Facebook: Novidades na segurança
Sendo uma das maiores redes sociais da Internet, o Facebook tem constantemente preocupações de segurança. Com este principio em mente estão constantemente a desenvolver melhorias e optimizações, por forma a garantir que os seus utilizadores não estejam expostos a usurpadores de dados e de contas. No sentido de aumentar ainda mais a protecção disponibilizada, o Facebook anunciou ontem mais quatro novas características que vão dar uma protecção adicional aos seus utilizadores.
Estas medidas mais fortes de segurança foram iniciadas em Janeiro com a disponibilização do acesso por HTTPS ao Facebook. Era uma opção que se encontrava disponível e apenas os utilizadores que o pretendessem podiam usar este método de acesso mais seguro.
As medidas que foram agora apresentadas visam tornar o Facebook mais seguro, evitando a exposição dos dados dos utilizadores a terceiros e o roubo de identidade, e por outro lado pretende dotar esses mesmos utilizadores de ferramentas para estarem mais informados e para agirem contra situações de disponibilização de conteúdos menos próprios. As novidades são apresentadas abaixo.
- Utilização de HTTPS - Sempre que tiverem de usar uma aplicação dentro do Facebook que não suporte HTTPS, ao regressarmos para a nossa página, o acesso HTTPS é restaurado.
- Autenticação em dois factores - Sempre que acederem de um novo equipamento ao Facebook, será pedido que coloquem um código que vos será enviado para o telefone. Desta forma será confirmada a intenção do utilizador em autenticar-se nesse equipamento. Esta opção vai estar inactiva para os utilizadores e deve por isso, se pretenderem usar, activá-la. De salientar que para a terem activa vão ter de fornecer o vosso número de telefone ao Facebook.
- Family Center redesenhado - O Family Center, local onde podem encontrar orientações sobre a política de privacidade do Facebook, ferramentas para protecção e outros guias, sofreu uma alteração de imagem e passou a estar arrumado de forma a ser mais intuitivo e simples de usar.
- Ferramenta de denuncia - O Facebook encoraja todos os utilizadores a reportarem situações em que os conteúdos que são apresentados são ofensivos ou pouco próprios. Passa a ser possível aos utilizadores reportarem estas situações a elementos externos ao Facebook e assim terem um maior apoio por quem está fora desta rede.
Todas estas medidas visam tornar o Facebook uma rede ainda mais segura e onde os utilizadores podem ter a garantia de que os seus dados se encontram protegidos. É ainda uma resposta a todos os que se preocupam com a utilização desta rede por menores. As ferramentas de denuncia e os guias e informação disponibilizados vão permitir que muitos utilizadores tomem consciência de alguns perigos que podem ser encontrados no Facebook.
Homepage: Facebook
Homepage: Facebook Family Center
Este artigo tem mais de um ano
Com tanta mudança, está sempre a pedir para fazer login por tudo e por nada 😐
Ainda mais seguro OU ainda menos inseguro!? 🙂
Os dois 🙂
Depois de tanta noticia a cerca da insegurança dos nosso dados é natural eles viessem defender mas felizmente ou infelizmente a segurança não depende só deles e todos que são gente séria hoje e tem essas redes, podem vender estes serviços a um bando de criminosos por isso mais vale prevenir que remediar, cave a nós utilizadores proteger os nossos dados mais relevantes e ensinar esse comportamento aos nossos filhos que podem expor muita informação deles e nossa sem consciência das consequências dos seus actos.
Facebook a mim nunca me deixará descansado desconfio muito da confidencialidade dos nosso dados etc…
Só usa quem quer. Quem não acha seguro, não tenha perfil
Erm….. Esse argumento não faz qualquer tipo de sentido. Então quer dizer, bora lá fazer um site com o objectivo de roubar informações de utilizadores (não estou a dizer que é o caso) e depois de roubar essas informações digo: só usa quem quer, não tenho culpa….
Aumentam a segurança e depois dão os teus dados ao governo e empresas, fico para ver o Diaspora.
Qualquer empresa que tenha dados dos seus clientes são obrigadas a da-los sobre ordem judicial.
Um dos poucos exemplos que isto não se aplica é por exemplo o Wuala, visto que os dados estão encriptados com uma chave tua e não publica do wuala, logo a empresa só conseguira dar estes dados ainda nesta fase sem tratamento.
nunca tinha reparado que eles não tinham https… só agora?
tinham sim… o problema é que quando se saia para uma aplicação sem https depois ao voltar ao face o s deixava de ser utilizado. Digamos que agora passa a ser forçado.
Tudo porque o face é uma plataforma vazia e são as aplicações que realmente o fazem o que é e a maioria das aplicações são externas!