Pplware

Facebook vai investir em soluções baseadas em Blockchain

O Facebook está a passar por tempos de mudança. O recente escândalo com a Cambridge Analytica fez com que a maior rede social do mundo mudasse a sua postura em relação à privacidade dos utilizadores e fosse mais transparente quanto ao uso que faz com os dados que recolhe.

Desde então popularizaram-se algumas redes sociais baseadas em Blockchain, nomeadamente a Sphere, Steemit e Howdoo. Algo que foi recentemente anunciado é que o próprio Facebook está a investir numa equipa de desenvolvimento de soluções baseadas em Blockchain, não sendo ainda conhecido o propósito do projeto.


Foi com uma publicação na sua página no Facebook que David Marcus confirmou a sua saída da equipa do Messenger e a criação de um pequeno grupo dedicado a encontrar soluções baseadas no potencial da tecnologia Blockchain para o Facebook.

David Marcus não adiantou muitos pormenores sobre os trabalhos que realizará com o seu novo grupo, afirmando apenas que irão estudar o Blockchain desde o zero de modo a poder usar esta tecnologia revolucionária ao serviço do Facebook.

I’m setting up a small group to explore how to best leverage Blockchain across Facebook, starting from scratch.

Apesar de estar ligado ao Messenger do Facebook desde 2014, David Marcus não é novato nestas temáticas financeiras ligadas às transferências de montantes monetários. Para além de ter inserido a possibilidade de pagamentos P2P no próprio Messenger, David Marcus foi Presidente do PayPal e CEO da Zong, empresa dedicada a pagamentos em dispositivos móveis.

Todavia, a sua experiência neste segmento não nos permite concluir que o Facebook vai criar ou suportar uma criptomoeda. A tecnologia Blockchain tornou-se famosa graças às criptomoedas, especialmente a bitcoin, mas o seu potencial expande-se drasticamente a outras áreas.

O potencial do Blockchain vai desde as criptomoedas à criação de verdadeiros ecossistemas online, suportados pelos utilizadores da rede. Partilha e armazenamento de dados são uma vertente que o Blockchain permite explorar e poderá ser essa face que o Facebook irá usar a seu favor.

O cargo principal na chefia do Messenger foi então entregue a Stan Chudnovsky, que lidera agora um dos serviços de comunicação mais usado em todo o mundo, a par com o WhatsApp.

Rumores indicam também que James Everingham e Kevin Weil, ambos provenientes do Instagram, também se juntarão a David Marcus nesta nova investida do Facebook a uma das tecnologias mais aclamadas da atualidade.

Exit mobile version