Está disposto a pagar para ter serviços no Twitter?
A fabricante informática Dell anunciou na semana passada que já tinha encaixado 2,15 milhões de euros com vendas feitas no Twitter. Através da conta @DellOutlet, a empresa vende computadores reformulados e tem mais de 600 mil seguidores. A estratégia está a ser um sucesso estrondoso, como há muito a Dell não conseguia. E qual foi a comissão dada aos donos do Twitter? Zero euros.
Tal como já aconteceu a outros sites que de repente se tornam moda, o Twitter parece ser o único que não está a lucrar com a sua própria popularidade. São às dezenas os serviços criados de propósito para esta rede de micro-blogging, onde cada texto tem um máximo de 140 caracteres. O mais recente é o Super Chirp, da empresa 83 Degrees, que permite cobrar pelos tweets. A quem interessa? Aos fãs da Britney Spears, por exemplo, que assim terão acesso exclusivo às confidências da cantora.
Mas a lista é interminável: StockTwits, TweetdDeck, Tweetizen, 140Labs, Twistori, Tweetscan, Twitterholic, Twitpic, Twitter-karma, Twittermail... Há mais de 100 serviços e empresas criados exclusivamente para servir os utilizadores do Twitter. A loucura atingiu proporções tão drásticas que já se fala numa revolução Twitter, com implicações políticas.
Mas como pode um site com 17 milhões de utilizadores ser gratuito eternamente, sem publicidade nem assinaturas, feito a partir de um apartamento na Califórnia? Não pode. Os seus criadores sabiam disso quando recusaram vender a empresa ao Google. E em Maio, o co-fundador que o i traz esta semana a Portugal, Biz Stone, admitiu finalmente ter contratado um especialista para "inventar" serviços premium.
A questão é esta: está disposto a pagar para usar o Twitter?
1. Exclusividade do nome: Experimente fazer uma busca por Madonna para ver se a rainha da pop também é adepta do Twitter. Muito bem, agora adivinhe qual das dezenas de resultados corresponde à verdadeira artista. Não consegue? Pois não. Enquanto não for possível pagar para garantir que um nome conhecido só é usado pelo verdadeiro dono, vão continuar a acontecer abusos potencialmente desastrosos no Twitter. Por exemplo, um clone de Lindsay Lohan a chamar nomes a Obama.
2. Caracteres extra: Este foi um dos serviços que um conhecido blogger enumerou numa partida monumental pregada à blogosfera em Março. Anunciou que haveria quatro contas pagas no Twitter, com os nomes de código Sparrow, Dove, Owl e Eagle. Todas dariam espaço extra para cada tweet, com preços e características diferentes. Muitos sites de notícias acreditaram e deram a novidade como verdadeira, embora fosse um embuste. No entanto, vários utilizadores do Twitter gostaram da ideia de ter mais caracteres, apesar de colidir com princípio que lhe deu origem - a capacidade de sintetizar.
3. Segmentar os tweets: A ideia do Twitter é ser uma mega sala de chat ou messenger mundial. Mas queremos mesmo que toda a gente leia os mesmos tweets? Há coisas que são para a família, outras para amigos e outras para colegas de trabalho. Não seria interessante poder criar tweets restritos? A divisão por grupos é uma possibilidade.
4. Qualidade de serviço: Assim como se paga mais por uma ligação à internet mais rápida, também poderia haver diferenciação nos níveis de serviço. É que desde que o Twitter se tornou uma loucura global, a sua capacidade tem vindo a diminuir. Falhas, lentidão, erros: é o preço a pagar pela fama.
5. Relações públicas: Esta é a parte institucional, que até agora está a passar ao lado do Twitter. Muitas empresas usam o site como forma de promoção gratuita. De certeza que um serviço dedicado a direccionar o esforço de marketing viral teria a atenção (e o pagamento) de muitas empresas. Afinal, não há almoços grátis. I
Este artigo tem mais de um ano
é que nem penses que vou pagar esta bodega só para ter esses serviços
ok, entao nao fui o 1º 🙁
Se nao for um preço abusivo, por que nao?
Se algo parecido acontecece ao gmail, por exemplo, e eles nao cobrassem um preço alto, eu pagaria, pois eh um otimo serviço de email. Claro que as respectivas empresas tem que me dar garatia de que o serviço estara sempre a funcionar.
. .
( 1ª vez q sou o 1º a postar algo 😀 )
*acontecesse
Isto das modas é fantástico. O problema é quando passam.
Bem, agora que penso nisto… a TMN também começou a permitir fazer updates via SMS ao Twitter. Pagamos 0.05€ por cada update e 0.01€ por cada resposta que obtemos. Agora imaginem o que me aconteceu quando recebi perto de 100 respostas a um tweet meu…
Lucro para o Twitter com isto tudo? 0€.
Penso que o facto de ser gratuito, poderá mudar brevemente.
Não, claro que não vou pagar para ter isso!!!
É assim que raio de empresa é essa que tem um dos serviços mais utilizados do mundo e não sabe retirar proveito dele? Esse de as empresas terem de pagar está muito bem, eu creio que quem usa-se esse serviço com intenção de lucrar deveria ter que pagar uma quantia mensal, dependendo do volume de vendas, uma coisa simbolica, mas grão a grão enche a galinha o papo não?
Não sou utilizador twitter, tenho uma conta que está ligada ao meu blog, mas mais nada que isso (sim isto tem potencial mas para mim não a nivel individual), mas volto a dizer como pode uma empresa a andar dar tudo de mão beijada? Um site desses é para lucrar que nem um louco, com tanto utilizador é só dar asas a imaginação
Provavelmente o criador nao estava a espera de um sucesso tao grande, e agora que está a ver que isto pode ser um grande negocio vai fazer alguma coisa 🙂
Sempre podem meter publicidade no site. Assim ganham algum €…
http://mashable.com/2009/06/17/iranelection-crisis-numbers/
Desculpem lá a frontalidade mas acho que são muito crentes.
Vocês pensam mesmo que o Twitter não lucra nada? Um serviço com 600 mil seguidores deve ter pelo menos o mesmo numero de acessos diários, mas tendo em conta a natureza deste serviço e a sua popularidade podemos supor que existe muito mais tráfego.
Visto isto, alguém me explica onde os responsáveis pelo Twitter vão buscar dinheiro para pagar as contas (que serão mais que exorbitantes) dos servidores?
Meus caros, o Twitter é um negócio e não um favor!
Acredito que eles utilizem isto como pretexto para aumentar a margem de lucro, isso sim. De qualquer forma, sendo alguém dono de um produto, acho muito bem que o rentabilizem…
Em relação à questão, não, não pagaria; nunca utilizei o Twitter, pois nunca lhe encontrei utilidade e não sou do tipo de usar as coisas só porque é moda.
Assino por baixo tudo o que disseste!
Por agora todos os custos são mantidos por investidores.. no entanto obviamente eles esperam no futuro ter algum lucro.
É a mesma coisa que o YouTube, pelo que sei ainda dá mais prejuízo à Google do que lucro.. no entanto é uma coisa demasiado poderosa para a Google não querer ter…
Quanto à utilidade só posso dizer que estou a fazer coisas a nível empresarial “em cima” do Twitter, mais não posso dizer. Mas é so pensarem um bocadinho e não pensarem que há milhoes de pessoas idiotas e vocês é que percebem que não serve para nada aquilo…
Acalma-te… Eu não disse que o serviço era inútil ou que quem usa é idiota!
Artigos como este provam que o Twitter é útil, pelo menos para alguns.
Eu disse que, e volto a repetir, eu não lhe encontrei nenhuma utilidade logo não pagaria.
Também sei que o lucro vem dos investidores (daí ter-lhe chamado negócio e não favor), ou seja, quanto mais serviços baseados no Twitter mais investimento, logo mais lucro. Visto isto é correcto admitir que os responsáveis do Twitter estão a lucrar (atrevo me a dizer bastante) com esta situação.
Voltando à questão do quanto idiota é ou pode ser, mesmo tu que apoias o teu negócio no Twitter, tens de admitir que esta popularidade em muito se deve ao facto deste serviço se ter tornado uma moda e não tanto ao facto de ser útil ou não…
“Exclusividade do nome”
Há dezenas de madonnas, muitas falsas, outras podem ter o nome madonna, que direito tem a “mais famosa” das madonnas, de pagar para ter direito a um nome (seu tudo bem), que partilha com muitas outras pessoas …
Em relação ao twitter, há varias formas de lucrar com serviços. O podem inventar coisas premium, freemium ou até meter pub. Com 17 milhões de utilizadores, como diz no artigo, não deve ser fácil lucrar (e muito) com tanto tráfego diário.
Boas, é assim venho aqui falar de uma coisa que não é sobre o Twitter mas é o IRC. custumo estar no canal aqui do Pplware na PTnet e não vejo por lá ninguém. Acho que era um bom assunto para ser postado, porque muita gente não sabe o que é e como se registar e qual o programa e etc. Isto na minha opinião, sempre trocavamos ali umas ideias e tal. Espero que não levem a mal 😡
Boas pessoal,
A propósito desta tema peço-vos que olhem para este projecto que foi feito por uma pessoa particular, e que está no caminho correcto 😉
http://www.tweetaporsms.com/
É que é ja aaaaa seguir;
se meterem o serviço pago bem idiotas são vão perder montes de ppl;
nem 1 euro (coisa q não deve ser)
twitter sucks !
Colegas,
o Twitter é uma rede social, e como tal, não faz sentido que a esmagadora maioria dos utilizadores venha a pagar por um serviço destes.
Imaginem hi5, facebooks, orkuts, e todas as redes sociais web 2.0 a serem pagas. Qual o sentido? Pagar-se-á, sim, por serviços extra, não pelo pacote básico.
Quem cria um serviço destes tem que saber agradar a gregos e troianos, por muito que custe à equipa do Twitter. Ou continuam com o serviço grátis, ou terão milhões de utilizadores a desistir dos seus serviços. E então, o que será melhor?
Ah, tal como o utilizador Bruno disse em cima, o tweetaporsms é uma boa alternativa (GRÁTIS GRÁTIS GRÁTIS – era para olharem) a essa bodega da TMN.
Para além da primeira opção, devia ser adicionado alguma coisa que destaque essa conta oficial das restantes nas buscas.
A 5 também me parece uma óptima ideia.
Para além do que aí foi dito, podia-se pagar pelo aumento de uso da API pelos softwares como o TweetDeck.
Não!
Mas afinal o que é que o twitter tem de tão especial que eu ainda não entendi.
O sentido de humor é de facto uma agradável forma de estar na vida.
“…um site com 17 milhões de utilizadores ser gratuito eternamente… co-fundador que o i traz esta semana a Portugal, Biz Stone, admitiu finalmente ter contratado um especialista para “inventar” serviços premium.”
Pois claro, o rapazito é tão bonzinho que trabalha freeware mas cobra uma pipa de massa pelas palestras e de facto assim pode contratar um expert para “inventar” serviços pagos!
Viva os ingénuos que o reino do caraças será deles!
sinceramente este tipo de serviço nunca me disse nada pessoalmente
Nunca lá fui sequer espreitar que porcaria é esta quanto mais pagar …
Eu uso o twitter por graça, mas não tenho dúvidas que se o “serviço” fosse pago a maioria dos utilizadores davam à sola e o twitter perdia o interesse todo. Por outro lado, parece-me que quem ganha com aquilo (empresas e afins) devia dar uma contrapartida ao twitter – e acho o mesmo dos blogues – mas deve ser complicado porque senão já tinham implementado o serviço a pagantes para utilizadores comerciais. Quanto aos serviços “premium” (adicionais ao que já existe) ou publicidade no site, parecem-me boas ideias para os criadores/investidores verem algum retorno do seu trabalho/investimento.
Caramba, parece que 80% das pessoas que comentam nem se deram ao trabalho de ler o artigo!
Talvez pago, contas PREMIUM. O que existe agora MANTÊM-SE, é difícil perceber?
Quantos serviços web2.0 andam aí pelas Internets e têm modos premium, com alguns extra? Imensos mesmo!
Não acho nada chocante, acho sim chocante retirar serviços grátis a utilizadores, como foi o caso da Rádio do Last.fm, isso sim, é ultrajante!