PplWare Mobile

Egipto obriga Vodafone a enviar SMS a favor de Mubarak

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. B80 says:

    Isto já se sabe que em tempos problemáticos para os governos estes usam todos os meios à sua disposição para fazerem passar as suas mensagens de propaganda, e as telecomunicações não são excepção.
    Aposto até que o Chávez deve estar roidinho de inveja por não se ter lembrado disto antes. 😛

    Um pouco off-topic: Já alguém pensou no caos que uma situação semelhante ao que se passa no Egipto (com os cortes de internet) causará quando se implementar em força o tão “aclamado” “cloud computing”?

    • Miguel says:

      O Cloud Computing talvez não torne tudo num caos, bem pelo contrário. O Estado pode apreender o PC, mas tens tudo na nuvem. Em caso de quebra da internet amigos estrangeiros podem aceder aos teus documentos na nuvem e espalhar a palavra de uma revolução.

      O que é fantástico é o poder crescente das redes sociais. Elas não fizeram a revolução mas organizaram-na. Países onde talvez se pensasse que as redes sociais não tinham grande expressão, principalmente a Tunisia, conseguiram derrubar governos com protestos na Rua, mas pré-fabricados e pré-divulgados nas Redes sociais.

      Para breve está o Dia da Ira na Síria! Começou no Facebook e apela aos protestos na rua…vamos ver se vai alastrar.

    • bruno martins says:

      tem explicar isso a todos os que defendem o cloud computing…

      • João Pinho says:

        por exemplo imagina-te na hipotese de quando o cloud computing atingir as massas… e depois tens isto, http://www.prisonplanet.com/obama-can-shut-down-internet-for-4-months-under-new-emergency-powers.html

        1+1 🙂

        • bruno martins says:

          por isso mesmo é que sou contra o cloud computig a 100%..
          o meio termo é o ideal..

        • a Friend® says:

          Exactamente. O problema de quem defende 100% as clouds é mesmo esse.. pensa que “em qualquer parte do mundo os dados são acessíveis e viva lá revolucion” .. não pensaram é que.. com um corte de net ou serviços… nem aqui.. nem em outra parte do mundo, os dados são acessíveis… e se forem “sensíveis..” pior… ficamos literalmente de mãos a abanar.

          Tal como o Bruno Martins disse, meio termo para cada coisa… saber tirar proveito de uma tecnologia, sem nunca atingir o excesso de confiança… 😉

          • Miguel says:

            Então pdf diz-me como é que estando os dados na nuvem se eu nao os conseguir aceder em Portugal também nao vou conseguir aceder em nenhuma parte do mundo?

            Queres exemplo pratico. Vai ao new Yorn times e lê o artigo de como é que os cartazes foram impressos no Egipto. Eu resumo. O egípcio A tinha as imagens dis cartazes num serviço de nuvem. Perdeu o acesso a eles. Um amigo em israel entra na conta imprime os cartazes na gráfica e em 24 hrs esses cartazes passam a fronteira e estão no Cairo.

            Eles cortam o TEU acesso à internet. Noutro ponto do mundo podes aceder.

          • a Friend® says:

            @Miguel

            Parece que está complicado perceberes. Vamos supor que tens os teus dados ou esse PDF num serviço “Google” .. se houvesse um “shutdown” do servidor cloud da Google, em especifico.. fizesses o login, fosse em qualquer parte do mundo.. não tinhas acesso a esse PDF…pois a “fonte” estava “bloqueada”.

            Se a Cloud fosse segura o Wikileaks tinha tudo na Google…não precisava de andar a pedir “mirrors” a toda a gente para manter os dados sempre online…

            Alias, com esse exemplo do Wikileaks é que vês o quanto é perigoso a cloud. O governo norte americano quer “abater” de tal forma o wikileaks, que quando tiveram uma serie de dados na Amazon, conseguiram banir o wikileaks de lá… e isto para não entrar em detalhes do VISA e Paypal.. que a conversa já é outra…

            Portanto e com esses factos bem à vista.. é a “teoria da conspiração” …

    • a Friend® says:

      Maior controle sob as massas…

      O plano do Cloud-computing é mesmo esse… castrar o povo assim que alguém se opor ou tentar algo contra os Governos, que cada vez mais, de demonstram “ditadores”.

      Só a Google já consegue “castrar” meio mundo… agora percebe-se porque o grande interesse do governo norte americano sob esta companhia…

      • Miguel says:

        lol…isso é muita teoria da conspiração que anda aí. Sabes que o governo tem acesso aos teus dados quer eles estejam contigo quer eles estejam na nuvem…mas enfim.

        E o governo tanto desliga a internet agora com na nuvem. Em ambos basta um telefone ou carregar num botão.

        • a Friend® says:

          Com as coisas cada vez mais descaradas, só acredita que é “Teoria da Conspiração” quem andar mesmo muito desatento…

          Mas é natural que muita gente ache isso até.. já que se mais de metade do mundo andasse verdadeiramente “acordado” isto não andava tão torto…

          • Miguel says:

            E este é o teu melhor argumento. Que o mundo anda a dormir e aí tu estas acordado.

            Nao importa onde os dados são guardados. Se o governo quiser travar uma guerra tem acesso as esses dados. Na na nuvem ou nao.

            Estando na nuvem a segurança nao depende de ti. Mas se te achas mais capaz do proteger dados do que a Google ou outro…

          • a Friend® says:

            @Miguel

            Acho que não falei chines. A mim não me interessa acederem aos meus dados…o que interessa é se um dia estivesse totalmente dependente das “nuvens”, poderia ficar fácilmente sem acesso aos meus próprios dados!

            A pouco e pouco as pessoas andam a confiar demasiado nas “nuvens” e quando derem por ela, terão mais dados “nas nuvens” do que no proprio computador…

            será assim tão dificil chegar a essa conclusão? Eu não ando acordado, mas também não ando a dormir tanto.

          • dajosova says:

            Concordo. de uma ou de outra maneira os governos vão querer controlar as massas.

            Controlo = Poder

      • MIGUEL says:

        Respondendo ao de cima. Tu só podes estar a gozar certo? Se o wikileaks tem processo em tribunal nos EUA era ilegal ao Goggle, como a qualquer outra empresa lá sedeada prestar serviços ao Wikileaks.

        E já agora no dia em que houver o tal shutdown da Google, implica revolução nos EUA, e nesse dia acho que vais querer saber de tudo menos se os teus dados estão seguros ou não.

        Reparaste que para argumentares contra protecção de dados na nuvem de uma pessoa, foste buscar a Wikileaks, que quer queiramos quer não tem aqueles documentos ilegalmente, embora eu dê total apoio à causa.

        Enfim…parei quando li shutdown do servidor cloud! Quando chegar a essa altura já eles desligaram tudo o resto, incluindo acessos à internet a partir de qualquer lugar. E isso não é nada Teoria da Conspiração

        • a Friend® says:

          Diz lá uma ilegalidade que o Wikileaks tenha cometido? É que até agora nem os EUA souberam dizer…

          Eles não roubaram nada… divulgaram dados que lhes foram facultados… e querem rolar a cabeça dele…

          Revolução…é o que eles andam a tentar fazer… até agora.. nada… é uma inconita…

          100% certo, é que lhe cortaram tudo. Saltas-te para o ajudar? Pelos vistos não.

          • a Friend® says:

            PS. O que pelos vistos demonstra que basta “não gostarem de ti” para usar as empresas para te castrar… sem mesmo terem razão para tal.

            Depois seria engraçado…conseguires fazer mais sozinho que o Wikileaks…

            É que hoje em dia.. qualquer pessoa que não aceite as “ordens dos EUA” é considerada terrorista.

            Depois vem lá as “Sara’s Pallins” exigir que te cortem a cabeça.

          • Miguel says:

            Oh rapaz tu sabes do que falas?
            Adorava saber dos documentos do Wikileaks quais os que foram facultados? Nao sei se te passa pela cabeça, mas todos os documentos do Wikileaks foram conseguidos quando a protecção de dados do pentágono foi abaixo. Nos minutos que esteve em baixo extrairam os documentos. Nao se sabe quem foi…mas é estranho passados poucos dias o Wikileaks surgir. O próprio Assange nao desmente.

            Os EUA têm queixas contra o Wikileaks e o Assange, tanto que ele nao pode entrar nos EUA. Quanto ao eu nao ajudar…eu suporto sozinho um mirror do Wikileaks.

            Ao contrário de ti nao sou do contra só por ser, e sei do que falo quando se trata de aliar causas. Pasmo-me como tens internet! Nao tens medo que te aparecem na caverna para te levar…

          • a Friend® says:

            @Miguel

            Não Miguel… sabes tu por mim…

            http://www.publico.pt/Mundo/wikileaks-proposta-para-nobel-da-paz_1478352

            E raiva dos EUA é simplesmente ele denunciar coisas que não lhes convém.. dados que ele TEVE ACESSO.. não os roubou.. logo tem a liberdade de os divulgar como qualquer jornalista…

            Se tens um Mirror do Wikileaks e não sabes isso… nada posso adiantar.

            Já parece o nosso caso do banco… “guardem aqui os vossos preciosos valores…” depois abrem falência e o povo fica a arder…

            Mas pronto, nem vou alimentar mais a conversa, estas a dar uma de chico esperto. E não.. não tenho medo de “clouds” .. simplesmente tal como eu e os outros disseram.. não de deve confiar a 100%!

    • João Pinto says:

      Num cenário de empresas a serem saqueadas e o comércio totalmente paralisad, “cloud computing” aparece como uma vantagem.

      Para além disso, com a internet paralizada (includindo a rede nacional como foi o caso) é pouco provável que qualquer empresa consiga operar independentementente da localização dos seus serviços.

  2. João Dias says:

    O Mubarak a dizer que gostaria de renunciar ao poder no Egipto é igualzinho a um Marcelo Caetano supostamente dizer “ah, estou farto desta porcaria do Estado Novo, vou é implementar eleições livres, democracia, e acabar com a PIDE e a repressão. Caramba, também já chega de controlar tudo”. Simplesmente é fantochada pegada.

    Já está no poder há imensos anos. Tem feito bastante para que o Egipto se torne no país no Médio-Oriente onde as prisões realizam as formas mais brutais e horríveis de tortura e espancamento (na maioria das vezes até à morte).

    Também acho um bocadinho hipócrita da parte dos EUA que sempre souberam da forma repressora como o regime actuava há décadas e nunca fizeram um chavo para mudar e agora quase que dão sermões sobre “reformas”.

    Não sei o que isto tem a ver com tecnologia, mas pronto, era só para expressar a minha opinião.

  3. A. Lopes says:

    Claro que tb há outros exemplos da utilização da tecnologia nestes protestos como por exemplo:

    http://www.publico.pt/Mundo/google-cria-servico-especial-de-voz-para-o-twitter_1478064

  4. Ryan says:

    Usar a tecnologia de forma negativa da nestes casos. Sei que isto abriria uma discussão bastante alargada em relação ao uso da tecnologia mas neste caso há um certo exagero.
    Falando do lado politico da coisa acho que isto vai ficar pior. Nao sei se sera melhor ter um Mubarak ou uma tal de “Muslim Brotherhood” com a lei da sharia a governar o Egipto. E as ferias a esse pais… acabam-se

  5. david says:

    Cloud Computing. Alguém gosta de ficar à sombra de outro? Já tenho dito, é pena que há pessoas que alinham nestas coisas, por ser moderno (o que é mentira, isto é a coisa mais antiga que existe, é como uma moda) e ter umas funções todas engraçadas, que na realidade não servem para nada, compram gato por lebre.
    Isto do Egipto é um exemplo do que faz ter o controlo sobre uma rede tentacular, como uma rede de telemóveis, e isto não é nada. Podem fazer muito mais coisas. Olhem as escutas a opositores? No CC isso era um pequeno passo. Ficava aqui o dia todo a dizer mal do CC, roubo de entidade, etc. Tudo o que é centralizado significa maior controlo, agora imaginem todos os males associados a ele, desde económicos até aos sociais, políticos, etc. Sei lá. Já pensaram porque existiam diferentes cartões antes? BI, NIF, passe social… Se alguém roubasse um não era fácil ou imediato que roubasse todos (a entidade ou fisicamente). Tudo num? ….

    • Miguel says:

      Espero que saibas que tanto te roubam a identidade agora como no Cloud Computing.
      Não sei porquê tanta conspiração em relação a isso. Espero que saibas que no dia em que governos ou o que quer que seja acessarem os teus dados pelo CC podes processar o serviço da nuvem ou o teu próprio governo…mas isso ao português já dá muito trabalho.

      Quem fornecer o serviço CC tem de assegurar protecção de dados, se esses forem violados têm de pagar rios em indemnizações, não estou a ver a Google ou qualquer outra a empresa a querer correr esse risco.

    • João Pinto says:

      Presumo que CC seja Cartão do Cidadão. Tu só podes estar a brincar, estás a falar daqueles cartões separados que permitiam a pessoas que não pagam sequer impostos receber o mesmo subsídio em diferentes centros da segurança social ?
      Em relação ao roubo, andavas com os cartões em carteiras separadas ? Nos caos de roubo de carteira que eu conheço as pessoas tinham que ir a cada um dos serviços para cada cartão que foi roubado.
      Obviamente a consolidação e centralização tem os seus problemas, e nem sempre é a melhor opção, Há que saber avaliar as situações e tomar decisões consoante. Ser contra este ou aquele tipo de sistema de forma cega só atrasa a evolução.

    • Paulo says:

      Discordo de muitas coisas que disseste, sobretudo no que toca ao CC. Nota-se perfeitamente que não entendes muito do assunto, e estás a disseminar demagogias, como um bom Português! …
      Antes não existiam cartões diferentes para dificultar o roubo do que quer que seja, aliás, o facto de haverem cartões diferentes não foi algo pensado, senão um efeito evolutivo da sociedade (à medida que os serviços independentes foram crescendo). O cartão do cidadão não permite a ninguém aceder a informações confidenciais sem autorização, mesmo que te roubem o cartão. As únicas informações a que têm acesso são os números de identificação que estão expostos no exterior, e que são tudo menos confidenciais. Da mesma forma que antes ninguém roubaria um BI, mas sim uma carteira inteira onde iriam os cartões todos. Enfim, como já referi, demagogos há demasiados neste país.

    • Bruno Coimbra says:

      Mas que M#$ER%D&A estas tu prai a falar sobre o CC? o que é que o cu tem a ver com as calças?

      Ainda perguntam pq é que isto n anda para a frente?!

      É so atrasados neste pais, por cada um que quer fazer alguma coisa por portugal existem 3 que são demasiados burros e caloes para se informar e pensar nas coisas antes de as boicotar!

  6. Gerardo says:

    Cada um que proteste contra o regime que quiser. São todos iguais. Não querem assinar a Constituição Europeia? Mamam-na à mesma. Não se pode torturar no País? Leva-se para outro sitio onde se pode (Guantánamo). Manifestações? Só onde e quando o Governo quer (lembram-se da visita do Chinês?). A diferença entre os regimes é se existe apenas 1 a roubar o povo (normalmente designado de ditador por grupos que querem o seu lugar) ou um grupo de pessoas a roubar o Povo.

  7. Francisco (JHB) South Africa says:

    Boas boa gente, este foi um dos tópicos que li por inteiro os comentarios. Aprecio a sinceridade na discussao dos factos, certos ou errados todos nos representamos x% da populacao e dou importancia ao que nao me passos pela cabeca. Obrigado.
    Não vejo real distancia entre os vossos pc’s que estão ligados na net, e de onde escreveram estas mensagens, e um servidor para conter certa informação. Para o CloCompu ser mais agradável deixo a ideia de algo mais físico tipo um rato com : http://www.bionics-k.co.jp/english/bloodvessel/index.html? Em relação ao Egipto e as redes sociais posso dizer que e mais fácil mudar a opinião de uma multidão do que de uma pessoa, nestas rivalidades exaltadas grupos ganham $$ e poder e potenciam tal situação, uma guerra nao comeca entre dois homens comeca entre dois sistemas. Acho sempre curioso que um grupo de (digamos) 5 pessoas (a quem o “ditador/sistema deve vidas”) não se consigam organizar e limpar-lhe o sebo, serão assim tão mentecaptos, terão uma ideia tão distorcida de inacessibilidade a fulano ou beltrano? Será meu defeito em acreditar que qualquer um de vos com algum tempo e dedicação não e possível qualquer feito? Nestas ocasiões lembro-me do meu avo : Quem sofre são os fracos, os velhos e os pobres… quantas crianças inocentes estarão a sofrer neste momento. As minhas preces vão para elas.

  8. dajosova says:

    e como já disse aqui uma vez, as massas serão controladas pelo comércio (dinheiro) tal como a Bíblia profetiza.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.