Dois Trojans novos para Mac
A segurança dos sistemas baseados em Unix, é um factor favorável para todos os utilizadores. Mas como sempre digo, a segurança de um computador depende do seu utilizador. Que o digam os utilizadores de Mac que foram surpreendidos por dois trojans num espaço de uma semana.
Ambos os trojans vieram em duas versões pirateadas de software para Mac, disponíveis na rede BitTorrent. O primeiro foi detectado numa versão do iWork '09, o espécime denominado "OSX.Trojan.iServices.A". encontra-se alojado num pacote extra denominado iWorkServices.pkg.
Assim que o utilizador se autentica com a sua password para instalar o software, o trojan instala-se como um processo que corre inicialmente no arranque do sistema, no directório /System/Library/StartupItems/iWorkServices, uma área apenas reservada para ficheiros de sistema do MacOS, dando-lhe permissões de escrita, leitura, execução como root (o utilizador máximo com todos os privilégios).
Depois disto, este processo, estabelece uma ligação para um servidor remoto, de modo a criar uma backdoor, para que qualquer utilizador mal intencionado, tome controle do sistema.
A segunda ameaça foi detectada numa versão do Photoshop CS4. Este trojan designado por "OSX.Trojan.iServices.B" é uma variante mais sofisticada da encontrada no iWork '09, e vem incluída num ficheiro de instalação denominado "Adobe CS4 Crack".
Quanto o utilizador corre a alegada versão para "Crackar", é instalada uma backdoor no directório /var/tmp, sob um ficheiro com um nome gerado aleatoriamente. Esta artimanha faz com que o trojan seja difícil de identificar e remover.
De seguida este programa pede ao utilizador um utilizador e respectiva password com privilégios de administração, que serve para instalar um processo de arranque do sistema em /System/Library/StartupItems/DivX com privilégios de root. Assim que a máquina for reiniciada e este processo é lançado, e gera uma hash da password de root, podendo transmiti-la para o autor deste trojan.
Para quem tenha sido afectado, pode fazer download de uma ferramenta de remoção de trojans para remover o do iWork'09, do site de segurança SecureMac. Para o Photoshop ainda não existe ferramenta de remoção dessa ameaça, na altura em que este artigo foi escrito, mas tudo leva a crer que a solução sairá no mesmo site.
Os autores de trojans, começam a tentar penetrar a segurança do MacOSX usando fórmulas muito semelhantes que há anos são usadas em Windows.
Conclusão a tirar disto tudo, todo o cuidado é pouco, e sempre que possível deve-se descarregar ficheiros de fontes credíveis.
É aceitável que nem todas as pessoas tenham poder financeiro para adquirir uma licença do Photoshop por exemplo, mas existem sempre alternativas pagas mais económicas ou mesmo gratuitas, que podem ser descarregadas dos próprios sites dos autores (sendo por si só uma fonte de segurança muito maior).
Fonte: Arstechnica, ver aqui também. Homepage: Site SecureMac
Este artigo tem mais de um ano
Tenho uma dúvida acerca deste tipo de virús…
Os anti-virus e anti-spywares assimilam qualquer ficheiro nomeado crack ou patch como sendo virus sem testar antes o seu comportamento certo??
Ou seja, mesmo que o ficheiro para “crakar” seja limpo de virus ou spywares o software de defesa dispara o aviso e eventualmente elimina-o do sistema?
Abraço e obrigado pela explicação.
Isso apenas demonstra que nem todo sistema é 100% seguro ..
e que não vale a pena pagar caro por uma “segurança” que na verdade é falsa e que apenas pouco explorada .
O sistema é seguro, os utilizadores que o usam é que não.
Os trojans apenas são instalados ao instalar software pirateado.
Como se costuma dizer: “Por vezes o barato sai caro”
Pois, o que torna esse SO tão seguro deve-se ao facto de não existir tanta vontade de o tornar inseguro como acontece com os, tão mal amados, SOs da Microsoft. O que prova que o que tanto dizem por aí é pura ilusão (não há virus para MAC… blá blá) pois, parece que esse vai deixar de ser um motivo para a sua escolha. Parece que o pessoal (que desenvolve os virus) já se fartou da Microsoft e começa a procurar alternativas, era evidente isso começar a acontecer mais cedo ou mais tarde.
Chegou a vez da MAC começar essa grande luta com os virus.
Boa sorte…
@cyber_soul:
Estás enganado. Os anti-virus procedem a uma análise dos ficheiros, e só então, se estes demonstrarem padrões suspeitos, o utilizador é avisado.
O que acontece, é que alguns dos cracks “limpos” são incluídos numa lista negra, sendo que o anti-virus irá tentar livrar-se deles mal sejam detectados.
Nestas situações, mesmo que o utilizador decida manter os cracks, existem certos anti-virus (Avira) que os inutilizam de emediato.
De qualquer forma, muito dificilmente um anti-virus (ou anti-spyware) irá detectar novos tipos de malware, dos quais ainda não se conheça o padrão de funcionamento (daí as actualizações frequentes dos anti-virus ).
Quanto a trojans para mac, não é nada de novo. De facto penso que se a maior parte dos utilizadores de mac instalassem um anti-virus iriam ter uma surpresa.
O que acontece é que todos estão à espera que os virus se manifestem, mas os virus de hoje em dia tentam camuflar-se ao máximo, mantendo-se no sistema e roubando dados sensíveis dos utilizadores, tudo isto sem qualquer sinal de anomalia.
Um sistema não é 100% sem um utilizador cauteloso…
Ao contrario dos sistemas Windows, os Mac só correm virus/trojan com a permissão do utilizador, ou seja, convem sempre ter a certeza que o programa que quer correr é de confiança.
Em qualquer sistema operativo o problema está sempre entre o ecrã e a cadeira…
@A friend
Isso é tudo muito relativo, quando alguém se aplicar como deve ser de certeza que arranja forma de contornar isso, é uma questão de tempo.
A segurança de um sistema não se avalia assim. Acho que se esta a criar uma confusão… uma coisa é um vírus que se apanha apenas por colocar uma pen num PC infectado ou que é lançado através de uma rede, mail, etc.
Outra coisa é executarem um programa deliberadamente e oferecerem a vossa password de administrador…
Não há aparentemente nenhuma falha do SO mas sim do utilizador!
Assim até eu fazia um virus/trojan. 😀
@A friend:
Já se passa o mesmo no windows (Vista).
Chama-se UAC (user account control) e, tristemente, é das funcionalidades mais criticadas desse sistema operativo.
De facto, muitos utilizadores terão acabado por desligá-lo.
Isto só prova que, seja em que sistema for, existe sempre uma forma de dar a volta às medidas de segurança.
Querem um sistema seguro? Não liquem o computador…
@CáVai
O UAC é um anedota. A única coisa que o utilizador faz é clicar no confirmar ou aceitar. É uma falsa segurança que apenas aborrece quem trabalha e não adiciona nada.
Então não havia vírus para MAC e não sei mais o quê…
Não havia porque os MAC ainda não tinham expressão suficiente no mercado para que se virassem para eles. Agora é que a porca torce o rabo pois o que custa são os primeiros. Ainda por cima com a enorme divulgação que esta notícia vai ter acredito que o céu será o limite…Pois é para lá que irão os MAC 😀
___________________________
http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/
@Daniel Pontes:
Discordo.
É tão anedótico o UAC como o sistema implementado nos mac pois, em ambos os sistemas, é dada a opção ao utilizador de instalar ou não o software.
Tanto a Microsoft como a Apple não têm culpa que os utilizadores não percam uns segundos a ler o que está escrito em letras grandes no ecrã.
Mas tudo bem, cada um com a sua bicicleta…
o sucesso destes dois virus vai determinar o sucesso (ou nao) de uma nascente vaga de virus para mac
Posso estar errado mas sinto-me mais seguro num sistema que pede permissão para instalar software, actualizações e alterar definições, seja Mac, Vista/Seven ou Linux, por isso é que eu não gosto de utilizar o windows XP que por mais precaução que tenha acabo sempre com problemas de Trojans, virus ou spyware.
Já agora alguém entendido em segurança em Mac OS X poderia fazer uma review a anti-virus para Mac, fica a ideia.
O UAC do Vista de eficaz contra virus não tem nada mesmo…
O sistema do Mac é completamente eficaz, porque ele simplesmente não corre os programas sem ordem do utilizador, já os virus para Windows, alguns já contornam e bem o UAC. São sistemas que em nada podem ser comparados.
E alguem disse … “Há e tal não há virus para mac…”
E trojan não é Virus 😉 … Virus propriamente ainda não há, a função de um virus é destruir o sistema e propagar-se, o Trojan é simplesmente pra dar acesso á maquina a terceiros.
os mac que se cuidem daqui para frente
Quem os manda instalar cracks??? Foi coisa que nunca fiz num Mac!
Até porque os programas pirateados para Mac NÃO necessitam de crack!
Basta uma serial, visto que os Mac não têm resgistry key.
Um “crack” para Mac, tá mais que visto que é armadilha! 🙂
@A friend
Mas olha que com o mesmo truque que usaram para instalar o trojan também instalam um vírus na boa.
@A friend
OS virus estão em vias de extinção…. Simplesmente já não trazem crédito ou valor acrescentado ao seu criador. Enquanto os trojans esse retornam passwords, informação privada etc.
De qualquer forma com um trojan numa maquina o utilizador pode destruir completamente a máquina remotamente, logo ai consegues o objectivo final de um virus. Já existem trojans que se propagam sozinhos…
Há aqui qualquer coisa que não está a falhar..
Quando se instala um programa, o OS X pede a pass do utilizador e nunca a pass do root.
E além disso, a conta root, está desactivada por defeito.
@Miguel Guerra:
Que grande anormalidade que disseste agora. Desde quando haver ou nao uma registry key implica que um programa possa ou não ser pirateado por crack?
Entao por exemplo este caso: um programa que se ligue à net para verificar que o serial está banido. Como usas o programa? Com um binário ‘crackado”.
lol
Quanto aos que estao a comparar a Windows: gostava de saber quando voces correm o windows sem ser com privilegios de administrador.
Correcção: “Há aqui qualquer coisa que está a falhar…”
@CáVai
Não fales do que não sabes. O UAC não está protegido por nada, a única barreira é um botão que diz permitir. No caso do Mac OS e até Linux é pedida a password de administrador. Realmente é a mesma coisa não é? lol
@luminoso
Para um programa não se ligar à net, utiliza-se o little snitch que bloqueia esse acesso.
Outra forma é editar o ficheiro hosts e fazer um loopback escrevendo:
127.0.0.1 http://www.o_site.com
Mas é como disse… neste caso é 100% erro de utilizador, deu permissão. ( Pensando que estava a instalar algo de confiança )
A comparação que faço aos Virus/Trojans do Windows é que muitos conseguem quebrar a barreira de protecção do mesmo, sem mesmo ter ordem do utilizador.
Dai eu ter dito para não se comparar os sistemas de segurança de um para outro porque no MAC até agora não existe um que consiga executar sem um desleixo do utilizador. O proprio sistema do Mac usa diferentes tipos de acesso para diferentes areas do sistema, tal como o Miguel Guerra explicou muito bem, a conta root que se encontra desactivada por defeito.
o sistema UAC apenas previne a execução automatica de um ficheiro, já os sistemas de protecção de Mac funcionam com permissões, que se pode comparar por exemplo ao termos varios utilizadores de Windows e um ter direitos de administrador, e outros não, ou seja, não conseguem alterar ficheiros de sistema. Dai uma nas normas aconselhadas do Windows é usar duas contas, em que a conta mais frequente não tenha acesso administrador… mas claro…é uma bela chatisse, até para instalar um simples programa que requira certos direitos.
Continuo sem perceber como é que actua o “trojan”.
1º- Para instalar um program é pedida a pass do USER e NUNCA a do root.
2º -Nenhum utilizador, mesmo com previlégios de administrador, tem permissões de escrita nas pastas do sistema. Só mesmo o root.
3º- A conta de root está desactivada por defeito.
@Daniel Pontes:
Importas-te de me explicar qual é a diferença entre clicar num botão a dizer “permitir” em windows e dar a password em mac?
No windows, e caso não saibas, existem dois botões: um “permitir” e um “cancelar”. Se eu decidir cancelar a instalação é o mesmo que eu decidir não fornecer a password, ou não?
As pessoas já se queixam, por causa de terem de clicar em um ou dois botões, imagino se lhes fosse pedida a password!
São dois sistemas, com implementações diferentes da mesma funcionalidade.
Em windows, se eu assim o desejar, também apenas o Administrador tem poder para instalar aplicações, sendo que ainda possui a protecção extra do UAC.
Nunca disse que um é melhor ou pior que o outro, apenas disse que a instalação de software depende do utilizador e não do sistema, a não ser que conheças uma aplicação para mac que seleccione e instale o software por ti…
Não me venhas agora com coisas, pois os utilizadores de windows que clicam repetidamente em “permitir” também forneceriam a password do sistema sem pensar duas vezes.
A prova disto é que até os utilizadores de mac já o estão a fazer, apesar de conhecerem os riscos…
@Miguel Guerra
Na propria noticia está explicado, a função de um trojan é abrir uma “backdoor” e dar acesso a terceiros. E atenção, muita gente tem Macs sem qualquer password, que para instalar algo ou ter acesso basta simplesmente primir o “OK”.
E um trojan bem programado, consegue “enganar” o sistema ao ponto de dar acesso ao computador, como se de uma assistencia remota se tratasse. Ele não precisa necessariamente actuar através da root, senão até para utilizar-mos um browser, seguindo essa teoria, só poderia-mos faze-lo através de permissão na root.
@Miguel Guerra:
apesar de nao todas, mas algumas aplicacoes necessitarem de acesso ao sistema para serem instaladas deixa-o todo vulneravel. é um tipo de gksudo.
Nao ter a conta root activa nao quer, de todo, dizer que o acesso a nivel de sistema é ou não possivel.
Todas as aplicaçoes necessitam de pass para serem instaladas.
Preparem-se porque isto é apenas o início…
Bem-vindos ao mundo dos hackers, crackers e afins!
Esperem até o Mac OS ser massacrado pelas “mãozinhas” deles…
Tenho que dizer …
Agora é que quero ver os MacFanboys a dizerem que só no windows é que há virus. E os do Linux também terão os ditos a seu tempo …
E não, não sou MSFanboy nem merda que se pareça 😛
@UKN: Claro que não és… não és nada… os outros é que são…
@CáVai
lol continuas no mesmo. Eu não me estou a referir nos casos em que dependa da próprio utilizador como neste. Qualquer outra pessoa que controle uma máquina com Vista e o tal UAC, fisca ou virtualmente, apenas tem de passar o painel do confirmar. Aliás, há aplicações de carácter malicioso que o contornam. Tendo uma password pelo caminho, já as coisas mudam de figura. Digas o que disseres, não tem nada a ver. Se quiseres posso pôr aqui uma data de artigos que te ajudam a perceber realmente o que é o UAC do Vista comparado com os sitemas de segurança de outros OS.
Deixem que vos diga uma coisa:
Isto é mesmo um “trojan” muito fuleiro….
Dá pelo nome de “Crack” e pede password para ser instalado?
Vírus a sério são aqueles que não pedem licença para entrar e, a solução está na formatção da máquina. 🙂
LOL
Toda a gente sabe que a grande maioria dos virus que a malta apanha em sistemas windows é por causa da pirataria. Nao actualizam o sistema a tempo e horas, apanham com os trojans e afins e depois queixam-se que o sistema operativo é inseguro e que não percebem como a M$ pode vender um produto inseguro.
Depois aparecem os trojans e falhas de segurança em outros OS. Aí a culpa já nao é do sistema operativo nem da marca. É do utilizador pirata.
Enfim… sem comentários.
Mas é bom que isto aconteça. Ainda a semana passada alguem me disse que em casa tinha um Mac para nao se preocupar com os problemas de virus e afins que tinha no sistema windows. A falsa sensação de segurança que os utilizadores têm a usar sistemas diferentes do Windows é perigosa. E aqui está a prova. Todos os sistemas devem ser monitorados e deve-se ter muito cuidado com o que se deixa instalar nos nossos sistemas. Sejam eles quais forem.
Segundo percebi do artigo os trojans são instalados com os programas, os programas foram alterados para instalarem os trojans que aquilo que no fundo são é mais programas pro sistema, e só funcionam porque pedem a password do root ao utilizador… Isto é uma forma dissimulada de instalarem directamente um programa que por azar é vírus… Aqui concordo o problema tá nos utilizadores e não no sistema, quem não quer o trojan compre o software original…
Agora o Windows é outra história, os vírus são instalados na internet devido a execução de scripts pelo o IE, que são totalmente escondidas dos utilizadores ou usando vulnerabilidades do sistema ao qual os utilizadores nem sequer têm noção de existir… Agora se vão à net e sacam um programa que diz que torna o computador mais rápido e o acaba por formatar o problema é vosso não do sistema…
Tipo eu na apanho um virus no windows ai jasus a tanto tempo, mas se me ponho a inventar um coto apanho ta claro, o utilizador e o culpado de tudo, tudo e vulneravel, dependendo das maos em que esta.
Mac agora e que vai ser lindo esta a começar a ter algun sucesso, entao vai ser mais tentador para se atacar, vamso ver onde isto vai parar, so digo, dentro de poucos tempos vai ser tao seguro ter windwos que mac olha o que digo.
Para os menos informados, possuidores de Mac, volto a repetir:
Nunca instalem um Crack. Nos Mac não são necessários cracks!
Basta a serial e, em certos, casos bloquear o acesso do programa à net através dum Loopback, ou usando um programa chamado Little Snitch.
@Daniel Pontes:
Sim, e se reparasses percebias que eu me estou a referir apenas a estes casos em que a responsabilidade é do utilizador.
Até porque acredito que seja assim que se espalham a maior parte dos virus: pessoal que instala tudo e mais alguma coisa sem tentar sequer perceber o que é.
E, nesses casos, o UAC está lá para alguma coisa e algo me diz que não é para enfeitar.
Além disso estás a substimar o UAC, pois além de avisar das aplicações que se tentam executar, também impede que sejam apagados, movidos ou modificados os ficheiros do sistema.
Seja a tua opinião qual for o UAC constitui uma camada extra de protecção e, nestes casos, desempenha a mesma função que os direitos administrativos dos mac: certificar-se que a aplicação foi executada pelo utilizador.
Depois de aplicação ter sido instalada num mac, comporta-se como qualquer outra aplicação e irá desempenhar a tarefa para a qual foi programada; não vai ser o facto de ser um sistema da Apple que vai impedir isso, ou vais-me dizer que cada vez que inicias a tua máquina esta te pede novamente a password para executar todas as aplicações?
Como já disse, e sabendo que os sistemas são diferentes, também posso bloquear aplicações no windows sendo necessário uma conta de administrador para as correr passando a ser, então, da minha responsabilidade aquilo que instalo.
Em que é que isto é diferente num mac? Como já disse o mac pede uma password, enquanto o windows apenas pede uma confirmação.
Também sei que o UAC consegue ser contornado, mas não é tão fácil como muita gente anda por aí a apregoar; aliás, quem possuir o Vista de certeza percebe a diferença.
Há, o cara tem que fornecer a senha e password pro virus funcionar. Entao ainda é seguro. A culpa é do usuario.
Se eu lhe pedisse a senha de seu pc, para instalar um programa pirata, vc ia me fornecer ela, sendo que voce nem me conheçe?
O windows deveria era usar varios niveis de protecção para diferentes areas de acesso… tal como o MAC faz…
Ficheiros de Sistema… Instalação de programas… e execução normal de ficheiros, onde estes dois ultimos, nunca tivessem permissão para afectar os ficheiros do sistema. O UAC apenas é uma validação que o usuario dá, para indicar que é mesmo o administrador, é uma especie que “anti autorun” … ao contrario do sistema da Apple, que não funciona com validações mas sim permissões, daí ser extremamente dificil um Virus contornar essa segurança.
E mais uma vez, não confundam Virus com Trojans 😉
Antes de mais parabens pelo site, é sempre super completo e podemos achar aqui muitas das respostas que muitas vezes procuramos e até algumas para algo que ainda vamos precisar! Quanto a este post obrigado por o escreverem, eu como utilizador mac não estava muito habituado a ter que lidar com este tipo de trojans e é sempre bom ter alguém que nos alerta!
Parabens e continuação! Cumprimentos.
http://worldonclip.pt.vu
@CáVai
“Quanto a trojans para mac, não é nada de novo. De facto penso que se a maior parte dos utilizadores de mac instalassem um anti-vírus iriam ter uma surpresa.
O que acontece é que todos estão à espera que os virus se manifestem, mas os vírus de hoje em dia tentam camuflar-se ao máximo, mantendo-se no sistema e roubando dados sensíveis dos utilizadores, tudo isto sem qualquer sinal de anomalia.”
Ora aqui está um comentário inteligente, ninguém usa AV nos MAC e depois vem para aqui dizer que não têm vírus. Faz-me lembrar os bêbados que dizem “eu não estou bêbado, posso perfeitamente conduzir.” E na realidade não estão, ate ao dia em que a policia faz o testezinho do balão. Quem não usa AV no MAC e não faz analise diária dos processos a correr e das portas abertas, não pode afirmar que não tem vírus, trojan ou o que quer que seja. Não pode ACABOU, é como um medico afirmar que eu tenho uma doença sem me analisar, é estúpido. Ponham la um trial de 30 dias nos vossos MACs e pode ser que apanhem um susto.
Outra coisa que eu acho interessante, é a dualidade de opiniões. E como um FIAT e um BMW se um dá barraca a FIAT não presta se o outro da barraca a culpa só pode ser minha (falem com um vendedor de automóveis e ele explica) Toda a gente critica o UAC do Vista, “que bando de amadores é o pessoal da Microsoft” mas no MAC ter de por um user e password cada vez que se quer correr uma porcaria já é “estiloso” (então se a password for uma password a sério, bem comprida, deve ser bué divertido faze-lo 15 vezes por dia) mas é MAC por isso é bom. E o Burro sou eu?
O facto de se por password para instalar algo no Mac não é estiloso… é apenas mais seguro porque previne de aparecer algo que contorne o sistema, uma vez que para isso teria que quebrar a password. Já o UAC por não ser necessária password, é que já foi contornado… é simples.
Quando a virus, nunca vi tal coisa num Mac… Trojans sim… e enquando um antivirus num Windows, tem uma funçao activa, já no Mac é apenas preventiva, ou seja, suspeito ou desconheço a origem do ficheiro, e faço um scan por pura prevenção.
@ Gerardo
E pelo que li, sem querer ofender, só posso dizer que das duas uma,
ou percebes pouco de Mac’s ou Nada 😉
Aconselho-te ao invés de usar um Mac, tentes perceber o sistema, porque do que li, parece que tas a falar de um sistema Windows… onde ai sim, sem antivirus quem o instalar pode apanhar um belo susto após um full-scan…
@Gerardo
Claramente nunca usaste o OS X. Demonstras uma grande ignorância sobre o funcionamento do sistema operativo.
O sistema não te pede a password por tudo e por nada, apenas quando queres alterar parâmetros importantes. Isto acontece muito raramente mesmo.
Lamento não possuíres mais conhecimentos para fundamentares os teus comentários, por isso deixo a sugestão:
Usa primeiro, e depois comenta.
@taneiro
Concordo.
“O que acontece é que todos estão à espera que os virus se manifestem, mas os vírus de hoje em dia tentam camuflar-se ao máximo, mantendo-se no sistema e roubando dados sensíveis dos utilizadores, tudo isto sem qualquer sinal de anomalia.”
@Gerardo
Então achas um comentário inteligente?
Não deves ter lido este post com certeza.
Isto sim, é uma “barracada”! E olha que de “camuflado” não tem nada.
Mas quando será que o pessoal começa a perceber as diferenças entre um trojan e um virus?. Não existem até ao momento virus para Mac. Quanto a trojans, esses existem ou podem existir para todos os sistemas (ou deverei dizer utilizadores?). No Mac quando se instala uma aplicação e ela pede password quer dizer que essa instalação vai mexer nos recursos de sistema e nas permissões, logo… é para desconfiar. Alem disso basta dizer ao firewall para deixar apenas as aplicações devidas comunicar pela internet (browser e mail). E num mac isso faz-se com 2 cliques (como quase tudo nesta plataforma). Os espertinhos que estão sempre á cuca de qualquer info (ainda que imcompleta) para começar a atirar pedras aos Mac’s aconselho vivamente um bom conhecimento de causa… o que geralmente não acontece. Eu tenho Mac’s (2 em casa e 2 no trabalho) e PC’s (2 com XP, um com Windows 7 beta e um com Linux) e sei mais ou menos aquilo que digo. Ambos os XP’s estão ligados á nete sem antivirus e até ao memoento só tive problemas de virus num dos PC’s que se deveu à burrinha da empregada que trabalhava com ele. O outro problema foi na instalação do Windows 7. Apesar de ter escolhido a partiçao que estava vazia e preparada para ele, o instalador simplesmente ignorou e apesar de me informar que estava a instalar na partição correcta, simplesmente instalou a na partição onde estava o XP instalado e lixou-me bem (rico começo…)
Eu até já me parto a rir com os utilizadores de Mac..
Comecei por não ligar nenhuma, aqui há uns anos atrás. Depois, passou à fase da irritação, porque tudo o que não é Mac não presta, Mac é que é bom!!
Agora já não me irrita. Rio-me do que dizem e à figura triste que fazem com as distinções do tipo “Vírus n é trojan e trojan n é vírus” Ai não? Tudo bem que não, mas não é mau na mesma? Eu até acho pior um trojan!!!
Mas pronto, finalmente está a acontecer o que eu realmente sempre quis. Há anos que o desejo: mais quota de mercado para os Mac.
E digam lá, qual é a percentagem neste momento? 7 ou 8%? loooooool
E as conversas deles? Já só ouço: “blá, blá, blá, tem password, blá, blá, blá, vírus n é trojan, blá, blá, blá, tem vários níveis, blá, blá, blá, a culpa n é do Mac mas do utilizador blá, blá, blá!” Defesas ridículas é o que é. Caem no ridículo e nem disso dão conta.
Mas os factos irão falar por si. No futuro ainda me vou partir a rir com a forma como os Macs vão ser literalmente massacrados por alguns génios da informática. E vai ser como tirar um doce a uma criança, não pensem que é por ser Mac que não o vão fazer!!! Simplesmente não o faziam porque os Mac não tinham expressão nenhuma no marcado, e era só por isso.
A ver vamos como se desenrola isto… mas que vai ser divertido vai… 😀
E eis que passados 5 anos os Mac’s estão muito mais espalhados por aí e a tua profecia não há maneira de se concretizar…
@paulf
1. Sou utilizador dos 3 sistemas
2. Defendo o sistema mais seguro e fiavel, mas ao faze-lo não estou a chamar ao windows de porcaria, senão não o usava.
3. Distinção feita entre Trojan e Virus porque actuam de formas diferentes, o Virus por norma tem função destrutiva e é autonomo, daí por maior parte das vezes não ser necessária a intervenção do utilizador para que ele infecte o sistema…
Ridiculo é comentar o que não se sabe, e ser-se fala barato.
@Miguel Guerra
Vês como tb não sabes do que falas?
Já vi pc’s muito infectados mesmo, foram limpos e não foi necessário reinstalar o sistema.
Quanto à notícia e ao conselho da Microsoft, o que são 10 a 20 milhões de PCs em todo o mundo?!
E isto passa-se muito por culpa das pessoas que não ligam às actualizações dos computadores.
Mas os Macs terão tudo a seu tempo. Quando começarem a ser utilizados por muitas pessoas e, principalmente, por pessoas que não percebem nada de informática!! Pessoas que querem chegar ao pc, ligá-lo e começar a trabalhar sem querer saber de actualizações de antivirus ou do sistema operativo. Se for preciso desligam-.nas ou cancelam-nas!!! lol
Ganhem juízo Macusers! Até é uma questão de bom-senso da vossa parte! Estão contentes não estão? Então deixem os outros ser burros, mas com paz.
Parecem testemunhas de Jeová!! loooool
@paulf
Já agora, os nomes dizem tudo… podes fazer pesquisas sobre VIRUS e ler um pouco da Historia do Cavalo de Troia, o conceito virtual baseia-se nesses factos.
A unica coisa que ambos têm em comum é a acção maliciosa.
@A friend
Mas eu concordo contigo quanto à distinção entre trojan e vírus. Nisso concordo plenamente.
Penso que aqui não pode haver fanatismos, eu apenas critico o que conheço. Como utilizo os 3 sistemas, e tento saber a fundo, sei apontar os pros e contras de cada um, a nivel de segurança e fiabilidade infelizmente o Windows não é tão maduro quanto deveria ser, mas agora com os testes que tenho feito no Windows 7, começo a ficar mais contente. Eles aprenderam muitos conceitos com Linux e Mac, daí as semelhanças agora serem cada vez mais evidentes, assim como a Apple já aprendeu muitas coisas com outros sistemas. É algo que faz parte, ninguém é detentor de 100% da sabedoria, e seria errado da parte de ambos, e por questões de fanatismo, ver-mos que o outro tem algo que é melhor, mas por orgulho não “imitar”. O principal interesse deve-se focar num sistema seguro e fiavel, não importa que este seja Apple ou Microsoft ou Linux. E até é bom que existam varios, e com o progresso que o Linux está a ter, só vem ajudar mais a industria no geral.
Acho que a causa do sucesso dos vítus, troianos, keyloggers, spywares, etc. é sempre a mesma:
O UTILIZADOR.
Não, ao contrário do que dizem os LINUXeiros (que malta mais chata como o caraças, sempre no apostolado, LOL!) a causa dos problemas está na conjugação de duas mentes:
– O utilizador, que se sujeita (nos casos acima, duas tendências suicidas se juntaram: sacar cracks para obter software à borliú e sacar a partir de torrents)
– O àcaro, que se aproveita da ganância e estupidez do utilizador.
Escusado será dizer que o utilizador está a tentar cometer um roubo (pirataria é roubo, dêem lá as voltas que lhe derem).
Não tenho pena nenhuma.
E um pequeno aparte, para dizer algo que favoreça o Windows e não MAC..
O sistema de encriptação de dados BitLocker ( Vista / Se7en ) é muito mais eficaz que o sistema do Apple ( FileVault )
Ou seja, quem use um destes dois sistemas para que, por exemplo tenha um portatil e perca este ou seja roubado, terceiros não consigam aceder aos nossos ficheiros sem autenticação. O Bitlocker consegue encripitar todo o sistema, não dando mesmo sequer acesso a nada, enquanto no FileVault, o boot do Sistema Operativo é possivel, já que não encripta o sistema, apenas ficheiros. E vamos supor que a nivel de sistema, temos os nossos dados pessoais, estes são possiveis aceder. Em contra-partida, para termos isto no Windows, penso que seja só nas versões ULTIMATE. Já no Apple, como não há mutiplas versões do mesmo Sistema Operativo, vem por definição.
@WiseMax
Muito que escreveste faz todo o sentido, é uma causa sem duvida. Mas não em todos os casos, o problema é que.. vamos supor, temos um amigo que anda a sacar coisas piratas, envia-nos um e-mail com algo simples, abrimos á confiança e puff… vem com brinde. Ou então uma simples PEN para lhe gravar uns trabalhos, mas como a PEN teve no computador dele, já pode estar infectada. Isto é um exemplo, mas há mais. Eu por exemplo, já cheguei a apanhar Virus no Windows Xp só pelo facto de estar ligado á Net sem antivirus. E como a instalação era nova, não tinha os updates todos como é obvio e algo conseguiu se aproveitar de uma falha de segurança e entrar. E isto foi só pelos simples facto de me ligar á net desprotegido, já que para sacar o meu Antivirus favorito e gratuito, tinha que recorrer á net.
Ps 2 @WiseMax
Mas isso é como alguem que fique infectado como o Virus do HIV …
“Andas-te nas prostitutas? Então não tenho pena nenhuma”
Então e a familia dessa pessoa, que partilhava certas coisas com ele, e ele sem saber que estava infectado, fez um corte e foi curado por um familiar, ou teve relacções com a mulher..etc… todos aqueles meios de transmissão possiveis…
É assim que as epidemias começam, e muita gente que ficou infectada, nem chegou a ir ás prostitutas 😉
E quando se faz comparações, e rivalidades entre Microsoft e Apple, eu vejo assim:
Apple, movida pelo conceito e orgulho do sistema ( por vezes arrogante, é verdade ) mas no geral são pessoas com orgulho no sistema, e tentam ao maximo simplificar e ligam muito ao design.
Microsoft, movida pelo dinheiro e velocidade de o fazer, o que gera sistemas instaveis, e a prova mais recente disso é o Vista, que ao admitirem o erro não se limitaram a melhora-lo, pensaram mais a frente e… vamos fazer outro Windows, o 7. Eu fiquei contente, porque de facto estou a gostar muito do 7, mas vamos ser justos, eles não poderiam melhorar o Vista ainda mais? É que para quem comprou o Vista, agora ver em tão curto espaço de tempo outro sistema operativo aparecer, fica um pouco revoltado, porque um Windows não custa propriamente 10€. Dai eu dizer, que são muito movidos pelo dinheiro, se fossem mais orgulhosos nunca deixariam outro Windows na lista com má reputação para tras.
@A friend
É este tipo de situações como a que descreves-te de apanhares vírus só porque ligas-te uma pen e ou porque apenas te ligas-te à internet que nunca verás acontecer num sistema baseado em UNIX… O simples facto de haver um superutilizador que obriga a inserir a palavra passe sempre que se instala alguma coisa ou se faz a alteração de um ficheiro do sistema impede estas coisas… Em alguns sistemas Linux como o Ubuntu para aumentar o nível de segurança nem sequer é possível fazer login como root… É este tipo de coisas que eu nunca vi a Microsoft fazer lembro-me no velhinho Windows 98 em que o sistema quando me pedia password para login eu fazia cancelar e o sistema arrancava à mesma…
Eu li uma vez num site e aparentemente resulta e é uma óptima maneira de aumentar a protecção no Windows é criar um conta Convidado sem permissões administrativas e obrigar sempre que se quer instalar algum programa ou se tente alterar um ficheiro fora da nossa área de trabalho nos obriga a introduzir a password de um Administrador…
O simples facto de uma script de um site ser capaz de infectar a nossa máquina é algo que eu pelos conhecimentos que tenho de UNIX e das suas politicas de segurança, não sendo nenhum expert na matéria, mas aparece praticamente impossível de acontecer, devido às várias camadas de segurança do sistema…
Eu ainda não experimentar o Seven mas o Vista já tenta introduzir alguns deste conceitos… Eu não gosto da UAC por um simples facto em que a Microsoft falhou, há operações rotineiras que todos nós fazemos há programas que todos os dias executamos ficheiros que todos os dias acedemos etc e ter a UAC sempre a perguntar a mesma coisa é pura e simplesmente muito irritante… A minha única queixa em relação à UAC é o simples facto de não permitir dar permissões permanentes a certos programas que usamos todos os dias…
@ Paulo Martins
Eu sei, mas isso tudo já tinha descrito ao longo dos comentarios.
Que basicamente e muito resumidamente, dizia para não confundirem o facto de haver trojans para MAC não significava uma epidemia estilo Virus, já que o tal aconteceu devido á permissão do utilizador e não por uma infecção autonoma estilo muitos Virus do Windows 😉
Comentários 6, 16, 27, 28 .. etc… 😉
E por acaso também cheguei a falar dessa norma de segurança, de fazer uma conta sem direitos administrativos, mas penso ter sido noutro topico, onde fala do novo Virus que a Microsoft aconselha a formatação do computador… Mas que a parte chata até era para instalar certos programas, que requeriam administração, iria ser chato. Dai ter falado também que o Windows deveria ter diferentes niveis de segurança e um que nunca chegasse a afetar os ficheiros de sistema, tivesse um grau de segurança elevado ao ponto de ser necessário os modificar apenas em modo de segurança.
Um vírus para MAC (fonte KASPERSKY e não o MAC/FAN/BOY ca do sitio)
Virus.OSX.Macarena
Ooopss, parece que MUITA GENTE FALA SEM SABER, e depois dizem que sou eu, estou farto de mal educados que se calhar não tem metade da experiência que eu tenho em TI, sou um profissional TI 24/7 à vários anos, não ando aqui a brincar aos GEEKS, e estou farto de ver os meus comentários serem insultados, falemos como adultos ou não falemos.
O simples facto de acreditarem que um sistema tem protecção absoluta demonstra o quanto ignorantes são. O MAC também tem buracos, se são mais ou menos que os do Windows estou-me cagado, mas alguém os vai descobrir e alguém vai instalar porcarias sem a vossa passwordzinha. Por isso é para usar protecção sempre, tanto se apanha HIV ao fim de 100 mulheres como ao fim de 1.
@Gerardo
E porque ando “a brincar aos GEEKs” e ando aqui a dois dias…
Deixo a Symantec explicar por mim, como profissional TI 24/7 deves perceber bem Inglês.
http://www.symantec.com/security_response/print_writeup.jsp?docid=2006-110217-1331-99
Aqui não se trata e FANBOYs.. trata-se de factos… e é bom comparar este Virus ao Virus que a Microsoft “Recomenda a formatação…”
Penso que deixei bem claro a minha explicação antes, já se torna cansativo repetir as mesmas coisas. Fanboys são aqueles que embicam para uma coisa sem conhecer os factos, só porque simplesmente conhecem e gostam do LOGO da Maçã.
Meus senhores. O Mac TEM bugs e o Mac TEM falhas de segurança:
http://www.securitytracker.com/archives/target/884.html
é não são poucas. E os Mac fags têm a mania de se compararem sempre ao windows, o que é completamente estupido.
Uma falha em windows implica logo centenas de vezes mais pessoas vulneraveis que uma falha no mac. Aliás. Quase ninguem quer saber das falhas do Mac.
E quando é preciso ajuda há logo um outro fanboy que ajuda a formatar o brinquedo e tudo parece mais facil.
Penso que os unicos que se pode falar a sério de segurança sao: Windows, FreeBSD, OpenBSD e o proprio kernel de linux. Estes são diariamente massacrados, testados e retestados por falhas para invadir utilizadores e servidores.
Claro que ninguem faz viruszinhos para mac pq simplesmente ninguem quer saber…… até agora. Que começa a ter _algumas_ pessoas que usam.
Por isso, mac fan fag boys: parem de profetizar tudo à volta.
Este virus foi tão afundo do sistema que se remove com um simples clique… ou terei eu lido mal e é necessário o inicio em modo de segurança? desligar a restauração do sistema… ? Risk Level 1: Very Low significa Alto Risco? …
@Gerardo
não vale a pena gastar-se o latim porque simplesmente não vão mudar. São obsessões cegas (sim, é obsessão!!) pelos produtos da Apple e por tudo o que a Apple faz.
Já vi pessoas a comprar contas de email, pagam 100 € por ano (ou mais) quando podem ter de graça. Atenção que aqui não devem usar o paralelismo que usam ente SOs pagos e grátis, porque aqui a diferença de facilidade de utilização já se nota. Naqueles serviços já não se passa o mesmo, porque são igualmente prestáveis e fáceis de utilizar, a diferença é que não se paga…
Voltando à discussão, é óbvio que no futuro, mesmo com sistemas UNIX, existirão formas de contornar os sistemas de segurança…
@paulf
Claramente também falas sem conhecimento de causa. O serviço a que te referes é o MobileMe (antigo .Mac) e oferece funcionalidades muito além do simples mail.
Caso conheças outro serviço que permita a integração com o sistema, e de preferencia grátis, então podes-me indicar sff.
Fiquei sabendo que a maioria dos defeitos nos computadores, principalmente os de placa mãe, processador, HD e memória, acontecem durante o processo de desligar e ligar.
Se você quiser ter menos problemas com o hardware de seu Computador, deixe ligado 24 horas por dia, consome menos do que se ela for ligada e desligada várias vezes diariamente.
Carla
@ friend
Antes demais obrigado pela cordialidade, é assim que se debatem ideias.
Segundo, em relação ao virus em concreto (Risk Level 1: Very Low ) eu não disse que era mau ou bom, perigoso ou aimogo. Apenas mostrei que existe aqui muita gente que fala sem saber. Porque começaram logo a AFIRMAR que não existiam virus para MAC, e como tinham tanta certeza até explicavam a diferença entre virus e cavalo de tróia. Ou sejam AFIRMAM pretoriamente, e levam outros a acreditar numa mentira. Assim como algumas infos acerca do Windows são afirmadas com certeza, sendo mentira. Custa-me a crer que uma empresa como a Microsoft não tenha quadros tão bons ou melhores que a Apple. Só para dar um exemplo a Microsoft tem nos seus quadros alunos do Professor Stephen W. Hawking.
Cada sistema tem os seus pontos fortes, como disse a nivel empresarial, na topologia empresa com MUITOS funcionários o MAC é uma miragem, o próprio LINUX é capaz de estar á frente. Mas nenhum é imbativel.
Se formos para UMPC duvido que um SO completo como o Windows ou o OS X sejam os “melhores”. Cada caso é um caso e todos vão ser “massacrados” basta que hajam motivos para tal….
@ Gerardo
Eu quando defendo o sistema Mac, não é por fanatismo nem coisa do genero, claro que tenho a perfeita noção que nenhum sistema é perfeito. A unica coisa que quis dizer e sempre disse desde inicio, é que a vulnerabilidade do Windows é de longe maior que a do Mac, devido ás diferentes “camadas” de segurança existentes, os Virus ou Trojans existentes para Mac, até agora não são autonomos, contrariamente os do Windows. O que quis dizer, foi que até agora, só correm por falha do utilizador, e mesmo assim ainda não conseguem atingir o “coração” do Mac… A seu tempo e com a popularidade crescente que está a ter, possivelmente acontecerá, mas não com a facilidade existente no Windows. Eu como disse a uns posts atrás, a Microsoft deveria ter mais orgulho nos seus sistemas e aprefeiçoa-los ainda mais, porque recursos e dinheiro não lhes falta, mas eles optam sempre por lançar novos sistemas porque lhes garante depois mais lucro, e é nisso que aponto a maior falha da Microsoft. Eu se fosse como muitos Fanboys não estava neste momento a usar o Windows para escrever este comentario. Apenas gosto de mostrar o meu ponto de “Vista” quando aos dois sistemas. Em muita coisa prefiro o Windows, mas quando se fala de segurança e fiabilidade, aponto mais defeitos no Windows, é simples. E por saber que eles poderiam fazer melhor é que critico ainda mais. Eu sei que tudo tem haver e muito por questões e gostos, e nisso cada um sabe de si, mas temos que reconhecer qual é o sistema mais seguro entre os dois, já que Linux já provou ser o mais seguro ainda entre os três. A Microsot devia revolucionar mais a forma com o sistema gere as aplicações, porque iria prevenir e muito este tempo de Virus e Trojans, o sistema UAC é um passo, mas deveria ser melhorado, porque neste momento é apenas uma validação que damos ao computador que realmente somos o Administrador, mas é facil um virus contornar a validação. Não quero nem pretendo de forma alguma desrespeitar opiniões de ninguem, só quero é que não confundam simples Fanboys quando eu apresento os factos do meu ponto de vista…
O que deixo bem claro é que todos os sistemas são bons, e têem muitos pontos fortes, o Windows é que peca um pouco pelo fraco sistema de segurança e fiabilidade, mas ao longo do tempo tem-se notado uma grande melhora, mas continuo a apontar 100% de culpa ao utilizador, porque muitos erros graves só acontecem porque assim permitidos, nem que estes sejam por mero desleixo.
E sabendo o conceito dos Hackers, sempre a tentar provar que sabem e por questões de ego, já teriam feito um Virus forte, capaz de destruir o sistema e de se auto-propagar, e seriam bastante famosos isso.
Mesmo não tendo a popularidade do Windows, qualquer pessoa (Hackers) ligada ao ramo da informatica e programação conhece o Apple, e UNIX. Daí eu acreditar que se tal ainda não aconteceu, não foi por falta de popularidade, foi apenas porque o sistema não é facil de contornar… e de certeza que muitos já andam a anos a estudar em como o fazer…
@taneiro
integração no sistema..? em que termos?
É que eu, com o que tenho, qualquer alteração que faça em certas pastas do meu pc passam automaticamente para o servidor…sem eu fazer nada…
A propósito de andarem pessoas a estudar para fazer trojans e vírus para Mac.
Qualquer pessoa devia saber que nenhum sistema é invulnerável…nenhum sistema é inviolável.
Vocês, e qualquer pessoa que o diga, só perdem ao dizê-lo.
Retirei este comentário de um site e seria interessante juntar ao debate..
“A instalação do Zlob no Windows ocorre de forma pouco diferente da do Mac, isto é, é necessário aceitar a instalação (embora não seja necessário digitar a senha de root; se o internauta estiver usando uma conta de usuário comum é possível que o trojan nem consiga se instalar).
Em outros sites, no entanto, a instalação em sistemas Windows ocorre, sim, por meio de exploits. Mas existem falhas para Mac que poderiam permitir que o mesmo fosse feito na plataforma. É questão de tempo para que isso comece a valer a pena.”
Acho piada a alguns comentários.
Vêm para aqui pessoas dizer mal de um SO que:
-Não gostam
-Não usam
-Não conhecem
E chamam tetstemunhas Jeová aos outros!
Não têm mais nada que fazer?
@paulf
Mais uma vez, ninguem falou em sistemas invulneraveis…
Fala-me é de o grau de facilidade vs dificultade de cada sistema…
O Hacker que conseguir fazer um Virus totalmente autonomo para Mac fica famoso..dai eu achar que tentativas já devem haver, a muito tempo…
O que não quer dizer com isso que.. “..Isso vai ser impossivel de acontecer…” 😉
@A friend
Sim, é verdade que não disseste isso. Mas, o que se passa é que ainda n é rentável perder tanto tempo a tentar fazer um trojan para Mac porque iria afectar pouquíssimos computadores, a expressão mundial iria ser mínima.
Bem, ao menos os utilizadores de Mac n usam o método dos Linusers! Chegam a dizer que os utilizadores de Windows são burros por não quererem pensar…enfim…
@ Miguel Guerra
É que ninguém obriga ninguem a preferir um Sistema Operativo..
Eu compreendo mais que me digam, “epah.. embirro.. não gosto..” do que inventem anomalias ou me tragam anomalias fracas ainda…
Eu pessoalmente, gosto de todos os sistemas, uso os 3 com muita frequencia, e com mais ainda Windows, devido a ter trabalhado ultimamente com Jogos… ( sim trabalhado… não confundir com jogar… 😀 )
E opto por cada sistema, no que mais ele se enquadra… embora a opção de ter os três é também para aprofundar e acompanhar a evolução dos mesmos…
Sistema perfeito era poder juntar o melhor de cada um… e não me chateava com mais nada, e é nessa area que o Linux entra em grande…
@paulf
Mas muitos Hackers não pensam no “rentavel…”
Muitos são movidos pelo EGO…. e o facto de poderem assinar o primeiro Virus altamente destrutivo para Mac ia-lhes deixar uma grande “marca” no cyber mundo… é mais nesse ponto de vista que vejo as coisas. Se estes dois Trojans já deram o que falar ( Já vamos em 85 comentarios so aqui… 😀 ) imagino um Virus que destronasse a reputação da Apple 😉
O Miguel Guerra é o tipico Mac fag fan boy.
Não se deu bem com windows, não tem capacidade suficiente para linux e ama o Mac. E AI DE QUEM questione bem o seu amado. É porque nao conhece, nao sabe ou principalmente tem inveja. rotfl
Whatever. Vou anular a subscrição deste tópico.
a informatica esta se tornando um negocio perigoso daqui pra frente… o negócio é nao entrar mais na internet ou sera que sera possivel pegar virus só de ligar na tomada?
@ Felippe
Só ligado á tomada sim, quando tiverem em testes internet por Electricidade 😀
Mas claro, tinha-mos que ter um modem “especial”
Mas brincadeiras á parte, apanhar virus até com um CD ou Pen infectada é facil…. tudo o que nos ligue a outros computadores é meio caminho andado…
Mas os Virus não é um mundo novo… é algo que já vem de antes, muito antes da internet ser tão banal como os dias de hoje…
É claro que não há sistemas impenetráveis há uns anos tive um professor que estudou na FEUP que disse que no seu ano um tipo só pelo ego entrou num computador de um professor em Linux e removeu todos os ficheiros pessoais do professor e deixou apenas um ficheiro a dizer que era o maior óbvio, embora sem assinatura o tipo foi descoberto através de outra ferramenta, que o Windows não tem, o registo de eventos no sistema e foi expulso, mas há que ver que aquilo que ele tentou furar foi Linux porque queria provar que era um bom hacker que no fundo era o “maior”, não foi tentar furar Windows… Não haja duvidas que criar um vírus é pelo menos para mim bem mais estimulante se ele atacar sistemas baseados em UNIX do que Windows, e não duvido como já disseram que os grandes “hackers” andem a queimar os seus neurónios a tentar furar não Windows mas sim BSD, Linux e Mac…
@ Paulo Martins
É verdade, mas muitos se auto-intitutam “Hackers” só porque entram em computadores em REDE e apagam ficheiros de outros computadores, porque na verdade explorar ainda por cima algo em Linux, não é assim tão facil….
Dos 3 sistemas até agora, foi o unico que não foi conseguido ser quebrado, num “concurso” que até houve em que foi dado 3 portateis a cada um, com os diferentes tipos de Sistema Operativo, em que o Linux apenas descobriram as falhas mas não conseguiram as explorar. Windows foi explorado por uma falha no Explorer, através de comandos JAVA, e o Mac Os X foi explorado por uma falha no Safari.
Já agora, para acalmar os animos aqui do pessoal…na guerra entre Apple e Microsoft, deixo aqui um video bastante engraçado…
https://www.youtube.com/watch?v=NVtxEA7AEHg&eurl
E já agora, para acalmar os animos na guerra entre Apple e Microsoft,
deixo aqui um video bastante engraçado…
https://www.youtube.com/watch?v=NVtxEA7AEHg
Hum….não era o Mac o deus todo poderoso que não ficava doente ?
ahahahah
Umas notas sobre SO, apenas marginalmente relacionadas com o tema da segurança:
– Tenho 2 MACs, e gosto do Leopard (mas em muitos aspectos de interface, o Windows é superior).
– Uso o XP e o Vista, este até num dos MACs (como alternativo)
– Desde que comecei a usar o Vista, nunca tive que re-instalar PC do zero outra vez. O Vista (SP1 e só este) é muitíssimo estável e resistente aos disparates – já lixei um, por ter mexido demais naquilo – mas esse não conta, o problema estava entre a cadeira e o teclado…
– Para mim, as aplicações que se podem correr são o mais importante – o SO para mim é para chatera o mínimo possível – cá para mim se fosse invisível, era o ideal!
– As escolhas que faço dos SO têem a ver apenas com os programas e jogos que podem correr – e não com o próprio SO.
– Para já, não acho vantagens nos Linuxes (problemas com o hardware mais recente, falta de drivers, interface muito menos bonito – às vezes tem certas mariquices, mas a estética do conjunto é baça – mas acima de tudo duas coisas graves – interface marado, é preciso saber o interface de linha de comando muito bem (o tempo do MS-DOS já lá vai,,,e command line agora só para servidores) e sobretudo demasiadas distros por aí. Se adicionarmos a isso a falta das aplicações e jogos de que eu gosto/preciso… compreende-se porque é que ele seria muito seguro comigo: nunca estaria a fazer nada!…
É como comprar (ou receber de oferta). um excelente carro – e depois metê-lo na garagem muito quietinho…
Acho que isso explica bem porque se usa pouco MAC (custa caro – bolas, na Apple TUDO custa caro!…) e também porque se usa muito mais o Windows do que o Linux (o Windows corre tudo e mais alguma coisa, ao contrário do Linux… dos muitos Linuxes diferente que há para aí).
———————————-
Em relação à questão dos vírus/troianos/spyware por Pen – nada de novo, isso já vem do tempo do DOS, com as disquettes e as BBS – hoje já ninguém sabe o que isso é – mas fica a analogia…
————————————
Em relação aos Worms – o primeiro de todos foi feito num MAC, a fazer de terminal de Unix…. e propagou-se no UNIX, claro…
Mas há quem goste de esquecer isso – ou nem o saiba.
Se esta discussão fosse ao vivo havia mortes… lol
@ EacHTimE
Provavelmente… lolol
Mas brincadeiras aparte, eu na guerra dos Sistemas Operativos nunca gosto incluir muito criticas ao Linux, porque é um sistema Open source, ou seja, totalmente livre, e em grande crescimento.. lembro-me os primeiros eram tão basicos e onde ele já vai … 😉 …
Penso que muitos ainda vão agradecer o tempo que muita gente lhe tem dedicado, por isso não sejam pobres e mal agradecidos quanto ao Linux .. ele é gratuito!!
Mac, não MAC.
Viva a liberdade de escolha! 😛
Sou apologista de cada um utilizar o que mais gosta! Eu não tenho opção e utilizo os dois! 😀
Realmente, como disseram, na maior parte dos casos, o problema está entre a cadeira e o monitor…