Dropbox confirma concorrente ao Google Docs e Evernote
É uma realidade que todos já vislumbram: a computação na cloud tomará um dia destes cada máquina de cada utilizador no mundo. Tudo estará na cloud, tanto os ficheiros gerados como o poder de processamento e mesmo as aplicações que vamos usar para fazer tudo no dia-a-dia.
A ameaça é real e parte de um dos principais e mais populares players do mercado Cloud dos tempos modernos, do Dropbox. Ao que tudo indica, o Dropbox está a desenvolver um novo serviço na nuvem que vai lutar por uma quota-parte pelo mercado onde está a Google com o Dos e onde está também o Evernote. A guerra está declarada!
Na passada sexta-feira, através da Product Hunt, comunidade online onde recentemente têm sido partilhados e descobertos novos produtos, foi conhecida uma misteriosa aplicação denominada de Composer.
De acordo com alguns utilizadores que tiveram a oportunidade de testar este serviço, o Composer é basicamente uma ferramenta de anotações que permite a vários utilizadores a sua edição e partilha em simultâneo. Sendo uma das suas principais características, o facto de estas anotações poderem ser feitas directamente no Dropbox, sem existir necessidade de criar documentos num qualquer outro processador de texto em separado.
Depois de confrontado com esta notícia, Ilya Fushman, responsável pelo sector do produto da Dropbox, confirmou que o Composer será um dos novos produtos da empresa e que terá como objectivo abater serviços como o Google Docs e o Evernote.
Nós estamos sempre a testar novos produtos. Temos sempre um monte de coisas em que estamos a trabalhar - e este é um deles.
Ilya Fushman, responsável pelo sector do produto da Dropbox
Quanto ao seu lançamento, Fushman, recusou-se a avançar um cronograma específico, afirmando apenas que a empresa, antes de lançar qualquer produto oficialmente, testa o mesmo com milhares de utilizadores.
Queremos que as pessoas a utilizem para obtermos um feedback. Podemos descobrir que as pessoas não gostam dele.
Ilya Fushman, responsável pelo sector do produto da Dropbox
Posto isto, ficou mais do que óbvio que a próxima jogada da Dropbox passa pelo lançamento de um processamento de texto integrado na sua plataforma de armazenamento online, sendo uma questão de tempo até a empresa apresentar o Composer de forma oficial. Fiquem atentos.
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
Este artigo tem mais de um ano
A qualidade do Dropbox contra o Google Drive é visível… a Dropbox faz um cliente de sync e um serviço web muito melhor… vamos ver como corre isto…
O serviço web da Dropbox é uma anedota comparado com outros! Já a aplicação cliente é muito eficiente e rápida (pelo menos no Windows).
A ver se cai mais uns gigas grátis na dropbox ao subscrever isto:)
Boa! Concorrência nestas coisas sempre foi saudavel
É bom haver concorrência, mas para concorrer com o Evernote, é preciso logo criar um serviço multi-plataforma (Windows, Mac, Linux, Android, iOS e Windows Phone) que seja mais apetecível que o Evernote para Power-Users. O Evernote está em todo o lado, funciona bem em todas as plataformas e nenhuma tem menos funcionalidades que as outras.
Isto em termos de Time-to-Market é um quebra-cabeças para a Dropbox
E depois quem utiliza o Evernote a sério não consegue lidar com outras plataformas, porque o Evernote é uma ferramenta madura, com anos de experiência e utilizadores fidelizados.