Exigência do FBI – CEO da Google concorda com posição da Apple
O mundo está ao rubro com o braço de ferro entre a Apple e o FBI. Tudo porque a Apple se recusa a criar uma backdoor de acesso ao iPhone do terrorista acusado do massacre em San Bernardino em 2015.
Agora, o CEO da Google finalmente entra na conversa e concorda com a posição da Apple.
Depois da carta eloquente de Tim Cook, que explicou com toda a clarividência porque razão a Apple não iria ajudar o FBI obter dados criptografados do iPhone do atirador de San Bernardino, a Internet parecia exigir à Google uma posição sobre este assunto.
CEO da Google diz que falta mais discussão
Agora, o CEO da Google, Sundar Pichai, publicou cinco tweets que parecem mostrar que ele está de acordo com Cook.
1/5 Important post by @tim_cook. Forcing companies to enable hacking could compromise users’ privacy
— sundarpichai (@sundarpichai) 17 fevereiro 2016
O CEO da Google, passo-a-passo, descreve o que pensa deste assunto por forma a que as pessoas saibam o que está em causa. No primeiro tweet este é claro e decalca as palavra de Tim Cook "Forcing companies to enable hacking could compromise users’ privacy".
2/5 We know that law enforcement and intelligence agencies face significant challenges in protecting the public against crime and terrorism
— sundarpichai (@sundarpichai) 17 fevereiro 2016
Num segundo momento, Sundar Pichai dá conta que também entende a posição das forças de segurança, mas...
3/5 We build secure products to keep your information safe and we give law enforcement access to data based on valid legal orders
— sundarpichai (@sundarpichai) 17 fevereiro 2016
... aqui faz a passagem, isto é, entende que tem a obrigação de desenvolver produtos para manter a privacidade dos seus utilizadores, contudo, se a lei assim obrigar, estes têm que passar informações sobre os utilizadores.
4/5 But that’s wholly different than requiring companies to enable hacking of customer devices & data. Could be a troubling precedent
— sundarpichai (@sundarpichai) 17 fevereiro 2016
Agora, quando o procedimento obriga as empresas a "minar" o seu próprio sistema, o CEO da Google dá razão a Tim Cook "Could be a troubling precedent"!
5/5 Looking forward to a thoughtful and open discussion on this important issue
— sundarpichai (@sundarpichai) 17 fevereiro 2016
Por fim reforça que este é um assunto que requer mais discussão. Como parte interessada, ele sabe que não pode ficar em silêncio.
Nesta conversa também entrou Edward Snowden. Juntou a sua voz à de muitas outras pessoas para deixar uma opinião:
This is the most important tech case in a decade. Silence means @google picked a side, but it's not the public's. https://t.co/mi5irJcr25
— Edward Snowden (@Snowden) 17 fevereiro 2016
Snowden veio "picar" a Google e deixar mais lenha nesta já quente fogueira. Juntou também mais pessoas à discussão.
Basicamente, ele chama à mesa as empresas com objectivos e interesses comuns. Para a Google esta é uma discussão profunda, isto porque o Android é open source, contudo, a empresa também tem montado em cima dele um grande negócio, o de coleccionar dados dos utilizadores e pode ser complicado para a gigante das pesquisas tomar uma posição. Não há espaço para ficar no meio da ponte.
Há ainda vários responsáveis que devem deixar a sua opinião, como o CEO do Facebook e do Twitter, por exemplo. Além destes há muitos outros que terão de se juntar a um dos lados, parece ser a hora de uma decisão que poderá deixar marcas profundas no que o mundo anda a tentar desviar a atenção: a devassa da privacidade. O CEO e co-fundador do WhatsApp, Jan Koum, já veio a terreiro concordar com a posição tomada pela Apple, deixou mesmo uma declaração de forte apoio.
Afinal parece que Tim Cook pode marcar um virar de página importante...
Este artigo tem mais de um ano
Na outra noticia ( https://pplware.sapo.pt/informacao/tim-cook-explica-por-que-negou-ajuda-ao-fbi-no-acesso-a-iphone/ ) expõem o caso como ele é mas aqui não.
Vou ver os autores, e… são diferentes.
E se tivesses lido este artigo, terias visto o link que faz referencia a essa mesma notícia.
Este artigo fala sobre a posição da Google. Não vale a pena repetir o que já foi dito.
Obrigado por terem censurado o meu comentário… Mais uma vez!
Bem notado que a picada do Edward teve uma reacção imediata por parte da google, com quem diz que não repararam no comentário dele. Vejam as datas… Que conveniente coincidente não é?!
Significa que agora podemos confiar + num deles? Nooop
A diferença entre o CEO da Google e o da Apple está no tweet 3 – com uma ordem válida e justificada das autoridades nós auxiliamos o acesso à informação.
Ora a Apple já disse publicamente que não tem mecanismos para obter a informação dos equipamentos, logo não pode ajudar como a Google as autoridades – solução? Criar uma backdoor que permita o acesso, agora não há nenhuma exigência especial no pedido do FBI, simplesmente uma vez que a Apple não consegue ter acesso à informação genericamente num iPhone, que arrangem uma solução em que se as autoridades precisem aceder à informação eles a possam dar…
O FBI a resolver o p=np the easy way. A logica do FBI mata-me, vamos abrir um backdoor por motivos de segurança… Well played, well played…
Errado. O que o FBI exigiu for um backdoor para um iphone especifico porque neste momento o IOS não permite ter acesso ao dados.
Ora, abrindo um backdoor significa que sempre que for preciso se o pode usar. O objectivo deles é colocar o FBI e a NSA com acesso a todos os iphones. Isto nada tem a ver com um caso mas sim com abrir um precedente para que as agencias passem a ter acesso a dados confidenciais. Neste momento de percebe que o IOS é realmente o sistema mais seguro, por isso as agencias andam lixadas porque não conseguem aceder aos dados de que tanto querem. Mesmo que a Google venha a implementar medidas de seguranca decentes, que de momento não existem, o FBI poderia requerer um backdoor na mesma voltando tudo á estaca zero.
Mais seguro ainda é o da BlackBerry.
Acreditas mesmo naquilo que escreveste? Achas que Apple não consegue ter acesso a toda a informação que está no iPhone?
Lool realmente!
É a posição oficial deles, daí a questão da backdoor…
@JV
Acreditas mesmo que se a Apple tivesse acesso a toda a informação do dispositivo, existiria este circo todo? Já tinha dado à muito, e ninguém sabia!
Tanta ingenuidade!
Se, ao que tudo indica, não foi deixada nenhuma backdoor no iOS e a implementação do algoritmo foi correcta, não, a Apple não consegue ter acesso aos dados do iPhone. A encriptação é irreversível para qualquer pessoa, mesmo pelos autores do software e o FBI sabe isso perfeitamente. Não há volta a dar. O que o FBI quer é que a Apple passe por cima da limitação de 10 tentativas de desbloqueamento falhadas, para poderem usar um ataque de força bruta, esperando que a password de encriptação seja fraca. Boa sorte…
Na minha opinião isto é parte de uma campanha bem mais vasta e sinistra, por parte da autoridades americanas. Sabem que não vão conseguir entrar neste iPhone, que provavelmente nem contém dados relevantes (se os atiradores destruiram completamente dois outros telefones e fizeram desaparecer um disco rígido de um computador, porque iam deixar este iPhone?) mas continuam a empolar a situação para opter apoio público para o próximo passo: proibir a encriptação de dados por particulares. Isto já está em marcha há alguns anos. Lembram-se do que acontexeu ao TrueCrypt ?
estando a informação encriptada com uma password que a Apple desconhece…
Vai ler a carta da Apple antes de dizeres isto :
“A diferença entre o CEO da Google e o da Apple está no tweet 3 – com uma ordem válida e justificada das autoridades nós auxiliamos o acesso à informação.”
Nada como o bom português a falar do que aparentemente não leu ….
Abc
Parece que fazes leitura selectiva, ignorando o resto do que é dito! Ele considera preocupante o pedido que é feito. E sim é uma exigência especial pois vai além da normal actividade da empresa e sem que haja leis que regulamentem uma coisa como esta. O precedente é grave.
A Apple já ajudou as autoridades no caso, o que não concorda é com este novo pedido, estando dentro da lei a faculdade de recorrer da decisão para um tribunal superior.
Depois do caso NSA a America tem que limpar a imagem das empresas que facturam milhoes para os seus cofres e que servem em certos casos como ferramenta de espionagem industrial e politica a varios países.
Duvidam que a NSA nao continua com acesso diecto?
alguma vez foi dito que a NSA tinha acesso directo a qualquer aparelho?
A privacidade nas empresas ou produtos dos Estados Unidos é coisa que não existe, independentemente de ser Google, Apple, Microsoft ou outra, a NSA tem acesso a tudo a partir do momento em que está ligado à rede.
Não tivesse o Snowden que fugir dos Estados Unidos assim que disse ao publico o programa de espionagem que estava em pratica pela NSA.
Já repararam que tudo o que são sistemas operativos “fixos” e moveis, aplicações e serviços de comunicação e outras são todas provenientes ou pertencem aos EUA?
estranhamente é o Snowden a felicitar a tomada de posição da Apple. Se fosse da maneira que dizes imaginaria que ele dissesse que isto era uma fantochada para dissimular o resto.
Dá-lhe Sundar! 😀 Data PRIVACY for LIFE! 😉
Irónico, vindo de quem vem! A Google! Mas que teatro! Seja como for pode ser que isto cale muitos pseudo-intelectuais que comentaram no outro post que eram a favor da criação de backdoors nos OS!
Ou cale aqueles que toldados pelas marcas não vêm a realidade.
Piores são aqueles toldados que não querem ver, nem fazem esforço para tal! Foram mentalidades tipo essa, que levaram Adolf Hitler ao poder! Aproveitam os acontecimentos negativos e junto vem a fragilidade das pessoas para levarem certas”políticas” avante! “É necessário criar backdoors para a segurança nacional” A velha desculpa de que para terem proteção, têm de renunciar a certas liberdades, os ingénuos acreditam, e depois foi o que foi. (Ex. Holocausto) Talvez um pouco de história faria-te bem. Infelizmente conheço bem essas mentalidades. Um dos meus antepassados conheceu muito bem uma pessoa que infelizmente passou por isso. Até alguns oficiais do regime (SS) tinham desprezo pelo que se passava nos campos de concentração. Tenho alguma “simpatia ” pelas SS pois eram muito disciplinadas, e sei que algumas pouparam muitas vidas de vítimas do regime! Contado por essa mesma pessoa que sobreviveu ao Holocausto ao meu avô! Já cá não está para contar. É triste ver como ainda predomina mentalidades assim. Se ninguém se opor, estamos (f…) Imagina uma coisa destas numa Rússia, num país árabe, numa China, numa Coreia, já existem claro! Por isso são os países que são! Basicamente uma ditadura! Parabéns Boss! Para ti é só uma questão de marcas! Brilhante a tua distorção da realidade!
Se queres construir o futuro, aprende com os erros do passado!
Tu sabes o que isso (backdoors) implica no futuro? Eu não! Só espero que nenhum lunático, com essa “realidade” e com essa mentalidade tipo a tua se aproveite disso para tirar a liberdade de outros. Porque afinal sempre existe liberdade, só que não é para todos! Por enquanto é tudo sem stress, mas no futuro não sabemos quem irá governar e quem terá o poder!
Para pensares!
Abraço.
Isto faz lembrar a historia das armas nos Estados Unidos
1º Existe Criminalidade e o Cidadão Precisa de se Proteger (Criar a BackDoor).
2º O Cidadão passa a poder comprar armas a seu belo prazer para defesa pessoal (Utilizar a BackDoor para tudo até cair e mãos alheias).
3º As Armas deixam de ser utilizadas apenas para defesa, mas imagine-se para ataques terroristas (Abuso da BackDoor em possíveis ataques terroristas).
4º Após o Erro do 1º Passo já não é possível voltar atrás, pois o lobby do negócio das armas assim o impede!
Outra das coisas que poderiam acontecer seria:
1º Eu tenho uma empresa de sucesso e tenho uma backdoor (criada para nos proteger de eventuais terroristas) que pode ser explorada para espionagem industrial.
2º Os meus segredos profissionais caem nas mãos dos meus concorrentes.
3º A minha empresa entra em colapso.
4º Os meus 4 mill trabalhadores ficam sem emprego.
Concordo que seria importante aceder aos dados do dito Iphone, mas não a todo o custo.
“Quem Guardará os Guardas”
Sou apenas eu a pensar que tudo isto não passa de publicidade publica falsa por parte das empresas de tecnologia de forma a fazerem o oposto nas costas?
Es tu eu. Mas enfim deixa discutirem a ver quem tem a pilinha maior xD
Claro, e envolver autoridades governamentais, e arriscar-se a multas pesadas, e a polarizar a opinião pública americana.
Sim, realmente, parece-me mesmo publicidade dissimulada /s
Não, a coisa é têm apoio da opinião publica e nas costas ajudam as autoridades governamentais. Win Win.
Esse tipo de lógica nunca tem um resultado positivo assegurado num caso tão marcante como este, não há controlo sobre a opinião pública já que há muitos outros intervenientes numa discussão destas que podem moldar a mensagem que passa para as pessoas. Para a empresa seria criar um risco sem qualquer necessidade, dadas as alternativas.
E certamente que não seria preciso isto para ajudar as autoridades às escondidas.
As grandes empresas tecnologicas estão sob grande pressão quando se fala de privacidade. Estão a ser bombardeadas com leis que forma a blindar os utilizadores. Temos o exemplo recente da União Europeia, pelo que há que quadrar estas atitudes com medidas a nivel mundiar para evitar a espionagem que é permitida graças a estas empresas. Este braço de ferro aumenta a credibilidade, terão agora a desculpa que trabalham para o cidadão, e nada nos diz que elas não estão a trabalhar em background com as entidades governamentais, que sabemos que têm obrigações legais. Aqui falamos de uma situação muito concreta, mas existem outras formas de espionagem que estas agencias usam diariamente e ninguem fala delas.
Hoje em dia fala-se muito da privacidade e todos sabemos que não existe, no entanto podemos ver uma luta diaria para iludir o consumidor. E isto digo eu que me dá igual a privacidade, já que não tenho nada a esconder.
Continuas a não ver que não é preciso este braço de ferro para aumentar a credibilidade, pois este caso em particular é fraccionário em termos de opinião pública, não dá para saber como é que irá pender, daí muitas empresas estarem a evitar tomar uma posição tão clara como a Apple. Se era para criar credibilidade bastava à Apple manter a posição que tinha até aqui, sem este novo nível de discussão.
Concordo
Olha outra agora é que ninguém me tira da ideia que o Circo ta montado. Tinha acabado de comentar a outra noticia sobre o assunto. Va discutem ai o sexo dos anjos à vontade xD
Onde é que está o censo e outros que tais que no outro tópico andavam a cascar na Apple pelas decisões do Tim Cook?
A resposta do Sundar está cheia de salvaguardas, eles têm os dados das pessoas, inclusive Mail, conversações e localização GPS todos em aberto nos servidores deles! Têm de dar acesso.
O braço dee ferro não é com o FBI mas sim com a justiça.
Eu compreendo os dois lados. Por um lado a Apple quer cumprir com as suas normas de segurança e respeito para com o utilizador. Mas por outro, à partida que uma pessoa seja suspeita, ou que tenha mesmo algo a ver com a segurança nacional de um país, a sua privacidade seja quebrada não só por questões de segurança, mas também pela segurança dos habitantes do país em causa.
Proponho acabarmos com o sistema prisional, uma vez que pode ser usado pelas autoridades para aprisionar inocentes, restringido-os injustamente do seu direito à liberdade.
Partimos portanto do pressuposto, que toda a gente é inocente, não existem criminosos e portanto, toda a gente tem total direito à sua privacidade, não vão ser as maléficas autoridades de segurança que vão dizer o contrário!
Boss,
Felizmente sim, partimos desse pressuposto no nosso sistema judicial. Todos são inocentes até prova em contrário.
Acho que não entendes a totalidade do problema com este caso. A Apple deve facultar o acesso ao iphone em questão, mas para isso acontecer tem de criar uma ferramenta que oferece um grande poder a quem a possui. Podes comparar isto com as autoridades quererem entrar em casa de um terrorista, mas para o fazer “só” tinham de fazer uma chave que permitisse abrir qualquer casa do mundo. Depois de entrares na casa do terrorista, quem fica com a chave? Como garantir que essa chave nunca será copiada? porque razão apenas a Apple/FBI teriam direito à chave, quando ela abre casas em todo o Mundo? Existe um risco para toda a sociedade após a invenção tar feita que não pode ser desprezado e tem de ser discutido.
Vives numa sociedade livre e democrática, em que usufruis de certos direitos que dás como adquiridos, mas não o são necessariamente. Um deles é o direito à privacidade, e argumentes o que quiseres, a Apple criando a backdoor, existe a hipótese de ela ser utilizada para fins que não os originais, criando um potencial risco de veres a tua privacidade violada. Isto não é muito diferente de te pedirem para te porem câmaras dentro da tua casa para serem usadas só em caso de segurança. Ias sentir-te confortável por as teres lá? Irias ter a certeza que as imagens iam ser usadas sempre com a melhor das intenções? Confiavas cegamente na pessoa “do outro lado”, considerando que não tens qualquer poder de escolher quem é? Mesmo sendo autoridade, não deixa de ser humano, com todas os defeitos e risco que daí advém.
Outra coisa a ter em conta é que todo este risco pode ter resultados imediatos positivos nesta situação em particular, mas que facilmente qualquer criminoso conseguiria evitar estar exposto, bastando apenas instalar uma app de encriptação. No entanto, milhões de outras pessoas, que não tendo necessidade de fazer o mesmo, ficariam potencialmente expostas.
Posto tudo o acima, acho que o que não consegues muito bem entender é que todos nós gostávamos que eles conseguissem obter as informações, mas o meio que eles propuseram é demasiado perigoso e com consequências a nível global (e acho que ilegal!). Aplaudo a Apple por ter a clarividência de ter questionado a ordem dada, mesmo sendo publicity stunt intetesseiro ou não. É fácil dizer que se deve fazer tudo por tudo pra incriminar o gajo, ou que não fazer tudo por tudo é desrespeitar a familia das vitimas, mas isto não é puramente verdade e é uma posição extremista e inocente da tua parte. Fazeres o “tudo por tudo” pode-te levar a correr riscos desmesurados com potenciais recompensas mínimas. Não é inteligente. E estando nós em democracia, supostamente a vontade da maioria é que impera, duvido que a maioria queira ceder parte da sua privacidade em troca de muito provavelmente pouco retorno
Ja agora, pessoalmente não gosto da Apple, mas tem de se dar os créditos quando os mesmos são devidos.
Espero que isto te tenha ajudado a perceber um pouco melhor tudo o que poderá estar aqui em jogo.
Cumprimentos.
Está mais que provado que nem “toda a gente é inocente, existem criminosos”, e este em questão é um deles, verdade?
As autoridades têm a tal chave mestra, chama-se arrombamento, têm ainda outras poderosas ferramentas, como o sistema prisional, como garantir que não o utilizam para prender inocentes, uma vez que têm o poder de prender qualquer cidadão? Será o direito à privacidade mais importante que o direito à liberdade?
Tens os teus dados pessoais todos esparramados em bases de dados governamentais, confias cegamente em todas as pessoas que têm acesso às mesmas? Tens a certeza que os dados só são acedidos com a melhor das intenções? São humanos também, com todas as fragilidades inerentes.
Esta encriptação não é como outra qualquer e não se consegue o mesmo resultado com uma app, daí a dificuldade do FBI e a necessidade de recorrer a Apple.
O que a maioria das pessoas não entende é que aquilo que na verdade está em causa é a confiança nas autoridades de segurança. As empresas querem ser as únicas com o poder em mãos, o poder de decidir quem fica com os dados seguros ou não, a decisão de determinar quem é criminoso ou inocente é transferida das autoridades para as empresas e as pessoas iludidas com o utópico direito à privacidade vai na cantiga das empresas que pretendem obter um poder sem precedentes, sem sequer pensarem que se as empresas têm o poder de aceder aos dados, quebrando a privacidade, a sua privacidade está sempre em causa, simplesmente a decisão fica nas mãos das empresas e não das autoridades.
Só digo que…
http://www.slate.com/blogs/future_tense/2016/02/18/why_google_facebook_and_microsoft_aren_t_joining_apple_s_fight_over_data.html