Emprego? Além da informática em que áreas devemos apostar?
O desemprego continua a apresentar números assustadores em Portugal. A área das tecnologias continua a ser uma boa aposta pois até 2020 serão precisos 15 mil informáticos. Mas há outras áreas em destaque!
Entre 2017 e 2020, um total de 47 empresas membro do BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, vai criar entre 7.500 e 11.200 postos de trabalho em Portugal.
Um questionário realizado junto destas 47 empresas identificou também as cinco competências mais escassas em Portugal:
- engenharia tecnológica
- comercial, marketing e comunicação de informação
- ciências económicas
- operações e logística
- automação
Dentro das cinco competências mais escassas, são exemplos de profissões os Técnicos de Redes, Programadores e Analistas de Sistemas (engenharia tecnológica), os Técnicos de CRM/ Marketing Relacional e E-commerce (comercial, marketing e comunicação de informação), os Gestores de Risco e Controllers de Gestão (ciências económicas), os Técnicos de Operação Logística e Responsáveis de Entreposto Logístico (operações e logística) e os Técnicos de Robótica, Programadores CNC(máquinas robotizadas) e Programadores de Automação(automação).
Além das competências mais escassas, o questionário identificou ainda as competências críticas para a consecução dos negócios, ou seja, aquelas que são determinantes para o desenvolvimento das empresas e dos seus negócios. As cinco competências críticas identificadas pelas 47 empresas são:
- operações e logística (cadeia de valor)
- automação
- comercial, marketing e comunicação de informação
- engenharia de materiais e mecânica
- engenharia tecnológica
A título de exemplo, em relação à área de operações e logística, as competências críticas que mais se destacam são a gestão logística, as operações e logística e o planeamento industrial. Na área comercial, marketing e comunicação de informação, as competências mais críticas são as compras e negociação, marketing relacional e prospeção comercial.
O estudo procurou perceber também quais as competências comportamentais mais importantes para as empresas. A liderança é a competência comportamental mais escassa entre os profissionais, enquanto a orientação para o cliente e a orientação para os resultados, são as duas competências mais críticas para o desenvolvimento do negócio.
Este questionário é o ponto de partida para um trabalho posterior de sensibilização dos jovens em idade de decidir o seu futuro, para as profissões identificadas no estudo. O questionário foi realizado junto de 47 empresas que empregam 240 mil colaboradores e faturam 67 mil milhões de euros na sua atividade global
Via bcsdportugal
Este artigo tem mais de um ano
Faltou aí político, tem mais saída do que isso tudo.
Os maus políticos é que têm saída
E desses há muitos por aí, o que há mais.
não querias dizer antes que maus politicios é que têm entrada,
os restantes é que tem saída
automação sem dúvida.
É curioso . . . muitos formados nestas áreas, emigraram!
porque não querem ser escravos… trabalhar para aquecer não obrigado.
Robótica e automação!
Sendo que IA (Inteligência Artificial) também é um bom campo, mas não em Portugal.
Outra profissão que tem bastante saida e procura é a de Engª Mecanica e faltam bastantes em Portugal (Tal como médicos)
Ciências económicas não são necessários, já temos bastantes na Assembleia da República e são todos incompetentes.
… advogados e tipos formados em marketing não são ciências económicas, em cima disso o facto de nunca terem feito nada a não ser politiquice e voilá.
Ficou a faltar lambe-botas…. Há sempre espaço neste país para mais um independemente da área académica que tenha optado.
Já vi que nessa área andas com bastante experiência.
Imensa mesmo, lido numa base diária com gente assim e nem se online tenho descanso. É uma razia… Dai o meu desabafo.
Fizeste bem desabafar.
Emprego? Além da informática em que áreas devemos apostar?
Sexologia!
Sem dúvida alguma, sexologia. O país está com a população envelhecida, e as pessoas não sabem como fazer para o aumento de natalidade. Uma área importante para apostar na actualidade para que não aconteçam coisas deste tipo:
https://www.youtube.com/watch?v=BPf2azKBxHc
Indústria Porno!!
isso
Yeyyyy! Técnico de Robótica, automação e Controlo Industrial aqui!!! XD mas não é comum ver automação na maioria das empresas/fábricas. Ou vê-se muito pouco.
Striper, ainda é melhor que isso tudo e nao se mexe uma palha!
Com os impostos neste pais, ser striper é fácil.
Estranho é ver pessoas vestidas! lol
boa noite. por menos de 1000€ liquidos com uma licenciatura em engenharia, não se deve considerar trabalhar.
Por acaso, apesar de parecer presunçoso, concordo.
Se queres ganhar dinheiro a sério é aprenderes a saber vender!
Não tenho nenhuma licenciatura, e tiro o que quero por mês nas vendas.
Verdade que a experiência conta, mas é como tudo na vida, quando nasces não começas a logo a correr , antes gatinhas. Nas vendas tb é assim.
tirar curso de engenharia em portugal, é mesmo que adquirir ferrari para andar em estrada rural
Algumas das áreas que são referidas como muito procuradas, os empregadores não pretendem oferecer mais que o ordenado mínimo. Logo, acho duvidoso dizer que são uma boa aposta. Se o objectivo não for estar desempregado até serve….
Automacao? LooL
Eu poderia inumerar uns quantos colegas desta area (alguns ex-superiores meus) que se encontram desempregados ou com contractos a termo (sem falar dos salarios precarios).
Essas estatisticas ‘e tudo para Ingles ver…
As ditas profissões que ninguém quer, como canalizador por exemplo, ganham mais que muitos ditos engenheiros, e não fazem metade das horas.
Estas notícias parecem encomendadas pelas consultoras. O ideal é saturar o mercado para se poder pagar abaixo do salário mínimo
talhos
O seu comentário aguarda moderação
Pq?
Censura?
Concordo que existe alguma estratégia nestas notícias, sou engenheiro informático na área de programação, e conheço vários colegas e conhecidos que também estão desempregados, e não é fácil encontrar trabalho…para verificar abram um jornal e vejam quantos anúncios existem para informática…em vários sites encontram-se muitos mas ai ninguém controla se são empregos reais, vejam os jornais…
As empresas contratam para fazer um programa/serviço….depois mandam-te embora quanto esta feito…apenas ficam alguns para manutenção…logo considero trabalho precário….porque com 40 anos na rua e contas para pagar tornas difícil, por isso antes de enveredarem pela área de informática pensem bem…porque o desemprego nesta área aprece a partir dos 35 anos e é real…e dura dura…pensem bem!!
Marketing? Sou licenciado em gestão de marketing e o que querem é estágios profissionais (que demoram meio ano para serem aceites e não podes trabalhar nesse tempo), recibos verdes ou estágios de borla.
Se existe falta é porque não aceitamos as empresas que só se aproveitam da legislação deste país para o bem delas e a consequência disso é a emigração.