Estudo: Quem utiliza as redes sociais?
As redes sociais mudaram a forma como nos relacionamos à distância. Não seria interessante caracterizar o utilizador-tipo de uma rede social? Ter uma noção da distribuição etária e de sexos das inúmeras redes que povoam a Internet? Quem são os utilizadores que mais utilizam o Facebook, o Twitter ou o LinkedIn?
O site Pingdom fez um estudo acerca desta matéria. Analisando os dados demográficos de 19 redes sociais, o resultado são gráficos bastante elucidativos que nos permitem tirar algumas conclusões.
Em primeiro lugar, nada como clarificar as condições deste estudo. Os dados demográficos de cada rede social foram retirados do Google Ad Planner e são relativos à população dos EUA. Foram posteriormente feitos alguns cálculos e o resultado é o seguinte...
Distribuição etária geral
É bastante claro o domínio dos utilizadores dos 35 aos 44 anos, a faixa etária que domina o social media. Para os fãs da estatística, este gráfico quase que se assemelha a uma distribuição normal, embora a faixa etária dos menores (até 17 anos) assuma elevada importância no mundo das redes sociais.
Esta é a distribuição etária vista como um todo, no entanto, se analisarmos site a site, a realidade pode ser bem diferente...
Distribuição etária por site
Aqui foram representadas as faixas etárias dos utilizadores por cada uma das 19 redes sociais analisadas, sendo que no topo está a rede social maior número de jovens e em baixo a rede social com os utilizadores mais velhos.
O Bebo e o Myspace são as redes sociais com maior número de crianças e adolescentes (17 anos ou menos), contrastando com sites como o LinkedIn e Slashdot, tal como seria de esperar.
O Classmates.com é tanto utilizado por crianças e adolescentes, como por utilizadores de 65 ou mais anos.
Comparando as redes sociais Facebook e Hi5, é possível verificar que existe um claro domínio por parte das crianças e adolescentes e até jovens adultos no Hi5, face ao Facebook. Esta é uma situação similar ao que acontece no nosso país, em que se nota uma clara diferença nas faixas etárias destes dois sites, embora cada vez mais o Facebook se venha aaproximar do Hi5.
Quanto ao Twitter, 64% dos seus utilizadores têm 35 ou mais anos, sendo a faixa predominante a dos 35 aos 44 anos.
Utilizador-tipo por site
Foram estimadas as idades médias para cada uma das redes sociais e o resultado foi o seguinte:
O utilizador-tipo de qualquer das umas redes sociais tem cerca de 37 anos.
O site LinkedIn é a rede social com a segunda média etária mais elevada, cerca de 44 anos. Este facto é compreensível devido ao seu teor profissional.
A idade média de um utilizador do Twitter é de 39 anos, do Facebook é 38 anos e do Myspace é 31 anos, embora seja importante ter em conta que existe um grande desvio-padrão.
A rede social com os utilizadores mais jovens de sempre é o Bebo.
Grupos etários dominantes
Como puderam observar, o grupo etário dominante das redes sociais encontra-se entre os 35 aos 44 anos, facilmente observável nos gráficos anteriores. Segundo o Pingdom, esta situação pode ser explicada pelo facto de, nos anos 90 - quando a Web deu o grande salto - estes utilizadores se encontrarem na casa dos 20. São portanto a geração Web.
Se olharmos com atenção para os vencedores etários em cada site, é possível verificar:
- 0 aos 17 anos - Grupo dominante em 4 dos 19 sites (21% dos sites).
- 18 aos 24 anos - Não domina qualquer site.
- 25 aos 34 anos - Grupo dominante em 1 dos 19 sites (5% dos sites).
- 35 aos 44 anos - Grupo dominante em 11 dos 19 sites (58% dos sites).
- 45 aos 54 anos - Grupo dominante em 3 dos 19 sites (16% dos sites).
- 55 aos 64 anos - Não domina qualquer site.
- Mais de 65 anos - Não domina qualquer site.
Não deixa de ser surpreendente o facto do grupo etários dos 18 aos 24 anos não dominar qualquer rede social, mas isso pode ser explicado pelo facto de ser o grupo com menor amplitude de intervalo, 7 anos face aos 10 anos dos restantes grupos etários. No entanto, a não dominância dos utilizadores de 55 ou mais anos não surpreende.
Homens e Mulheres nas redes sociais
Algumas conclusões se podem retirar perante a análise deste gráfico:
84% (16 em 19 sites) dos sites possuem mais mulheres que homens.
As redes sociais de cariz noticioso tal como o Digg, o Reddit e o Slashdot concentram bem mais homens que mulheres. Esta diferença é completamente inquestionável no Slashdot, um site mais direccionado à população geek, claramente dominada pelos homens. Sem considerar estes 3 sites, todos os sites seriam dominados pelas mulheres.
O Twitter e o Facebook partilham quase o mesmo número de homens e mulheres, embora o Twitter possua 59% de mulheres e o Facebook 57%.
O Bebo é o site com mais mulheres da Web, cerca de 66%, seguido do Myspace e Classmates.com com 64%.
Considerando a média de sexos em todos os 19 sites, 47% são homens e 53% são mulheres.
Perguntas finais
E vocês, o que acham?
Porque será que certos sites atraem mais a população jovem e não os mais velhos? Porque será que as mulheres dominam claramente as redes sociais? Porque é que os homens parecem dominar claramente os sites noticiosos?
Espero ansiosamente pelos vossos pontos de vista! Fontes: Pingdom - Idade e Sexo nas redes sociais
Este artigo tem mais de um ano
Basicamente, tá entranhado na população. Em toda ela.
Partilho.
Boa analise;)
“Porque será que as mulheres dominam claramente as redes sociais? Porque é que os homens parecem dominar claramente os sites noticiosos?”
É quase como perguntar porque é que as mulheres são as que dominam as revistas cor-de-rosa… são cuscas por natureza 😀
Enquanto os homens apesar de haver uns afemeninados, a maioria prefere frequentar sites de noticias (como o Pplware) e ganhar alguns conhecimentos úteis, do que perder tempo em mariquices de redes sociais.
hehe, nem mais
Assino por baixo. :p
Isto é uma grande verdade, mas nem para todos os casos. Na minha opinião as redes sociais é um espaço onde pessoas que não têm mais anda para fazer podem passar o seu tempo.
Digo isto porque uma pessoa que tem hi5, facebook, twitter, etc, etc, claramente não tem mais nada para fazer de interesante. Se não, eram pessoas normais como nós que querem aprender algo de útil quando frequenta sites como o pplware… 🙂
Sinceramente este tipo de resposta sem saberem do que falam começa a ser comum por cá…
As redes sociais são apenas para quem não tem mais nada para fazer ao tempo?
Estás completamente enganado, as redes sociais são cada vez mais usadas por empresarios e empreas de sucesso (todos eles com o tempo contado) para conseguir expandir clientes e o nome ou marca que representam. O própio B. Obama fez grande parte da sua campanha eleitoral nas redes sociais norte americanas e não foi o único.
E depois popem tambem a descriminação sexual porque o estudo tambem aponte para a esmagadora maioria dos homens serem “geeks” e apesar de eu me encontrar nessa categoria sei que não é melhor do que ser “cusca por natureza”.
Fiquem bem!
Eu concordo consigo, mas digamos que quem tem várias redes sociais e as usa para fins de publicidade, não são pessoas de passar todo o dia a “cuscar” a vida das pessoas a ver as fotos novos, os comentários, etc, etc.
Era isto que queria transmitir e que todos os sabem. xD
@António Pinto
Não penso ser ofensiva a palavra Geek.
Muito pelo contrário, acho bastante IN, muito chique, mui sui generis.
Mas isto sou eu 🙂
Axo que a resposta a isso se deve a contas falsas para publicidade… pela minha experiência, embora que pequena no Bebo, a maior parque que me aparecia eram contas claramente viradas pro spam… fiz imensos reports… acabei por apagar a conta devido ao spam…
por cá, sou user do Facebook 🙂
cumps
Nem mais.
Então obrigada por me chamares homem, ou melhor, mulher-homem? Ai ai 🙂
Respondendo a todos, sou utilizadora das redes Myspace, Last.fm, Reddit, Facebook, FriendFeed, Digg, Twitter e LinkedIn. Slashdot não tenho conta, mas costumo ler por vezes. E é claro, sites noticiosos e outros (como o Pplware) são o pão nosso de cada dia.
Mariquices? Talvez. Útil? Muitas vezes. Por cusquice? Claro que não!
Para mim, a vantagem das redes sociais é INTERLIGAR as pessoas e permitir essa mesma PARTILHA de conhecimentos úteis. Já foram N os casos em que tomei conhecimento desta ou daquela notícia interessante que posteriormente transformei por exemplo aqui para o Pplware.
É o Ciclo da Internet!
É claro que o que eu disse foi num tom de brincadeira 😀
Eu pessoalmente até usufruo de uma rede social (é mais rede musical mas enfim) frequentemente, que é o lastfm. É bastante útil para conhecer novas músicas e bandas dos géneros que nos agradam.
Agora… para conhecer pessoas e manter contacto com amigos desculpem lá mas aí sou “antiquado” e prefiro sair à rua para conviver com as mesmas.
São certos tipos de redes sociais em que se explora a vida pessoal que eu nunca fui adepto.
E acho que as mulheres são naturalmente mais vocacionadas para esse tipo de redes, pois têm uma necessidade maior em relação aos homens de comentar as novidades do dia-a-dia. Talvez por causa do que o usuário Paulo39 menciona uns textos abaixo, a mulher sempre esteve mais virada para o convívio que o homem desde os primórdios. O “são cuscas por natureza” é só uma forma engraçada de dizer :p
Pronto, estás perdoado. 😛
Sim, é verdade, somos mais “controladoras”.
E a tua forma “antiquada” de ver as coisas é uma forma perfeitamente válida. Quanto a mim, já cheguei a tomar contacto com pessoas que entretanto, devido aos diferentes caminhos da vida, deixei de ver. Nessa perspectiva, as redes sociais são uma vantagem.
E sim, admito, temos tendência a ser cuscas, não nego!
Pois, nesse aspecto sou como tu. Dá-me muito mais gozo conviver com as pessoas reais além de que andar ao ar livre ventila o cérebro (lol). Não gosto de ficar enfiado em casa o dia todo, embora às vezes acabe por ficar, até porque se poupa muito dinheiro :\
Eu cá tenho um desinteresse total por redes sociais. Só a linkedin é que acho relativamente útil.
Não sou anti-social 🙂 mas a forma como se tira partido dessas redes não me interessa, de todo… ainda mais quando vejo toda a gente pasma a olhar para uma quinta e a deixar os amigos reais para lá ir ter com os virtuais. Ok, é um jogo e pode ser viciainte mas…
Assino por baixo.
Por mais que tente (não quero ser um info-excluído lol) não consigo encontrar utilidade a qualquer um dos 19 analisados.
Sou um triste 😀
Também assino!
Faço minhas as palavras do Cura
yep, verdade! quase toda a gente que conheço que tem o facebook, basicamente só o usa por causa da bichanice do farmville! a sua grande maioria sao mulheres claro…mas tambem la ha uns barbudos, gays claro! 😀
Mas por acaso tinha ideia que a faxa etaria dos 18-24 tivesse uma presenca mais dominante nestes espaços virtuais!
Subscrevo totalmente o Cura.
Facebook, Hi5, Bebo e afins, são perda total de tempo, preferindo eu usar algo que tenha utilidade, tal como o LinkedIn ou Twitter, por questões profissionais. Por outro lado, o Digg, mais como “time-waster”, ou o StumbleUpon por questões de sincronização de bookmarks e afins. Mas raramente perco mais que 10 minutos à volta de cada um.
Mas como diz o book, está entranhado mesmo.
A faixa etária dos 18 aos 24 são os estudantes universitários…que, feliz ou infelizmente, são as únicas pessoas que vêm o tempo como um bem raro. Estudar e aprender requer muito tempo…e ou estás a brincar aos amigos ou queimas pestanas.
A minha (pequena) meia hora de almoço é para esticar as pernas e vir aqui e ao neowin ver as novidades, porque a seguir são 6 horas de estágio!…
Abraço
Isso do Farmville é falso. Há muita gente que usa o Farmville, eu por exemplo acho uma perda de tempo e conheço N pessoas que partilham a mesma opinião.
Para mim a utilidade principal do Facebook não é por esta ou aquela foto daquela festa de ontem à noite e comentar e blá blá. Não. A principal utilidade que eu encontro é o facto do News Feed se assemelhar a um Twitter, mas em ponto maior e com mais recursos visuais. Notícias, Vídeos, Imagens, Sites interessantes, tudo pára lá. Falo isto tendo em conta os meus “amigos” do Facebook, como é óbvio.
Mas claro, isto tudo gasta tempo, disso tenho eu a certeza. Mas cabe a cada um de nós saber gerir o seu próprio tempo e impor limites.
Mas isso é como tudo na vida, não é? 🙂
Assino por baixo mas sou utilizador das redes sociais ocasional, pois acho que elas têm algum interesse mas não que que é dado resultante de um vicio.
A mim não se aplica o comentário do Aptenodytes Tuxus. Apesar de ser mulher e de ter uma conta em algumas redes sociais, não as uso de todo, porque não lhes vejo utilidade em termos profissionais (ou para o meu tempo livre). Vou ser obrigada a usar algumas porque sou aluna num curso de e-learning. Neste curso dizem maravilhas pedagógicas sobre as redes… Verei e depois conto-vos.
Entretanto, apesar de não saber nada de informática, venho ao pplware, saber das novidades, aprender e resolver problemas, pois não tenho amigos “reais” para me valeram.
Espero continuar a contar com o pplware!
“pois não tenho amigos “reais” para me valeram.”
E ainda sem não gosta de redes sociais!!!
Desculpam lá seus NERDS…mas Redes Sociais não é igual a não ter amigos reais!!! 😛
Parece-me até que existe alguma cumplicidade… entre não ter amigos reais e não gostar de redes sociais!! 😛
LOL
No way….Really?
Então mas de todos os meus colegas só uns dois é que não têm facebook… xD
Ainda dá para responder ao questionário?
Cumps,
djx
“Porque será que certos sites atraem mais a população jovem e não os mais velhos? Porque será que as mulheres dominam claramente as redes sociais? Porque é que os homens parecem dominar claramente os sites noticiosos?”
Primeiro existem mais mulheres que homens, segundo, os homens nao têm tanta pachorra para sites de carisma social como as mulheres; terceiro as mulheres são muito piores que os homens no que toca a vicios, essa e uma palavra que não existe no dicionario delas porque elas não o admitem; quarto, é por todas estas razões que o publico alvo de ouro de jogos, e afins são as mulheres agora que a internet está democratizada.
Quanto as idades, eu fiquei surpreendido pela elevada idade dos utilizadores e não pelo facto de serem jovens… Exatamente, reparem a minha geração dos 18 as 24 tem um percentagem muito reduzida de redes sociais… O que eu acho fixe por saber que não é uma geração agarrada como as outras e temos que ver as gerações mais velhas nã sabem usar muitas das vezes computadores, a percentagem e muito de 8 para 80, portanto concluo que as pessoas mais velhas usam mais redes sociais que as mais novas. Este estudo surpreendeu-me muito para dizer a verdade, fico contente por saber que os nossos “pais” são piores que nós filhos…
O facto da faixa etária dos 18 aos 24 anos possuir menos adeptos das redes sociais é explicado em parte no artigo: a amplitude desse intervalo é menor, 7 anos, ao contrário das restantes (10 anos).
De qualquer das formas sim, existe uma clara tendência para os trintões usarem as redes sociais.
Falas em jogos, e dizes que as mulheres se viciam mais? Espero que fales de jogos em Flash por exemplo… Porque se formos a ver os jogos MESMO jogos, é notório o domínio dos gamers de sexo masculino. Para não falar dos inúmeros casos de “agarrados”.
Tou a falar do jogos na generalidade. Actualmente o mercado está voltado para os elementos do sexo masculino mas isso está a mudar, e vemos as mulheres a começarem a viciar-se como nunca, tens exemplo actualmente dos jogos em flash, mas como ja li entrevistas de empresários da industria dos jogos dizer, as mulheres são o proximo alvo… MMO’s está a começar a ganhar adeptos femeninos como nunca, tens o Sims, que não é a primeira vez que vou a uma Fnac ou Worten e vejo as meninas a volta das caixas todas entusiasmadas como eu não vejo os rapazes, tens uma serie de exemplos, e esta reviravolta está apenas a começar agora, pois só agora é que a informatica se tem democratizado, e se tem voltado para o sexo femenino e mesmo assim existe um numero crescente de “agarradas” principalmente nos jogos que permitem uma vertente social…
Quanto a tal faixa etaria… Não considero o facto da faixa ser mais pequena um ponto importante, sabendo que essa é a faixa etaria actualemente com mais acesso e liberdade de uso da informatica, seria um requesito ser muito mais representativa nestes estudos, o que não se vê. Mas é apenas uma analise superficial, para ser mais preciso necessitava de mais dados.
Desde já queria dar os meus parabéns ao PPLWARE e à Ana Narciso por este artigo. Está bem escrito e mostra claramente os dados recolhidos no estudo (é este tipo de coisas que se quer num artigo deste género).
Em relação a este tema, a minha opinião é a de que acho perfeitamente natural que haja uma predominância das mulheres nestes espaços. E, ao contrário do que pensa o Aptenodytes Tuxus e o Nuno O. não creio que isso se deva ao facto de elas “serem cuscas” e não “terem nada de útil para fazer”. Na verdade, há vários estudos que indicam que as mulheres sempre foram o elo social entre a raça humana. Na idade da pedra, quando os homens partiam para a caça, as mulheres ficavam nos abrigos a conviver umas com as outras ao mesmo tempo que cuidavam das coisas para o regresso dos homens. Hoje em dia, em tribos africanas, isto ainda se verifica. Os homens têm, em geral, um sentido mais prático. Falam menos e fazem mais, por outro lado, as mulheres são exímias na comunicação. Ambos os sexos complementam-se.
(Como nota que acho particularmente interessante, num desses estudos que uma vez vi sobre o a estrutura e organização dalgumas tribos africanas, era explicado que, no seio dessas tribos, os únicos a poder manusear venenos eram os homens, enquanto que as mulheres estavam terminantemente proibidas de o fazer. Segundo os homens da aldeia, se elas o fizessem, não tardaria a que se envenenassem umas às outras! Isto mostra também aquela característica feminina que nós conhecemos tão bem que quando 2 mulheres entram em choque começam num jogo implícito de vinganças muito cruéis até que um dia fazem as pazes e já são as melhores amigas do mundo! xD )
Agora, como é óbvio, quando se analisam dados deste tipo, tiram-se conclusões para a generalidade, portanto haverá com certeza muitas mulheres que não são assim, como haverá homens que o são.
Em relação às redes sociais de hoje em dia, devo dizer que não sou grande fã. No entanto, vejo-me na necessidade de aderir a algumas porque, de facto, nalgum momento, preciso. É o exemplo do twitter, que só uso para seguir o PPLWARE e a Eurosport! Já o Facebook, experimentei, mas não tenho qualquer tipo de paciência para aquilo, vou lá 1 vez a cada 2 meses aceitar os pedidos de amizade de conhecidos e pronto.
Uso o Youtube e o Vimeo para colocar alguns videos online, uso o StumbleUpon para achar pérolas na web e o Lastfm por causa da música.
Exatamente, e também porque as mulheres nas idades mais remotas eram as responsaveis por transmitir os conhecimentos as crianças como tal a sua capacidade de dialogar e muito superior a do homem, que é como disses-te muito prático. Apenas deconhecia essa dos tribos africanas, se bem que conheço muito bem essa caracteristica das mulheres de “envenenarem” as outras, na realidade é o que elas fazem todos dias 😛
É giro como os dois sexos completamente diferentes em ideias e comportamentos se complementam tão bem.
Também concordo totalmente com a parte do envenenar. Essa é uma característica que me irrita profundamente quando estou em contacto com mulheres.
É nessas altura que penso “benditos homens, tão mais simples e simpáticos!”.
Bem, adorei o teu comentário, muito boa análise!
Obrigada 🙂
ta visto…
o proximo a registar será no BEBO… o que tem mais mulheres, logo mais oportunidades… hahah
Até que enfim algum gajo inteligente! 😀
Concordo… Finalmente um gajo inteligente!!
Boa Mike!! 🙂 Acha alguém com coragem para dizer o que a maioria pensa mas vem para aqui dizer… Ah e tal… Redes sociais é para gays…não tenho tempo para isso!!! 😛
mau mau…é vir para aqui dizer que se precisa de redes sociais para arranjar gajas!!!!
isso é mas é desculpa pra poder ter uma quinta no facebook!! lool 😀
Isto é tudo referente aos EUA, o que não reflecte em nada o que se passa na Europa, são realidades muito diferentes.
Mas é um estudo com o seu valor. Afinal não somos assim tão diferentes.
Será que tiveram em consideração bots, e-horing, pessoal com múltiplos perfis, etc, etc?
o Mais provável é que não!
as respostas às perguntas deixadas pela Ana, não são simples. E para responder com alguma correcção teríamos de desmanchar os dados da amostra, ventilar os dados, voltar a desmanchar os dados à luz de certos acontecimentos e por fim ventilar novamente os dados. E mesmo assim a margens de ponderação seriam elevadíssimas.
Deixo só um pequeno exemplo: há 3 semanas, foram colocados à venda 5 000 mil perfis de utilizadores portugueses de uma rede social já com comunidade de “amigos / seguidores” estabelecida. Todos os perfis têm o mesmo género – feminino.
Acho que para bom entendedor meia palavra basta…
Cumprimentos a todos
E será que as mulheres apontadas, são mesmo mulheres ou bots com perfis femininos?
Ou pior, homens que criam perfis de mulher. E não, não estou a inventar, há quem goste de fazer isso, vá-se lá saber porquê…
Sim também ocorre, motivos são multiplos:
-simples curiosidade em saber o tamanho do feedback do sexo oposto (que será sempre enorme lol)
-partidas ou humilhações, cada vez mais crescentes nas comunidades estilo 4gifs
-espalhar malware
Fica aqui a nota para o mesmo género de estudo, mas para Portugal, efectado pela Fullsix/Netsonda:
http://www.netsonda.pt/not_estudos.php?aID=1382
Obrigada por partilhares!
Com uma amostra de 402 pessoas.
eu não tenho paciência para os farmvillers…
quando estou em aula e oiço ovelhas, porcos e vacas…é deprimente.
Eu também não tenho paciência nenhuma para o Farmville. Nem para Facebook no geral. A não ser que esse comentário tenha o objectivo de insultar todos os utilizadores de redes sociais no geral. Se assim é, parabéns… És um triste de primeira.
Posso dizer que sou um viciado no twitter. Eu era daqueles que não encontrava utilidade nenhuma no Twitter. Aos poucos fui me apercebendo que tem, e muita…
Estou a ver que há muitos sociologistas por estas bandas… Se calhar, um sociólogo explicava melhor estas coisas… desde que devidamente estudadas e fundadas!
Há alguns comentários cheios de preconceitos e ideias pré-definidas…
Cumps!
Cada vez como menso tempo para essas coisas…só tenho o hi5 e tou a pensar em apagar a conta já que nao ponho la os pes…
lol ja esta ^^)
Então afinal os homens perdem tempo em redes sociais a ver se “sacam gajas”, mas as mulheres perdem lá mais tempo ainda a organizar fotos em biquini e a ver se as outras estam mais em forma, enfim…
Excelente artigo, Ana.
É um estudo muito pertinente, curioso e esclarecedor.
Na minha opinião os jovens são muito aliciados pelo conteúdo e facilidade, de determinada rede social. Já os “old school” penso que usam mais as redes sociais com outra finalidade, ou o de reencontrar pessoas, ou partilhar objectivos, realizações profissionais, entre outros.
A nível de sexos, surpreendeu-me o facto de as mulheres dominarem praticamente todas as redes sociais, mas talvez essa situação se prenda com a característica sociável saliente, da maioria das mulheres. A dinâmica lúdica das redes sociais como enviar bonequinhos, imagens engraçadas, vídeos, está mais associada à mulher que ao homem, na minha perspectiva. E penso que a possibilidade de criar um mundo virtual com todas essas características que o tornarão único, é bastante aliciante para as mulheres em geral.
Antes do mais queria felicitar a Ana pelo excelente artigo que aqui expôs.
Quanto à questão final que coloca, creio que neste momento a população que mais adere às redes sociais é precisamente a mais jovem (até aos 35-44 anos) um pouco à semelhança do que acontece com os videojogos. Num estudo recente da Activision, chegou-se precisamente aos mesmos resultados, em que a maior parte dos jogadores pertenciam ao escalão etário de 15-34 anos.
A meu ver, tem a ver com a “colheita” à qual pertencemos. Por outras palavras, tem muito a ver com o panorama tecnológico da altura. Se virmos bem, utilizadores a partir dos 30 anos, significa que nasceram posteriormente a 1980 (mais coisa menos coisa), ou seja, o grande boom informático nasceu aí … já nem menciono os Spectruns, mas sim os computadores pessoais primeiro, depois a Internet, e por fim toda esta abundância de conteúdos online que temos hoje à nossa disposição.
Em suma, creio que esses gráficos são o reflexo de várias gerações que cresceram com a massificação, também ela crescente, das novas tecnologias.
Engraçado e interessante seria pensar em como será daqui a alguns anos (uma década ou mais por exemplo) … quase me atrevendo a afirmar que o declinio das ultimas faixas etárias não será assim tão acentuado …
Bem … cá vamos estando para ver …
Mais uma vez … um Excelente artigo.
eu acho que as redes socias so servem para