Evento Google – Apresentação da loja de música online
ESTADO: TERMINADO - Vídeo do evento no artigo Há cerca de duas semanas surgiram indícios que a loja de música online da Google estava em preparação e, muito provavelmente, o seu lançamento estaria para breve. Este é um serviço liderado actualmente pela Apple e Amazon e, como não poderia deixar de ser, a Google quer marcar também a sua presença neste mercado.
O serviço de música online da Google, o Google Music, está em versão beta já há algum tempo e a sua estrutura é bastante interessante, principalmente por permitir o acesso a um máximo de 20.000 músicas a partir de qualquer computador ou dispositivo Android, tudo gratuitamente (enquanto em beta).
Será esta a novidade do evento? Ou haverá algo mais?
Nota informativa
O convite surgiu no passado dia 11 com a mensagem "THESE GO TO ELEVEN" que é uma referência a uma frase do documentário This is Spinal Tap de 1984. O local do evento é em Los Angeles.
Já é conhecido que a Google conseguiu acordo, pelo menos, com as três principais editoras mundiais, EMI, Universal Music e Sony Music Entertainment, e estão assim reunidas as condições para que este serviço seja um sucesso. Como já anteriormente referimos, os rumores apontam para que o preço de cada música seja de um dólar e este serviço terá uma integração forte com a rede social da Google, o Google+, onde uma novidade interessante será a possibilidade de ouvir uma vez a música de um amigo sem a necessidade de a comprar. Essa integração com o Google+ será o que mais destaca a Google da concorrência pois é algo que não existe na Amazon e na Apple, o Ping, tem-se revelado um fracasso.
Vídeo do evento
Novidades
-
Google Music
beta
A Google dá continuação ao serviço Google Music beta e, nos mesmos moldes, o serviço fica disponível, de acesso livre para os EUA e... GRATUITO, como até agora foi.
O Android Market será a plataforma para adquirir e conhecer músicas, nos mesmos moldes utilizados para as aplicações e jogos, quer no browser ou no Android via Market.
O preço de cada música é, oficialmente, entre $0.69 e $1.29, eventualmente com preços mais apelativos para álbuns completos.
Está confirmado que as três principais editoras mundiais, EMI, Universal Music e Sony Music Entertainment, entre muitos outros independentes, fazem parte do "repositório" existente no Google Music.
Uma grande novidade tem a ver com conteúdos exclusivos de vários intérpretes como Shakira, Pearl Jam, Colplay, Rolling Stones, etc... Existe ainda, a partir de agora, vários álbuns disponíveis gratuitamente.
A Google abre ainda "uma porta" para intérpretes independentes que se pretendam lançar no mundo da Música, algo inédito até agora. Possibilita a criação de páginas, distribuição e venda de conteúdos musicais. A percentagem que a Google arrecada com essa venda são 30%, ficando os 70% para o artista musical. É permitido um preview de 90 segundos antes de a adquirir.
Resumindo...
- Em Maio o Android tinha 100 milhões de dispositivos activos. Em 7 meses duplica esse número e atinge os 200 milhões, tendo assim um target de conteúdos musicais gigantesco!
- O Google Music deixa a beta e passa agora a ser um serviço aberto nos EUA. Para quem, fora dos EUA, já utiliza o serviço (recorrendo ao método aqui explicado), funcionará tudo como até agora. Os convites disponíveis desapareceram e o registo poderá ser igualmente feito. Não é possível aceder à "Loja online" mas com uma proxy é possível aceder-lhe (não confirmei se é possível comprar ou adicionar conteúdos gratuitos ao repositório).
- A partilha na rede social Google+ é um ponto forte neste novo serviço, tal como já foi descrito acima na nota informativa.
- A quantidade e diversidade de conteúdos continuará, certamente, a aumentar e qualquer músico ou banda poderá propagar ou vender aqui o seu trabalho.
Artigos relacionados:
Este artigo tem mais de um ano
Ca te espero 🙂
Google powa
Live Stream: https://www.youtube.com/android
(22:08)
Alguém está a visualizar o stream ?
Ainda não…
Agora já se vê qualquer coisa… 🙂
Já estragaram tudo. Open for the US…
Vamos ver que “contratempos” haverão. Até agora também “só esteve” disponível para EUA por convite, e eu uso-o há meses… 😉
Correctíssimo Hugo.
Eu também já uso o serviço há meses…
O problema não é esse, para pessoas que querem comprar música legalmente isto neste momento é ilegal em Portugal.
Em Portugal é tão ilegal que nem é possível!
Eu para comprar, vou aos EUA num instante 😀 aí já não é ilegal!!!
Post para breve 😉
Já estragaram tudo?!
Eles, a Google não tem culpa que fora dos US as leis sobre os direitos de autor sejam mais rígidas ou assim.
Já parece aquela cena em que a Google queria meter as cidades, algumas, em 3D, e Portugal lá com a associação da proteção de dados ou la o que é, não deixou.
Ou seja, Portugal já podia ter Lisboa ou Porto, etc, em 3D, mas não….
Enfim…
Free!
ja utilizo esse servico a tempos, e claro, depois do itunes nao precisei mais muito dele só backup
Que grande porcaria de evento…
??
Eu tenho opinião contrária. Gostei do que foi anunciado, em especial a oportunidade que é oferecida a potenciais novos artistas em exporem os seus trabalhos.
Para a publicidade que este evento teve, acredito que muita gente tenha ficado surpreendida.
Agarraram em coisas que já existem e melhoraram apenas um pouco de nada, com ideias simples, como os artistas se adicionarem por si e definirem o preço das músicas, e poder fazer +1 no Google Plus. Não vejo novidades assim tão importantes ou úteis de forma alguma.
Eu cá achei mais do mesmo.
Até agora só te vi criticar!
Apple fanboy, deixa la a azia, ok?
Eu por exemplo gostava de comprar música sem ter de usar cartão no iTunes mas eles não tem paypal. Agora o Google Music não está disponível em Portugal. Porra então que se lixe, quero lá saber disso.
Além disso, o facto de qualquer artista se poder inscrever, vai criar um problema de falta de qualidade, iremos ter muitos Zé Cabra por lá…
Há sempre alguém que vai gostar do que tu não gostas 😉
Alguma ideia de como ter acesso aos albuns gratuitos?
ja tenho conta google music, mas só tenho acesso web pois nao tenho telefone android. E o serviço android market music só está para residentes nos EUA.
Experimenta uma proxy. Eu já experimentei e acedi à loja, só ainda não tive tempo para ver se dá para adicionar à nossa lista.
Podes tentar se funciona com esse método e dizer qq coisa depois, sff.
Confirmo e funciona 🙂
Brevemente publico um artigo com detalhes. Não é tão fácil como era… mas o método é bastante acessível.
Como audiófilo continuo a preferir o vinil mas isso está em vias de extinsăo. O “velho” CD serve.
O mp3 tem uma qualidade muito má para o meu gosto. Já agora mais uma loja com preços muito parecidos. Se é para ficar na mesma como o iTunes obrigado por dizerem que andam por aí. Mas para quem gosta de comprar música digital aí está uma alternativa.
vamos lá ver se este serviço valerá a pena :p
Alguém sabe onde posso fazer o download da versão final da app para Android? Ainda tenho a versão beta e não consigo instalar a versão final pelo market porque a minha conta e dispositivos são de fora dos EUA!
Brevemente… num artigo 🙂
Aguardamos ansiosamente por ele.. xD
Working on it.
E esta hein: https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/google-music-downloader/
Aguardamos então o tal artigo.
Keep up the good work!
Obrigado por essa dica, não conhecia (até porque sou utilizador do Chrome).
E como funciona em termos de pagamentos? A ver se dá para trabalhar da mesma maneira que se trabalha com empresas como a Viaddress em termos de pagamentos, embora seja o mais indicado para comprar coisas físicas…