Firefox recebe instalador via Internet
O browser da Mozilla, o Firefox, tem passado por uma fase de rápido desenvolvimento, para que consiga acompanhar o que a concorrência tem colocado à disposição dos seus utilizadores.
As novas funcionalidades têm surgido constantemente e graças aos ciclos rápidos de desenvolvimento. Esta abordagem da Mozilla tem dado frutos e será para manter.
Algo que o Firefox não tinha e que alguns concorrentes apresentam é um instalador web, que permite que o download e a instalação do browser seja feita de forma automática. Com a chegada da versão 18 este cenário mudou e passou também a estar disponível para o Firefox um instalador via Internet.
A mais recente versão Nightly apresentou uma alteração profunda no modo como o Firefox é instalado. Passamos a poder usar um instalador mais pequeno de descarregar, ficando este depois encarregue de descarregar a mais recente versão e proceder à sua instalação.
Esta alteração não é de todo uma revolução pois muitos dos restantes browsers disponíveis já o fazem e sem quaisquer complicações. No entanto, e no caso do Firefox, esta é uma novidade importante.
É importante porque retira dos utilizadores a gestão do processo de download, que pode ser demorado, e posterior instalação. Pode ser apenas uma questão de aparência, mas faz uma diferença grande para muitos utilizadores.
Esse instalador pode ser, e será com certeza, aproveitado para apresentar algumas informações úteis aos utilizadores e até para publicitar outros produtos da Mozilla.
O processo decorre de forma simples e rápida, sempre dependente da velocidade de ligação à Internet, e depois de iniciado não pode ser interrompido.
Existe apenas um local onde podem alterar as definições básicas do processo de instalação e que se resumem ao local de instalação e onde pretendem colocar os atalhos do browser.
Vejam na galeria abaixo as imagens de um processo de instalação da versão 18.01a do Firefox, actualmente a única que suporta esta funcionalidade.
Para além do suporte exclusivo para a versão 18.01a, este instalador ainda só está disponível para Windows.
Espera-se para breve o evoluir desta ferramenta, alargando-se para as restantes versões do Firefox e para os restantes sistemas operativos onde o Firefox é suportado.
Não é uma alteração de monta para o Firefox, mas ajudará com certeza os utilizadores menos experientes e mais impacientes a terem uma melhor experiência no processo de instalação deste browser.
Download: Firefox - Instalador Web (32bits) [514KB]
Download: Firefox - Instalador Web (64bits) [506KB]
Homepage: Firefox
Este artigo tem mais de um ano
Já usei este Nightly até á versão 18.01a por ser de 64 bits… mas cansei. Todos os dias tinha uma actualização e todos os dias o Panda me pedia autorização para o deixar arrancar.
Agora uso o Waterfox, também da Mozilla, só há de 64 bits e é melhor vejo agora.
Para mim o instalador simplificado usa-se uma vez e …
Saudações
Valente
O Waterfox não é propriamente da Mozilla, é uma modificação não oficial optimizada em certos aspectos para melhor desempenho em sistemas 64 bits.
Também já o experimentei, e apesar de se dar melhor em vários testes, na prática não faz diferença alguma por enquanto.
Só uma correcçãozita, o waterfox não é da mozilla, é baseado no Firefox da Mozilla, mas o cr´dito todo é do tipo que o desenvolve,MrAlex 🙂
Tudo bem. Mas como leio no “About Waterfox” o seguinte “Waterfox is designed by Mozilla, a global community working together to keep the Web open, public and accessible to all”…
.
Para mim tanto faz, trabalha bem!!!
Saudações
Por muito que me custe, tenho mesmo de dizer isto.
Se eles de preocupassem em resolver os problemas de consumo de recurso é que era. Sou um longincuo utilizador do firefox e sinto muito em dizer que estou a utilizar o chrome porque não consigo usar o firefox, devido aos consumos de recursos.
Eu uso FF desde sempre e a nível de recursos está bem melhor. De qualquer nunca tive de deixar o FF apenas por questões de recursos mas sim incompatibilidades de sites. Não sei que tipo de utilização dás mas daí a deixar apenas por recursos parece-me muito.
Já está bem melhor nesse ponto.
Agora tem é o problema de ser mais lento que uma tartaruga sonolenta quando se tem muitos separadores abertos.
Também tenho tido problemas com a mais recente versão do FF, está sempre a travar.
Tenho saudades e gostava mais de quando se sacava logo a aplicação toda de uma vez e se instalava. Mantinhamos o exe guardado e dava para meses caso foce nessessario um backup.
Agora os gajos mandam um peido e isto actualiza sosinho sem mais nem menos.