Pplware

Está a chegar uma revolução à bateria dos carros elétricos?

No ano passado revelámos aqui que o criador das baterias de iões de lítio, John B. Goodenough, em colaboração com uma investigadora portuguesa Maria Helena Braga, tinham criado uma bateria com 3x mais capacidade das baterias “tradicionais”.

Passado mais de um ano, há agora um novo estudo publicado, pela mesma equipa de investigadores, que revela uma revolução para as baterias dos carros elétricos.


O segmento das baterias é atualmente uma das áreas onde mais investigação se faz. A indústria procura alternativas viáveis para as tradicionais baterias de iões de lítio (Li-ion), que são amplamente usadas em dispositivos electrónicos, onde se incluem os smartphones, tablets e até carros elétricos.

John B. Goodenough – o inventor das baterias de iões de lítio

John B. Goodenough, de 95 anos e professor na Universidade do Texas, foi o grande inventor das baterias de iões de lítio. No ano passado, o investigador anunciou novas baterias que garantem uma maior autonomia (cerca de 3x). Recentemente foi publicado no “Journal of the American Chemical Society” um novo estudo, da mesma equipa de investigadores, que revela que a densidade das baterias para veículos elétricos pode aumentar para o dobro.

Além desta característica, estas novas bateria seriam as primeiras a conseguir incrementar a sua capacidade de carga cada vez que completassem um ciclo de carga/recarga.

Mas há mais características em destaque além da capacidade e densidade destas baterias:

Características das novos baterias

Toda a informação e resultados obtidos podem ser consultada aqui.

Exit mobile version