Entrevista PPLWARE: Norton Internet Security 2011
Durante o lançamento da nova versão da suite de segurança Norton Internet Security 2011, no passado dia 12 em Lisboa, tive a oportunidade de entrevistar Javier Ildefonso, Director de Marketing e também Angela Morollo, Manager Consumer Public Relations, ambos representantes da Symantec Ibérica, para esclarecer alguns pontos acerca da apresentação do novo produto.
Estratégias de mercado, a recente aquisição da Verisign por parte da empresa e ainda o aumento de desempenho do Norton contra a má-fama que este tem adquirido nos últimos anos, foram alguns dos assuntos abordados nesta entrevista.
Pplware - Ana Narciso (A. Narciso): Quais os principais desafios de negócio e objectivos da Symantec para Portugal?
Director de Marketing - Javier Ildefonso (J. Ildefonso): Que todas as pessoas que utilizam um computador estejam protegidas pelo Norton - é este o nosso objectivo, 100% do mercado.
A. Narciso: Mas possuem algumas estratégias específicas para o nosso país?
J. Ildefonso: Não, mas temos uma estratégia geral que é idêntica em todas as regiões, mas é claro, em termos de preços e promoção dos produtos tratamos cada região individualmente.
A. Narciso: Actualmente, que novas parcerias possui a Symantec?
J. Ildefonso: De momento, nenhuma novidade. No entanto, temos acordos com empresas como a HP, embora estejamos agora a trabalhar para abraçar novos desafios, não só aqui em Portugal mas também em Espanha, junto dos fornecedores locais que fabricam e vendem os seus póprios computadores.
A. Narciso: A Symantec adquiriu recentemente a Verisign (ver o novo logotipo). Está para sair algum novo produto utilizando a tecnologia adquirida?
J. Ildefonso: (Risos) Hum... sim. A missão da Symantec é proteger as pessoas, independentemente do dispositivo utilizado. A aquisição da Verisign significa que, se se ligar a partir do portátil do seu amigo ou mesmo do seu computador já tem alguma protecção, usando por exemplo SSL. Ou seja, o nosso objectivo é permitir a protecção de qualquer pessoa e qualquer dispositivo que esta utilize, independentemente da sua localização.
A. Narciso: Mas por agora, trata-se apenas de uma ideia, certo?
Manager Consumer Public Relations - Angela Morollo (A. Morollo): Bem, poderá ser a adição de uma nova camada de protecção para o utilizador comum ou empresarial. É importante referir que a Symantec nunca adquire empresas da concorrência, mas sim empresas que possam adicionar valor e tecnologia aos nossos produtos.
"Em 2007 investimos mais de 2 milhões de homens-hora só em desempenho." Javier Ildefonso, Director de Marketing da Symantec ibérica.
"Há 3 anos atrás o nosso produto foi re-escrito em 85% do código. Foi praticamente deitá-lo fora e pensar tudo de novo." Angela Morollo, Manager Consumer Public Relations, Symantec Italy and Iberica
A. Narciso: Há pouco falou em diversas camadas de segurança, mas essas camadas adicionam complexidade ao produto. É sabido que o Norton era famoso por ser muito pesado, um autêntico devorador de recursos. Como é que a Symantec conseguiu este enorme aumento do desempenho?
J. Ildefonso: Lembro-me que em 2006 tínhamos um Norton realmente pesado e nessa altura decidimos investir imensos recursos - pessoas, dinheiro e tempo - para resolver este problema. Em 2007 investimos mais de 2 milhões de homens-hora só em desempenho e todos os anos é esse o novo objectivo: desempenho, desempenho e mais desempenho, segurança, segurança e mais segurança.
A. Morollo: Há 3 anos atrás o nosso produto foi re-escrito em 85% do código. Foi praticamente deitá-lo fora e pensar tudo de novo, incluindo funcionalidades que temos testado internamente nos últimos 4 anos, pois investimos muito na área de investigação.
A. Narciso: Depois desta apresentação e entrevista, sinto-me tentada a dar uma nova oportunidade ao Norton. Obrigada mais uma vez pela vossa disponibilidade.
O PPLWARE gostaria de agradecer desde já a Sara Filipe, representante da Symantec, a oportunidade de entrevistar os representantes ibéricos da Symantec.
Artigos relacionados:
Este artigo tem mais de um ano
eu não
pagar para quê?
o livres fazem o mesmo 🙂
isso dizes tu. Eu cá prefiro o meu kaspersky.
Kaspersky pesado de mais para um computador… ele protege a si mm que incibilidade
Pesado???????? só pode estar a gozar.
O mesmo nunca fazem. Podem é fazer o suficiente para a utilização que dás ao PC.
Experimenta deixar um PC de um utilizador comum à solta com um AV grátis e outros com um bom pago. Mais tarde ou mais cedo vês a diferença.
http://www.av-comparatives.org/comparativesreviews/main-tests
isso é verdade.
porque esta imagem diz tudo:
http://graphjam.files.wordpress.com/2010/10/ad87645b-5ab7-424e-b393-61e721376a21.png
Não não diz nada. Essa imagem já está uns 2 anos atrasada.
https://pplware.sapo.pt/windows/software/lancamento-norton-internet-security-2011/, para saberes mais pormenores.
Eu, enquanto utilizadora de anti-virus, sempre abominei o Norton, mas depois de experimentar esta versão, tiro-lhe completamente o chapéu.
Descarrega a versão de teste e comprova. É o AV mais leve que já experimentei.
Nem mais. Um bom exemplo é o caso do Avast, que já concorre com os AV pagos.
O Avast é tão bom como o AVG Free.
Venha o Avira.
Avg bom?? Avira é porcaria. Qd tem problemas na base dados, danifica o pc. Falo por experiencia propria.
Eu uso a Avira a uns 3 anos no mínimo e nunca tive nenhum problema.
E não disse que o AVG era bom, disse que o Avast era mau como o AVG.
o avast pelo que oiço é bem melhor que o avira e o avg.
ja experimentei e testei de tudo! kuase td lol
Comodo Internet Security, ajustar o que houver para ajustar nas definições “et voilá” …
agora o que cada um faz da e na net! a segurança depende so uso que se lhe dá, na maioria dos casos as pessoas são tão “premiscuas” e (…) que uma protecção num pc é mero adorno
cumprimentos
Leve leve que ñ detectam nada 😀
NIS for ever :rox:
Pode ser pesado mas sei com o que posso contar.
Usar os free é o mesmo que ir às meninas e ñ usar protecção 😆
Uso o Norton à vários anos e ñ o troco por nada.
Usem UNIX =)
Outro pobre coitado que acredita que Linux é 100% Seguro.
Disse LINUX ?
Disse que era 100% seguro?
Não sei o que entendes de informática!!
Ao menos em linux não preciso de um antivirus a verificar tudo o que excutado no computador.
Em windows se não tens antivirus estas bem fod… da vida.
e sempre corrigem as vulnerabilidades mais rápido.
Eu não uso nenhum AV e posso afirmar que o meu PC não corre um único que seja VÍRUS! E até te digo mais, posso ter todos os ficheiros que quiser no meu PC sejam eles vírus ou não que não são apanhados indevidamente por um qualquer AV que me diz que tenho um vírus ou raio que o parta e depois não passa de um falso-positivo!
Agora se me perguntares se uso algo para me proteger eu respondo sim uso COMODO com Defense+ ACTIVO em Paranoid Mode, por vezes consegue mesmo ser um “pain-in-the-ass” sim sem a menor dúvida mas no geral se souberes o que andas a fazer é superior a um AV seja ele qual for.
Como é óbvio esta solução não é indicada para PC’s com multi-utilizadores, mas se formos só mesmo nós a usar o PC em questão e tivermos paciência, conhecimento e tacto é uma solução Win-Win! 😉
eScan FTW!
O NIS é sem duvida muito bom mesmo, em termos de segurança muito rápido a detectar, mas aquelas configurações têm opções a mais, chateia demorar tanto a aceder ao que mais interessa, e para poder ignorar ficheiros que são falsos vírus é uma seca tremenda, são estas coisas que até seriam muito simples de implementar que me fazem não usar o NIS 2011, prefiro usar freewares que normalmente chegam para quase tudo e têm estas pequenas opções que tanto valorizo.
Estupido, estupido nestes antivirus é um gajo ter que andar á procura na net de um programa próprio para desinstalar um antivirus. fdx isto á uns anos pra cá parece que pegou moda, é norton é no mcafee, enfim uma palhaçada autêntica, é por causa disto que prefiro um kaspersky 1000 vezes.
Para não falar que nos portáteis da toshiba e afins, acabadinhos de comprar, lá tenho de andar na net á procura do norton removal para poder desinstalar a merd… do antivirus…. fdx só mesmo á chapada nestes gajos da norton.
A missão da Symantec é [-proteger-as-pessoas-] ganhar dinheiro, bastante dinheiro.
done, já corrigi 🙂
podiam fazer uma analise ao kav ou kis 2011?
Gostei muito dos comparativos apresentados no outro artigo sobre o Norton 2011… comparam antivírus gratuitos, com funcionalidades assumidamente reduzidas, com uma suite completa… quando as empresas que os produzem tem produtos similares aos apresentados pela Norton… que porcaria de comparação! Que mau trabalho de comparação! Que tentativa de “enganar” os utilizadores mais foleira! É como comparar o meu Ferrari topo de gama com o BMW da série mais fraca e com menos potência… é óbvio que o BMW vai ficar a perder nesta comparação específica.
Depois gosto IMENSAMENTE (pouco!) daquela barra que o Norton insiste em colocar no Internet Explorer… espero que na versão 2011 se tenham deixado dessa porcaria… e aquilo nem dá para tirar que começava logo a dar sinal que está desprotegido e tal.. que treta só por isso desinstalei logo a versão 2010 na altura, e quanto à versão 2011 ainda não testei, e pelos testes vou ficar-me pelo meu que está melhor classificado nos testes a sério, e que realmente não é perfeito mas parece ainda assim funcionar melhor do que a maioria dos outros.
Microsoft Security Essentials (L)
Tendo o Microsoft Security Essentials totalmente grátx acho que anti vírus pagos são totalmente desnecessários!
Aproveitam-se muito para tentar iludir as pessoas a comprar mas felizmente a Microsoft está a ajudara acabar com isso..
Se toda a gente fosse na tua conversa estavam bem fod….. Mas desde quando é que a micrsoft se preocupa em fazer antivirus para o windows???? Eles têm é de se preocupar em fazer mas é correcções de segurança no windows e não andar com antivirus para tapar mais ainda os olhos aos ceguinhos. Se os antivirus existem é porque a micrsoft não liberta o código para que hajam correcções … como não libertam o código tem de haver empresas a fazer antivirus para tentar reparar a porcaria já feita por código malicioso. O problema está sempre nas falhas do sistema operativo, se não as corrigem, nada serve por vezes o antivirus.