Europol fechou o maior site de ataques DDoS por encomenda
Os ataques informáticos têm ganhado proporções preocupantes nos últimos anos. Deixaram de ser meras brincadeiras ou curiosidades de alguns supostos hackers para ações altamente organizadas.
A sustentar este tipo de ações estão também sites e organizações que alugam os seus recursos. Um desses sites, o Webstresser.org, foi agora fechado pela Europol.
Sites como o Webstresser.org não são conhecidos do público geral, mas são responsáveis por ações que todos já sentiram.
Este é um dos vários sítios web responsáveis por ataques de DDoS (Distributed Denial of Service), que muitas vezes afetam os serviços que usamos na Internet.
O fecho do Webstresser.org foi feito na passada 3ª feira e resultou na prisão dos seus administradores, tendo sido executada em vários países.
Esta ação foi o trabalho de uma investigação realizada pela polícia Holandesa e a Agência Nacional do Crime do Reino Unido, com o apoio da Europol e das forças policiais de outros 12 países.
Para além destas prisões, também toda a infraestrutura do Webstresser.org foi desmantelada, estando os equipamentos alojados em centros de dados do EUA, Holanda e Alemanha.
Segundo a Europol, os principais visados destes ataques eram a banca, instituições governamentais, forças policiais e serviços associados à industria dos vídeojogos.
O Webstresser.org tinha mais de 136 mil utilizadores e realizou, até abril, mais de 4 milhões de ataques. O preço praticado para utilização deste serviço era de apenas 15 euros mensais.
Este artigo tem mais de um ano
Os meus parabéns à Europol.É assim mesmo !! 🙂
Europoll, Grande Polícia europeia, excelente trabalho, e felicidades para o futuro.
E tem dos melhores inspetores portugueses lá a trabalhar 😉
Sem logica nenhuma, muitos websites de stress sao também utilizados para testar os seus propios servidores, para mim, isto conta como censura…. Se querem ter algo bom que invistam em melhorar a proteção do website.
136000 utilizadores X 15€/mês = 2 040 000€/mês…
Nada mau! 😀
Fecha um e já abriram 3 lol
Já foi pior, hoje o cerco é apertado e as tecnologias permitem às forças policiais facilmente chegar às portas dos “criminosos”. As penas depois fazem doer.
Não é tão certo assim como parece. O chegar fácil à porta do criminoso, depende mais da habilidade (ou falta dela) do criminoso do que da tecnologia de quem investiga.
Também temos de ser realistas, este tipo de ataque já não tem o impacto que tinha, e a utilização destes ataques, hoje em dia, é mais limitado. Já há soluções no mercado que mitigam muito as consequências.
A figura com o ddos em forma de bomba fazem me lembrar os bombardeamentos dos usa lol