Facebook apresenta álbuns de fotografias partilhados
O Facebook é actualmente a maior rede social que existe na Internet. Nela partilhamos não apenas as nossas ideias, os conteúdos que encontramos, mas também as nossas fotografias e as imagens que achamos importantes e engraçadas.
Esta componente de imagem é muito importante para os utilizadores e o Facebook tem tentado melhorá-la, não apenas na forma como a apresenta, mas também nas funcionalidades que lhe pode dar.
Para melhorar ainda mais estas capacidades, foi hoje apresentada uma funcionalidade que vem dar uma nova vida aos álbuns de fotografias.. Falamos da possibilidade de criar álbuns partilhados.
A novidade agora apresentada vai mudar a forma como podemos partilhar as nossas fotografias e imagens no Facebook. A mudança não se centra na forma como os outros vêm as nossas fotos, mas sim como construímos essas galerias.
Passa a ser possível criar álbuns partilhados, em que vários utilizadores podem contribuir com imagens. O criador da galeria pode adicionar até 50 pessoas que podem contribuir, sendo que cada um destes pode adicionar até 200 fotografias.
A privacidade desta nova galeria pode também ser ajustada, podendo ser privada (para todos os que contribuíram), pública para os amigos dos que contribuíram ou pública para todos.
Esta funcionalidade ainda não é pública para todos, estando para já em testes num grupo restrito de utilizadores de língua Inglesa, sendo para breve alargado a todos os utilizadores do Facebook.
A criação de álbuns partilhados vai estar primeiro disponível apenas no browser (Desktop) e passará posteriormente para as versões móveis das aplicações do Facebook. Existem ainda trabalhos a decorrer para alargar o número de fotografias que cada um pode contribuir.
Esta novidade foi criada numa das sessões de hackathon do Facebook, onde os seus empregados são convidados a largar as suas tarefas e a criar novas funcionalidades do Facebook ou melhora as existentes.
No caso dos álbuns partilhados, o que se procurava era resolver o problema de ter de criar vários para um único evento. Desta forma todos os que estiveram presentes podem ser convidados e partilhar as suas fotografias.
Depois de criado um álbum partilhado, apenas o seu criador pode alterar as propriedades deste, podendo ainda editar ou remover a totalidade das fotografias presentes. Os que contribuem apenas podem editar as fotografias que enviaram para o álbum.
Esta novidade vem provar que o Facebook conseguiu finalmente contornar o problema de álbuns partilhados. Esta capacidade é procurada por muitos serviços há bastante tempo e apenas agora foi resolvida.
Resta apenas esperar que seja testada num cenário real e que depois de resolvidos eventuais problemas seja alargada a todos os utilizadores para que possamos usar esta excelente novidade.
Homepage: Facebook
Este artigo tem mais de um ano
É recorrente no pplware os artigos começarem com uma descrição geral da ferramenta em análise (faz-me lembrar documentos académicos). Numa noticia a contextualização geralmente vem no final, assim quem já está familiarizado parte logo para a acção e não tem que reler o que já sabe. Apenas uma opinião/sugestão de um leitor recorrente!
Neste caso e faz parte da nossa forma de encarar a informação, deves contextualizar o que vais apresentar, com isso, ao leres e depois de veres o título, podem enquadrar melhor o que estamos a apresentar.
É uma forma mais inteligente de passar a informação, imagina que as pessoas que estavam a ler não sabiam o que era o facebook?
Ao ler a intro, ficariam com uma noção sobre o que se ia abordar.
Digo isto em relação a este tema como para todos 😉 faz parte de uma boa informação.
concordo.
irrita isso aqui no pplware. ando sempre à procura onde começa a noticia efectivamente e onde acaba a palha.
depois de tudo o que tem vindo a ser conhecido sobre os verdadeiros ataques à privacidade dos utilizadores e até não utilizadores, acho impressionante como se continua a ‘vender’ serviços desta empresa (e outras, google, microsoft etc)….
não seria mais interessante dar a conhecer serviços, software, projectos que permitam às pessoas fugir da alçada destes criminosos?
Quem não deve não teme, só la põe a informação que quer. Se não quer não coloque, parece-me bastante simple
quem não deve não teme é a falácia que quem quer destruir a nossa privacidade continua a vender a incautos como você.
recomenda-se a leitura deste artigo de um grande senhor da área da segurança, Bruce Schneier: http://www.wired.com/politics/security/commentary/securitymatters/2006/05/70886
quanto ao não colocar lá nada, não ter conta etc, tb é algo muito relativo é que os srs do facebook andam a criar contas invisiveis de utilizadores que nunca as criaram….
You Might Have an Invisible Facebook Account Even if You Never Signed Up
http://www.groovypost.com/news/facebook-shadow-accounts-non-users/
Ninguém te perguntou…
Minha ferramenta dos sonhos no facebook é ter um simples link para poder ver para quem eu mandei solicitaçao de amizade e está pendente , pois essas solicitaçoes não aceitas podem gerar um bloqueio temporario na conta , e sabendo quem solicitamos e ainda nao aceitou fica mais facil até gerenciar ou remover a solicitação .
existia um plugin pra o chrome e firefox chamado unfriend , que tinha essa opção , mas o facebook bloqueou o uso dela .
Alguem conhece alguma alternativa para esse caso ?