Escola Digital arranca com 100 mil computadores com internet
A escola está quase a começar e recentemente foram conhecidas as novas medidas do estado de contingência. O regresso às aulas em regime presencial irá ocorrer entre 14 e 17 de setembro e terá de existir uma readaptação do funcionamento das escolas à nova realidade sanitária. Todas as escolas terão planos de contingência, haverá distribuição de EPIs e haverá também referencial de atuação perante caso suspeito, caso positivo ou surtos.
Nesta primeira fase o governo irá distribuir 100 mil computadores com internet e com tipologia diferenciada.
Universalização da escola digital com cem mil computadores e plano de formação
O programa Escola Digital, destinado a alunos e professores das escolas públicas, vai disponibilizar os primeiros 100 mil computadores "já no 1.º período letivo", priorizando os estudantes mais carenciados, anunciou esta sexta-feira o Ministério da Educação. O Ministério refere que "a primeira fase do processo de universalização da escola digital está em curso", contando, "já no 1.º período letivo, com a disponibilização dos primeiros cem mil computadores". O comunicado refere ainda que a prioridade de fornecimento dos primeiros equipamentos são os alunos abrangidos por apoios no âmbito da Ação Social Escolar.
A tutela adianta que os computadores têm "tipologia diferenciada por ciclo de ensino e acesso à Internet por banda larga móvel". O investimento estipulado para o programa, que visa a "universalização da escola digital", é de 400 milhões de euros.
O programa Escola Digital inclui a distribuição de computadores a alunos e professores, a capacitação de docentes e a disponibilização de "recursos pedagógicos digitais", será cumprido "de forma faseada", tendo como meta chegar a "todos os alunos e docentes das escolas públicas".
O Ministério da Educação deu início a um conjunto de diferentes iniciativas-chave com o objetivo de construir as várias vertentes deste programa de forma sólida, incluindo:
- Um diagnóstico do nível de competência dos professores que permitirá direcionar o programa para a sua formação e capacitação;
- A formação de formadores que permitirá capacitar um elevado número de professores;
- A criação de planos de transição digital para cada agrupamento de escolas;
- A criação da figura do "Embaixador Digital" nos Centros de Formação (CFAE), com o objetivo de dinamizar a implementação dos planos de transição digital locais;
- Um programa piloto de desmaterialização de manuais escolares.
A Confederação Nacional das Associações de Pais defende que os equipamentos devem pertencer às escolas e estar disponíveis em caso de necessidade.
Este artigo tem mais de um ano
Mais uma despesa para o contribuinte pagar. Tipico da saga PS do socrates… MAGALHAES
400 milhões de euros para 100 mil computadores , isso da 4000€/computador !
Mesmo contando com comunicacoes acho um valor MUITO elevado! Ou está a escapar-me algo?
Deves ler com mais atenção…
Nesta primeira fase o governo irá distribuir 100 mil computadores com internet e com tipologia diferenciada.
Sim, está a escapar-te algo, alem do “preço” dos computadores:
– Um diagnóstico do nível de competência dos professores que permitirá direcionar o programa para a sua formação e capacitação; -> CUSTOS DE ESTUDO
– A formação de formadores que permitirá capacitar um elevado número de professores;
A criação de planos de transição digital para cada agrupamento de escolas; -> CUSTOS DE FORMAÇÃO DE DOCENTES
– A criação da figura do “Embaixador Digital” nos Centros de Formação (CFAE), com o objetivo de dinamizar a implementação dos planos de transição digital locais; -> SALÁRIOS
– Um programa piloto de desmaterialização de manuais escolares. -> CUSTOS DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Vamos ver. Até agora, zero, nicles.
Só pompa.
Mais um magalhês que as crianças vão desbloquear para ver porno.
seria interessante divulgarem a lista de marcas e especificações técnicas por tipologia, o custo de cada lote, o custo de licenças (porque tenho muitas duvidas que isto venha com open source), etc…
Boa noite.
Gostaria que alguem me explicasse como sao os gastos de internet para os computadores se posso consumir o que vou precisar ou se terei de pagar alguma coisa pois deram o ruter mas nao informaram nada agradecia Obrigado.