Eleições Legislativas: atenção como preenche o boletim
As eleições legislativas de 2025 em Portugal estão a decorrer hoje, domingo, 18 de maio. Mais de 10 milhões de eleitores estão convocados para eleger os 230 deputados da Assembleia da República. Mas atenção ao preenchimento do voto.
CNE lançou alerta por causa do boletim das Eleições Legislativas
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) lançou hoje um alerta, em pleno dia de votações, que "os votos para serem considerados válidos só podem conter a cruz no quadrado a seguir ao símbolo da candidatura em que o eleitor pretende votar".
De acordo com a CNE, "tendo chegado ao conhecimento desta Comissão a divulgação de informações incorretas sobre o preenchimento do boletim de voto, alerta-se que os votos para serem considerados válidos só podem conter a cruz no quadrado a seguir ao símbolo da candidatura em que o eleitor pretende votar".
O boletim de voto que contenha outros elementos - por exemplo, em que tenha sido assinalado mais do que um quadrado, em que tenha sido feito qualquer corte, desenho ou rasura ou em que tenha sido escrita qualquer palavra, é considerado nulo.
Segundo a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI), podem votar para as eleições legislativas antecipadas deste domingo 10,8 milhões de eleitores.
No total, serão eleitos 230 deputados, em 22 círculos eleitorais - 18 dos quais em Portugal continental e os restantes nos Açores, na Madeira, na Europa e Fora da Europa -, num ato eleitoral que terá um custo a rondar os 26,5 milhões de euros.





















Porque é que colocam uma foto do boletim de voto se a ordem difere de distrito para distrito???
Confusão? Falta de conhecimento?
Enfim…
A foto é apenas demonstrativa. O que está em causa não é a ordem, mas sim o X.
Algumas pessoas gostam mesmo de complicar….
Eu diria que são complicadas por natureza… depois a vida responde-lhes à letra…ficam ressabiadas…e entram nesta espiral em que o mundo está contra elas LOLOL
Ou então são só tão ignorantes que pretendiam levar desta notícia um print para votar no partido certo.
Gosto é de ver os putos com 20 anos a quererem o partido do milhão. Coitadinhos
E os fachistas que a cdu e ps tinham? Muita fixe
Nao seria mais facil organizar os partidos de forma alfabetica ? Porque e que tem de ser diferente de distrito para distrito ? Ja para nao falar que isto de andar a votar atraves de papelinhos tambem ja devia ter terminado faz tempo. Em pleno sex XXI ainda andamos com costumes antigos. Da jeito que seja assim a muita gente ou nao querem mudar so porque sim ?
Adoro o papelinho.
Papelinho é o mais fiável e menos propenso a votos falsos.
Por mim seria papelinho e tinta no dedo.
E na contagem de votos a biometria a trabalhar .. não vá alguém trazer dedos de familiares
confias na comissão??
quantos votos em branco não sao preenchidos a posteriori…
haha o papelinhoo
Fica sabendo que qualquer pessoa pode estar presente e contar os votos. A contagem é pública, Uma contagem digital é “auditável” apenas por quem tem conhecimento.
Há coisas que NUNCA deveríam deixar de ser manuais, o voto é um exemplo perfeito. Qualquer que seja o meio digital que apliques, existe sempre uma maneira de associar o voto à pessoa. Se essa associação não der para ser feita, também não consegues auditar.
Provas? Vê bem a quantidade de votos em branco que houve para que tenha alguma influência.
Já agora alguma vez foste para as mesas para saberes como são os processos? Duvido muito
Sabes que podes inscrever para participar numa mesa de voto (pagam-te para isso e tens direito a 1 dia de folga), pode ser que fiques a saber como funciona, alem disso, todos os partidos que constam no boletim de voto podem nomear um representante para acompanhar as eleições e respectiva contagem.
Parecia o post de um chegano há uns anos, que dizia que estava na mesa de voto e alterava todos os votos que conseguisse.
Isto realmente pra enganar gente burra qualquer trampa serve.
Estatisticamente os candidatos/partidos que aparecem nos primeiros lugares têm vantagem é por causa disso que a ordem é alterada de distrito para distrito.
Está provado que o voto em papel é bem mais seguro do que o eletrónico, isto obviamente nas democracias. Nas ditaduras, tanto faz, o resultado é o mesmo, ganha sempre o que está no poder.
Porque que no boletim de voto alguns partidos estão em letras maiúsculas e outros em minúsculas?
Porque foi assim que cada partido o registou no Tribunal Constitucional. A lei (art. 91º da Lei Eleitoral) obriga à reprodução fiel do registo.
Bem, a minha declaração de voto foi para o “filtro” 🙂
Tentava explicar por que é que os círculos uninominais são capazes de não ser boa ideia para Portugal, e por isso o melhor é continuar como estamos.
Eu tive de ler o boletim 2x, para encontrar o partido, é uma quantidade tal de partidos que não é muito difícil alguém votar enganado, especialmente pessoas mais idosas.
O ideal era impedir metade dos partidos candidatos para que as pessoas idosas não se enganassem…. onde é que eu já vi isto 🙂
tens/tinhas um exemplar à porta de cada local de voto para tirar duvidas.
Já existe votações desde 1910 ou seja 115 anos, já não deveria haver duvidas.
Pode ser explicado pela existência de 40% analfabetos funcionais , o que diz muito do sistema ensino em Portugal.
Votas há 115 anos? Ou o conhecimento transfere-se de geração em geração?
Santa paciência.
Professores por exemplo são o que, senão transferência de conhecimento geração em geração. Os livros, não foi alguém os escreveu, podem de ser gerações anteriores.
ETC
Se voto foi novo, não havia conhecimento.
Queres escandalizar, podes começar por os 40% analfabetos funcionais.
Se tivesses ido à escola saberias que o ato de votar não faz parte do programa e mesmo que fizesse continuaria a ser legítimo alguém ter dúvidas. Digo eu.
A tua afirmação sem qualquer fundamento essa sim, merecia uma explicação. De onde vêm esses 40%? Os outros são obrigados a saber tudo mas tu podes mandar números ao ar sempre que te apetece? LOOOOOL tem mas é juízo.
É fantástico “Enough” ser o segundo partido, melhor e se for Primeiro Ministro aí sim veremos que Portugal continua “Xenófobo, racista, Homofobico” o que era dantes escondido agora vemos
” Portugal continua “Xenófobo, racista, Homofobico” o que era dantes escondido agora vemos”
É por este comentários que a esquerda radical foi varrida do mapa, incluído a esquerda radical do PNS.
Não queremos uma polícia de pensamento!
Na minha mesa de voto, idosos votavam acompanhados, acho que não deveria ser legal, nada garante que não sejam incentivados a votar em determinados partidos.
Se foram acompanhados, a desconfiança sobre quem o acompanha não pode ser superior á vontade desse mesmo idoso em precisar de ajuda! Por isso é que é feito á frente de uma mesa de voto e não á distância! Se o idoso(ou qualquer outra pessoa acompanhada) quiser ficar só, basta comunicar a quem está na mesa na entrega do boletim, até porque não estou a ver alguém a correr o risco de ser identificado numa eleições a querer falsificar um voto!
O meu avô, para o fim, ia votar de muletas, só conseguia chegar à porta da assembleia de voto. Era a minha avó que votava por ele. Os da mesa diziam-lhe que ela não podia fazer isso e ela respondia: “Sei muito bem em quem ele quer votar!” e eles riam-se.
Sei, porque vi, era eu que os levava. Nem me passa pela cabeça que se roube um voto a um velhote num caso destes. Seria pior que roubar-lhe a pensão.