Facebook espia utilizadores pelo microfone?
O Facebook é a maior rede social digital do mundo! O modelo de negócio da empresa assenta em publicidade, algo que é assumido pelo próprio Facebook que, recentemente, até confirmou que vai melhorar a publicidade apresentada aos utilizadores que não têm conta criada.
Mas será que o Facebook sabe o que procuramos uma vez que ouve as nossas conversas?
De acordo com a informação revelada pelo próprio Facebook, muitas das notícias e informações que os utilizadores veem online, juntamente com os jogos, vídeos e outras coisas que gostam, são suportados pela publicidade. O Facebook espera oferecer melhor publicidade aos utilizadores do Facebook mas também aos que não têm conta criada.
Para oferecer publicidade direcionada, o Facebook tem de saber o que os utilizadores procuram. Segundo a professora universitária Kelly Burns da University of South Florida, além do Facebook analisar o comportamento dos utilizadores, também ouve a conversa do mesmos através do microfone dos smartphones.
Em que se baseou para tal teoria?
Depois de usar o microfone do seu smartphone para referir que estava interessada em fazer um Safari Africano de Jeep, a professora Burns começou a receber, passados 60 segundos, publicidade relacionada com Safaris.
"I’m really interested in going on an African safari. I think it’d be wonderful to ride in one of those jeeps.”
Within 60 seconds there appeared a post on her Facebook feed about a safari story, which was posted around three hours before.
De acordo com a professora Burns, o Facebook usa o áudio captado dos utilizadores para oferecer publicidade sobre o tema.
Em resposta à acusação feita, o Facebook confirma que de facto capta o áudio dos utilizadores mas apenas se o utilizador permitir e se este estiver a usar alguma funcionalidade que necessite de áudio. A empresa deixa bem claro que não usa o microfone dos smartphones para obter informações dos utilizadores e assim oferecer publicidade direccionada.
Facebook does not use your phone’s microphone to inform ads or to change what you see in News Feed. Some recent articles have suggested that we must be listening to people’s conversations in order to show them relevant ads. This is not true. We show ads based on people’s interests and other profile information – not what you’re talking out loud about.
We only access your microphone if you have given our app permission and if you are actively using a specific feature that requires audio. This might include recording a video or using an optional feature we introduced two years ago to include music or other audio in your status updates.
Caso o utilizador queira impedir que o Facebook aceda ao microfone, basta que vá as definições e desactive tal opção na zona da privacidade. No caso do Android devem ir a Definições > Facebook > Permissões.
Alguém já se apercebeu destas "movimentações" estranhas?
Este artigo tem mais de um ano
Não seriam os primeiros, a Samsung não recomenda que as pessoas falem de assuntos privados em frente às SmartTV
O micro está na TV? Eu tenho o micro no comando…
O Facebook a mim não porque só uso versão web; quanto à smart TV Samsung, ao tempo que dura a pilha do comando Bluetooth (onde está o micro) é impossível ter o micro sempre ligado.
Há modelos que têm o microfone na TV (junto à câmara) e têm a função de escuta activa (aparece o ícone) semelhante ao caso do Kinect da Xbox
Muito recentemente eu reparei é que cada vez que abria o FB, ouvia o mecanismo da camera a actuar. É um som bastante baixo, mas em completo silêncio, nota-se. Por certo, que muitos saberão a que som que me refiro.
Duvido imenso que fosse algo alheio ao FB pois era a única APP onde isso acontecia, tenho o telemóvel “limpo” e curiosamente após um tempo deixou de fazer. Parece-me que coincidiu com uma actualização do mesmo.
E começam as teorias da conspiração. ..
http://img.photobucket.com/albums/v290/solidruss/6bdaeb5c_tin-foil-hat_thumb.jpg
não é teoria nenhuma.
Boas,
Não estou a encontrar nada na app do facebook sobre esta opção pois queria ver se está desactivada.
Também não encontro essa opção.
Não é na app do facebook, vai a Definições -> Aplicações -> Facebook -> Permissões e aí diz exactamente ao que o Facebook tem acesso, desde do microfone, sms, localização, etc e podes activar e desactivar o que quiseres. Pessoalmente apenas neguei o acesso ao microfone e às sms
No meu não posso activar ou desativar nenhuma das opções ou então não sei como fazer, apenas me aparece a lista das permissões e clicando em cima delas não tenho nenhuma opção apenas uma descrição.
Definições > Privacidade > microfone
Desativar para o Facebook
iOS.
No Android é necessária a versão Marshmallow.
Não funciona, porque o facebook não usa o modelo de permissões do M.
É o modelo do tudo ou nada das versões anteriores.
LOLOL, depois queixam-se que o Windows espia quando uma App faz isto… Isto sim é espiar!
Se for Windows 10 = A Microsoft é uma empresa do demónio!!
Se for o Google/Apple/Samsung/Facebook = É apenas para nos dar melhor informação, todos deveriam fazer isso.
Não é bem assim. Que eu saiba a Microsoft e o Facebook é que são duas empresas que considero de atuação anti-ética. A Microsoft deu golpes na IBM, Apple, Nokia, etc. O Bill gates, tentou dar um golpe no outro fundador da Microsoft, Paul Allen, descrito na biografia deste último. O Facebook, têm uma atuação bem intrusiva, recentemente foi divulgado um tratamento diferente em links de concorrentes (notadamente Telegram), o dono, Mark Zuckerberg, foi processado por diversos ex-sócios e PERDEU os processos (ou fez acordo).
Não percebi. Que contradição. Primeiro afirmam que não utilizam e depois dizem que só utilizam se o utilizador permitiu que a app o fizesse. Assumindo que isso já vem predefinido na hora da instalação e só os utilizadores mais atentos é que o desactivam, então 99% das pessoas devem ter essa opção activa. Então praticamente toda a gente o permite. Grande LOL
Instalem o Xprivacy e acaba-se os espianços
Outro detalhe que suspeito que o facebook faca e mostrar publicidades com preferencias nas pessoas nas proximidades.
Muitas das publicidades que aparecem no meu facebook nao estao relacionados com as minhas preferencias, mas sim enquandram se perfeitamente na dos vizinhos.
Isso é natural, por vezes receberá publicidade com base no local de acesso, e essa publicidade irá de encontro às preferências dos utilizadores dessa zona – este tipo de publicidade não está a tratar os teus dados de forma pessoal mas de forma genérica, agrupando os dados por grupos neste caso geográfico…
Digamos que neste caso, as publicidades que aparecem no meu facebook sao para eventos que vao de encontro a orientacao sexual dos vizinhos, que neste caso sao homosexuais.
Eu penso que eles fazem geolocalização e pensam que tu és eles. O Facebook tem muitas técnicas para dar publicidade.
Por falar em Facebook, alguém sabe se é verdade que o Facebook vai deixar de suportar o serviço de mensagens (chat) a partir dos browsers? É que tentei aceder ao Facebook mobile no meu smartphone (m.facebook.com) e além de não me deixar ir para as mensagens obrigava-me a instalar a aplicação do Facebook Messenger. Deixava mesmo uma mensagem a dizer que brevemente o serviço deixava de ser suportado.
É o que diz lá, mas parece que vou ter que deixar de usar as mensagens do face. Não vou instalar porcaria de app nenhuma com permissões de tudo e mais alguma coisa.
Exatamente como eu, também não quero instalar nenhuma app!
Só agora descobriram isso ?
Desde sempre que espiãm os utilizadores, e não é so o facebook, skype, twiter entre outros, qualquer rede social espia, até a microsoft já espia atraves das atualizações. para mim não é novidade alguma..
Dizem que o Windows 10 transfere para Microsoft uma filmagem de uns tantos segundos assim que é ligado. Creio que a ação da Microsoft no vídeo e do Facebook no microfone, são passos a mais na arte de espiar o utilizador.
sim basta ir à definições e bla bla bla mas essas definições vêem activas por defeito e um utilizador menos experiente ou distraído não vai lá desligá-las. Resultado: é espiado pelo facebook que recolhe imensa informação sobre a pessoa. Localização, sms, tudo o que faz na net, até voz e se for preciso tira fotos…
Como o facebook há outras apps que abusam dos utilizadores mas para mim o facebook é o pior, por isso não uso.
Uma sugestão que resolve definitivamente isso: desinstalar a aplicação!
Se fosse só ouvir… manda emails sem o conhecimento do proprietário, lê as sms e mms, transferir ficheiros sem notificação, emparelhar com dispositivos bluetooth, enviar transmissão persistente, ligar e desligar WiFi, mudar de rede solicitar a instalação de pacotes, não é só gravação de áudio lol e muito pior mas enfim nos e que permitimos. Antes de instalar convém ler as permissões e se podem devem alterar-las
Isto aconteceu em que sistema operativo? existe opção de desactivar isto em todos os sistemas móveis com app FB?
“O Facebook espera oferecer melhor publicidade aos utilizadores do Facebook mas também aos que não têm conta criada.”
Não existe isso de “melhor publicidade”, foi exactamente por causa da publicidade que deixei de ver Televisão, pois é extremamente irritante estar a ver um filme e parar para ver anúncios…. ( ja para não falar que a televisão esta uma bosta mesmo, nada de jeito, cada programa mais estúpido que o outro)
Ja para não dizer que isso e falta de privacidade!
Gravas os filmes e depois quando os estiveres a ver passas a parte da publicidade para a frente.
vai chegar a um ponto em que as pesssoas deixam de instalar aplicações no smartphone. etc…
E que tal deixar de usar o FB.
+1
+1
+2
…
+inf.
Deixem essa bodega!
Por muito que queiramos fugir da publicidade existe sempre alguma, tal como baterem à porta para subscrevermos algum serviço, compra de bens, etc.
Só se metermos um papel à porta a indicar que não estamos interessados em comprar/subscrever o que quer que seja.
Não tem nada a ver, isto não é sobre receber mais ou menos publicidade, é sobre usarem os teus dados pra te porém publicidade personalizado com os teus interesses…
Sim! Podem dizer o que quiserem que sou isto e aquilo mas tenho reparado que determinados assuntos sobre os quais não faço qualquer pesquisa mas apenas converso sobre eles (entenda-se oralmente) aparecem como publicidade no facebook. Como trabalho em informática fez-me lembrar os meus utilizadores mais aselhas com aquelas teorias da conspiração mirabolantes e nem comentei com ninguém mas neste caso…. aconteceu-me mesmo pelo menos 3 vezes de certeza absoluta depois de estar simplesmente a conversar à mesa com a minha mulher enquanto navego no facebook descontraidamente como milhões de pessoas fazem.
Deletem o Facebook, removam as apps…
E está o problema resolvido! 😉
Pergunta pertinente … E o Whatsapp, será que também faz isso?
…Desde que descobriram microfones em ferros de engomar na China que não tenho ilusões… Esqueçam se é FB, Google, Apple, Microsoft, Samsung, etc…todas fazem isto “hà séculos”, a Google curiosamente é quem tem feito isto mais “às claras”, mas não tenho qqr duvida que todas fazem… Tenho até imaginado que o “mercado” negro que o futuro nos reserva, dava um filme espectacular para os dias de hoje!
Como espia as conversas privadas nem que seja, por palavras “chaves” e/ou nomes específicos de empresas, etc.
EXEMPLO VERÍDICO: Tenho um amigo que está a alguns anos no Reino Unido, trabalha em Hotelaria, um dia em conversa privada, estava-me a contar que ia deixar o hotel onde estava e que ia para outro onde lhe tinha oferecido um cargo de chefia, nessa conversa falou onde era o hotel e o nome do mesmo…. ALGUÉM ADIVINHA O QUE ACONTECEU? :p
SIMPLES: No dia seguinte naquelas publicidades que nos aparecem no Facebook a 1ª publicidade era somente da página do hotel que ele me tinha falado em privado !!!
Sobre esta situação em concreto já li que a publicidade não apareceu só por causa de falar à frente de um telemóvel:
Professor Kelli Burns claims to have tested a hunch that the social media giant’s mobile application is listening to everything you say and providing ads based on that content, and discovered it was true.
The mass communication prof at the University of South Florida, with the help of telly journalists, has verified the fact that Facebook’s mobile app grants itself access to your microphone by talking about a holiday she wanted to take.
“I’m really interested in going on an African safari. I think it’d be wonderful to ride in one of those jeeps,” she said out loud with her phone in hand. According to the NBC report, under a minute later, the first story in her Facebook feed was about a safari. And a car ad soon appeared on her page.
Of course, the “evidence” is purely anecdotal, and as soon as the report spread, Burns has walked back her claim, saying that she may have been searching online for the same things she said out loud – in which case Facebook may be reacting to other data it has picked up on her habits.
It may also be worth noting that before Professor Burns became an academic, she spent seven years in corporate marketing and the course she teaches is the “principles of public relations.”
http://www.theregister.co.uk/2016/05/31/facebook_is_listening/
Mas acredito que tal ocorra