e o canal de televisão New Tang Dinasty Television criado por grupos de apoio a Falun Gong.
Na lista também aparece a operadora telefónica CANTV da Venezuela, o ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão, a embaixada da China nos Estados Unidos, a consultora Deloitte Touch, a rede informática do Governo de Portugal, a embaixada de Malta na Líbia e entidades das ilhas Salomão.
A Lusa tentou obter uma reacção do Ministério dos Negócios Estrangeiros, mas tal não foi possível até ao momento. TVI24
Google vai cortar 200 postos de trabalho Depois de, em Janeiro, anunciar o encerramento de alguns centros de engenharia e o consequente despedimento de funcionários, a Google revela agora que repetirá a estratégia cortando 200 postos de trabalho.
A medida afectará os departamentos de marketing e vendas da empresa, onde estão colocados 8 mil trabalhadores, e não se aplica apenas às unidades norte-americanas. Segundo a Google, serão dispensados colaboradores da empresa em todo o mundo.
A companhia justifica o corte de pessoal com a necessidade de consolidar a sua estrutura depois de um crescimento acelerado nos últimos anos. Omid Kordestani, vice-presidente para a área de vendas globais e desenvolvimento de negócio da Google, explica que "quando as empresas crescem tão rápido e em tão pouco tempo é quase impossível gerir tudo bem", pelo que esta á melhor decisão para já, cita a imprensa internacional.
Apesar da medida, a Google assegura que tentará oferecer aos trabalhadores afectados um novo posto de trabalho dentro da empresa ou um pacote de indemnizações acompanhado por apoios na procura de um novo emprego.
Desde Janeiro, altura em que a empresa anunciou a sua primeira queda nos lucros trimestrais da sua história, a Google tem vindo a reduzir drasticamente o seu ritmo de contratação e realizou vários cortes em investimentos em tecnologia e publicidade. TEK Sapo
Microsoft ataca política de preços da Apple Depois de Steve Ballmer ter criticado publicamente os produtos Apple por serem demasiado caros, a Microsoft lançou uma campanha televisiva no mesmo sentido.
Ballmer disse que os consumidores vão deixar de querer pagar mais 500 dólares por um computador só porque este é da Apple, enquanto o hardware se mantém o mesmo.
A Microsoft recrutou dez voluntários e deu-lhes entre 700 a 2000 dólares (520 a 1500 euros) para comprarem um computador à escolha, noticia a PC Pro. No primeiro anuncio da campanha, a estudante consegue comprar um portátil de 17 polegadas, com Windows, a menos de mil dólares (750 euros). O único portátil Apple disponível para o orçamento era um MacBook de 13 polegadas.
A gigante de Redmond diz que os voluntários não sabiam que estavam a participar num anúncio para a Microsoft, mas que mesmo assim a escolha de todos eles recaiu sobre computadores com Windows. Exame Informática
A saga continua: Windows 7 reaches Build 7070 Ainda agora instalei a build 7068.winmain.090321-1322 do Windows 7, que falamos aqui e já circula na net informação mais relevante sobre a build que supostamente seria a final, a 6.1.7070.0.winmain.090324-1853.
Não dou umas horas e os torrentes começam já a distribuir essa pérola. Mas é mais uma distracção que proporciona o disse que disse, desta vez algo mais "infantil":
"I just came back from Microsoft, since my Dad works there. He works for in the SQL server division and here are some screenshots I took about the new build 7070.I don't know if there is anything new to this build, but they installed it yesterday, so it probably will be leaked soon. They said it was a major update; maybe not to the user interface but more to the Kernel. Just letting you guys know :P"
São alterações menos visíveis, mais dentro do Kernel mas são mais um passo à versão final, agora apontam para a build 6.1.7072.0.winmain.090327-1845, pago para ver!!!
Sigam este link para terem mais informação e algumas das novas imagens desta build!
IBM quer cortar 5000 postos de trabalho nos EUA A crise continua na ordem do dia. A Big Blue anunciou que vai despedir mais cinco mil funcionários, nos Estados Unidos.
De acordo com notícia da agência Reuters, a IBM quer reduzir em 4% a sua força de trabalho nos EUA.
Apesar destes rumores, a IBM está a pensar em comprar a Sun e os analistas referem que o desempenho da empresa foi bastante mais estável do que o dos seus concorrentes. Exame Informática
Este artigo tem mais de um ano
“Rede de espionagem informática entrou em computadores de 103 países, Portugal incluído.”
Será que os administradores do sistema informático vão ter alguma dor de cabeça ou vai ser como sempre, ah e tal isso não viram nada de importante e tal estão a dar importância demais a isto, coiso mergulho fica tudo na mesma, rede tipo passador.
Eu entendo que os nosso administradores de rede não sejam de maneira nenhuma burros, ou pelo menos mais burros que os restantes, temo isso sim, pela confusão em termos de gestão dessa informação.
Ora pertence à administração interna, ora é ao SIS ora é à Policia Judiciária, ora passa para o Ministro da Justiça… enquanto o pau vai e vem folgam as costas e, quem sabe, entra um hacker pelas nossa embaixadas, desaparecem passaportes e desaparecem carimbos para autenticar documentos oficiais.
Já nada me espanta!!!
Na minha empresa nunca tinhamos tido ataques de hackers (estou a falar de há alguns 10 anos). Resolveu-se passar a ter alguns servidores com Linux. Foi preciso contratar um administrador de sistemas. Começámos a ter ataques… Mais trabalho, mais trabalho, mais trabalho, dois bons administradores de sistemas por cá passaram e, de vez em quando, lá se levou com ataques. Dizem que o Linux é seguro, etc. Os administradores eram tipos muito sabedores e trabalhadores e, no entanto… há sempre quem saiba algo mais e esteja disposto a estragar.
Os administradores de sistemas dos computadores do Estado devem ser gente competente mas não são profissionais do crime. O polícia pode proteger-nos mas a vantagem é sempre de quem tem a iniciativa. No caso, o criminoso.
http://aospapeis.blogspot.com
@Vítor M
O roubo de passaportes já ocorreu. Se viajares para espaço extra-Schengen, repararás que os nossos passaportes são alvo de maior verificação, precisamente porque foram roubados muitos (já não me lembro onde). Os “ácaros” não assaltam as instalações das embaixadas (o passaporte é um documento físico).
Este é bem o exemplo de um caso onde o crime comum é bem mais perigoso.
http://aospapeis.blogspot.com
Nova noticia tambem: saiu um novo report de av-comparatives
Mac vs PC, grande LOL
queria era vê-los a convencer utilizadores Mac a mudar para PC!!!
ao contrário é mesmo só a barreira do preço, porque será!
Apple ou MS qual deles o pior. Primeiro são os dois software proprietário. Depois são caros. Se pudessemos comprar apenas o pc sem ter de nos preocuparmos com os SO era uma maravilha. Comprar só porque tem um qualquer winows ou um logotipo com uma mação porque é cool ou exclusivo, ou então porque é melhor é do catano. Qualquer “fabricante” de software gostaria de estar na pele da Microsoft e vender muito mas acontece que nem todos lá estão. O melhor mesmo é ter o material livre e por isso viva o software livre
OmeuNOME achas que depois de darem a exorbitante quantia pelo MAC vão mandar o dinheiro para o lixo e comprar um PC? 😉
Claro que não, embora estejam a penar… continuam a usar um MAC. hehehe
A “estudante” que a Microsoft diz ser uma voluntária nem entrou na loja Mac.
A partir do segundo 13, pode-se verificar que vai a passar um homem careca num movimento contínuo enquanto a “estudante” supostamente entra e sai da loja.
Só demonstra que o anúncio foi encenado.
Preço? É mesmo o único argumento que a Microsoft consegue arranjar. LOL
Não me parece que tenham sido muito felizes na publicidade…
Sempre a criticar o trabalho dos outros, gostava de ver qq um dos que se dizem conhecedores dos sistemas, a assumirem um cargo de administrador de sistemas da administração central. Já pararam para pensar no tipo de rede com que eles trabalham. Criticar é facil, mas estar no terreno e enfrentar os problemas no dia a dia é completamente diferente. Além do mais porque havemos de estar a criticar os administradores, quando deveriamos sim dar os parabéns a quem consegue entrar nessas redes.
Conheço quem seja administrador de sistemas num espaço com larguíssimas dezenas de computadores, distribuidos quase equitativamente por PC’s e Mac’s e garanto-vos que, na equipa de administradores, ninguém tem qualquer simpatia pelos Mac’s… 🙂
http://aospapeis.blogspot.com
@Vitor M.
A tua posição pro-Microsoft é clara e óbvia, mas dizeres que quem compra um Mac “estejam a penar” parece-me inadequado para o principal moderador de um blog de informática. Tira toda a credibilidade na imparcialidade do mesmo.
Caso não te recordes, a Apple foi considerada a marca que causa mais impacto aos seus consumidores:
https://pplware.sapo.pt/2008/04/01/apple-e-a-marca-com-maior-impacto-nos-utilizadores-2/
Quanto a esta questão do preço dos Mac’s contra os PC’s com Windows.
É óbvio que os Mac’s são mais caros! Pelo mesmo preço de um Mac consigo comprar um PC com um hardware muito melhor, como é descrito acima e que “supostamente” foi feito pela tal estudante.
Mas a questão não está só no preço… está no “estatuto”, no logótipo e na marca… e estas são questões reais que ocorrem no nosso dia-a-dia. As pessoas “preferem” pagar um pouco mais e ter algo que lhes dá “estatuto”. Vejam o caso da quantidade enorme de Mercedes, BMW, Audi que circulam nas nossas cidades! As pessoas preferem pagar MAIS para ter um carro com mais “estatuto” e nos computadores não é diferente!
É claro que o Mac OS X também é algo de extraordinário na sua intuitividade e funcionalidades mas não será essa a principal razão da compra de um Mac…
A Apple tem e terá o seu nicho de mercado, assim como a Mercedez e BMW têm o seu. Vamos respeitá-lo, OK?
ATENÇÃO: eu não tenho um Mac, por causa da relação preço/benefício, mas aprecio-os pelo seu design e inovações tecnológicas. E pela mesma razão não tenho um BMW ou Mercedes, embora os aprecie igualmente.
@Miguel Guerra
O Vitor M. até pode ser um Microsoft “fanboy” mas acho que o que devemos entender das suas palavras quando disse “estejam a penar” é que talvez “alguns” utilizadores Apple se podem aperceber, após a compra do produto, que talvez pudessem comprar algo mais barato e que fizesse a mesma coisa.
Porque convenhamos, um PC com Windows faz a mesma coisa que um Macintosh. Aliás o Macintosh, dado ter uma lista de aplicações disponíveis inferior até pode fazer menos. Mas uma coisa é certa… o que o Macintosh faz, faz com estilo 🙂 .
Um Kia C’eed SCoupé (PC) faz o mesmo que um BMW Série 1 Coupé (MAC) mas o segundo tem mais estilo 🙂 ( http://www.roadfly.com/new-cars/wp-content/uploads/gallery/2008-bmw-1-series/bmw-1-series-coupe.jpg )…
Miguel Guerra não é verdade e é até estranho que me julgues dessa forma.
Eu tenho uma posição bastante neutra até porque sou utilizador de vários sistemas operativos, embora no dia a dia seja um utilizador Windows, pela falta de aplicações de qualidade (aplicações de gestão) nos outros sistemas operativos.
Não entendo é porque pegas logo na pedra da falta de credibilidade, não aguentas uma critica? Não percebo, já não se pode ter uma opinião diferente dos Mac Users que a malta padece logo de falta de imparcialidade!!!!
Depois e porque conheço alguns Mac Usres que dão vivas e urras aquela magnifica ferramenta de seu nome bootcamp e nem preciso de dizer mais nada.
Tem calma homem, ninguém duvida da qualidade da Apple que é paga a peso de ouro, mas só compra quem quer.
Está-se a fazer uma comparação errada de microsoft vs mac.
Estão a considerar
Microsoft –> Sistema Operativo
Mac –> Sistema Operativo + Portatil
Logo por aqui é complicado ter-se uma opinião justa, quando os termos de comparação não são os mesmos.
Analisando pelo SO, como já foi dito, Mac tem claras limitações quando se trata de ter soluções para diversas áreas (muitas vezes culpa das empresas que desenvolvem software unicamente para MS).
MS, quer se queira quer não, tem domínio de mercado, e muitas vezes imposto inconscientemente às pessoas, sem lhes dar oportunidade de real escolha.
Qual deles o melhor? Na minha opinião… são gostos. Há quem goste do porto, há quem goste do benfica…. e todos juram a pés juntos que a sua equipa é melhor.
Quanto ao hardware.
Mac é nitidamente mais caro, e com a única vantagem de design.
Em vez de se atacar a MS neste aspecto, que tal comparar o hardware MAC vs outros fabricantes?? HP, Toshiba, Asus, entre muitos outros.
Qual justificação se encontra para a diferença abismal de preço (facilmente se encontra modelos com as mesmas especificações ao dobro do preço)?
MAC é melhor neste campo, ou simplesmente mais bonito? 😉
Claro que é um anuncio! Duh!
é publicidade!!!!!
asdasdasdada
Agora se a Apple quiser é comparar o preço da versão do MacOs e das “trezentas” versões do Vista … e do “7” …
@ Miguel Guerra
è verdade. A apple causa mais impacto nos utilizadores:
https://pplware.sapo.pt/2008/04/01/apple-e-a-marca-com-maior-impacto-nos-utilizadores-2/
Mas em quais deles?
https://pplware.sapo.pt/2008/05/14/apple-e-a-mais-gay-friendly/
Sim os administradores de sistemas com muitos computadores têm de ser pessoas com muitos conhecimentos e não duvido que sejam competentes, no entanto deve ser apurado como se deu a intrusão e se poderia ter sido evitada ou não. Claro que quem vai ter a cabeça a prémio é quem gere os sistemas, se for apurado que a intrusão não se deu por desleixo mas sim por uma falha de segurança até agora desconhecida até é um elogio aos administradores pois quer dizer que desempenharam as suas funções de forma exemplar, isto se quem de direito se preocupar com isso. Como cá a regra é deixar andar …
Quanto ao dar os parabéns a quer consegue furar a segurança … neste caso não. Se tivessem descoberto a falha e tivessem tomado as medidas necessárias para a sua correcção então sim. Neste caso em que ao que parece foi roubada informação que não se sabe como vai ser utilizada isso não se justifica.
Senão é o mesmo que dizer que consegui comprar uma arma nuclear no mercado negro (que penso não ser a coisa mais fácil do mundo) e a consegui detonar numa área densamente populada e estou de parabéns porque fazer isso é difícil.
Acerca de guerras entre apple e windows, só quero dizer que quanto ao argumento em questão (€usto) contra factos não há argumentos:
http://fnac.pt/pt/Catalog/Channel.aspx?cIndex=8&catalogName=guiadigital_software_sistemasoperativos&catalog=software&categoryN=Software
isto é o vista basic edition é quase 100 e mais caro do que o leopard 10.5.6.
Dá que pensar, não?
A guerra Apple vs Microsoft esta instaurada, e verdade, mas foi iniciada pela Apple, com o I’m a Mac, nessa altura todos os apple-o-maniacos axavam piada, agora coiso 😉
A Microsoft ta tocar no ponto serio, nao taoa falar dos problemas do SO em si, como a apple fez, mas DO PROBLEMA. Eu compeendo que quem tem Mac os defenda, pagaram tanto por eles pelo mesmo 😉 eu por exemplo nao sou suficientemente cool para um Mac tambem nao tenho dinheiro para exbanjar, isto digo, porque nao sinto falta do SO da Apple o windows faz muito bem, e o linux tambem o faz, agora venham com a cena da produtividade venham, isso nao e o cumputador que a faz, e quem esta nele ;), e mesmo com windows la dentro um PC fica mais barato que com Mac, com linux mais um bocado (nao e muito, os pc’s que se compram tem licensas de windows baratas ate), portanto para que pagar mais para ter uma maça, para tar na moda?
So para completar, nao e a toa que a Apple teve quebras no lucro… E a microsoft aumentou, algo se passa… Eu ja tinha vsto a anuncio (gente ANUNCIO) e axo qeu vai de encontro ao que a apple fez ate agora 😀 , contra ataque, e a cena do nao ser cool matou-me XD
@ene mas os pc’s que ja vem com windows nao pagas tanto pela licença lembro-me que quando comprei o meu portatil, sem SO ou com linux era menos 100€, em relaçao ao windows vista premium, e entao algo tambem ai vai mal tu pagas toda a enorme diferença por hardware?
Um Mac Pro deferenciou do meu PC 500€ com com ecra masi pequeno, e placa grafica mais barata uhmmmm, da que pensar… deve ser a fruta iluminada que anda cara.
spulva:
tentei deixar claro q estava a falar de SO e nao de hardware, até pq nesse campo as coisas são mais dificeis de comparar (agora menos, é certo)
mas, adianto tb que sou e sempre fui um PCuser! 😉
@ene:
o que é uma pena, pq eu nao volto a comprar o mac osx.
Eu cá desconfio que a facilidade com que se entra nas redes informáticas do estado com facilidade é sei lá… porque os administradores não configuram bem as redes, e ainda porque os computadores não estão adequadamente protegidos.
Eu já tive oportunidade de ver alguns computadores da administração pública à uns anos, e acreditem… em termos de configurações e protecção a sério é uma verdadeira miséria… de tal forma que estava constantemente infectado com vírus, e mesmo apesar de ir lá constantemente os administradores de rede resolver, rapidamente ficava de novo na mesma… não se enganem a culpa era mesmo dos administradores (em parte por causa das configurações usadas, e devido à falta de actualização dos sistemas operativos e programas usados) e por outro devido à utilização do famoso antivírus Norton Antivirus… sim podem adivinhar não fosse ainda ele em si uma grande porcaria, ainda estava completamente desactualizado! (Agora não sei, mas na altura, mesmo quando detectava algo era extremamente difícil remover o que era detectado).
É por estas e outras que é mais fácil atacar os computadores da administração pública com Windows do que muitos dos pc’s de leitores que lêem este texto (sejam eles utilizadores do Windows, Mac, Unix,…)… se tiverem a firewall activada, Anti-malware instalado e adequadamente configurado, e o sistema operativo e programas actualizados… tem o seu computador mais seguro do que a maioria dos computadores do estado… eu suspeito.
O que me preocupa é que agora com esta história do cartao do cidadao a falta de certificação do mesmo e falta de segurança dos nossos servidores do estado, todos os nossos dados pessoais são agora mais fáceis de serem roubados, clonados, etc…
Boas…
Bem já acreditam em mim?
A ultima vez que comentei no pplware foi sobre linux vs win na noticia dos 15 anos do linux… e avisei sabem la quantos vírus existem para linux… mas pelo que parece ninguém ouviu, …,. Pois e agora? já existe alguém que acredite…
já agora porque é que existe varias distribuições com linux como o mesmo fim? não era melhor só uma era mais fácil de desenvolver e de integrar no dia a dia das pessoas…
Boas…
Administradores de rede da função publica…???
Acho graça, tive a oportunidade de configurar uma piquena rede de uma junta de freguesia (na biblioteca para o ppl ir á net) e com o que é que me deparei????
Computadores com Windows XPirata e com a versão do Office igual, montanhas de software (emule, kazza, bla bla bla, wiskas saketas) e em conjunto a base de dados “importantissima” de recenciamento, tirando isso também “instalaram” várias versões de vírus e antivírus. Segundo o pessoal que me contractou enviaram os computadores e ligaram à “rede do estado”…
Bem ficou só um computador (que por acaso tinha o product key do windows XP Home,recordo que estava o windows XPirata Pro instalado, colado no lado da caixa) com o windows xp, openoffice, e o tal programa de recenciamento, numa “rede” isodala/diferente dos restantes pc’s (que são os que o ppl acede à net) e os tais restantes PC’s levaram com o Ubuntu, na altura 7.10.
Coloco uma questão, segundo o pessoal da junta, os computadores deixavam de trabalhar ao fim de alguns meses e já passaram anos (7.10 era o ubuntu que tinha “acabado de sair”, portanto ano 2007) porém até agora parece que não tiveram mais problemas, apenas na primeira semana por causa de plugins flash e afins que me “esqueci” de instalar. Será que até certo ponto não estará mais seguro assim?
É veradade os computadores continuam todos a trabalhar porque ainda o mês passado dei lá uma espreitada e apesar de desactualizados estão a bombar… 🙂
Acho que de uma forma geral, e tendo em conta que a ASArE apanhou software pirata na PSP… digamos que está praticamente tudo com “exelente” nível de segurança….. tal rede de pescador….
Agora imagine os computadores da PSP um pouco por todo o lado cheio de vírus, backdoors, rootkits, etc. e vai perceber o nível de segurança deste país… e acredite que o que digo talvez não seja fantasia… e que talvez haja muito bom agente a perder horas e horas no computador por causa dos bichinhos que por lá andam…. e que suponho que não deviam ter… em vez de estar a lutar contra o computador poderiam andar a fazer coisas mais produtivas como patrulhar as ruas.
Os sistemas informáticos até podem ser Windows (é o que a maioria usa… goste o pessoal ou não)… mas ao menos que sejam bem configurados e utilizem software de segurança a sério e bem configurado! E claro que configurem tudo de forma a actualizar-se sozinho para não haver máquinas infectadas com coisas que à muito que são prevenidas bastando ter os programas e o sistema operativo actualizado.
@ Vitor M
não é por nada mas pelo menos não vem cheio de BUGS como essa coisa a que chamam Windows Vista, é que essa foi uma das razões pelo qual eu mudei para mac, provavelmente a maior, e sim eu uso o linux há coisa de 4 anos, mesmo assim comprei um MAC e tenho o Mac OS X e o UBUNTO a correr. se me perguntam… voltavas a comprar um MAC ? eu diria que sim mesmo com a diferença de preço a menos claro está que a Microsoft lance um SO capaz e estável… o que deve acontecer um dia quando eles acordarem para a vida e não subsistirem á base de contratos com governos e por ai fora.
Desculpa Vitor M …. se eu me estou a enganar redondamente.
@Jorge Rodrigues
Windows vista foi criado de raiz…. é muito bom para ser feito de raiz… não sei se sabes mas já foi aki(PPLWARE) falado k a passagem do win vista po seven vai ser gratuita e praticamente o seven apesar de ser beta parece estar muito estavel, bonito e oferece muita compatibilidade com o software…
tu la deves ter as tuas razões pa usar mac mas para mim mac perdeu tudo quando trocou processadores motorola pelos intel… Mas pontos… acredita que eu já tenho uma boa experiência na área e acredita que os utilizadores tendem mais para escolher windows… Porke? não sei bem… mas acho k a facilidade de uso e familiriazação conta muito…
Acho k estas enganado…
@ Johnny
sim no meu caso uso o windows a coisa de 11 anos, o linux á 4 e o Mac os X há 8 meses.
sim espero bem que o 7 seja algo decente porque foi a quase obrigação de comprar um computador com windows que me levou a comprar o mac, embora o Vista tenha sido criado de raiz como afirma parace apenas uma versão muito bonita do XP e muito pouco funcional. nunca usei um mac com processadores Motorola … sei que a Apple os usou até 2004 ou coisa parecida.
quanto á publicidade da microsoft… bem.. nunca foi boa.. mas o SO devia ser o melhor ou pelo menos fiavél e seguro contando com os mais de 20 anos de trabalho.
a ver vamos no dia em que o 7 sair nas lojas.
cumps.