Factos do Calico – a preocupação da Google pela vida humana
A promessa de vida eterna é algo em que já ninguém acredita, mas o aumento da longevidade com qualidade de vida através da ciência e da tecnologia não é totalmente descabido, principalmente tendo em conta todos os avanços a que assistimos.
Essa é a ambição da Google conhecida desde há cerca de um ano, quando, pelas palavras de Larry Page, foi apresentado o projecto Calico. E em que consiste afinal este projecto? Deixamos-lhe seis factos sobre o Calico para que fique a compreender melhor as ambições da Google.
O Calico é um dos mais fascinantes e ambiciosos projectos da Google, tendo mesmo sido incluído numa selecção de 10 fantásticos projectos da empresa que lhe deixámos há dias aqui no Pplware. Agora, com base num artigo do Huff Post damos-lhe a conhecer algumas curiosidades sobre o Calico da Google.
1. O Calico é o mais recente projecto da Google e o seu intuito é desvendar os segredos do envelhecimento e da longevidade.
Embora a Google não descarte a ideia da pesquisa sobre a imortalidade, não é disso que o projecto vive. O Calico tem como objectivo principal observar e tentar entender todos os aspectos da saúde, do envelhecimento e daquilo que nos mata.
2. A Google já dispõe de recursos bastante sólidos para o avançar do projecto e a participação na 23andMe, uma empresa de Mountain View da área da genómica e da biotecnologia é prova disso.
3. O Calico não foi criado com o objectivo de encontrar uma cura para o cancro. Larry Page, CEO da Google, numa entrevista ao New York Times disse que existem muitos cancros que não são determinantes para a longevidade de uma pessoa.
Obviamente que os tipos de cancro mais graves farão parte da investigação mas existem muitos outros factores a serem estudados que influenciam muito mais a longevidade e envelhecimento do ser humano.
4. Embora tenha sido Page a anunciar oficialmente o Calico, o projecto está a ser liderado por um ex-CEO da Genentech, Arthur Levinson.
O mais curioso é que Arthur Levinson é também o actual chairman da Apple, o que levanta aqui a ideia de que a Apple e a Google poderão estar a trabalhar juntas na área da saúde.
5. No imediato, não se espera que o Calico venha a ser um grande projecto da Google, pelo menos muito pouco se sabe quanto a investimentos da empresa nesse projecto, tanto em termos monetários como humanos. É provável que só daqui por uma década tenhamos resultados práticos destas investigações.
Sobre isto, Larry Page referiu que existem alguns sectores de investigação que só a ideia leva 10 ou 20 anos até começar a ser concretizada e a saúde é certamente uma delas.
6. A origem do nome Calico provém da abreviação de "California Life Company" e não propriamente com uma espécie de gatos com o mesmo nome. Contudo, a analogia encontrada não foi de todo um acaso dadas as características genéticas associadas aos gatos.
Este artigo tem mais de um ano
Brutal!!
Uma empresa como a Google (e outras como a Apple) a entrar na saúde, biotecnologia, etc, significa uma lufada de ar fresco, e grandes recursos disponíveis. Mas recursos diferentes dos normalmente usados por grandes Pharma e Biotech.
Genial
Será um protejo apenas para gastarem dinheiro… e com zeros resultados.
Enfim…
Deixa gastar, não é teu nem meu! E pelo menos é por uma causa bastante mais nobre do investir em marketing, patentes, tribunais, “doações fantasma”, etc… A meu ver, recursos nesta área nunca são mal gastos, afinal de contas estamos a falar em financiar quem merece ser financiado e catalisar muita ideia genial que precisa de dinheiro para andar. Grandes mentes na ciência não são por norma grandes mentes em negócios, assim sempre têm uma hipótese!
A questão será, se não será mais um projecto para as tais doações fantasmas, para benefícios fiscais.
Existem problemas mais fáceis de resolver, como alimentar milhares que passam fome.
Mas sim, vale mais mostrarem este interesse, do que apenas pensarem nos lucros.
“Existem problemas mais fáceis de resolver, como alimentar milhares que passam fome.”
Isto não é um problema que resolves, dando peixe em vez de o ensinares a pescar.
Todos nós poderemos ajudar alguém com fome, mas não resolvemos qualquer problema, nem somos obrigados a tal. Não te conheço, mas poderás não ter possibilidade de acolher um sem abrigo para todo o sempre, certo?
Serás obrigado a fazê-lo? Serão os grandes multimilionários a fazê-lo? A própria igreja que tanto o apregoa, faz? Não acredito.
Sempre foi e sempre será um problema, esse e muitos outros, que poderemos aliviar de vez em quando, mas não o conseguiremos solucionar.
“A promessa de vida eterna é algo em que já ninguém acredita”
Desculpa lá Maria Inês Coelho, vamos usar de alguma objectividade e assentar os pezinhos no chão, é que só de um golpe, e com uma frase mal elaborada, acabas de excluir mais de mil milhões de pessoas, isto para me referir só a um grupo, ao todo ascende a mais três mil milhões de pessoas que apelidos de “ninguém”.
Eu entendo que te referes à vida eterna baseada nas ciências medicas/tecnológicas, mas a frase devia estar mais moderada e contextualizada.
Lembrei-me do filme “Eu Sou a Lenda”…
O facto de parecer altruista com este investimento avultado no estudo destes males que afectam as nossas células e nos fazem envelhecer, por si só é publicidade positiva.
Além disso, se fizeres os teus clientes viver mais tempo, tens clientes por mais anos, além de os fidelizares e aos seus em relação aos teus produtos.