… de forma a que o utilizador consiga controlar melhor a sua informação!
Volta e meia, o Facebook actualiza o seu sistema com o objectivo de clarificar o seu funcionamento e regras aos utilizadores bem como para os ajudar a ajustar as definições da rede social da forma mais adaptada a cada um.
Hoje o Facebook anunciou uma nova actualização, que conta com a introdução do sistema de Informações Básicas sobre a Privacidade, actualizou os seus termos, a política de dados e a política de cookies.
Com vista a uma melhor experiência por parte dos utilizadores nesta rede social, o Facebook anunciou mais actualizações no seu sistema. Para além disso, afirmam estar empenhados em continuar a melhorar os anúncios com base em aplicações e sites, de forma a que o utilizador consiga controlar melhor o género de publicidade que lhe é apresentada.
Nos próximos 7 dias, os utilizadores poderão enviar comentários e sugestões sobre estas mesmas actualizações.
Informações Básicas de Privacidade
Nesta secção, o utilizador irá encontrar guias interactivos para responder às FAQs acerca da forma como pode controlar as suas informações no Facebook. Aqui poderá perceber como pode bloquear alguém, desmarcar publicações, retirar alguém dos amigos e personalizar o público que tem acesso às suas publicações. Esta informação estará disponível em 36 idiomas diferentes.
Assim, o utilizador poderá controlar quem está a ver as suas publicações, contando ainda com o lembrete de Check-up de Privacidade, que o irá relembrar que existem formas de ajustar as suas definições de privacidade.
Saiba mais aqui: Informações Básicas de Privacidade
Usufrua mais sobre o Facebook
O Facebook é diariamente utilizado para que as pessoas mantenham contacto umas com as outras e, assim, o Facebook pretende clarificar e explicar melhor de que forma os seus serviços funcionam, do seguinte modo:
Descubra o que está a acontecer no seu redor: A actualização das políticas visa explicar como obter informações sobre a localização, dependendo dos recursos que decida. Pretende ainda melhorar a forma como as informações mais relevantes são mostradas com base na sua localização e naquilo que o utilizador e os seus amigos estão a fazer. Num futuro próximo poderá partilhar a sua localização, verificar os menus de restaurantes próximos e ver as actualizações de amigos que se encontrem na área.
Fazer compras de forma mais conveniente: Nalgumas regiões, o Facebook está a testar o botão “Comprar” para que as pessoas façam compras sem sairem do Facebook, e ainda estão a trabalhar em formas de tornar as transacções mais convenientes e seguras.
Encontre as informações de privacidade sempre que precise: Foram alteradas as dicas e sugestões das informações básicas de privacidade e recursos sobre as políticas dos anunciantes e programadores. A política de dados é mais suscinta e clara, tornando-se mais fácil de ler.
Compreenda como o Facebook utiliza as suas informações: Compreenda de que forma o Facebook, através da bateria e força de sinal de rede, percebe que a sua app está a funcionar bem no seu equipamento. O facebook pede ainda permissão para utilizar a localização do seu telefone de forma a lhe oferecer recursos adicionais com base no local onde se encontra.
Perceba melhor a relação e dinâmica entre as empresas e aplicações do Facebook: As informações recolhidas pelo Facebook pretendem melhorar a sua experiência nesta rede social. Por exemplo, se perdeu a sua password da conta do Instagram, poderá utilizar o Facebook para a recuperar. Estas actualizações não comprometem a sua privacidade noutras apps como o Instagram, WhatsApp, entre outras.
A informação do utilizador e a privacidade: Muitas pessoas tencionam saber de que forma as suas informações chegam aos anunciantes. O Facebook ajuda os anunciantes a alcançar as pessoas com anúncios que lhes interessem, sem identificar o utilizador.
As pessoas poderão rever estas actualizações e fornecer comentários e sugestões até 20 de novembro.
Tenha mais controlo sobre os anúncios
Muitas pessoas queixam-se da dificuldade em controlar os anúncios que lhes chegam. Quando escolhemos não visualizar determinado anúncio no nosso desktop, por exemplo, essa alteração pode não ter sido alterada para os nossos dispositivos móveis. E, sabendo que muitas pessoas utilizam mais que um equipamento para aceder ao Facebook, é agora possível fazer a alteração uma única vez que esta irá ser aplicada em todos os dispositivos.
Desta forma, o utilizador tem um maior controlo sobre os anúncios que vê. Pode ainda optar por ver os anúncios do Facebook com base em aplicações/sites que utilize, através da Digital Advertising Alliance.
Pode ainda optar por não utilizar este controlo no Android e iOS.
O Facebook encontra-se ainda a desenvolver uma ferramenta de preferências de anúncios disponíveis para outros países como a Austrália, Canadá, França, Alemanha, Irlanda e Reino Unido.
Mais informações | Newsroom do Facebook