Acabou-se a falta de espaço no seu smartphone com o Android 8.1
Apesar de alguns smartphones integrarem já uma quantidade de memória de armazenamento interna aceitável, os modelos mais low cost continuam a ter limitações a este nível, o que prejudica seriamente a performance do dispositivo quando existem algumas apps instaladas.
Atenta a este problema, a Google parece ter já uma solução que chegará com o Android 8.1.
O Android 8.0 chegou em agosto, mas a verdade é que ainda é pouco significativo no mundo Android. Cientes que a falta de espaço prejudica bastante o desempenho do sistema Android, a Google vai lançar brevemente o Android 8.1 que terá uma função que permitirá reduzir o tamanho das aplicações inativas no seu smartphone.
Esta funcionalidade atuará de forma automática após ativada a opção Armazenamento inteligente.
Mas como tudo funcionará?
Segundo informações da própria Google, o sistema irá avaliar aplicações que se encontrem inativas por um período significativo de tempo (não se sabe ainda o tempo que o sistem considerará uma aplicação pouco usada). Depois de consideradas "apps inativas", o sistema irá libertar a memória cache associada a estas aplicações.
Certamente que o espaço libertado não será significativo, mas poderá ser uma importante ajuda para o bom funcionamento do sistema.
Via XDA
Este artigo tem mais de um ano
ainda vou no 6.1 como chego 8.1?
Compras um telemóvel novo todos os anos e tens o Android actualizado, tirando isso podes comprar um Pixel que garante actualizações pelo menos durante 2 anos senão estou enganado, tirando isso não há nada a fazer…
Os novos Nokias também.
Acredito que nos próximos tempos várias marcas comecem a apostar e a competir também em atualizações, é algo que cada vez mais gente dá valor e tem um peso na hora de escolher um telemóvel
Treta….. Não compro todos os anos e tenho o meu smartphone sempre atualizado. Quando se compra tem que se ter atenção nisso ir para marcas que actualizem os seus equipamentos por alguns anos.
Com root.
Procura o teu modelo no fórum XDA-developers, encontra um “how to” completo, e instala o root de forma segura, SÓ após backup dos ficheiroa que tens no smartphone.
A partir daqui, passa a ser 100% dono daquilo que compraste, passas a poder ter o sistema atualizado, e portanto mais seguro.
A única razão para o root não ser oficial, e até obrigatório, é a corrupção dos legisladores que não fazem frente à Google, e aos interesses da google e dos fabricantes em ter um monopólio do Bloatware e da Publicidade, e uma forma de diminuir custos de forma irresponsável ao diminuir as actualizações para cada modelo poucos meses após estar no mercado.
Por tudo isto, faz root. Eu faço sempre, mesmo dentro da garantia, mas aconselho a fazer só após os 2 anos, pois não quero qie ninguém fique sem garantia. É uma vergonha que se perca a garantia só por sermos 100% donos do que compramos, mas é o mundo em que vivemos…
Nessa filosofia queres root nas TVs, carros, centros multimedia, etc e isso não pode ser já que abre (mais) portas à insegurança e instabilidade. O não teres root OU custom ROM é diminuir a probabilidade de problemas.
Agora certo seria a Google dar pelo menos 3 a 4 anos de updates (patches e grandes versões) e obrigar qualquer marca que use Android a fazer o mesmo salvo o hardware não suportar (e estar provado).
Porque haveriam de obrigar? Os fabricantes compram o SO e usam como bem entendem. Ninguém tem de meter mão nisso. Se não se gosta, não se compra.
Estás enganado. As marcas não compram o SO. É opensource.
Sempre tive essa ideia, mas após uma tentativa de root por parte de uma aplicação, o meu S6 começou a dar erros constantes na parte da segurança. Fui à samsung, restauram a rom original, não paguei e disseram-me que o root não me fazia perder a garantia. Foi Brutal.
Root é um processo complicado para iniciantes ou usuários sem conhecimentos. Nestes casos, melhor nem tentar…
Eu não tentei. Foi uma aplicação no PC que me tentou fazer isso. Eu sempre fiz root a todas as máquinas e nunca tive problemas. Sempre acedi via comandos e também utilizei o famoso ODIN. Já faço isso há imenso tempo. Mas desta vez, houve uma aplicação qualquer que interferiu e penso que terá sido para injectar algum tipo de malware, mas… A coisa acabou por correr bem.
Afinal isso é um mito
Isso é um mito? Não sei se é ou não. Depende de onde fores para corrigir problemas. Vais à marca ou vais à operadora? A diferença deve estar aí. Confirmo-te que foi o que o técnico da SAMSUNG me disse, no centro comercial do colombo. Confirmo ainda que o mesmo repôs o sistema e não paguei nada. A única coisa que me cobraria, seria para fazer um hard reset (10€) e eu comecei a sorrir, pois isso já eu tinha feito e sei fazer. Mas foram impecáveis.
Ou compra um xiaomi recente e tens pelo menos 5 anos garantidos de atualizações!
6.1 não existe lol
Bem, se a única vantagem é limpar a cache dessas Apps então vai continuar a faltar muito espaço lolol
Pensei que apagasse as apps desactivadas e comprimisse ficheiros não usados, mas afinal …
E é isto que vai fazer com que se “acabe a falta de espaço no seu smartphone com o Android 8.1”?
Não me parece… Tal como não me parece que a Google esteja muito preocupada com este problema senão já o tinha resolvido há muito!
Não sou de criticar frequentemente os posts, mas não consigo deixar de notar que o título e conteúdo são muito contraditórios…
“Acabou-se a falta de espaço no seu smartphone com o Android 8.1”
“Certamente que o espaço libertado não será significativo”
Viva Nuno
As críticas são sempre bem vindas, mas parece-me que neste caso é apenas um problema de interpretação. Aquilo que a Google fez com o Android foi criar uma funcionalidade, inteligente, que deteta as apps que não têm vindo a ser usadas e remove a memória cache que estas têm reservadas. Isto significa que o sistema está atento e não deixa que a memória de armazenamento chegue a zero (o que é sempre um problema pois o sistema deixa de ter espaço para realizar as suas operações básicas…tornando-se mais lento).
Quando refiro que o espaço libertado não será significativo é pelo facto de ser libertada apenas o espaço ocupado pela memória cache da app…ou seja, não serão certamente uns GB e em alguns casos nem MB…é nesse sentido que refiro que não é significativo.
Adianta nada! enquanto google tiver uma equipe de merd@ la, que permite facebook, instagram e outros so aumentarem o tamanho do aplicativo, so na semana passada, o facebook teve 5 atualizaçoes, a primeira de 12mb depois 33 mbs e por aí vai, a ultima ta la no play de 54 mbs!
De facto, há aplicações que se acham donas dos nossos aparelhos, aumentam de tamanho brutalmente, armazenam dados indefinidamente e não fazem o mínimo esforço para se tornarem mais leves. Eu desinstalei-as a todas e faço questão de apenas usar apps leves, razão pela qual o meu tijolo consegue ter uma performance melhor do que muitos topos de gama que andam por aí, cuja memória fica toda empenada à custa dessas apps pegajosas e gordurosas.
o problema de falta de memoria resolve-se com memoria barata, mesmo para os equipamentos da gama de entrada possam funcionar bem!!!!
como sofro desse problema no meu galaxy J5 de 2015 🙁 preferia ter esperado algum tempo e ter um com 16Gb de armazenamento…….
P.S. se não fossea minnha Maria a chatear comprava um mais recente e com mais armazenamento
Esse não leva microSD?
Leva, mas não ajuda muito mesmo que possa meter algumas aplicações no cartão, pois não dão todas as apps.
Era uma vantagem que há no Windows 10 Mobile, todas as aplicações que o utilizador tira, dão para colocar no cartão de memória.
E até já fiz root ao smartphhone, mas não ajud amuito….
isso não serve de solução,
que deixem de vender telemóveis com 4gb e 8gb em pleno 2017 e provavelmente continuarão no próximo ano e no outro……
ter um android no mínimo 16gb chega para dezenas de apps para uso diário e uns jogos 3D, e ainda ter slot de cartão sd só pa multimédia,
chega perfeitamente para tudo.
essa solução é ridícula, simplesmente limpa a cache que até podemos fazer manualmente, e quando voltamos a usar, enche tudo de novo.
As pessoas tem cabecinha para escolher e se querem dar <100€ não podem contar com muito. A partir daí tem opção de 16 GB e até 32 ou então microSD
Era mais fácil poder passar as apps para o cartão de memória.
Era se o sistema operativo tivesse sido feito com esse propósito. Mas não foi. Seria se os telemóveis e cartões de memória fossem feitos com standards de velocidade que não comprometam o desempenho do dispositivo. Mas não são.
Com root podes faze-lo
Tenho Nokia 5 com android 7.1.2 e posso usar isso de passar para o cartão as apps, senão como tenho feito que é usar o cartão de memoria com memoria interna 😀
Sei fazer root mas não sei como fazer para passar as apps para o cartão sd e se fizer root não posso jogar pokémon go
JORGE,tudo bem?
Tenho 1 meo smart A70(Gionee IQ4410)e estou super arrependido de o ter comprado(também já tem 3 anos e 8 meses)por várias razões…pouquíssima capacidade interna de armazenamento apesar de só ter uma aplicação lá!
Bateria dura pouco(1800mah),muitas dificuldades em actualizar aplicações(tenho 17 no cartão SD 32 GB),certas aplicações já não abrem como o Mobdro(mas abriam antes de ser constantemente actualizado!)suponho que isto deve ter a ver com a versão baixíssima do meu android 4.2.1.Mas o que me traz aqui é a falta de actualizações(nunca houve uma!!!)para este modelo.Fui ao fórum XDA-developers(confesso que não conhecia)e não encontrei o modelo do meu tlm.
Não há nada a fazer ao nível de actualizações para este tlm,pois não JORGE?!?!O melhor,quando puder,”é largá-lo de vez”!Cumprimentos.
Estou no JellyBean, para evoluir como faço? Gasto 200 euros num telélé só porque sim, ou posso continuar com o mesmo equipamento?
Nada de novo, isso já é possível desde o 6 com a limpeza da cache e não se ganha quase espaço nenhum!
Oi? Não sei se estás a ser irónico, mas é mais ao contrário. Se há coisa que o Marshmallow tornou mais difícil foi justamente a limpeza de cache, primeiro, ao esconder ainda mais o botão de limpeza individual de cada aplicação e, segundo, ao impedir a limpeza por parte de aplicações de terceiros que até ao Android 6.0 funcionavam perfeitamente.
Acabou-se a falta de espaço mas afinal “Certamente que o espaço libertado não será significativo, mas poderá ser uma importante ajuda para o bom funcionamento do sistema.”
Muito boa a idéia. Seria melhor ainda se comprimisse todos os dados relativos a esses apps e assim, liberaria espaço maior de armazenamento. Essa função poderia ser ativada sob demanda para dar maior controle ao usuario.
Ja vai no Android 8.1 e eu ainda no 7.0 ….
Gostava de saber quando é que a Samsung
Se resolve a mandar atualizaçao 8.0 ou 8.1 para o Samsung Galaxy S8 , que ja deveria ter chegado ao S8 o Android 8.0 ….
Será que estam a espera e vao mandar logo o Android 8.1 …