Pplware

EUA vão banir equipamento da China das suas redes por ordem de Donald Trump

A guerra comercial entre os EUA e a China tem escalado ao longo dos últimos meses. A face mais visível deste confronto é a pressão exercida sobre outros países para rejeitar equipamentos de marcas como a Huawei ou a ZTE.

Agora este confronto pode escalar com uma decisão de Donald Trump. Este quer banir os equipamentos de empresas chinesas das redes dos operadores, com a desculpa de receio de espionagem.


Ainda não existe nada de concreto, mas fontes próximas do presidente dos EUA dão como certo que dentro de dias vão surgir novidades. Estas vão incidir sobre a presença de equipamento chineses e empresas chinesas dentro das redes dos operadores dos EUA.

Essas mesmas fontes avançam que será assinada uma ordem que irá banir esses equipamentos novos nestes mesmos operadores. De acordo com o jornalista Nick Gray, que revelou este caso, há uma grande pressão por parte da Casa Branca para que essa ordem seja assinada. A ideia é que a mesma seja efetivada antes do MWC, que acontecerá na última semana de fevereiro.

Com esta decisão, Donald Trump pretende mostrar ao mundo uma posição firme dos EUA. Estes estão preocupados com a possibilidade das empresas chinesas estarem a roubar informação. De notar que nunca foi provado que a China espia os cidadãos americanos.

De forma menos visível, a ideia é outra e bem mais importante. O presidente norte-americano quer impedir as empresas chinesas de participar na implementação das redes 5G nos EUA e, se possível, noutros países.

Claro que ao tomar esta decisão, Donald Trump está a controlar de forma negativa o processo de implementação das redes 5G. O impacto para empresas como a Huawei ou a ZTE será grande, com perdas financeiras. Por outro lado, e como prejuízo para os EUA, a implementação desta medida, vai encarecer a construção destas redes.

Caso se materialize esta decisão, será uma declaração bem clara dos EUA contra a China. O resultado posterior não será satisfatório. A perseguição feita por Donald Trump e o seu gabinete às tecnológicas chinesas tem resultado em problemas, em especial nas redes 5G.

|Fonte

Exit mobile version