Pplware

Escolhas Pplware 2013

2013 foi mais um ano recheado de novidades tecnológicas que o Pplware fez questão de acompanhar. Pudemos testar alguns dos mais badalados e desejados gadgets, noticiámos as conquistas e derrotas das mais importantes empresas neste mundo da tecnologia.

E agora estamos aqui para eleger aquilo que para o Pplware mais se destacou ao longo deste ano. Foram avaliadas de forma criteriosa uma série de categorias de produtos hardware, software e serviços Web e elegidos os que, do nosso ponto de vista, foram os que mais se destacaram.

Em análise estiveram 19 as categorias divididas entre Software, Hardware e serviços Web. Além do que de melhor se desenvolveu a nível tecnológico elegemos ainda a Marca do Ano e aquilo que foi o maior Falhanço de 2013.

Estas foram as nossas escolhas, as Escolhas Pplware 2013!

Hardware

 

Computador pessoal: Surface Pro 2

No que diz respeito aos computadores pessoais, este foi um ano mais parado. O mercado abrandou consideravelmente devido ao forte crescimento dos tablets. A Microsoft, desde o ano passado, apostou no conceito Surface Pro e este novo modelo é uma opção considerada por quem não dispensa o desempenho de um verdadeiro computador e alguma funcionalidade de tablet.

Smartphone: Nexus 5

O Nexus 5 destacou-se claramente de todo o resto, não por ser o TOP em inovação ou funcionalidades, mas por ser o dispositivo de alta gama a melhor preço.

Oferece o que de melhor existe em processamento e gráficos com arquitectura ARM, num conjunto de especificações de topo e uma qualidade de construção acima da média, melhor que tudo o que a própria LG já lançou. Embora não esteja disponível em Portugal a partir do seu distribuidor oficial, a Google, está disponível a um preço mais elevado mas que, ainda assim, poderá compensar aos olhos da restante oferta de alta gama.

 

Consola: PS4

Xbox One ou PS4? A nossa opinião foi unânime: PS4. Não só por ser mais barata mas porque algumas características a colocam num patamar acima: mais poderosa, não obriga à utilização de uma ligação à Internet, não tem taxas para utilização de jogos usados, não está bloqueada à região, entre outras limitações.

 

Tablet: Nexus 7 2013

Mais uma vez um produto Nexus foi resultado da votação entre toda a equipa Pplware. O Nexus 7 2013, pelas características que tem associadas e ao preço a que é comercializado, eao preço praticado pela Google, é uma escolha acertada se as 7 polegadas de ecrã forem de acordo com o pretendido pelo cliente.

Os novos iPad, nomeadamente o iPad Air e o iPad mini 2, ficaram igualmente muito próximos dos mais votados, pelo que devem ser referidos como excelentes escolhas nascidas no ano 2013.

 

Gadget: Chromecast

É outro produto que, infelizmente, ainda não está disponível em Portugal mas muitos já o usam, proveniente dos mais variados locais online.

Este pequeno dispositivo é um pequeno tesouro para quem não tem, ou dispensa, uma smart TV. As suas capacidades associadas ao seu valor comercial, de apenas $35 dólares, fazem dele o gadget de eleição em 2013. Esta foi uma Escolha Pplware unânime .

 

Inovação: Google Glass

Muito caminho ainda há para percorrer pelas inúmeras hipóteses de inovação associadas ao Google Glass.

É verdade que se pensa que este não será um gadget para usar no dia-a-dia… ou será?! É verdade que a utilização regular deste gadget implica severas quebras na privacidade do seu utilizador, ou será que não?!

Seja como for, o Google Glass é uma inovação extraordinária e ainda agora está a dar os primeiros passos. A sua comercialização deverá acontecer no próximo ano e o seu sucesso está muito dependente dos programadores em geral, que andam a trabalhar no sentido de arranjar as mais variadas utilidades para este dispositivo com a marca Google.

 

Mini PC: Raspberry Pi

Quem não conhece o Raspberry Pi? O simples e pequeno computador para auxílio educativo acabou por ser muito mais que isso e serve actualmente para as mais diversas finalidades. Seja para entusiastas ou criativos, este é sem dúvida o Mini-PC mais popular e útil de 2013. Mais outra escolha unânime Pplware.

 

Software

 

Antivirus: Kaspersky

A escolha do anti-vírus que mais se destaca é sempre relativa. Todas as empresas competem afincadamente por um ligar nesta área e não há grandes inovações, no entanto a nossa votação chegou a esta escolha.

 

Produtividade: Microsoft Office 2013

Uma suite de produtividade é algo que tem de ser abrangente em todas as áreas e que acompanhe a tendência… que tem sido a Cloud.

A Microsoft lançou um novo produto, moderno e carregado de novidades a vários níveis. O Microsoft Office 2013 é assim o destaque eleito na área de produtividade para 2013.

 

Sistema Operativo para PC: Windows 8.1

O Windows 8.1 surgiu como um Windows 8 de arestas limadas, muitas correcções e mais opções para uma maior abrangência relativamente aos gostos e preferências dos seus utilizadores.

 

SO Smartphone: Android 4.4

O Android 4.4, associado à sua bombástica estratégia de marketing com a Nestlé, surge assim como o mais votado sistema operativo móvel entre a equipa Pplware.

Trouxe diversas novidades principalmente no que toca à rapidez, quer por ter uma estrutura mais refinada quer pela introdução da substituição da máquina Dalvik pelo ambiente ART, embora que ainda em fase Beta.

O iOS 7 foi a segunda escolha mais votada. Alguns altos e baixos, associados também à mudança radical no aspecto da sua interface, fizeram com que não merecesse o nosso primeiro lugar. No entanto, fica o registo que lá poderia estar.

Browser: Google Chrome

A guerra de browsers continua e há sempre opiniões que divergem. O Firefox, neste ano, decidiu adoptar o mesmo estilo de lançamentos do Google Chrome e, aparentemente, acelerou também o ritmo a que surgem novidades. No entanto o Google Chrome, para nós, continua a ser o que mais tem inovado e que abrange a maior parte das nossas exigências.

 

Serviços Web

 

Email: Gmail

O Gmail está entre os serviços de email gratuitos mais utilizados e este ano, eventualmente, nem foi o que mais novidades apresentou. O Hotmail extinguiu-se e deu lugar ao novo Outlook com um aspecto moderno e muito ligado ao novo estilo da Microsoft, quer no Windows 8 quer no Office 2013. No entanto, no conjunto de todos os aspectos avaliados em ambos os serviços, o Gmail foi o nosso eleito… mas não ficou muito distante do Outlook.

 

Alojamento: Dropbox

A moda é o alojamento na “nuvem”. Quase todas as semanas surgem novidades nesta área, quer por ter aparecido um novo serviço quer por alguma nova funcionalidade que tenha surgido.

O Dropbox, embora não seja o mais generoso em termos de ofertas aos seus utilizadores, é o que mais confiança tem transmitido e surge como a nossa escolha 2013. Serviços como o Meo Cloud e Mega merecem também a nossa referência.

 

Redes Sociais: Google+

O Google+ tem surgido de forma tímida entre as mais populares redes sociais, mas já tem um lugar bem sustentado e cativa cada vez mais os seus utilizadores… aqueles que criaram conta “obrigados” mas que agora começam a achar alguma utilidade e funcionalidade a esta rede social.

A Google neste ano de 2013 enriqueceu bastante as funcionalidades e abrangência da sua rede e merece ser a nossa escolha. No entanto, não podemos esquecer o Facebook que quase entrou em empate com o G+.

 

Comunicação: Hangouts

O Hangouts surgiu como uma espécie de rebrand do Google Talk mas desta vez com uma abrangência bastante mais alargada em termos funcionais e de recursos nas plataformas onde é suportado. O Skype ficou bastante próximo na nossa votação mas acabou por não ficar no primeiro lugar por não ter apresentado grandes novidades, mesmo com a sua passagem para a Microsoft.

 

Vídeo: Youtube

Vídeo na Internet?!… É no YouTube, é unânime e não há mais a dizer!

 

Música: Spotify

É uma área cada vez mais popular, já que deixou de ser prático andar com a colecção de música atrás. O Spotify destacou-se claramente dos restantes que competem na área, muito devido à recente novidade de remoção dos tempos limite nas contas gratuitas e plataformas móveis.

O Google Music e o Grooveshark também mereceram a referência na nossa votação.

 

Fotografia: Instagram

Hoje em dia, com as capacidades inerentes aos smartphones, todos ganharam “a mania” de capturar fotos e de as mostrar ao mundo.

Não houve dúvida que o Instagram foi o melhor local para o fazer em 2013.

 

Produtividade: Google Calendar

A organização do dia-a-dia depende muito das ferramentas envolvidas nesse acto. A típica agenda está fora de moda há já muito e são os dispositivos digitais que suportam esse tipo de conteúdos por meio das mais diversas ferramentas.

O Google Calendar, pela sua abrangência e facilidade de utilização, é a nossa escolha de 2013. O Evernote poderia também ter sido um justo vencedor.

 

Marca do Ano

A eleição de uma marca como a marca do ano é algo arriscado de se fazer. Há muitas variáveis a analisar e o ritmo dos novos lançamentos, nos mais variados ramos, fazem surgir muitos altos e baixos que a ditem como tal.

Nesta categoria optámos por fazer um pódio, onde referimos as 3 marcas do ano votadas entre a equipa Pplware.

 

1º lugar – Google

A Google é o gigante da Internet, uma máquina que absorve muitas outras pequenas empresas e que não pára de crescer a um ritmo alucinante. Tem dispositivos móveis, computadores, óculos do futuro, dispositivos de TV, carros autónomos, iniciou o serviço de fornecimento de Internet, loja online, serviços de pagamento, entre todos os outros serviços Web que todos já conhecemos.

Não haveria alternativa na escolha da marca do ano, e o ouro vai definitivamente para Google.

 

2º Lugar – Apple

A marca de Cupertino continua no seu caminho de requinte e sedução, com produtos de elite e para elite. Teve excelentes novidades em 2013, onde entram quase todos os produtos que lançou, ficando de fora o iPhone 5C como tendo sido uma má opção… digamos que o “fã se sentiu traído” e obviamente as vendas traduziram isso mesmo.

O iOS 7 reflecte a Era pós-Steve Jobs e tenta mudar o panorama do aspecto que perdurava há 6 anos. Estranhou-se mas entranhou-se e é agora a tendência.

Mac Pro, iPhone 5S, iPad Air e iPad mini 2 foram os trunfos que levaram à prata.

 

3º Lugar – Motorola

Este foi o ano de revelação de uma marca adormecida após ter sido adquirida pela Google. Digamos que até se poderia ter confundido que o 1º lugar do pódio, mas o que apresentou este ano foi suficiente, a nosso ver, para ganhar o 3º lugar. Os smartphones Motorola Moto X e Moto G foram 2 lançamentos fantásticos e que fizeram abanar o mercado, cada um na sua gama.

A Nokia esteve pertíssimo de ficar com o bronze, pois os produtos Lumia destacaram-se muito no mercado dos dispositivos móveis, a todos os níveis.

 

Desastre tecnológico do ano

 

Chromebook Pixel

Haviam alguns candidatos a esta categoria, mas este foi o mais votado e por uma grande margem.

O Chromebook Pixel surgiu como um computador portátil de topo mas… com Chrome OS. Surgiu como um ecrã de resolução soberba mas 4:3. Com a forma de um portátil comum mas com ecrã táctil.

Tudo aqui é um contra-senso e não se percebe o fundamento deste lançamento por parte da Google. Não é conhecido um relatório com número de vendas, mas desde que foi lançado nunca mais se ouviu falar dele.

O Samsung Gear , o relógio inteligente da Samsung que faz pandã com o Note 3, e o HTC First, o smartphone equipado de origem com o Facebook Home, foram também sérios candidatos ao desastre do ano.

Concorda com as nossas escolhas? Queremos saber a sua opinião!

Exit mobile version