PplWare Mobile

ESET Portugal – Phishing no Banco BES

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


  1. 3biz says:

    Quem tem o viruszinho, gostava de ver o resultado no virustotal.com, de como se comportam os outros AVs neste aspecto.

  2. says:

    Muito sofisticado… Até mandou uma mensagem pela área de notificação!

    Desconfiem sempre que pedir para preencher mais do que dois ou três códigos do cartão matriz.

  3. NutsPT says:

    Engraçado é que o criador deste ataque ainda usa uma confirmação da CGD mesmo no fim… (copy/paste)
    Eheh

    • The Duke says:

      Pois, o que me deixa muito céptico em relação a esta vídeo…BES remix com Caixa Geral de Depósitos, além disso, o aspecto do BESnet, nem é aquele…

      O melhor é estar atento, e verificar se estamos num site seguro, https, e não enviar mais do que 3 digitos do cartão matriz.

      Além disso, através dos movimentos de saldo electrónico, poderemos observar se alguém nos levou alguma coisa, ou não…

      O que de certo modo se tornou facil para os hackers de nos limparem algum dinheiro das contas, também se tornou fácil para as autoridades de detectarem que o levou…Por isso, não sei a vida estará mais fácil para eles…

  4. Sato says:

    O meu é que nao levam!!
    Eu mesmo quando vou ao site do bes escrevo sempre o site, nunca utilizo links.

  5. fernando martini says:

    rsrs esse é mesmo sofisticado, mas sinceramente um pega trouxas, o banco jamais ira solicitar todos os numeros de seus cartao de seguranca, ainda mais sendo acessado por link, o recomendado é sempre digitar o endereco do site w ainda checar se tem um cadeado fechado na barra de tarefas e se o texto que informa das propagandas no banco estao todos c\ acentos, e “ç” erro classico

  6. moedinha says:

    Muito desapontado com o resultado do Kaspersky nesse teste que o Fabio Palma colocou. Pensei que fizesse melhor, apesar de ser uma versão mais antiga.

  7. Ice says:

    Sejamos justos, só mesmo os tapadinhos é que caem num esquema destes!

    Nem é preciso ir muito longe, basta olhar para palavras como “acesse”… expressão tipicamente brasileira.

  8. R00KIE says:

    Já fazia ideia que andava uma coisa destas por aí outra vez pois recebi um mail destes há algum tempo, mas atenção, este vem bem escrito, sem expressões ou palavras que não se usam em Portugal. Convém andar com a pestana bem aberta. Nestes casos é sempre de desconfiar pois os bancos nunca pediam uma coisa destas por mail e verificar sempre os headers do mail para ver de onde vem, este dizia:

    from unknown (HELO forward.mcn.dk) ([86.58.190.27]) (envelope-sender ) by mta3 (qmail-ldap-1.03) with SMTP for ; 15 Feb 2010 10:56:26 -0000

    Deixo aqui o mail para verem:

    Caro Cliente,

    O Banco Espírito Santo (BES) está alerta a recentes ataques informáticos contra nossos clientes e tornou-se obrigatório desde o mês de FEVEREIRO a reintrodução dos seus dados do Internet Banking utilizando o Aplicativo de Actualização segura.
    Visando interagir melhor com o sistema de segurança actual o sistema de identificação do Internet Banking foi actualizado. Sendo que para garantir uma actualização com segurança reforçada no Banco Espírito Santo será necessário efectuar uma actualização dos seus dados através do aplicativo.
    O módulo de segurança é simples, basta clicar no endereço abaixo mencionado, em seguida descarregar o arquivo e posteriormente efectuar à reintrodução, feito isso aguarde alguns instantes e siga as instruções.

    Actualizar

    Informamos por este comunicado que a actualização segura é obrigatória para as contas Particular e Empresa e TODOS os clientes deverão estar devidamente regularizados com a reintrodução dos seus dados para que não ocorra nenhum tipo de problema com a sua conta/transações.

    Em caso de dúvidas ligue BESdirecto 707 24 7 365.

  9. dajosova says:

    “actualizações EM nosso site” … brasileirês puro ! :p

    Sugiro aos IT boys dos bancos que repensem na segurança pois um código de acesso que tenha de ser escrito no teclado pode ser alvo mais fácil de descobrir do que usando um teclado virtual.

    • Guilherme de Sousa says:

      muitos bancos ja têm teclado virtual, simplesmente é opcional o q é errado. devia ser a unica forma de introduçao como é o caso do MBNet.

      cumps!

    • Diogo Sousa says:

      Olá a todos.

      O BES utiliza teclado virtual para a colocação dos códigos à excepcão do código de adesão.

      Mesmo utilizando teclado virtual é possivel criar um virus que ao aceder ao site começa a fazer printscreens do ecrã para ver onde pára o rato.

      Neste caso em particular o BES foi avisado atempadamente pelos clientes (cada vez mais informados).
      Quando uma coisa destas sai cá para fora é impossivel de controlo.
      O trabalho de um banco é basicamente divulgar que existe este ataque tanto aos clientes como às autoridades competentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.