Descoberto vírus que permite roubar dados em máquinas ATM
Foi identificado na Europa de Leste um novo programa malicioso que permite infectar máquinas ATM. O programa é utilizado para roubo de dados e do código PIN dos cartões utilizados nessas máquinas.
A descoberta foi feita pela analista de segurança informática Trustwave, que fez uma investigação a vários vírus identificados em máquinas ATM situadas naquela região geográfica.
Ao que tudo indica este vírus é instalado em algumas máquinas através de um tipo de cartão magnético já infectado, permitindo depois aos cibercriminosos roubarem os dados pessoais e códigos PIN dos cartões que são utilizados nas ATM infectadas.
Apesar da ameaça ser real, um dos autores da investigação defende que o mecanismo ainda é bastante rudimentar para que a informação seja enviada para outros locais, através da Internet.
Mesmo assim, há a possibilidade dos dados serem impressos nos recibos das máquinas ou enviados para dispositivos de armazenamento, alertam.SOL
Este artigo tem mais de um ano
Estes romenos arranjam com cada marosca!
Tá giro… o bonequinho verde virou Darth Vader de Leste
desculpa lá.. mas onde Raios é que TU leste que eram Romenos? .. no mapa considera-se europa de lesta: Roménia, Bulgária, Ucrânia, Rússia, e muitos mais …
é que acusar e apontar o dedo é tão fácil…
defende.os pode ser que te dêm uns dados.
não estou a defender nem A nem B.. só que não acho minimamente correcto culpar um pais / nacionalidade … quando na noticia são referido tipo 12 ou mais paises.
Tem calma, conheço alguns romenos e sou amigo e colega.
Não acusei ninguém directamente pois não?
Se és Romeno, não te sintas ofendido, mas que o teu Povo é perito em maroscas, lá isso é, tal como os Portugueses também o são.
Mas a verdade é que algumas máfias romenas, ganham destaque nestes acontecimentos pelo seu historial.
Mas pronto! Não te sintas ofendido. Se começares a mandar bocas sobre a escravatura eu não vou levantar uma discussão só porque o meu Pais escravizou metade de África.
@ DC
Não eu sou português e não senti ofença, mas o meu ponto foi só “acusares” Romenos.. tipo e os Russos são santos?
verdade que as “cibermáfias” têm muitos elementos de leste.. mas há também membros do oeste
Realmente também não percebo porque é que o “dc” acusou directamente e especificamente os romenos e não os europeus de Leste!!??
Também fico intrigado!!??
Então deixe-mos ficar-nos pela intriga e pelo suspance.
Se calhar tive as minhas razões, mas mais uma vez sublinho que eu não acusei ninguém.
Referi um povo!
Mas já agora…
Estes Portugueses é com cada marosca! Ahh, invés de vírus os portugueses levam as ATM para casa. (Venha de lá o debate!)
“Estes Portugueses é com cada marosca! Ahh, invés de vírus os portugueses levam as ATM para casa.”
LOL, é bem verdade 🙂 .
E eu pensava que nem ligados á rede externa estavam!!!
Não vou duvidar… mas que vai começar a haver menos dinheiro de manutenções para os bancos, isso vai 😉
(Isso de pagarmos manutenções também nunca percebi bem mas… fica para outra altura…)
Então, mas estas máquinas não tinham sempre uma dita firewall topo de gama para impedir acesso doutros lados? Só me faltava dizer que o cartãozinho tinha umas configurações extra não-autorizadas para a firewall permitir a passagem e a entrada de dados.
Chegamos mesmo ao fim do mundo, é que só pode.
é pá.. software Microsoft.. até pode ter tudo e mais alguma coisa instalada.. que continua sempre a ter carradas de buracos na segurança…
ou não me digas que nunca te deparaste com uma ATM com ecrã azul ou o tipico ambiente Dos a pedir pra carregar no “F1″…
Já xD!
Aqui no colégio temos uma e muitas das vezes está sempre assim xD
É um crime -.-
pois eu escrevi pk tinha vindo da rua e o ATM estava com a cena do ” pirma F1 para ajuda”
…
🙂 Quantas e quantas vezes 🙂 .
O pedido para teclar “F1” acho que é da BIOS e não do MS-DOS.
Até porque estas máquinas costumam ter Windows 2000, logo não têm MS-DOS.
obrigado.. pensei que usavam o MS-Dos associado a um ambiente gráfico, como as funções são básicas …
OFF-TOPIC:
VITOR…..acho que minha mensagem em seu correio eletronico está como Lixo Eletronico.
Veja la: ‘Forense Digital’.
Ou, basicamente, não queres ler……rsrs
Abraços
Eu já respondi ao mail há algum tempo 😉 ora vê o teu mail:D
15.30H aponta hora de Lisboa
Vai ser bonito. Não basta o laço libanês agora isto!!
Obviamente que as empresas que tratam da segurança dos bancos já estão em cima do assunto e não vai demorar muito até o problema ficar resolvido 😉
Cartão magnético ou smart card? Haveria o que gravar de util [programa pronto] em uma tarja de cartão magnético?
Apartir do momento que em que a maquina tá ligada ao exterior tudo e possivel.. e o mundo pirata ta quase sempre um passo à frente do mundo “normal”!
Por isso isto não me admira
Mas aqui nunca ninguem viu o Terminator 2 (de 1991)?! Até o Connor usava cartoes para sacar das ATM! Acham isso tao surreal volvidos 18 anos?!
Portugal está a salvo deste tipo de ataques.
ao abrigo do plano tecnológico…
@ José Sócrates
@ Diogo
LOL
LOL
+1
Alguem conhece algum programa que permita separar um video do seu som e criar dois ficheiros diferentes?
Vê lá se não é isto que queres..
https://pplware.sapo.pt/2009/06/02/como-retirar-o-audio-de-um-video/#more-21399
o programa que queres é o Virtualdub 🙂
cumps
Não querendo parecer chato, mas se eu fosse um dono de um banco, certamente que eu iria exigir como primeira medida na parte informática que todo o parque informático usasse uma versão Unix como o SELinux, ou algo do género. Pelo menos aqueles problemas típicos do Windows ficavam resolvidos. E faria certamente pressão para que a SIBS (gestora da rede multibancos) alterasse tão rapidamente quanto possível a rede deles para SELinux ou algo do género… mas nunca Windows! Eles afirmam que o nível de fraude na rede deles é 4x inferior à média europeia e de 10x em relação aos piores (Alemanha e Inglaterra)… logo só se pode concluir que por cá à menos criminosos com conhecimento informático, porque a ver-se pelos ecrãs azuis dos terminas Multibanco, só pode querer dizer uma coisa: Incompetência! (= Windows nas máquinas = looooool)
Que se use o Windows lá em casa, como eu faço é uma coisa, agora estruturas tão importantes (e quase essenciais!) como a rede multibanco e as redes dos bancos é inadmissível… em especial pela longa história de incompetência da Microsoft e da longa história de instabilidade nos seus sistema operativos.
Acho que este tipo de informação devia ser tratada de outros modos…a tecnologia de dados devia ser mais autenticada…
http://redefoca.myweblive.net/blog/ – Você já fez xixi no banho? Vote, e saiba porquê dia 5 de Julho
Eu também não percebo porquê o uso do Microsoft Windows nas máquinas ATM. E muitos ecrãs azuis já eu encontrei.
Então eu devo andar cego! Tenho cartões há quase 30 anos e nunca vi nenhum ecrã azul. Já vi centenas “fora de serviço”, já vi na CGD 2 ou 3 vezes em manutenção e o windows NT a arrancar, mas ecrãs azuis nunca vi. Além disso, pode não ser por causa do SO. Vejo é alguns comentadores que nem dizem o que sabem nem sabem o que dizem. Conheco windows desde o 3.11, e nunca vi durante o arranque nenhum a pedir F1. Já agora gostaria de saber que sistema operativo utilizavam no começo. Quanto aos virus, seja qual for o SO eles furam-no. Até me admira não terem feito antes!
Nelson N,
Não podia estar mais de acordo.
Tens toda a razão.
Concordo!
Estas errado. Se fosse uma máquina linux, a chance de pegar esse virus seria bem menor. As diretivas de segurança são melhores (começando por existirem..)
E um computador windows com um bom antivirus e firewall tb teria menores chances de pegar esse virus.
Então e as coisinhas que nós pagamos ao banco vão para que? definitivamente corrupção -.- Basta um grupinho de 300 pessoas a pagarem 1€ de manutenção anual que com isto comprava-se logo um bom parque informático com segurança total.
Mas não compreendo, sempre pensei que as redes internas e externas aos bancos fossem totalmente seguras, não é por acaso que quando tenho de ir à sede da CGD passo por imensos métodos de acesso com segurança.
E bem cego!
Por acaso até já vi um ECRÃ AZUL numa ATM. É tipo um pokemon lendário que nem todos tem a sorte numa vida inteira em ve-los. E até já vi coisas piores em caixas ATM.
Realmente em vez do ecrã azul do Windows, teria muito mais piada um erro geek do Linux!
Vá-se lá entender esta gente.
@Hugo Anthónio de Mello
Em que mundo vives?
Dizer que “um bom parque informático com segurança total.” é utópico! Não há! E não me venham os defensores do Linux dizer que é 100% seguro. Só um exemplo: no primeiro ano de vida o Firfox não teve nenhuma falha de segurança; e depois? vejam as estatísticas!
No mundo em que todos vivemos.
Mas é que, de tal maneira que nós pagamos impostos e mais impostos, uma pessoa fica a pensar.
E como tanta e tanta ferramenta de encriptação de dados… Enfim…
ho não te queixes do linux o linux a comprar-se com o Windows ou com o Mac é muito mas muito mais seguro nem se questiona.
Digo-te o linux se apanha um virús somente afecta uma conta já no windows a coisa não é bem assim apanhas um virus e lá se vai todo o sistema operativo para as lonas.
E que tal um Kernel Panic!?
Vocês é q se passam com estas discussões! :p
Bem descutem por tudo acusam-se uns aos outros que falta? sabem lá vcs se o talo virús das ATM não foram criadas por um grupo português. é que ninguém sabe e acusam-se uns aos outros poupen-se.
oque entereça é que já fomos avisados e devemos ter cuidado com as ATM.