Eleições legislativas 2019: Já sabe onde irá votar?
É já amanha (06/10) que todos os portugueses com mais de 18 anos podem exercer o direito de voto. Com o fim do Cartão de Eleitor, que levou ao fim do número de eleitor, é preciso saber afinal em que freguesia ou distrito consular pertence para ir votar.
Saiba já como obter essa informação.
Com a Lei n.º 47/2018, de 13 de agosto, foram introduzidas profundas alterações ao Regime Jurídico do Recenseamento Eleitoral, sendo consagradas novas medidas de simplificação, das quais se destacam a abolição do número de eleitor e, as especialmente dirigidas aos portugueses residentes no estrangeiro – saber mais aqui.
Como saber o local onde votar?
De acordo com a Comissão Nacional de Eleições, "A inscrição no recenseamento é automática para todos os cidadãos portugueses residentes no território nacional e maiores de 17 anos". Os jovens que completem 18 anos no dia 04 de outubro também poderão exercer o seu direito de voto.
Via Site
Para saber onde votar basta que aceda a https://www.recenseamento.mai.gov.pt/ e introduza os dados solicitados.
O resultado será idêntico ao apresentado na imagem seguinte.
Via SMS
Além do site podem também enviar SMS para o número 3838, com a mensagem “RE (espaço) número de CC/BI (espaço) data de nascimento”, escrevendo a data a começar pelo ano, mês e dia de nascimento [aaaammdd].
Via App do MAI
São vários os serviços públicos que têm ganho nos últimos tempos apps para dispositivos móveis. Fruto do Simplex, estas apps disponibilizam informação importante aos cidadãos e também disponibilizam funcionalidades úteis. Através da App do MAI, em serviços, pode aceder a "Saiba onde irá votar".
Será possível votar entre as 08:00 e as 19:00. A CNE alerta que “depois desta hora, só podem votar os eleitores que se encontrem dentro da assembleia de voto”.
Este artigo tem mais de um ano
“Já sabe onde irá votar?”—»Perfeitamente !! Desde sempre,com juízo e que me lembre sempre votei e voto PS(Partido Socialista).Se queremos andar para a frente votamos num partido justo e que ajuda os pobres,ao invés de “outro” conhecido como o partido dos ricos.Espero que amanhã o povo português vote com consciência e dê ao Partido Socialista uma maioria absoluta para não andarmos com “geringonças” atrás,pois só atrapalharam muito da anterior legislatura.FORÇA PARTIDO SOCIALISTA !! 🙂
Havias de ser penalizado por andar a incitar o voto em determinado partido num dia de reflexão. E é como dizes, votem PS se querem continuar a ser pobres tontinhos e a entortar cada vez mais a cepa (vamos transformar portugal no sonho venezuelano, caros portugueses!). Realmente os portugueses nunca irão aprender; a cultura não permite e a vontade de se querer ser cada vez melhor também não existe. É o que dá querer ser conformista.
PPLWARE cuidado com o dia de hoje, Dia de Reflexão:
“…
6 – É proibido fazer propaganda no dia e na véspera da eleição?
Sim e é punido com pena de multa não inferior a 100 dias caso seja na véspera da eleição ou com pena de prisão até 6 meses ou pena de multa não inferior a 60 dias caso seja no dia da eleição. Esta proibição abrange toda a atividade passível de influenciar, ainda que indiretamente, os eleitores quanto ao sentido de voto, bem como a exibição, junto das mesas de voto, de símbolos, siglas, sinais, distintivos ou autocolantes de quaisquer listas.
…”
http://www.cne.pt/faq2/100/5
Não percebi. Que propaganda foi feita?
Informar onde votar? (Não é em quem 🙂 )
Ele estava certamente a referir-se ao comentário, e não ao vosso artigo….
Pedro Pinto, eu referi PPLWARE só para não serem incomodados, pois só vocês é que podem apagar a mensagem do sandokan.
Se não fui mais claro, peço desculpa. Mas houve quem entendesse.
desde que tenho ps a governar so vi a minha vida andar oara traz, ( nao defendo nenhum partido ) até porque nenhum deles se encaixa na minha ideologia de politica
fiquei sem isenção de taxas moderadoras ( ganho o salário mínimo ) visto que sofro de doenças cronicas vou regularmente a consultas e como perdiisenção tenho que pagar mais, o pouco a mais que deram nem da para suportar un terço do que gasto a mais..
e fico por aqui porque havia ai mais umas coisas para dizer… quem está bem é normal que vote PS eu como estou pior nao voto
PS: e NUNCA na vida o PS pode ter maioria.. da ultima vez que isso aconteceu nao se lembram ?? o socrates ? de novo nao por favor.. chega de crises
O PS é o partido menos mau. Os outros são bem piores. O meu voto no PS está garantido.
Chega mas Chega de socialismo….
Engraçado que os pobres são os que mais sofrem com o atual estado do SNS. Os ricos ainda podem pagar no privado…..
e queremos andar para a frente votamos num partido justo e que ajuda os pobres,ao invés de “outro” conhecido como o partido dos ricos
Sim trabalhares para o teu dinheiro ir para pessoas ̶c̶i̶g̶a̶n̶o̶s̶ que não fazem nada da vida, enquanto tens pessoas que mal conseguem pagar as contas.
Socialism wins /s
E já agora, não sou a favor de nenhum partido pois nenhum se encaixa nas minhas ideologias.
Sandokan você deve sofrer de amnésia muito, mas mesmo muito, forte!!
A última maioria do PS levou o país à ruina, a propaganda que fazem é showoff… as contas certinhas que apresentam são uma fatura que iremos todos pagar a curto prazo.
Abra os olhos… deixe de comer palha!
A culpa foi do Socrates e não do PS. Não podemos comparar o Costa que é pessoa honesta com um ladrão. O Socrates é mais comparavel com o Passos Coelho, ambos roubaram e são de partidos diferentes.
Vota Costancos espanca-velhos!
O partido socialista gosta tanto de pobres que em regimes socialistas os pobres multiplicam-se
Eu voto no PUBG
Eu voto no Warspear Online! LOL!!!
vamos votar no PS …. aliás basta ver que os países mais desenvolvidos têm todos governos socialistas !!!!
Ahahahahahah! O socialismo trouxe-nos uma evolução brutal. O SNS por exemplo está super evoluído…
Se não fosse o PS, não haveria SNS
Engraçado que o SNS funcionava melhor há 5 anos atrás….
isto é mentira.
De facto, a lei de “base” do SNS foi criada pelo PS mas é preciso mais do que ter algo no papel para que se torne uma realidade. O governo PS, em que a lei foi aprovada, terminou 2 meses depois – legislatura de 1979.
Seguem-se 15 anos com o PSD no poder (1980 a 1995), com um pequeno intervalo de apenas dois anos, com o PS a governar (1983 a 1985). Foram durante estes 15 anos em que o SNS realmente foi desenvolvido.
Para erguer um SNS não basta apenas escrever um lindo texto ou até publicar um qualquer decreto-lei genérico. Para erguer um SNS é preciso criar carreiras, contratar recursos humanos, criar hospitais e centros de saúde, ter equipamentos funcionais e apetrechados, é ter tudo isto a funcionar em pleno, ao serviço das pessoas, garantindo o seu financiamento e sustentabilidade. Isto foi feito nos 15 anos seguintes. A lei do SNS foi, de facto, criada pelo PS (Dado que PSD e CDS tinham uma lei a aprovação na altura) mas o SNS passou do papel para a acção com governos PSD.
Acho que é bom não apenas mandar “postas de pescada” ao ar mas realmente conhecer a história (mas quem é que de facto está informado neste mundo da informação que vivemos?) … Há malta que vai votar no PAN apenas porque têm um cão…
Graças ao PS mais valia que não existisse, da maneira que o deixaram com as cativações.
Gostava de enrender o porque do cidadao Marcelo Rebelo de Sousa vota em Celorico de Basto uma vez que ele nao reside la. Se e possivel votar na terra dos antepassados entaa que seja permitido a todos os cidadaos. Pais de Cidadaos de primeira e os outros ou entao nao se cumpre a lei.
eu resido em Lisboa e tenho que votar na Guarda (não voto)
Acho pura ignorância, ainda se ter que ir ao local votar, Obviamente querem que as pessoas vão votar.
e que tal uma app para votar 🙂
tanto se fala em segurança e depois votar usando uma app….
Ainda assim, voto electrónico resolveria muitos problemas – até nas contagens (o sistema é fechado, logo hackear não é propriamente fácil). O Brasil já usa voto electrónico há décadas… portugal ainda usa o papel– para salvar o ambiente e tal.
Agora, quanto a facilitar o voto – só não vai votar quem é preguiçoso; até o voto antecipado foi facilitado. Só não vota quem não quer – o que é uma afronta contra décadas de luta para se ter liberdade de voto..
Concordo mas se o houve-se voto electrónico talvez mais pessoas votassem 🙂
Não me importo nada de ir ao local votar.