PplWare Mobile

Facebook altera dois ícones dando destaque às mulheres

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. Carlos Santos says:

    Acho que são alterações que só irão de acordo com algumas ideias, e que em nada afecta no dia a dia da plataforma.

    Claro que existem os radicalistas sobre o apoio à mulher ou o coitadinho do homem. É apenas uma questão de imagem que a empresa quer transparecer.

    Se eles acham que é o melhor, eu estou de acordo

  2. Blop says:

    À sociedade que chegamos… Ficar ofendidos com icons.. Sou a favor da igualdade, e com essas alterações, esse icon não demonstra igualdade, para isso teriam de ser 2 silhuetas lado a lado.
    Mas percebo as alterações do Facebook… “Atrás de uma grande Mulher, existe um grande Homem, a olhar-lhe para o…” 😀

  3. daiquiri says:

    Não concordo nem discordo. Detalhes mesquinhos lol

  4. Bruno says:

    Isto é o que hoje em dia se chama de “noticias” e “inovações”…

    “Como mulher educada num colégio só para mulheres, era difícil não ler o simbolismo do ícone anterior; a mulher estava literalmente na sombra do homem, ela não estava numa posição de liderança. A minha primeira ideia foi a de desenhar uma silhueta dupla, duas pessoas de tamanhos iguais sem uma linha que definisse quem estava primeiro. E coloquei a mulher, antes pequena, na frente do homem”.

    A artista que ficou a cargo das alterações deve ter um complexo de inferioridade face aos homens.

    • Marisa Pinto says:

      Se estamos a falar de igualdade, ou equidade como eu considero mais correcto, não me parece que o complexo de inferioridade seja o motivo 🙂

      • Flavio says:

        Se se tratasse de igualdade não existiriam “feministas”, mas sim “equalistas”. Isto é mais pela sociedade actual do politicamente correcto que se ofende com tudo e mais alguma coisa.

        • Marisa Pinto says:

          Apesar de, na minha óptica, o nome não ter sido o melhor, o feminismo defende direitos iguais e, dessa forma o destaque é dado sobretudo à mulheres pois são elas que ainda, em vários contextos, ficam em desvantagem face aos homens. 🙂

          Cumps,

          • Pirata says:

            O feminismo tradicional defendia a igualdade. O feminismo moderno defende a superioridade.
            Se o objectivo da senhora designer fosse, efectivamente, a igualdade, tinha feito o logotipo dando igual destaque à figura feminina e masculina.

            Isto em nada afecta a utilizaçao, mas é uma pequena vitória moral para esse tipo de pessoas.

          • Marisa Pinto says:

            Não concordo que defenda a superioridade, concordo sim que talvez muitas pessoas se aproveitem disso para serem superiores e outras para se sentirem inferiores 🙂 Mas isso depende da interpretação da cada um, por isso para mim o nome não foi dos melhores.

            Concordo, no entanto, com o destaque igual 🙂

        • Milton Sá says:

          Eu não sou contra o feminismo, e acho bem que haja igualdade entre homens e mulheres, mas acho que o feminismo é…incompleto. Eu prefiro pensar em Igualitarismo! Igualdade para diferentes géneros, diferentes “cores de pele” (ou etnias ou nacionalidades), diferentes orientações sexuais, diferentes ideologias ou crenças, and so on, and so on 🙂

      • Bruno says:

        “mulher estava literalmente na sombra do homem, ela não estava numa posição de liderança.”

        Ela fez questão de colocar um ícone que identifica pessoas como uma ofensa às mulheres, enquanto não estou contra a mudança de “look” e acho correcto manter um aspecto novo e fresco em qualquer produto ou serviço não sou capaz de estabelecer uma boa conexão entre a execução e a justificação.

  5. Guedes Jerónimo says:

    Com tanta fome no Mundo, dá-se demasiada importância à alteração de ícones que dão mais destaque a A ou a B.

    Detalhes que não aquecem nem arrefecem……

  6. Milton Sá says:

    A explicação não tem…lógica…ah e tal ela não estava em posição de liderança, então meti os dois sem uma linha que definisse quem estava em primeiro e meti a mulher à frente…puff! E no ícone dos grupos limitou-se a trocar o elemento central (o elemento em destaque).

    Acho que ela não resolveu o “problema” (penso que quase ninguém reparou), ela limitou-se a invertê-lo.
    Este tipo de coisas não me ofende (e penso que nem é ofensivo) e eu sou a favor de igualdade (não só nos géneros), mas penso que tendo em conta o objectivo, o resultado poderia ter sido melhor.

  7. Vasco Alves says:

    Sendo-me indiferente a alteração, reparo no entanto que o ombro esquerdo da mulher se sobrepõe ao ombro direito do homem, em vez de estarem lado a lado. No ícone de grupo a mesma coisa, dando-se enfase á mulher. Todo o assunto é aliás ridículo, e até desvirtua a luta pela igualdade feita por tantas mulheres. Parece até algo do género «toma la um ícone novo e agradece que afinal és igual ao homem»! Fazia mais sentido não referir o sexo e criar um ícone mais abstracto, á semelhança do que já é feito para brancos e pretos. Porquê colocar tanto enfase no sexo das pessoas? É um erro em meu entender.

  8. Cristiano says:

    Se calhar nesta noticia faltou o essencial, a imagem da mulher por tras do homem não era o problema inical.
    Era uma falha na simetria.
    “She discovered that while the male friend icon was symmetrical, the female glyph literally had a chip on her shoulder”
    https://d262ilb51hltx0.cloudfront.net/max/865/1*iukuc_aiH6jgWsZdGBIWbQ.png

  9. Tiago says:

    O que eu acho impressionante é: a mulher por detrás do homem, é porque a mulher seria inferior… mas se a mulher ficar à frente do homem, já é pela igualdade… ou seja, se o homem está à frente da mulher é descriminação, mas se a mulher está à frente do homem, já não o é… então é a isso que chamamos igualdade?

  10. Zaark says:

    Como os ícones já foram bem debatidos, vou antes comentar a mudança do tipo de letra.
    Preferia o antigo, tinha mais “alma” que o novo, isto porque este último parece um Sans Serif tradicional que se usa em documentos num processador de texto por qualquer alminha.

  11. Maxim says:

    Se querem igualdade podiam usar o boneco careca para os dois géneros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.