Exploração em fábrica do iPod!
Apple investiga queixas de exploração em fábrica do iPod! A Apple anunciou que desencadeou uma investigação a uma fábrica na China na qual se fabricam leitores de MP3 iPod, depois de um jornal ter denunciado que o proprietário da Foxconn estava a explorar os trabalhadores.
A auditoria investigará «as condições de trabalho e de vida dos empregados, o cumprimento das horas extras e pagamento dos salários, e outras áreas, para assegurar que estão a ser cumpridas as regras estabelecidas com os fornecedores da Apple», precisou Steve Dowling, porta-voz da Apple.
No passado dia 11 de Junho, o jornal britânico Mail on Sunday publicou uma reportagem a denunciar que os operários eram sujeitos a 15 horas diárias de trabalho com salários de cerca de 50 dólares por mês. A Apple já vendeu mais de 50 milhões de leitores de MP3 desde que estes foram lançados para o mercado, em Outubro de 2001. Actualmente, o iPod representa 50% das vendas trimestrais da companhia.
Por sua vez, a Foxconn negou qualquer má prática. A Foxconn pertence à Hon Hai Precision Industry, que tem entre os seus clientes empresas tecnológicas como a Dell, Hewlett-Packard e outros.
Fonte: Diário Digital
Este artigo tem mais de um ano
Mas será que é necessário estas noticias sairem para a comunicação social para as empresas investigarem???
ainda por cima na China??
OH.. meus amigos…. zzzzzz
não havia necessidade!!!!
@t@ndre
É verdade, uma realidade aos olhos de todos menos de quem ganha com isso, e são muitos os que ganham com a exploração dos trabalhadores chineses. Mas todo o mundo sofre as consequências dessa exploração massiva, preços de produtos sem paralelo nos nossos mercado, divisa a sair pelas fronteiras, enfim, só não vê quem não quer… agora estão a usar uma marca conceituada para tentar mexer na bosta a ver qual é o cheiro que imana dessa trampa!
É MESMO DE METER NOJO!!!
Ninguem aponta um arma à cabeça dos gajos (digo eu do cimo da minha ignorancia). Certo que é pessimo isso existir, agora, se ha la gente a trabalhar é porque provavelmente preferem isso do que ficarem no desemprego.
O que podemos fazer para acabar com isso? Já que o boicote total não é hipotese viavel, porque senao la se ia tudo o que tem componentes electronicos e eu não consigo passar 1 dia sem ler o Pplware (
Cortou-me a mensagem a meio…agora tou com preguiça de re-escrever.
Ficarao a saber os meus planos geniais num proximo episodio.
E novidades ? Há ?!
Depois da Zara em Portugal a explorar o trabalho infantil, agora a “maça” na China, é caso para dizer que os maiores inimigos das grandes multinacionais são mesmo os meios de comunicação, porque para eles não existe exploração mas sim LUCRO.
http://www.anythingbutipod.com/
Um site curioso!! 🙂
Abraços!!