PplWare Mobile

Descoberto que o iPhone regista as localizações dos seus donos

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Sérgio says:

    Big Brother is watching you…

  2. Lourenço says:

    pelo facto de não ser muito preciso(apesar de ser por GPS), não me preocupa!..

    nunca tive em Santarém, vieira, pombal.. etc.. nem com o iphone, nem com ipad,

    portanto…

    mas sim, em media, rondo as zonas assinaladas!

    • Se fosse GPS é que seria mais preciso. Uma vez que é através da rede do telemóvel é que pode haver locais assinalados onde nunca estiveste.

      Quantas vezes estou ligado por Ligação de Dados, (GPRS, 3G, etc) e a localização que me aparece é como se estivesse a 10 ou 15 Km da minha posição real.

      Mas não deixa de ser assustador, e a medida que isto vai evoluindo, nem quero imaginar. Muito proximo de uma coisa como no filme Eagle Eye ou Echelon.

  3. Jose says:

    Ora deixa lá cuscar o iPhone da minha esposa…

  4. Vítor M. says:

    Estas coisas não são inocentes… podem ser de grande valia mas há sempre “the dark side of the force”.

    • roliveira says:

      Concordo. A privacidade é um tema muito susceptível. E nesse aspecto, Google, Apple e Microsoft (para enumerar apenas alguns que me lembro), não são nenhuns santinhos.

    • lumitoro says:

      Não vejo nada de inocente. Se nem a tua cara pode aparecer no google maps sem a tua autorização, porque carga de agua andam os teus dados geográficos “espalhados” por ai??? Como explica em cima, quem compra um produto apple aceita os termos de utilização mas este tipo de noticia faz mossa já que não há problema nenhum em expiar o ppl mas quando se descobre o pessoal fica todo indignado.

      • Carlos says:

        mas ao assinares os tais temos contratuais não fala nada sobre guardar dados da tua localização no contrato, portanto teres assinado ou não é o mesmo!
        se eles se deram ao trabalho de fazer isso para algum fim isso deve ser, ainda bem que não sou fã de iphones! lol
        agora estou curioso na resposta do sr. Steve Jobs sobre este assunto!!

        • Carlos says:

          ou talvez não, após ler mais uns comentários acho que vem no contrato, o que não deixa de ser igualmente ridículo, enfim, daqui a uns 10 anos isto vai estar bonito vai!!!!

  5. TOTILMAN says:

    Já se esperava uma coisa destas. Mais tarde ou mais cedo havia-se de se conseguir comprovar isso.

  6. zoic says:

    Sem dúvida, um crime de violação de privacidade. E se vai para o pc, sabe-se lá pra onde irá mais, com ligações em rede e à internet…

  7. a Friend® says:

    Eu fiquei foi triste em ter o serviço de localização quase sempre desligado.. fui ver o meu mapa e está muito fraquinho… a partir de agora vou ter as localizações sempre ligadas!

    • Não tens de ter o serviço de localização activo. Os dados são recolhidos directamente da rede (triangulação de antenas).

      O que se pode estar a passar é teres feito um restore ao iPhone à pouco tempo e por isso os dados são poucos.

      Eu no meu caso tenho dados desde o dia 23/09/2010. Sempre que fiz restore recoloquei o backup do dia.

      • a Friend® says:

        Fiquei então sem perceber como é que é recolhido através da rede… pois repara nos mapas… tens vários espaços em branco das caldas da rainha até lisboa…

        • Lourenço says:

          exacto, é mt nesse sentido que acho que a coisa não é assim tão precisa…,
          por um lado, tira-lhe toda a piada…
          por outro lado, ainda bem!…

          de qualquer das maneiras, acho que pode ser alguma coisa util, por exemplo: servir como alibi no caso de multas erradas

          • a Friend® says:

            “servir como alibi no caso de multas erradas”

            eheh..boa.. mas infelizmente nunca seria possível.. esses casos só mesmo serviços certificados é que servem como prova, ou seja, teriam que ser facultados directamente pela operadora, já que facultados pelo utilizador poderá haver hipoteses de adulterar 😉

        • António Mendes says:

          Problemas de triangulação? Quiça.

          • a Friend® says:

            Exacto, nesse caso concreto era plausivel essa situação.

            Mas depois ao ver que fiquei várias semanas sem qualquer registo, percebi que ele só funciona com os serviços de localização ligados.. ou seja, os dias que tenho o “log” coincide com os dias que eu tinha isso ligado.

      • a Friend® says:

        Verifiquei agora o meu backup é de 2010-10-14..

        De 14 passa para 21… de 21 para 28….e outras vezes tem semanas sem qualquer registo… ou seja.. se fosse pela rede seria impossivel estar 7 dias sem captar uma unica localização…

        • Paulo Pereira says:

          Eu sabia que ainda havia de chegar o dia em que eu veria o a Friend a reclamar de uma coisa da Apple!! 🙂 Vá.. mas o que devias agora falar com toda a ssertividade e citando inúmeras fontes e etc e tal.. é que isto é algo inaceitável, blá, blá, blá, blá. Ah bom isso era se fosse android ou não apple!

          • João says:

            Se fosse uma feature de android de certeza que o ‘friend’ teria ficado mais irritadiço x)

            Agora sem brincadeiras, isto é algo de inaceitável, o utilizador necessita de impor regras quanto à sua segurança. O ficheiro é de fácil alcance, se cai nas mãos erradas não será bonito…

        • a Friend® says:

          @joao

          Acredita que neste caso nem poe a segurança em risco das pessoas. Os dados não são com precisão e são recolhas aleatórias em localizações aproximadas.

          Estive a ver uma serie de mapas para perceber a gravidade da situação e aquilo chega a ter os mapas com pontos simétricos (e em grelha) sem qualquer sentido.

          Há pessoas até que dizem ter pontos de locais onde não tiveram.. ou seja, quando eles tinham o serviço de localização activo, aquilo captou uma antena próxima que vai num raio de até “x” metros.

          Inicialmente pensei que fosse com precisão e aí sim, seria grave e poderia trazer consequências complicadas em caso de fuga de info… mas neste caso (e felizmente) não é o que acontece.

          Há aqui um artigo que está a explicar bem o que acontece, e para os interessados podem tirar muito boa info:

          http://www.willclarke.net/?p=247

          • Egas says:

            Porque dizes que não é grave?

            Acho que cabe a cada um decidir isso por si, mas estar a retirar localizações (ainda que incorrectas – pode alguém fazer um programa que corrija o erro e ter as localizações exactas) sem autorização é grave.

            Faz recordar a M$ quando lançou o wp7 e andava a enviar estimativas de utilização e a gastar tráfego dos utilizadores sem o consentimento destes. Neste caso são comparáveis os dois erros desta duas marcas

          • Horneteer says:

            A aplicação é que não mostra os dados com precisão… para não ser usado facilmente com maus intuitos. A precisão está lá, pode não ser a do GPS, mas a da triangulação será bem maior do que aparece na aplicação que eles fizeram para demonstrar o problema.
            Tirado da faq deles: (http://petewarden.github.com/iPhoneTracker/#7)
            “To make it less useful for snoops, the spatial and temporal accuracy of the data has been artificially reduced. You can only animate week-by-week even though the data is timed to the second, and if you zoom in you’ll see the points are constrained to a grid, so your exact location is not revealed. The underlying database has no such constraints, unfortunately.”

          • a Friend® says:

            @Horneteer

            Exacto.. foi como disse faz tipo em “grelha” simetrica.

            Mas mesmo com triangulação, a margem de erro ainda é elevada. Um telefone em geral consegue apanhar celulas GSM/UMTS com margens de erros que variam entre os 100 metros a 1000 … senão mais… é um raio muito grande, o que só por si dificulta e muito a localização exacta.

            Quem tem iPhone (ou outro aparelho) pode fazer o teste por si mesmo, ligando o Google Maps dentro de casa onde o GPS não fica activo.. e irão ver que o raio é gigante.

            Depois tem outro pormenor destes logs, pelo que li e vi nas strings, só colecta info do wifi e antenas gsm/umts… nunca usa o GPS.

            A unica coisa q a meu ver se pode exigir à Apple é que reduzam o tempo dos logs para 2, 3 dias e ir apagando automaticamente logs antigos…isto quando o serviço esta activo.. ja que desactivado não é recolhido qualquer dado, portanto o utilizador que “se sinta comprometido porque a mulher pode saber onde ele andou”.. basta simplesmente desligar isso nas opções.

        • Bruno M. says:

          @a Friend®:
          Com ou sem precisão é grave!!! significa que estiveste próximo ou relativamente próximo daquela zona (o teu telemóvel captou essa antena mesmo que não estivesses lá!)

          Basta alguns cálculos para reduzir drasticamente a % de erro e aumentar a precisão.

          Se fosse android já era isto e aquilo… Começo a dar razão a alguns utilizadores que aqui vêm acerca dos supostos fanboys…

          Enfim…

          • pfbatista says:

            Oh Bruno… isto é a realidade…

            Este artigo já tem a quantidade de comentários que se pode ver só por causa da tentativa falhada de justificar acções deste género 😛

          • Bruno M. says:

            lol estás lindo na caricatura 🙂

            HTC Desire HD FTW!

            (Falta uma análise aprofundada a este dispositivo fenomenal!!) heheh

            E tudo indica que não problemas destes! 😛 lol

          • a Friend® says:

            yah.. os que defendem Apple são fanboys.. os que atacam Android, são fanboys.

            Os que defendem android, são sérios… os que atacam Apple, são sérios…

            lol

        • Nuno says:

          Boa tarde como faço para ver o registo de localizações no iPhone

  8. Jose says:

    Ainda bem que não uso nenhum dos produtos da Apple, já me chegava a Google a invadir a privacidade.

  9. hatfield says:

    totil volta para o estaleiro sff…

    apple lool, enfim

  10. Sérgio says:

    Não sabemos o que a Apple faz com os dados, provavelmente até nem faz nada. Poderá estar a usa-los para ajudar alguma aplicação em especifico. MAS seja como for tem-se de fazer barulho para tornar este processo mais transparente.
    MAS também devemos estar assim tão preocupados com a invasão da privacidade. Em qualquer aplicação bacoca do Android estamos a dar autorização explicita de acederem a todos os dados do nosso telemóvel. Se formos por aí a diferença é que um rouba às escondidas e o outro é mais educado é pede licença antes de roubar.
    Seja como for é importante que isto seja esclarecido, ou pelo menos que as grandes empresas percebam que não podem (ou poderão) fazer tudo o que lhes possa vir a dar na gana no futuro. O importante é que elas percebam que podem estar de olho em nós, MAS nós também estamos de olhos nelas

    • Jo§e says:

      Se estamos a dar autorização, então não é roubado é oferecido…

      • Pedro Coelho says:

        Depende se estás nos Estados Unidos ou na União Europeia.
        Na União Europeia e Portugal em particular, mesmo que renuncies ao direito à privacidade ao subscrever algo ou a autorizar algo, como os licenciamentos de software na net, essa renuncia não é válida pois um direito constitucionalmente atribuido não é revogado a não ser pela própria constituição. Nem mesmo nós podemos renunciar a ele, já nos Estados Unidos isso é permitido, podes renunciar qualquer direito mediante um acordo ou compensação, monetário ou outra.
        Portanto qualquer acto que ponha em causa a tua privacidade é inválido e ilegal, excepto haja um direito que supere esse, como por exemplo o direito à segurança, e neste caso apenas o Estado e as autoridades podem actuar.

        Cumprimentos

      • César Couto says:

        Exactamente, permitir é a diferenca entre utilizar e roubar, seja nos Estados Unidos ou na Europa. Para os Apple freaks provavelmente é que é a mesma coisa…

    • Jose says:

      Queres comparar?

      Tal como dizemos damos autorização, a partir desse ponto o problema é nosso, não nos obrigam a nada.

      Agora a Apple, nem autorização nem nada, eu acho que deviam fazer barulho, a Apple precisa de abrir os olhos a muito tempo, vocês que são ceguinhos pela marca e nem vêem o que se passa.

  11. dajosova says:

    E ainda falavam da Google !!!

    O GPS tem uma precisão bastante exata. As redes wi-fi podem determinar a rua em que se esteve.. ou lá perto.

    Agora, que é algo para desconfiar é.

    • Paulo Pereira says:

      O GPS utilizado pelo cidadão comum (ou melhor os equipamentos e sua capacidade para correcção de erros em tempo real) não é assim tão exacto (creio que são 10 metros). Mas quando chegar o sistema europeu de posicionamento (galileu) aí sim podes começar a preocupar-te, é qualidade militar!!!

      Agora não confundas GPS com redes Wi-fi ou antenas de sinal móvel… são coisas mesmo diferentes!!

  12. a Friend® says:

    Fiz algumas pesquisas e confirma-se o que disse… com o serviço de localizações desligado ele não colecta nenhuma informação, nem wifi, nem triangulação, nem GPS… por isso é que quando o iPhone o faz, aparece aquele triangulo na barra superior e por essa razão é que existe a função de desligar o serviço (GERAL), ou permitir apenas “X” apps de o usarem.

    E isto já é conhecido desde há muito e já vem no EULA de 2008 e foi actualizado constantemente ao longo dos anos.

    “Apple Inc. is now collecting the “precise,” “real-time geographic location” of its users’ iPhones, iPads and computers.

    In an updated version of its privacy policy, the company added a paragraph noting that once users agree, Apple and unspecified “partners and licensees” may collect and store user location data. ”

    “The update to the privacy policy did not specify which partners or licensees Apple will share the data with or how long the data will be kept. The only proprietary application it mentioned in relation to the data collection was the “Find My iPhone” app that helps users recover lost phones.”

    “As some readers have noted, Apple has added a “Location Services” page under Settings–>General that allows users to prevent apps from using location information.”

    Source: LA Times – 2010

    • afrsa says:

      Por mais que passes a mão pelo pêlo… devagarinho, devagarinho… adorava ver os teus comentários caso isto fosse sobre o Android! Não falta muito para dizeres aqui que isto é uma excelente feature! 😀

      Mudando de assunto… isto é um abuso… a falta de ética nos dias que correm é gritante! Mas continuem a defender grandes corporações como se fossem a vossa família… santa paciência!

      • dajosova says:

        Realmente apesar de gostarmos de uma determinada marca isso é importante estarmos conscientes da falta de privacidade existente. Pois ninguém sabe o que farão aos dados recolhidos.

        Quanto ao EULA, quem é que vai ler o EULA antes de usar o iPhone. As pessoas nem lêem os manuais. Aqui a questão é legal. Não são obrigadas a lembrarem-se de tudo; as marcas é que têm de fazer os produtos salvaguardando os interesses legais de ambas as partes.

        Em suma, a Apple podia colocar um aviso como o Android faz. Em todo o caso existem muitas apps que ao serem usadas (depois de se ter aceitado as condições) fazem o registo de localização.

        • jojo says:

          Concordo plenamente. Já alguém disse aqui “Vamos lá ver o que há no iphone da esposa…”. Isto pode ser muito mais complicado do que parece! Eu costumo ter o serviço de localização desligado mas às vezes dá jeito te-lo ligado e não me lembro de o desligar! Não me apetece que um dia destes alguém me pergunte “O que é que andaste a fazer em Freixo de Espada a Cinta??” mesmo que tenha sido em trabalho. Alguns dos comentários que defendem a Apple neste caso são tristes de ler… ó pobreza de espirito…

        • a Friend® says:

          dajosova

          O iPhone indica-te SEMPRE que App está a usar as localizações.. e estas só são dadas com a tua permissão.

          http://www.askdavetaylor.com/5-blog-pics/facebook-places-iphone-check-in-4.png

          Depois quando a App está a usar, aparece um “triangulo” na barra superior. É uma das normas de seguranças que foi logo adaptada ao firmware 4.0 em diante.

          • afrsa says:

            Tás sempre a falar de Apps e o que realmente acontece é que “Apple may have taken it a step too far as they have been recording the position of your iPhone and 3G iPad devices ever since the release of iOS 4 in July 2010”. Mais… “It could be speculated that it could have been a mistake by Apple but that argument is later refuted when they find that iTunes includes a copy of the database within your device backups, so when you restore the backup, even to a new device, the data is kept. It’s clear that Apple is recording this information intentionally but the question is why?”

            Por isso pára de tentar vender a ideia que as pessoas são avisadas que estão a ser seguidas quando nem sequer consegues aceder ao ficheiro a não ser que percebas muita da coisa! A Apple errou e tu estás a fazer figuras tristes novamente a tentar defender uma empresa. Caso isto acontecesse no Android podias ter a certeza que me verias a criticar… mas pronto… cada louco, cada mania!

            Já que gostas de links, vê este: https://www.youtube.com/watch?v=GynEFV4hsA0&feature=player_embedded#at=23

            A Apple podia era gastar o tempo a fazer uma App para a solidão! Lol!

          • dajosova says:

            Então nesse caso não há grande problema. Acaba por ser idêntico ao Android, com as suas diferenças no software…!

            A novidade aqui no artigo é que o próprio iPhone armazena esses dados, independentemente das apps instaladas.

          • a Friend® says:

            afrsa

            Conhece o iPhone primeiro, comenta depois. Depois aí sim verás quem é que está a fazer figuras tristes.

            Bem tentas arranjar criticas, mas ainda não é desta. Tal como disse vezes sem conta, se desligares o serviço de localização “geral” nem a Apple faz o log nesse ficheiro! Dificil perceber isso? Parece que sim.

            Quanto o iPhone apanhar um malware que me roube os dados aí sim.. podes crer que choro de solidão e tristeza e compro de novo um Android… há não.. espera.. seria andar de cavalo para burro.. melhor é mesmo depois disso acontecer não comprar rigorosamente nada e jogar ao berlinde.

          • Newtomic says:

            @ ‘a Friend®’
            Oh meu mas tu ainda não compreendeste que não é por ser a Apple que isso é GRAVE é porque a coisa é feita de forma muito mal explicada e não se compreende MINIMAMENTE qual a necessidade da Apple guardar esses dados MESMO QUE TU NÃO DÊS PERMISSÃO EM NENHUMA APLICAÇÃO compreendes isso ou és demasiado atadinho? :-/

      • RP says:

        Subscrevo inteiramente.

      • a Friend® says:

        @afrsa

        Mas eu vou falar do Android porque? Se fosse a falar dele diria mal obviamente. É que os dados que o iPhone recolhe (deste artigo) ficam apenas connosco e outros são recolhidos pela Apple, com a nossa autorização.

        Ao passo que o Android recolhe dados pela Google (com a nossa autorização) mas através de várias Apps, inclusive com malware, já conseguiu roubar as localizações, contactos e identificação de milhares de clientes!

        Queres mesmo medir qual é o caso mais grave?

        “Outro ponto que surpreendeu o pessoal da Lookout foi que o trojan é capaz de enviar informações valiosas sobre o celular infectado: localização, hardware, número do cartão SIM e até os apps instalados.”

        Fonte: http://www.superdownloads.com.br/materias/malware-rouba-dados-pessoais-de-usuarios-do-android.html#ixzz1K9dv75zF

        Ps. Não falei porque a noticia não saiu no pplware. Ao passo que as noticias Apple saem todas.

        • joratis says:

          “É que os dados que o iPhone recolhe (deste artigo) ficam apenas connosco e outros são recolhidos pela Apple, com a nossa autorização.”

          Desculpa não li a noticia aqui no blog (saltei logo para os comentários), mas sabes que quer o iPhone quer o iTunes criam uma ligação encriptada aos servidores da Apple, logo nunca se sabe que dados são enviados.

          http://en.wikipedia.org/wiki/Skyhook_Wireless

          • a Friend® says:

            Este caso não posso confirmar em concreto pois se o itunes envia isto ainda ninguém confirmou, mas tenho conhecimento por experiencia propria que quando o iTunes tenta enviar algo para a Apple, nem que seja meros “logs de erro” ele pergunta sempre ao utilizador antes se deseja partilhar essa info com a Apple… cabe a nós dizer “Sim, não.. ou pergunte-me depois”.

    • Hugo Cura says:

      Eu vi logo que o teu iPhone não era “um qualquer”. É um especial, camuflado, tal nos serviços secretos 😀
      Afinal… ninguém por aqui conhece quem realmente és! Não é por acaso 😀

  13. varader0zs says:

    Quantas e quantas pessoas não vão comprar um iphone só para dizer que têm um…
    é muito estúpido.
    Porque será que as pessoas não se informam??
    Limitam-se a comprar um aparelho, e depois se for preciso, nem 30% das capacidades do telefone usam…
    Hoje em dia as pessoas só não sabem das coisas se não quiserem.
    O google é nosso amigo quando queremos descobrir “coisas”.
    Basta usa-lo.
    Não sou anti iphone, até pelo contrário.

    • Ivo Fernandes says:

      Não percebi foi o propósito do comentário… Qual é a relação entre as razões que levam alguém a comprar um iPhone e facto deste recolher dados sobre a localização dos utilizadores?
      Nunca mais se acaba com este tipo de comentários sem sentido em que as pessoas insistem em criticar e tentar adivinhar as razões que levam alguém a comprar um iPhone ou um iPad… Não vejo tantas críticas quando alguém comprar um topo de gama com Android ou outra coisa do género (isto para não sair dos gadgets)… Parece que há uma inveja latente sobre estes produtos…

      • varader0zs says:

        Se for a ler bem, irá entender…
        Mas caso não o faça, eu explico.
        Adivinhar?? Não sou bruxo nem quero ser.
        Não tem nada a ver se é com o iphone ou com o HTC ou com Samsung X ou Y. Tem a ver que se compra algo, e depois não o sabem usar..
        Falei pois claro no iphone porque estamos no tópico do iphone.
        Inveja da minha parte não há. Como disse gosto muito do iphone (caso não tenhas lido bem).

        Esclarecido?

        • dajosova says:

          Eheh… eu cá percebi extamente o teu ponto de vista… mas mesmo assim acho que não devias justificar-te dizendo que gostas do iPhone. Quem parte de pressupostos é que está errado, não tu!

          Além do mais nenhum apple fan boy te vai bater. Se for chama que preciso de aquecer as luvas… ahahah 🙂

          • varader0zs says:

            lol aqui não há tareia para ninguém.
            Não estou só a mostrar o meu ponto de vista, como quero alertar para esse tipo de situações.
            Quem trabalha na parte das vendas e assistência técnica de telefones leva com cada burrice que nem te passa pela cabeça. Ve-se e ouve-se de tudo. Mas é mesmo de tudo. Faz-me imensa confusão, como pode haver pessoas assim tão desprovidas de senso comum e mais algumas coisas, mas ok. Se toda a gente gosta-se de batatas fritas, ninguém as fritava 🙂 Vai daí, se não houvesse pessoas que se estão pouco importadas em saber como funcionam as coisas, o que era feito das pessoas que trabalham para prestar “ajuda” nesas mesmas lojas?

          • varader0zs says:

            *nessas

          • dajosova says:

            @varader0zs

            Passa pela cabeça sim.. porque trabalho no ramo 😉

        • Lourenço says:

          @varader0zs

          mas n achas que não é o sitio meio que descabido para dares a tua opinião?!…

          ok…, ha pessoas, e até se lhes pode atribuir uma maioria…,
          ha uma maioria de pessoas que compram iphone e não lhes dão ou sabem dar nem 30% do uso…,

          assumindo isso, essas serão também as pessoas que não sabem da existencia do pplware…., portanto não vão despertar com o teu comentario/opinião….. então acho que não será o sitio mais indicado para mostrares a tua inquietude..

          essa é outra…, porque raio, te incomoda a ti, se ha mais ou menos gente que compra só porque sim?!..

    • Paulo Pereira says:

      Se as pessoas querem utilizar esses 30% e têm dinheiro para pagar esses equipamentos qual é o problema? Ou vais dizer que uma pessoa que compra um bmw que dá 240 descansado não o devia comprar porque o limite são 120 e para isso bastaria comprar um fiat punto? Aqui a questão é mesmo saber se a pessoa tem o dinheiro para o dar. Agora se vai utilizar todas as potencialidades isso é indiferente. Pode ter, gostou do aparelho, comprou. Qual é o problema?!

  14. Mário says:

    Volta nokia 3310 estas perdoado 😀

    • Vítor M. says:

      As pessoas não perceberam que nunca deixam de ser monitorizadas quando usam um qualquer telemóvel? 😀

      Até com o teu 3310, todas as operadoras sabem por onde andaste, quanto tempo lá ficaste, que telemóvel usas, a quem fazes chamadas, o que lhes dizes, o que escreves nos SMS… tudo e mais alguma coisa.

      Quando compraste o 3310 disseram-te que saberiam sempre isso tudo de ti?

      A verdade é que qualquer pessoa que consiga ter acesso a essas informações, o que não é difícil em determinados cenários (basta ver que no apogeu do processo da casa pia o jornal 24 recebeu por entrega anónima um ficheiro em Excel com dados do então Presidente da República, Jorge Sampaio), sabe exactamente esses dados de qualquer individuo.

      Depois sabe se for uma “vitamina” quem foi que a carregou, qual o banco, em que dias, quantas vezes e qual o montante. Sabe o IMEI do equipamento, onde foi comprado, que software usa, que aplicações lá foram instaladas, por onde foram instaladas, que ID essas apps receberam e com esse ID podem saber que IP as descarregou, a que dias e horas.

      Podem saber a localização por triangulação onde está o equipamento, se este tiver GPS conseguem coordenadas com margem de erro de poucos metros.

      Sabem se junto a esse equipamento estarão outros, e se sim quem são os outros….

      Além desta informação… muita outra pode ser retirada deste tipo de dispositivos que usamos.

      As pessoas serão avisadas disto tudo quando compram um telemóvel? 😀

      • kekes says:

        Mas isso eu já sei, mas isso no fundo é uma consequência de ter que estar ligado a rede dos tais operadores.
        O que preocupa não é o conhecido é o desconhecido.

        “Depois sabe se for uma “vitamina” quem foi que a carregou, qual o banco, em que dias, quantas vezes e qual o montante. ” e ainda bem que o sabem pois eu tive um problema com um carregamento uma vez e foi devido ao facto de terem esse informação que eu me safei.

      • jojo says:

        Sim Vitor mas pelos vistos é possível a qualquer um que aceda ao telemovel usar o ficheiro. Eu não experimentei ainda mas, pelos vistos, não é difícil! Para te localizarem da forma que dizes é totalmente diferente. Tens de meter a policia ao barulho. É uma GRANDE diferença! A tua parceira quer saber uma “coisitas” sobre ti tira-te a informação do telemovel e leva-a a um amiguito informático… Parece cena de novela da TVI mas já vi cenas parecidas na vida real!

        • Vítor M. says:

          Uiii que filme.. .isso já é muito rebuscado.

          Por acaso já viste as informações que aquilo dá? 😀

          Repara que em termos de precisão é quase nulo. Num exemplo que vi num determinado intervalo de dias, o meu iPhone foi assinalado numa antena a mais de 30 Kms… eu poderia estar em tantos lugares ou mesmo poderia estar perto de casa ou a caminho do trabalho….

          Claro que é giro estas coisas, assim como ao nível informático termos um controlo sobre a nossa actividade… mas há sempre o revés da medalha.

          Mas lá está sempre houve e sempre haverá… e com o CSI e as tecnologias mostradas a coisa passa de uma novela da TVI para uma rábula do Lt.Horatio Caine.

          • Fábio Rocha says:

            O complicado será quando eu disser que vou a negócios ao Algarve e estou com uma stripper no Hawai. Aí acho que não me escapo 🙂

          • jojo says:

            Como te disse já vi uns episódios da vida real bem parecidos e bem longe do CSI rapaz! Basta pensar em 2 ou 3 divorcios por causa de ficheiros do MSN! Não sou nada esquizofrénico em relação a às tecnologias, não acho que tenho um Big Brother em cada esquina mas um aviso quando se liga um serviço como estes seria mais honesto do que por lá um ponto no EULA que como todos sabemos ninguém lê!

      • Hugo Cura says:

        É verdade sim sr. e disso ninguém pode fugir, a menos que ande com um mp3…

        Mas o problema aqui é outro, que claramente vai além das operadoras. Será que a Samsung, HTC ou Huawei consegue saber “onde anda o pessoal”? E a Apple?

        E quem trabalha nas operadores é de confiança? Consegue manter a informação em sigilo? Já vimos que não com o caso da casa pia que referiste… no entanto esse tipo de informação “devia” ser só utilizada por ordem judicial.

        Agora na Apple… até podem nem sequer estar a fazer uso dessa informação! Mas se não estão, é simplesmente porque não querem… basta quererem.

        Está claro que para o utilizador comum isto nem aquece nem arrefece, eu não me iria incomodar com isto e até ia achar engraçado ver “o meu mapa”. Mas, ao ver esta notícia, como será que se sentem agora aquelas pessoas “mais importantes”, gestores de grandes empresas, concorrentes ou não, ao saber que podem ter sido seguidos todo este tempo?

        • a Friend® says:

          Já antes de os smartphones serem banais as empresas tinham serviços de rastreamento dos empresarios, através dos telemóveis empresariais.

          Quem é que não se lembra dos serviços da TMN, Telecel, Optimus em que abria-mos o mapa no proprio site e sabia-mos onde andava o numero “tal” naquele momento?

          E hoje em dia ainda são usados… alias, acho que agora até ficou extensível aos pacotes “Kids” para os pais saberem onde andam os filhos.

          • Hugo Cura says:

            Ok, mas o problema é quem anda ou pode seguir quem.

          • a Friend® says:

            Neste caso especifico, só mesmo o utilizador. É preciso acesso fisico ao iPhone para retirar os dados.

            Backups, podem ser encriptados no computador também.

            Depois tens a hipotese principal.. quem se sente ameaçado por algum motivo ou paranoia, que desligue as localizações.

            Se ainda for mais paranoico, que não use sequer telemovel… já que a localização da rede ninguém pode desligar e como disseste acima.. tu não sabes quem está do outro lado na operadora a ver os teus dados.

          • Hugo Cura says:

            Obviamente que não refiro ao utilizador que tem acesso físico ao aparelho mas sim ao lado de lá.

            Refazendo a tua frase:
            “tu não sabes quem está do outro lado na operadora marca a ver os teus dados.”

            E o mais grave é o tempo que se passou sem os utilizadores terem a verdadeira noção disso… e grande parte continuará sem ter essa noção por andar “out” das notícias relacionadas.

            Já agora, por curiosidade, é possível aceder ao iPhone e apagar simplesmente esse ficheiro sem fazer um factory reset?

          • a Friend® says:

            SIm, via JB podes apagar e até mesmo por um processo em background que fica constantemente a apagar esse ficheiro.

            Contudo acho que não é necessário e até acho demasiado paranoico o uso dessa app via JB.

            Se têm algo a temer.. desliguem simplesmente a localização.

            Ps. Ficou provado também que este ficheiro não é enviado para a Apple.. a Apple só faz o rastreamento (consentido) em tempo real. Este ficheiro é uma especie de “cache” como aquela que temos nas mensagens e chamadas.

            Da minha opinião, só acho é que a Apple deveria pelo menos reduzir o tempo que guarda… vários meses é um absurdo sem sentido.

          • Hugo Cura says:

            Resumindo, removê-lo de forma nativa só com factory reset..

            “a Apple só faz o rastreamento (consentido) em tempo real.”

            Se o que dizes é verdade, cai por terra a lógica (e qualquer outro argumento) de lá ter esse ficheiro com o histórico do “paradeiro”.

          • a Friend® says:

            @Hugo Cura

            Caí por terra por quê? Ter uma cache com as localizações até ajuda o AGPS a detectar mais depressa a nossa localização.

            Em vez de estar em pesquisa constante de celulas GSM…aproveita a cache e sabe que a celula “X” é da zona “Y”.

            Transmite essa info ao GPS e em segundos temos o iPhone a correr o GPS sem ter que esperar para “aquecer”.

          • Hugo Cura says:

            Sim sim… é preciso uma lista com milhares de ocorrências para isso..
            Os bastava apenas conhecer a última ocorrência??

            Não vás por aí que o monte é alto.

          • a Friend® says:

            Hugo cura… quanto maior for a cache, menos necessário é o uso de pacote de dados para recolher os mesmos.

            Obviamente não precisa de meses de cache… 12 horas como o Android chegava… mas é uma das razões de estas caches existirem.

            Até na Wikipédia encontras info sobre o Assisted GPS.. que explica-te basicamente isso.

            “Many mobile phones combine A-GPS and other location services including Wi-Fi Positioning System and cell-site triangulation and sometimes a hybrid positioning system.”

            “An Assisted GPS system can address these problems by using data available from a network. For billing purposes, network providers often count this as a data access, which can cost money depending on the plan”

            http://en.wikipedia.org/wiki/Assisted_GPS

  15. Pedro Levi says:

    uso algo semelhante de livre vontade ao que vem por “feitio” no iphone.. é o latitude com historico activo é brutal a deduçoes que a google consegue tirar atraves da nossa loclaização. (leia-se no android)

  16. Fábio Rocha says:

    Agora dou graças por ter um iphone 2g.
    Isto é muito mau mesmo, espero que a Apple tome rapidamente uma acção contra isto.

  17. Sombra says:

    Ainda falavam da Microsoft…

  18. Manuel Rocha says:

    Esta informação é recolhida SOMENTE quando temos o serviço de localização do equipamento ligado.

    Porém, se não fosse, eu arriscava dizer que este sistema de recolha de informação geográfica terá o mesmo propósito que o “QuickGPS” que existia nos HTC com Windows Mobile 5.

    Esse programa quando se encontrava a funcionar recolhia os dados GPS das antenas e guardava num ficheiro e também fazia actualizações dos Satélites para quando arrancássemos com o GPS propriamente dito ele arrancasse mais rapidamente. Não me admirava de que isto que o iPhone faz, quando tem o sistema de localização ligado, sirva para isso mesmo, acelerar o processo de verificação de localização e, por ventura, aumentar a precisão do dispositivo GPS quando necessitarmos dele. Pode não ser propriamente uma falha de segurança.

    Por outro lado, se o equipamento realizar mesmo essa recolha automática deve haver algo no EULA do equipamento que fala sobre isso. A Apple não é empresa de se arriscar colocar um sistema de recolha tão sensível no equipamento sem alertar o utilizador para o facto. Prova disso é os Macbooks terem acelarómetro e na EULA dos Macbook vir lá algo a falar sobre isso.

    Cumprimentos,
    Manuel Rocha

  19. André do Carmo says:

    Onde esta o regulador?

  20. Hugo da Fonseca says:

    Bom dia,mas estejam descançados que muito provavelmente não são os únicos aparelhos a “espiar” o pessoal,como é obvio estas novas tecnologias podem ser usadas para fins menos transparentes.
    Mas o mais interessante é que o pessoal vai continuar a comprar estes produtos!Avé Apple!

  21. LOL says:

    LOL espectáculo! É para os que têm a mania que o IPhone é tudo. É para os manientos

  22. kekes says:

    Mais um Win da Aiplee. Mas toda gente já sabe que isto não é um problema para os utilizadores do iPhone, pelo contrario é uma feature, isto porque foi da autoria da Big Mama caso contrario seria o fim do mundo.

    • Vítor M. says:

      kekes, permite-me que te deixe também este meu comentário…

      https://pplware.sapo.pt/informacao/descoberto-que-o-iphone-regista-as-localizacoes-dos-seus-donos/comment-page-1/#comment-403066

      Acho que não necessitamos de muitos livros para chegar a esta conclusão verdade? 😉

      Assim sendo, cai por terra a tua sapiência, face ao que é Apple ou a outro player qualquer 😉

      • Paulo Pereira says:

        Vá lá Vitor o lugar de defesa da Apple é do aFriend! Não precisas estar a desculpar uma falha da Apple só porque as operadoras podem chegar aos mesmo resultados. Isso elas sempre puderam chegar e esses dados só podem ser acedidos com ordem judicial (ou umas coroas pagas por alguns jornalistas ou advogados que recebem anonimamente esses dados para os publicarem quando existem casos em tribunal). Aí estamos a falar de uma coisa que existe e só assim podem funcionar (ou achavas que se os telefones não triangulassem antenas iriam funcionar? Aqui a questão está que uma marca específica (uma feature do seu novo sistema!!!) recolhe também esses dados e os disponibiliza sem mais encriptação a todos os que acedam a um computador onde esse telemóvel esteja sincronizado.

        Misturar as coisas é atirar areia para os olhos!

        Pronto.. vão lá ver por onde tem andado a vossa mulher… ooopss vejam lá é em que computador está ela neste momento a trabalhar… provavelmente até está a ler esta notícia e vai daí está a ver onde é que vocês andaram nas últimas noites em que ficaram a trabalhar até tarde! Corram para casa e com umas flores!

        • Vítor M. says:

          Defender? E tu estás a atacar? É estranho, pois são apenas opiniões e se tens vontade de atacar a Apple… é algo que é só teu.

          Depois a questão aqui não é defender ou deixar de defender, aliás esta funcionalidade ou falha como tu apelidas até é interessante, no meu caso que bate certo nas viagens que fiz pelo país e tirei algumas ilações quanto ao material recolhido, gostei desta função.

          Quanto a dados das operadoras… 😀 atira lá tu areia para os olhos 😉 és crente és!!!

          Agora essa questão das mulheres… estás a falar aí com uma convicção… não me diz respeito.

  23. Manuel says:

    Solução???

    Usem pombos-correio e enviem cartas pelos CTT!

    Fácil!

    Frase do Dia: “Quem não deve, não teme!”

  24. Ricardo Nunes says:

    Após ter visto isto decidi esconder-me em casa, fechar os estores e vender tudo o que tinha da aiapple.. lol

    após a minha primeira impressão (https://pplware.sapo.pt/informacao/apple-processa-a-linha-galaxy-da-samsung/comment-page-1/#comment-402982) verifiquei que, tal como já aqui foi dito, só está registada a info que eu permiti. Foram raras as vezes que tive o serviço de localização desactivo e agora que sei que só com ele activo e APÓS consentir o uso do mesmo, tenho pena de não o ter utilizado mais vezes. 4Square e Facebook mode ON.

    Se esta informação pode ser usada maliciamente? Claro que pode! Mas isto não é um sistema aberto. Se alguma app tentar obter informação destes dados sem o pedir à Apple, simplestmente não entra na AppStore.

    Quanto à info estar disponível de forma facilitada no meu Mac, isso já outra história… Mas também como ninguem lá entra, não estou minimamente preocupado.

    para quem tiver medo do papão, já existe no Cydia uma app que bloqueia esta info.

    Para os outros que, tal como eu, axam isto, os ataques à privacidade do FB ou Google uma estupidez, usem e abusem. Ou desliguem a feature e não se preocupem mais. Já agora deixem de usar o telemóvel e comecem a usar os típicos capacetes de alumínio, pois eles andem ai.

    (https://pplware.sapo.pt/informacao/descoberto-que-o-iphone-regista-as-localizacoes-dos-seus-donos/comment-page-1/#comment-403066)

    • Tiago Dias says:

      Aqui está algo importante, e que é regularmente criticado. O sistema fechado.

      Em princípio toda a informação está segura, e não poderá ser acedida por qualquer app com segundas intenções, visto que a apple tem as suas políticas de aprovação de apps.

      Depois ainda há o facto de quem fica revoltado com estas coisas, seja num iPhone, Android ou 3310, são aqueles que têm toda a sua vida no facebook e restantes redes sociais, com todo o seu horário, hábitos, locais por onde anda, até horas em que vai à casa de banho..

      Sim, é preocupante, mas hoje em dia é praticamente inevitável. A não ser que não usemos qualquer tipo de tecnologia, há sempre alguém com informações a nosso respeito.

      Mas também temos que ver que a gravidade dos factos depende de onde poderão ir parar as informações, independentemente de ser iPhone ou Android. À partida será menos preocupante no iPhone, pelo que já disse acima. Caso o a google adopte as mesmas políticas de aprovação de aplicações, será a mesma situação.

    • Paulo Pereira says:

      Quando te assaltarem a casa por saberem que estás fora de casa nesse minuto exacto, e apenas por consultarem um site na internet, então talvez repenses a utilidade do 4square e afins.
      E não mistures o Cydia com um Apple oficial… são coisas que não ligam!!
      Lê apenas isto: http://techcrunch.com/2010/02/18/foursquare-please-rob-me/

      • Vítor M. says:

        Mas isso não é nada de extraordinário.. aliás as pessoas colocam no Facebook que vão de férias… não precisas do Por Favor Rouba-me.

        E mais, nos dias que correm e como temos visto na TV eles esperam que saias, estudam à tua porta os teus hábitos, roubam-te na hora do sono e tudo sem necessidade destas tecnologias.

        • Paulo Pereira says:

          É como dizer que à hora de jogos de futebol e casamentos de estrelas existem mais assaltos em inglaterra (no futebol tem acontecido alguns interessantes). Não vais deixar de ir jogar mas não quer dizer que esteja correcto deixar isso tudo aberto! E se um jogador de futebol pode ser roubado sem grande perda, é preciso explicar que deixar informações da vida diária no face é perigoso, como deixar esses rastos outro outros lados. E se é a Apple a recolher isso e de uma forma tão básica… merecia ainda mais “reprimenda” pois a sua imagem é precisamente a oposta!
          Reconheçam: se fosse a microsoft a fazer isso era um coro de “coisa mais óbvia, só mesmo a microsoft, etc”. Como é apple assobiam para o lado!
          E para os fanboys… olhem que eu tenho Apple na minha secretária há mais anos que muitos dos leitores deste blogue têm em idade!!!

          • a Friend® says:

            “Reconheçam: se fosse a microsoft a fazer isso era um coro de “coisa mais óbvia, só mesmo a microsoft, etc”. Como é apple assobiam para o lado!”

            Até parece que com a Apple não é igual…os topicos se ultrapassam a barreira dos 100.. 200… 300 comentários por algum motivo é. Isso de a MS ser a “coitadinha” não pega, pois a Apple é das empresas mais atacadas quando algo acontece também… e agora já vemos mais a Google também.. se bem que a Google é esperta e cala bem o povo.. como “oferece” serviços.. sãos os maiores.

          • Paulo Pereira says:

            tens de descontar os comentários das pessoas que dizem “não há problema nenhum está tudo controlado, a apple já tinha dito isso na linha 29999 do seu EULA”

            Típico tópico de Falhas da microsoft: 10 críticas, 0 defesas da empresa, 2 a dizer para mudarem para Linux/Android e 2 a dizer que na Apple paga-se mas não há falhas, etc.

            Típico tópico de Falhas da apple: 10 críticas, 5 completamente admirados de também existirem falhas na Apple (not), 2 desvalorizações do problema, 20 defesas da empresa (incluindo Relações Públicas não oficiais).. e 10 que são só para te provocar com algo do género “então o aFriend não diz nada sobre isto ?!!”.

            Conclusão: Porque é que existem pessoas que defendem empresas? As empresas têm relações públicas para isso. Analise-se apenas o problema e pronto!!

          • a Friend® says:

            Paulo Pereira

            Normalmente as defesas ou ataques não é às empresas em sí.. mas ao falar à toa das pessoas que inventam e passam informações errada quando algo acontece e isso acontece em várias marcas, seja Apple, MS ou Google.

            Normalmente as discussões geram-se em torno disso e há muita gente que critica por criticar e outros criticam por ideias pré-concebidas.

            Puxem pelos factos… falem com conhecimento, assim todos nós aprendemos. Porque é que eu participo bastante em artigos Apple? Porque acima de tudo quero estar ciente do que tenho… antes desta noticia rolar, juntamente com outros programadores, das primeiras coisas que fizemos foi logo analisar em que situações isto ocorria.. e eu lembrei-me que isto, segundo a Apple, só poderia acontecer com o nosso consentimento.

            Por isso é que tive toda a curiosidade em saber se o log era feito com o serviço de localização activo ou desligado. Quando vi que é so quando está activo.. vi que (ainda desta vez) a Apple cumpriu com a palavra.

            Se, por ventura fosse o contrário.. eles colectarem info sem o nosso consentimento e vi-se que o meu iPhone tinha logs mesmo quando eu tinha o Serviço Desligado, aí o caldo entornava… pois era dos primeiros a cair em cima deles. Eu uso as marcas pela confiança que elas depositam e qualidade.. não uso por modas.

            Das várias vezes que ataquei a MS, por ex.. foi por ter sido (e ainda sou) grande utilizador da marca e havia coisas inadmissíveis… como também já tive outras que encontrava na Apple e enchia-lhes o site com Feedbacks negativos relativos a isso… como cliente, se pago, exijo.. se eles não cumprirem, deixo de comprar.. é muito simples.

        • pfbatista says:

          @Paulo Pereira

          Thumbs up!

    • Ricardo Nunes says:

      @ Paulo Pereira

      Do link que mandaste:

      “The point here is: does anyone really think Foursquare alone is going to lead to a rise in break-ins? No (I’m not saying that will never happen, but I don’t see it being an epidemic). The main point, as I saw it, is that tying a closed, symmetric network (Foursquare) to an open, asymmetric one (Twitter) is something that’s potentially troublesome for location-based services. But no one really seems to be talking about it.

      What I mean by that is that on Foursquare, just like Facebook, you have to explicitly allow someone to follow you (and you follow them back in return). On Twitter, anyone can follow you without your permission (assuming you have an unlocked account). When you tweet out your Foursquare check-ins (some people even do this automatically), it essentially makes Foursquare an asymmetric network. ”

      Ou seja, se as casas são roubadas a culpa é do parvo que partilhou essa info no twitter, não por dizer que não está em casa no 4Square. O que dá razão ao que eu disse. A info que está na internet sobre ti, está lá porque tu a meteste. Não porque a empresa XYZ é uma malandra e anda-te a espiar.

      Quanto ao Cydia, dei apenas uma info útil para quem tem JB. Quanto ao não ligarem um com o outro, nunca vi o Cydia sem ser num aparelho Apple, logo liga e bem 😛

      • Paulo Pereira says:

        Não percebeste o que está mesmo no artigo e não percebes o jogo do 4squares.
        1- É um jogo de identificação de localizações em tempo real. Entras numa loja e marcas-te lá no telemóvel (no site do 4squares fica: fulano aqui” vais para o trabalho e marcas “estou aqui”. Assim todos os teus amigos sabem onde estás. Tens ainda tarefas especiais que valem pontos. Tudo Fino.
        2- Só os teus amigos no jogo têm essa informação. Fino. (Problema 1: agora já tens que te preocupar se quem assaltou a tua casa é teu amigo!)
        3- O grande problema é que a rede fechada do jogo se abriu outras redes (relê a parte do “asymmetric”), isto é as actualizações no jogo são reenviadas automaticamente para o twitter juntamente com os restantes comentários. Grande problema.. de repente todos os que te seguem no twitter podem ver o que fazes (e no twitter não existe aprovação de seguidores).

        As pessoas são burras por terem deixado ligar as contas? Ou mesmo por jogar? Ah pois é…!! Mas se calhar é melhor repensarem a facilidade com que cedem a sua privacidade, certo? é isso que está em causa no meu comentário inicial!

  25. Marco Mendes says:

    Tão e como é que vejo onde é que eu andei?

  26. sLiD says:

    Bom dia!
    Desde já queria felicitar o pplware pelo excelente trabalho que têm feito até hoje e agradecer também os momentos que me proporciona a ler posts e comentários.

    Quanto ao tópico, é verdade que quem não deve não teme, no entanto saber que estão a ser guardados dados sobre a nossa posição geográfica incluíndo as horas, é algo que vai contra as mais importantes questões da actualidade: confidencialidade e privacidade de informação.

    Tive a oportunidade de ler também um comentário sobre o SLA da Apple. De facto tem uma alínea que alerta a pessoa sobre a captura desta informação, no entanto não mencionando os fins a que é utilizada. Mencionar num parágrafo num documento enorme,que certamente nem 10% das pessoas detentoras de um iphone perderam tempo a ler, julgo não ser suficiente para “limpar as mãos” deste problema. Dizem também que é utilizada para “location-based products and services”, presumo que necessitem do GPS, logo porque razão guardam registos obtidos pela tiangulação das células por parte das operadoras?

    Isto tudo para sublinhar a fraca e desleixada forma de comunicação por parte da Apple de uma “funcionalidade” para fins desconhecidos.

    Falei apenas como um leitor e não como entendedor na matéria.

  27. Jorge says:

    Os membros do pplware deviam tentar ser um pouco menos parciais e deixar de chamar ignorantes aos outros utilizadores (mesmo que estes o aparentem ser).

    Uma coisa é expor dados da nossa vida por opção, ou existirem dados que só podem ser consultados com a nossa ordem ou com a ordem de um tribunal. Outra, completamente diferente, é uma empresa fazer isso sem avisar ninguém explicitamente, por motivos no mínimo obscuros.

    Tenho um iphone e em 30 segundos vi o meu historial dos últimos meses. Como é que alguém pode tentar desculpar isto?! Espero que a hajam repercussões, embora ache que isso seja improvável.

  28. pfbatista says:

    Tal como li mais acima, certamente em tom de brincadeira: “Ora deixa lá cuscar o iPhone da minha esposa”

    É muito mau os dados estarem guardados num equipamento onde facilmente alguém lhe chegue.

    Quem não deve não teme… isso não interessa… Qualquer um tem direito a salvaguardar a sua privacidade e apenas tornar publico aquilo que quer… Isto ainda pode acabar com muitos matrimónios 😀

    As operadoras fazem o “mesmo”… Mas fazem-no e toda gente o sabe, mantém a informação guardada longe de certos “olhares”. E por questões legais têm de o fazer.

    Um telemóvel com este tipo de informação, facilmente alguém próximo consegue “arrancar” esses dados…

    Granda feature… Apple Fail!

    • a Friend® says:

      Não querem que seja recolhido, desliga nas opções.. é assim tão complicado?

      Eu antes tinha isto sempre desligado porque não sou daqueles que partilha essa info com Facebooks, Twitters e afins… mas ao saber que posso ter essa info só para mim, vou passar a ter ligado, fica um mapa bastante interessante.

      E mesmo as localizações registadas não são com precisão.. por isso os “007” daqui da zona com iPhone não se precisam preocupar… aquilo são medidas aproximadas com longos raios de distancia da localização exacta. Ninguém consegue saber com precisão que estiveste em casa há hora X… e as tantas horas no local Y… aparece é sim, um tracking de percurso aproximado da localização onde estiveste. O meu por Lisboa e Porto aparece cheio de bolinhas… mas ninguém consegue dizer com precisão em que locais eu parei. Consegue apenas distinguir a AREA (num raio de 5 a 10 km) que eu estive…

      • pfbatista says:

        aFriend:

        Não vale a pena branquear uma situação dessas… tu utilizas no sentido que achas melhor, tudo bem.

        Mas considero, sem sombra de dúvidas, uma violação de privacidade, um monopólio de informação… etc, chama-lhe o que quiseres.

        Se me disseres que os produtos Microsoft ou google envia (embora seja solicitado) informação para os sues servidores, eu respondo-te no mesmo tom, “Desliga-se o computador da Internet” 😉

        Deixa lá isso da área e da precisão, tenha boa ou má precisão, esse serviço nunca deveria recolher certos tipos de dados.

      • sLiD says:

        Mas afinal para que serve toda esta informação aproximada de localização para a Apple? Pelo que percebo, estás a dizer que esta funcionalidade até vem por bem e que pode ser interessante.

        E segundo o artigo, os dados não são recolhidos por outros meios senão o GPS? Ao apenas estar com o telemóvel ligado, já estão a ser registadas as localizações do Iphone ou percebi mal? Como podes então “desligar” esse envio de dados?

        • a Friend® says:

          Ao desligares o serviço de localicação nas definições, ele não recolhe dados.

          @pbatista

          Os dados recolhidos (aproximados) podem ser apenas para recolha de info para publicidade localizada, como a Google faz, a Apple também tem o iAd’s.

          Eu inicialmente até pensei que seria por causa do MobileMe… pelo serviço “Find my iPhone” mas não é o caso, porque o Find my iPhone consegue ser mais preciso e usa mesmo recursos de GPS, ao passo que este, segundo os especialistas só recolhe os dados de wifi, e geo localização através da triangulação de redes GSM e UMTS. Que chega a ter uma média de raio de erro entre os 100 metros e os 1000m

      • pfbatista says:

        e agora pergunto-te uma coisa, achas que algum dia ofereceria um equipamento com esta característica a uma filha minha???? Mesmo eu tendo a possibilidade de a controlar quando quisesse?? é óbvio que NÃO!!! porque da mesma maneira que eu a podia controlar, outra pessoa qualquer o poderia fazer!

        Tem o seu lado interessante, mas pode ser muito PERIGOSO!

        • a Friend® says:

          Sim claro, isso faz sentido.. mas às crianças não é aconselhado qualquer tipo de telefone sequer… muito menos smartphones.

          Os smartphones todos têm esta capacidade.. seja Android, iPhone, Symbian..etc… hoje em dia é raro o que não tem serviços de localização e são rastreados por Apps e serviços.

          Mas isso nem em casa pode dizer-se que está seguro.. basta um mau uso do computador que “meia vida” fica exposta.. e as crianças nesse aspecto são bastante inocentes e antes de “uma app” saber onde eles estão.. já eles disseram nas redes sociais.

          • Hugo Cura says:

            As filhas são só crianças?

          • a Friend® says:

            @Hugo Cura

            Obviamente que não. Tantos e tantos adultos que são inconscientes no que fazem… por vezes até mesmo tendo o aviso explicito do sistema, aceitam.

            Depois quando os males aparecem a culpa é sempre do aparelho ou do computador. É sempre mais fácil acusar alguém do que assumir a culpa.. isso é tipico e uma caracteristica muito especial do nosso povo.

  29. Dimitri says:

    Sem duvida que isto é muito preocupante. Mas, muito cuidado com os telhados de vidro: “When starting up a fresh Android, you’re prompted to agree to the following: “Allow Google’s location service to collect anonymous data. Collection will occur even when no applications are running.” We asked Google what exactly this meant, and they refused to answer on the record whether this “anonymous” location data is logged persistently, a la iPhone”

    • afrsa says:

      Se esse for o caso, então está mal e merece a mesma recriminação! Grandes empresas normalmente são bosta! O respeito pelos clientes é o quanto baste e nem importa ser mais pois rapidamente são formados pequenos exércitos de apoio em sites, fóruns, etc, que tentam refutar, até à exaustão, qualquer comentário negativo à marca em causa! Deve ser uma nova condição psicológica da nova geração de internautas e frequentadores de fóruns… enfim, um caso a estudar!

      Cumps!

    • Hugo Cura says:

      Claro que sim e acredito que a Google com o Android caibam no “mesmo saco”.
      Mas uma coisa é certa: o source-code é conhecido e a forma de activação/bloqueio de serviços de localização é geral. Se a Google obtém este tipo de informação detalhada ou não, com um método mais avançado e desconhecido… só o big brother saberá!

  30. dajosova says:

    Vitor… um à parte… o botão “responder” quando não há possibilidade de resposta cria um vazio no template que dá a sensação de que a página não carregou todos os elementos gráficos 😉

    • Vítor M. says:

      Sim estamos a tratar disso, reparei quando instalamos o tema que havia esse bug.

      Temos de estudar a melhor forma, ou reduzimos às respostas a respostas ou retiramos os avatares… ou… martelamos o código para forçar o botão a aparecer depois do comentário (se for possível).

      Estamos a ver.

      • Filipe says:

        Não sei se vais ler esta minha resposta no meio desta confusão toda, mas mesmo assim vou tentar.

        Em minha opinião acho que não devia haver a possibilidade de resposta a resposta, que depois tem mais uma resposta e por aí a diante…

        Digo isto porque o que me acontece é que por exemplo venho cá ler os comentários a uma noticia, e quando cá volto novamente passado por exemplo uma hora, com tanta resposta a resposta fico sem saber o que já li e o que não li.
        Um bom exemplo disso mesmo é esta noticia, já não se percebe nada. Pelo menos eu desisto de tentar seguir comentários com este sistema.

        Acho que os comentários deviam ser todos seguidos, ordenados do mais recente para o mais antigo.

        Quem quiser responder a alguém, ponham a opção de “citar” para quem estiver a ler perceber para quem é a “resposta”.

        Acho que ficava mais ordenado.

  31. David says:

    Que aplicação tão gira e gratuita. Adoro apple porque sim =)

  32. Nemésio says:

    A realidade é que a Apple o faz sem permissão e de forma oculta dos seus clientes…e ao fazê-lo, não o faz de forma precisa, o que segundo as minhas contas serão duas graves falhas para um equipamento tão aclamado…correcto?

    • a Friend® says:

      “To provide location-based services on Apple products, Apple and our partners and licensees may collect, use, and share precise location data, including the real-time geographic location of your Apple computer or device. This location data is collected anonymously in a form that does not personally identify you and is used by Apple and our partners and licensees to provide and improve location-based products and services. For example, we may share geographic location with application providers when you opt in to their location services.

      Some location-based services offered by Apple, such as the MobileMe “Find My iPhone” feature, require your personal information for the feature to work.”

      [..]may withdraw this consent at any time by going to the Location Services setting on your iPhone and either turning off the global Location Services setting or turning off the individual location settings of each location-aware application on your iPhone.

      Fonte: http://www.apple.com/legal/sla/

  33. ajbadboy says:

    Ainda está para vir o dia em que o “a Friend” deixe de defender a apple desmesuradamente. O problema não é o que o iphone indica que está a fazer e quais as apps a ter acesso a localização etc, o problema é o que o iphone faz sem indicar que está a fazer.
    Não falem muito disto porque a apple ainda se pode lembrar de cobrar por este “serviço”.
    Não é preciso GPS para localização, os fornecedores de rede (TMN,OPTIMUS,etc) conseguem fazer essa localização através das antenas e até já foi usado em casos de raptos mas o que não é normal é isso estar a ser feito pelo iphone/ipad. Mas será que o Android também não faz o mesmo?

  34. Serva says:

    Bom admira-me que a FRIEND não conhecesse esta aplicação existente no seu Iphone e que só deois de rebuscar na EULA de 2006 descobriu que que a Apple já dizia aos seus clietes que iria recolher informação .

    Polémicas a parte eu acho que este assunto, como disse o Vitor não é exclusivo da Apple hoje temos para aí o ”BIG BROTHER” a serio , o próprio CEO da Google disse numa entrevista a cerca de 2 meses que muitos users do Facebook pelo excesso de informaçao que colocam irão acabar por ter de mudar de identidade , por isso acho este assunto serio de mais para dizer-mos que só este ou aquele tenta recolher informação de cada um de nós , é de facto a nossa privacidade que está em causa e a nossa própria liberdade , acho estes actos, venham eles de aonde vierem deploraveis e cada vez mais nós que gostamos de tecnologia vamos ter de nos saber defender até ao tutano para que a nossa privacidade seja respeitada .

    Cumprimentos

    Serva

    • a Friend® says:

      Suposição errada.. por eu conhecer que este tipo de serviços podem ser recolhidos é que sempre tive o serviço de localizações desligado, tal como indiquei acima.

      Alias, a partir do momento que tenho o Google Maps no iPhone e sabendo que a Google faz recolhas também e era do conhecimento geral, não descobri com esta noticia polvora alguma.

      Se trabalho com os SDK’s do iOS, lá estão expostos todos os dados que são recolhidos, inclusive quando usamos as API’s do Google Maps nas nossas Apps, tem lá mesmo essa indicação que da-mos direito à Google recolher dados anonimos para estatisticas e publicidade localizada. Depois quando chegou o iOS 4, tivemos novamente conhecimento que a Apple fazia o mesmo através do iAds.. mas antes disso, já havia API’s do MobileMe que indicavam isso mesmo.. por isso é que quando um utilizador de iPhone o perde, o consegue encontrar.

      Ou encontrava porque uma fada madrinha dizia-nos ao ouvido ..”ele está ali” ?… obviamente que tem que ter algum tipo de rastreamento.

  35. Bruno Coimbra says:

    Melhor comentario a isto é :”if the government made people wear tracking devices you’d feel repressed.  solution, put an apple logo on it and people will line up for days to buy one.”

    Apesar de quem n deve n teme…isso n da o direito de controlarem onde ando.
    Quando falaram dos chips po carro..todos se revoltaram, mas como isto é um gadget da moda…tb quero ter!

    Tenho lido varios comentarios a tentar comparar isto com o registo das operadoras…alhos com bogalhos…justificar o que n tem justificaçao pois apesar de haver fugas de informaçao nas operadoras essa informaçao esta encriptada e so com ordem do tribunal é q podem mexer.
    O q importa aqui reter é a facilidade com que se pode obter este ficheiro, n temos de pedir a ninguem n temos de pagar a ninguem…é so ir buscar é ridiculo!
    Q o telemovel recolha a informação para uma aplicaçao funcionar tudo bem..n querem n usem a aplicaçao, agora recolher informaçao so pq sim…isso já é outra conversa.
    Em relação á precisao do mapa ja foi explicado que ele n é preciso propositadamente pa evitar maior controlo, ou seja se alguem quiser faz um algoritmo mais preciso e daqui a um mes temos dezenas de programas que leem o ficheiro e com uma precisao mt superior!

    • a Friend® says:

      “Melhor comentario a isto é :”if the government made people wear tracking devices you’d feel repressed.  solution, put an apple logo on it and people will line up for days to buy one.”
      Apesar de quem n deve n teme…isso n da o direito de controlarem onde ando.”

      Mas precisas de um aparelho Apple para o governo saber onde andas? Então quer dizer a cambada de bandidos que foram apanhados por triangulação de rede tinham todos iPhone…lol

      Todos.. mas todos os dispositivos são fáceis de rastrear pela operadora e em tempo real.. não é com logs como este!

      Assim como os ficheiros que dizes estarem acessíveis só colecta informação com o teu consentimento ao ligares o serviço de localização… e mesmo com o teu consentimento, esse ficheiro só fica no iPhone… não está aí ao deus dará para quem quiser ver, abrir e saber onde ando, tem que ter acesso físico a ele ou recolher fisicamente os backups do meu computador…e se tiverem encriptados, nem os conseguem abrir.

      O unico que é emitido para a Apple, Google ou outras apps não é através desse ficheiro mas sim em tempo real quando o pacote de dados está ligado e damos autorização para que isso aconteça… um exemplo disso é quando abrimos o Google Maps.. aparece logo o indicador que “Aquela App esta a usar o serviço de localização” e se tiver-mos essa app bloqueada, ele pergunta primeiro para desbloquear-mos e permitir que a App use o serviço.

      • Bruno Coimbra says:

        aFriend vamos la ver se nos entendemos, o que foi relatado nesta noticia é a recolha de informações sem conhecimento do utilizador,o iphone n pergunta se pode guardar a sua lat. long. velocidade altura, satelite q esta a utilizar…ao utilizador n aparece nada no ecran a perguntar Sim Não ! Portanto deixa-te de tretas pra cima de mim.
        Se esse ficheiro é enviado para a apple ainda n esta nada confimado portanto vamos aguardar para ver.

        ”Então quer dizer a cambada de bandidos que foram apanhados por triangulação de rede tinham todos iPhone…lol” isto é pura parvoice e comentario sem nexo pq todos esses bandidos foram apanhados pq houve autorizaçao para se usar tais dados..agora ja n é preciso autorização basta ter um iphone =)

        Eu n odeio o iphone alias sempre disse q se pudesse comprar um smartphone de topo..era um iphone q compraria, mas isso n implica q esteja isento de criticas actualmente existe um abuso por parte das grandes marcas em tentarem saber mais do que devem, portanto condeno todos os casos sejam eles android symbian ios etc…

        • a Friend® says:

          “só colecta informação com o teu consentimento ao ligares o serviço de localização…”

          E no caso deste ficheiro já foi desmistificado. É pura e simplesmente um ficheiro de cache!

          Tal como o teu telefone regista as chamadas, SMS’s, regista também as celulas gsm e wifi mais proximas. O único problema deste ficheiro é que não deveria guardar informação por tantot tempo, devia fazer limpeza em menor espaço de tempo!

          E ninguém o consegue aceder.. só tu mesmo… ou seja… não anda ninguém nos calabossos da Apple a ver onde andas… seremos assim tão importantes?

          Quanto à info facultada à Apple, Google e outras apps.. essas sim, são SEMPRE com o nosso consentimento! Se não fossem com o nosso consentimento não faria sentido haver botões pra dar tal ordem…

          E é um exclusivo Apple? Desafio-te a ver o link que o “AVER” deixou:

          http://www.bgr.com/2011/04/20/your-smartphone-is-tracking-you-and-you-said-it-was-okay/

          Todas as marcas prevêm esta colecta de dados nos respectivos EULA’s!

          • Bruno Coimbra says:

            Ao q parece o meu segundo comentario ainda aguarda moderaçao n percebo bem porque.
            La expliquei o meu ponto de vista.

      • Bruno Coimbra says:

        O que seria mais logico mesmo que se tratasse de informaçoes necessarias para apps como eu referi, era essas informaçoes serem guardadas enquanto tivesse a correr a aplicaçao e fossem apagadas quando se fechava a aplicaçao, agora guardar a informaçao desde o 1º dia…pra que se supostamente ”ninguem” vai usar é o mesmo que eu andar a guardar o nº do 1º telemovel dos meus contactos apesar de eles ja terem mudado 300 vezes de numero…é ridiculo!
        E deixar informaçoes dessas, supostamente sem utilidade para a apple nem para o utilizador pois temos de escavar um bocado para a encontrar, sem estarem encriptada e no telemovel…se roubam o telemovel e perceberem do assunto quase podem descobrir a minha morada onde estudo onde costumo ir tomar cafe os locais mais habituais da minha rotina….mas piora o cenario tendo essa informaçao em dois locais, no pc e no tlm e todos nos sabemos que nada esta totalmente seguro num pc nem num tlm

        • a Friend® says:

          Se te roubarem o telemovel até pelos contactos que tens na lista e mensagens podem saber onde moras…por isso é que existem os codigos de segurança… e no caso do iPhone até é bom, porque passadas “x” tentativas, apaga tudo.

  36. aver says:

    Verdadeiramente não sei o porquê de tanto “cagarim” (execepto pelo facto de o dito ficheiro não estrar encriptado). De resto, quem quer ter um “telefone inteligente” aceita os temos e condições praticamente idênticos quanto a serviços de localização.

    P.S. O ficheiro do iPhone/iTunes com essa informação já era mais ou menos conhecido. Não houve propriamente uma descoberta ontem.
    http://www.bgr.com/2011/04/20/your-smartphone-is-tracking-you-and-you-said-it-was-okay/

    • Vítor M. says:

      Hehehe… é sempre porque o iPhone é para muita gente um objecto de desejo 😉

      De facto quem conhecer o iTunes, logo que sincronize o iPhone, tem a opção Cifrar os dados copiados… e acabou a história! 😉

      Mas o povo idolatra de tal forma o gadget da Apple que a ténue barreira entre amor e ódio se desvanece e alguns a meio do comentário já nem sabem se afinal detestam ou amam 😀

      • afrsa says:

        Não concordo que seja por idolatrar o gadget da Apple como muitas vezes dizes… penso que existem muito comentários pela simples razão que as pessoas gostam de confrontar quem acha que tudo o que a Apple faz é a 8 maravilha do mundo!

        Acho que se entende isso muito bem! Nem toda a gente tem como objectivo de vida ter um iPhone! 😉

    • a Friend® says:

      Não sei é como ainda não se lembraram de fazer noticia pela web fora de:

      “O seu smartphone regista todas as suas chamadas, mensagens, sabe com quem você fala.. sabe quem lhe liga…” 😀

      Bom link 😉

  37. sofia says:

    bem. se já comechem a falar de android, já sei que vai acavar este post como o outro. está visto

  38. sofia says:

    bem. se já comecem a falar de android, já sei que vai acavar este post como o outro. está visto

  39. Eu gostaria de saber como eu faço para ter acesso a estas informações.
    Grato
    Robério

  40. texasflood says:

    Sugiro uma leitura de um especialista:
    https://alexlevinson.wordpress.com/2011/04/21/3-major-issues-with-the-latest-iphone-tracking-discovery/

    Nota: se alguem quiser informações exactas, estou a escrver esta mensagem num iPad1 no transito da ponte arrábida.

  41. Tiago Sousa says:

    O ficheiro que contem essas informações, so é acessivel atraves do itunes, visto que fica nos backups ou se o iPhone tiver jailbreak, qualquer pessoa consegue tirar, mas toda a gente sabe que com os telemovéis pode’se saber sempre por onde se anda como ja disse o Vitor M. e bem nuns coméntarios em cima..

    Não percebo é pq’ que quando é o iPhone existe sempre tanta polémica lol

    Com a opção Find my iPhone, como é que a Apple sabe onde anda o iPhone ? Magia querem ver ? Mas com isso ngm se importa, como serve para ‘ajudar’, é na boa, mas se alguém quiser conseguem ver em tempo real onde andam, e muiiiiito facilmente 😉

    Deixem de ser anti-iPhone, quando o mundo inteiro anda a tentar copiar as inovações da Apple 🙂

    • pfbatista says:

      Inovação?! Isto é simplesmente invasão de privacidade. inovação… tssss

      Ainda me lembro há uns bons anos atras quando a Intel tinha activado uma função de publicação do ID do processador… a polémica que gerou… mas sendo a Apple a ter uma atitude ainda pior… “é bom e é normal… é uma grande atitude vinda do reino dos céus” 😀

      Se eu quiser saber onde anda o Iphone, instalo/activo o “Find My Iphone”, e não o contrário, percebes?! Não tenho de andar a desactivar seja o que for… não interessa nem tem desculpas…

      O Iphone como é um dispositivo muito fácil e intuitivo de mexer, grande parte dos seus utilizadores têm conhecimentos mínimos de informática e afins… grande parte nem sabe navegar nas configurações, ficam presos a uma “Feature” que está activa… e nunca a desactivam!!

      A polémica gira à volta da tentativa de minimizar esta atitude controladora só por ter uma maça estampada

      • a Friend® says:

        Definições, Geral, Serviços de Localização: OFF

        É assim tão complicado? lol… polémica é o que estão a gerar como se não fosse possível desligar isto… ou melhor.. estão a gerar polémica mesmo por ter o logo da maça… esse é que é o ponto.

        Se o caso “intel” fosse assim, se calhar não tinha gerado tanta polémica…o pior é quando as coisas são impostas e não existe forma de desligar! Outro ponto, todos os smartphones têm esta função, só que invés de guardar no aparelho, guarda nos servidores da Google ou de outro serviço qualquer…o que tens a dizer sobre isso? É seguro, confiável?

        “Não tenho de andar a desactivar seja o que for… ”

        Então quando não queres receber chamadas não tens que desligar o telefone.. ele é que tem o dever se fazer isso por ti.. sozinho.. é isso? 😀

        • pfbatista says:

          O meu telemóvel não guarda nada nos serviços da google, não guarda no próprio s.o… por isso não são TODOS os telemóveis que fazem isso… isso é especulação.

          Até a minha avó sabe que para desligar uma chamada basta carregar no “vermelho”, mas ela NÃO SABE ir às opções do telemóvel nem tão pouco ler mensagens, consegues mesmo perceber isso?

          A polémica está a ser gerada por aqueles que não querem admitir uma invasão à privacidade por parte da Apple

          • a Friend® says:

            “Até a minha avó sabe que para desligar uma chamada basta carregar no “vermelho”, mas ela NÃO SABE ir às opções do telemóvel nem tão pouco ler mensagens, consegues mesmo perceber isso?”

            Por isso é que existem telemóveis e smartphones. É um bocado como aquele ditado.. “don’t blame de tool…”.

        • pfbatista says:

          só mais um ponto que desconheces…
          No caso dos processadores intel, também se desactiva facilmente na BIOS.

          e a polémica foi tanta…

      • Tiago Sousa says:

        Não deves ter muito bem percebido o que escrevi 😉
        Quando falo em inovações da apple não é no caso de registar as localizações :s

        Ninguem falou para desactivar o find my iPhone lol

        Não leste mesmo bem LOOOOOOOOOOL

        Alias, eu nem vejo mal nenhum nisto, hje em dia toda a gente pode saber onde andas, tendo tu ou não iPhone 😉

        So se não usares nenhum dispositivo, o que é impossivel visto ja teres comentado aqui 😉

        Abraço 🙂

        • pfbatista says:

          Mas aqui não se está a falar doutra coisa a não ser do registo das localizações, acho que não consigo perceber o desviar de atenções que tentas…

          Eu uso telemóvel, de ultima geração e não tenho nada a registar a minha localização… e não precisei de desactivar seja o que for…

          Tu não vês mal nenhum nisto, porque tem a maça… e tu sentes-te identificado com ela.

          De certeza quando queriam que todos colocassem um identificador no carro, para pagamento nas ex-SCUT, deves ter-te manifestado contra isso…

          Toda a gente sabe onde ando?! como?! olha diz-me lá onde ando? olha telefona para a optimus para saberes onde ando…

          Só as operadoras sabem onde andas e só podem ceder os dados com um mandato judicial

  42. Xicatu says:

    Pois é mas se nos gamarem o Iphone, nunca mais se recupera… as autoridades ai e tal não podem, não sabem, não fazem…

  43. Haters gonna hate says:

    Upssss afinal o Android também guarda um histórico de localizações GPS: https://github.com/packetlss/android-locdump
    Google: Don’t be evil… fail…

    • Bruno M. says:

      Estás a comparar alhos com bugalhos e sem nada em concreto…. :
      “Important note: looking at old android source (this code is no longer open from Google it seems) it seems to be limited heavily.

      However, data is only pruned when new info is added. There is no time based pruning unless there is new data being added to the cache. This could lead to old data being if there is limited movement of the device”

      É diferente e a google pede autorização e a apple, segundo me apercebi, não….

      • Hugo Cura says:

        A Apple pede, no momento em que adquires o equipamento. É aceite por osmose 🙂

        Acabei de passar esses 2 ficheiros para o PC (cache.wifi e cache.cell) para ver o que lá está. Como já disse, não me admira nada.

      • a Friend® says:

        Os dados, quer do Android, quer do iPhone são automaticamente inseridos a partir do momento que temos os serviços de localização activos.. ou seja, activar é consentir…faz parte do serviço de localização de ambos.

        • Hugo Cura says:

          Eu nos últimos dias não activei o serviço de localização e a data de modificação desses ficheiros é de 22/4 às 0h12m.
          Um tem 2KB e outro 4KB

          • a Friend® says:

            Bem mas isso é estranho… tens o serviço “geral” desligado ou tens apenas as permissões (de localização) das apps desligadas?

            Experimenta desligar tudo, apagar os files e depois verifica se ele está a colectar algum tipo de dados… foi basicamente o que testei no iPhone…

            O que poderá estar a acontecer é ele estar apenas a memorizar os “Ids” das celulas e “mac addresses” das redes… mas não ir buscar a info ao servidor da Google sobre a localização das mesmas…

          • Hugo Cura says:

            No Android não se definem permissões de localização independentes para cada aplicação, apenas o geral.
            Cada aplicação, antes de iniciar a instalação, diz e pede o consentimento do utilizador para aceitar as permissões que necessita para funcionar. Se o utilizador não estiver de acordo, simplesmente não instala a aplicação.

            Vou dar uma vista de olhos.

          • a Friend® says:

            Pensei que já tivessem implementado permissões independentes como o iPhone.

            Faz isso, depois se aparecer as caches abres e verifica se tem os dados de longitude/latidude…. se tiver é porque ele está a fazer comunicação com a Google.. se esse campo estiver vazio e só encontares os “ids” das celulas e wifi, é porque ele está apenas a “loggar” o que acedes.

            De qualquer forma não deveria fazer, porque depois quando permitires os serviços de localização ele pega nesses dados e vai à base de dados (da google) buscar as localizações…

    • a Friend® says:

      Exacto.. já tinha posto isso no forum.

      Segundo vi no código a vantagem do Android é reservar esses dados num periodo de tempo menor e afinal veio até relevar uma coisa bastante interessante.

      Esses dados são guardados pelo proprio Google e Apple… quando temos o serviço de localização ligados, os telefones enviam o “mac address” ou “id” das celulas, e os serviços da Google ou Apple enviam a longitude e latitude desses ids de forma ajudar na triangulação dos dados e transmitir isso ao AGPS.

      Se assim for, quem tem iPhone que não use o bloqueador, pois poderá prejudicar o acesso “a frio” do GPS… e quem diz iPhone, diz Android. Tanta tempestade num copo de agua para uma coisa que faz parte do funcionamento dos aparelhos. Resta só a Apple reduzir a cache para menos tempo e limitar, como o Android tem.

  44. Carlos says:

    Por acaso, e ao contrário do que foi dito, a localização determinada por cruzamento de informações, dependendo de onde se estiver, tem uma precisão *enorme*

    A questão é que o iPhone (e na verdade todos os outros smartphones) tem acesso a *muito* mais informação do que apenas em qual célula está (que é a “estação base”). Tem acesso a *todas* as outras estações nas proximidades e a intensidade do sinal delas. Tem acesso às redes WiFi públicas e a intensidade do sinal delas. Cruzando essa informação toda o smartphone pode determinar a posição com uma precisão *enorme*.

    Mas não acreditem no que eu digo, instalem a app do FourSquare e experimentem usá-la *dentro* de casa, onde o GPS não funciona.

    Quanto a terem dito que as operadoras móveis também têm acesso a toda essa informação, isso não é exatamente verdade, num determinado momento o operador só sabe a qual estação base estão ligados (e a intensidade do sinal) mas mais nada, mas mesmo assim isso é uma situação prevista pela lei e se o operador divulgar essa informação a alguém sem a vossa autorização ou sem uma ordem judicial pode arranjar sarilhos sérios.

    E quanto ao argumento de que quem não deve não teme e que por isso não faz mal o iPhone recolher essa informação e guardá-la sempre mesmo que se mude de aparelho, isso é completamente idiota, e faz-me confusão que alguém minimamente inteligente o use.

    Imaginem o que uma qualquer polícia secreta duma qualquer ditadura pode descobrir se por acaso conseguir apanhar o iPhone de um opositor.

    Ou imaginem a situação se amanhã deixamos de viver num estado democrátido de direito. Hoje temos direitos e a CRP proteje a nossa privacidade, mas e amanhã?

    É que reparem bem: o ficheirinho tem muito mais informação e com muito mais precisão do que a que a aplicação aqui falada mostra.

    • aver says:

      Não posso garantir que este artigo seja 100% exacto mas deve andar lá perto.

      O que diz é que, para o Android e o iPhone, quando uma app pede uma localização, não precisa de uma localização exacta (não estamos a falar de apps que fazem uso do GPS do smartphone), basta-lhe uma triangulação. O smartphone recolhe os dados da triangulação, envia-os à Google ou à Apple, que os devolve para uso da app sob a forma de coordenadas, aproximadas.

      O que também dizem é que, por nova ordem do Google ao smartphone Android, as localizações obtidas por telefone são apagadas ao fim de 12 horas e por WiFi ao fim de 48 horas, nunca ficando mais de 60 registos.

      Sendo tudo o resto igual, a diferença é que no iPhone são mantidos até 13.000 registos, o que admitem tratar-se de um bug, porque essa informação já não servirá para nada.

      P.S. Como falei em utilização de serviços de localização por app, a autorização funciona assim: o iPhone tem a opção de o bloquear para todas a app, ou de seleccionar numa lista as que têm ou não. Quando está bloqueado para todas ou para uma app em concreto, quando se quer usar essa app ela vai perguntar se se permite o acesso ou não.

      http://thenextweb.com/google/2011/04/21/its-not-just-the-iphone-android-stores-your-location-data-too/

      • Hugo Cura says:

        A acrescentar a isso há a agravante de “acesso simples” a essa informação no iOS, coisa que no Android só é possível com acesso “root”.

        btw, não consegui fazer o devido parse a estes ficheiros (cache.cell e cache.wifi no android). Parece uma mistura de binário com texto e não sei o formato original em que se encontra.
        Tentei também usar o parse.py no ubuntu e não funcionou pois há outras dependências que vão além do meu conhecimento actual.
        No SDK do android também não encontrei nada parecido.
        Alguém que queira dar uma dica para que eu possa verificar a realidade desses ficheiros, é só dizer 🙂

        • a Friend® says:

          Em ambos os casos, é preciso o acesso fisico aos equipamentos… o que para um entendido que queira procurar as localizações do iPhone, com certeza sabe “rootear” um Android em 2 tempos e verificar a mesma info… a vantagem do Android reside apenas em ter o timestamp limitado para 1 dia..

          Experimenta o parse mas com a opção “–gpx”

        • aver says:

          No iOS o acesso não é simples, é preciso fazer o jailbreak, o equivalente a ter acesso à “root” no Android.

          O que é simples é o acesso aos backups do iPhone feitos através do iTunes porque o ficheiro não está encriptado (desde que se tenha acesso ao computador onde estão os backups, obviamente).

          O que tudo isto vem mostrar é que um smartphone traz problemas de segurança muito parecidos com os dos computadores, desde que se tenha acesso físico a eles. A minha mulher acabou de comprar um telemóvel de 20 euros, que não tem problemas destes 😛

  45. Login-Logout says:

    Quanto é que este “a Friend” recebe da Aple para fazer todo este trabalhinho diário?

  46. John says:

    O que mais me choca é a falta de sensibilidade com que o assunto é tratado.

    Há e porque podem desligar não sei quê, não sei que mais.
    Há porque podem instalar uma aplicação que apaga faz e acontece…

    E os milhões de pessoas que têm um telefone do género só porque é moda e é fixe? (Que é isso que a Apple fortemente aposta, nada contra!)

    Aquelas miúdas, que no fundo são crianças, e só têm porque todas as amigas têm?

    Esta fatia dos utilizadores tem direito a privacidade como todos nós, lá porque alguns são mais inteligentes/atentos não quer dizer que os outros devam ser negligenciados…

    Chama-se responsabilidade social.

    Tristemente chego a conclusão que os grandes inteligentes/grandes empresas fazem de tudo para ganhar mais qualquer cêntimo… Até entendo, mas há limites…

    Muita falta de regulação devido à falta de inteligência/percepção dos governos…

    E é como diz o Carlos, dois posts acima, quem nos garante que de hoje para amanhã não dá uma volta brutal e voltamos todos a uma ditadura? E aí? Não era grave ?

    Se tinha intenções de comprar um ipad antes de ler isto perdi todo o interesse…

    • aver says:

      Também não alinho nos que dizem “If you have nothing to hide, you have nothing to fear”, como diz no fim do artigo do link. Por isso acho grave que o iPhone guarde informação de por onde andámos durante meses.

      Mas, como no meu comentário anterior, inclino-me para um bug, que vai ser resolvido.

      http://appadvice.com/appnn/2011/04/uncovered-ios-tracking-file-digital-forensic-circles-report

      • John says:

        É o que lhes fica bem fazer, não teriam outra opção não é?

        É o politicamente correcto, agora o que aconteceu com toda a informação recolhida até então infelizmente só que teve acesso é que sabe o que fez com ela.

        Essa do quem não deve não teme, tem muito que se lhe diga.
        Caso contrário não éramos humanos, éramos máquinas enviadas para fazer o bem.

    • pfbatista says:

      John:

      Concordo a 100% com o que disseste.

      É exactamente esse o meu ponto de vista, e é exactamente esse o ponto de vista que estão a tentar desvalorizar sópor ter uma maça estampada… e ainda por cima já com uma dentada…

      Se é um bug ou não… não interessa, o IOS4 já foi lançado há demasiado tempo para que isto fosse corrigido, nunca houve vontade de corrigir, só quando se torna publico…

  47. Hugo Cura says:

    Já consegui que funcionasse, era outro o problema…

    O que terei eu encontrado nos meus cache.cell e cache.wifi?
    Bem, surpreendeu-me, pela positiva.

    No cache.cell, o registo mais antigo data de 11/10/2010.
    Existem 42 registos (máximo 50), onde provavelmente não foi ainda atingido o máximo de 50 registos desde que mantenho estes ficheiros.

    A localização latitude/longitude é claramente das antenas da operadora (aproximado) e são feitas em horas e dias que, assim de repente, não vejo o porquê. Há dias em que existem 3 ou 4 registos com diferenças de alguns minutos. Talvez seja alguma aplicação que eu tenha usado nesses momentos que faça esse pedido à rede (localização aproximada).

    Geralmente tenho a opção Definições de localização e segurança > Utilizar redes sem fios (localização determinada por redes Wi-Fi e/ou móveis) sempre ligada.

    Verifiquei 3 ou 4 coordenadas no Google Maps, manualmente, e são sempre locais próximos de onde costumo estar. Mais logo, com mais tempo, vou usar a opção --gpx e introduzir isso num programa para me construir um mapa.

    No cache.wifi, o registo mais antigo data de 6/12/2010, num total de 91 registos (máximo 200) as coordenadas GPS referem-se aos pontos que me fornecem rede. Exemplo: se estiver na faculdade, centro comercial (com ZON Free ou PT-Wifi) etc, é guardada a localização desse ponto de acesso. Se estiver em casa, como sou cliente PT, é guardada a localização de Setúbal. Resumindo, é um histórico do “IP Location”.

    CONCLUSÃO:
    Nestes ficheiros nunca é guardada localização exacta a partir do GPS. Por exemplo, se abrir o Google Maps e não ligar o GPS, ele mostra-me logo a localização obtida a partir da rede móvel ou wifi, obviamente bastante imprecisa. Não me parece que faça triangulação de antenas para determinar a localização.
    A informação também não é guardada com tanta periodicidade como no iOS. Tenho semanas seguidas que não é feito um único registo e, repito, tenho sempre a opção de localização que referi activada. É informação pedida à rede apenas quando solicitada. Lembro-me que umas das aplicação poderá ser o Foursquare, quando não tem sinal GPS.

    • a Friend® says:

      Então é tudo igualzinho ao iOS… a única diferença é que o iOs está a guardar mais tempo do que devia, possívelmente por um “bug” que não liberta a cache.

      O meu, como anda sempre desligado só tem meros fragmentos de onde tive e chego a ter semanas sem um único log sequer, porque só ligo a localização quando preciso para algo, de resto mantenho sempre desligado até poque ele para os logs e faz gastar menos bateria… isso sempre foi um dos aconselhamentos de poupança de bateria, desligar os serviços de localização, porque já se sabia que ele mantinha o “log” sempre a registar Wi-fi e Celulas de rede.

    • Hugo Cura says:

      Alto lá, não é “tudo igualzinho ao iOS” como dizes.

      No caso do Android a informação é guardada em cache apenas quando é requisitada por uma aplicação! No iOS e segundo o que se sabe, desde que o serviço de localização esteja activo o sistema está a guardar essa informação periodicamente, com um período de dezenas de minutos.

      No fórum escreves que
      A vantagem neste caso é que, ao contrario do iPhone, o Android reserva essa cache apenas de forma temporária durante 12 horas para a informação celular, e 48 horas para a informação das redes wifi, ambas com dados de longitude/latitude.

      Isso não é verdade pois eu tenho informação bem mais antiga. No entanto sem dúvida que era preferível que assim fosse.

      • a Friend® says:

        Oh Hugo desculpa lá.. mas tens mesmo vontade de ser do contra… então ambos não são caches? ambos não usam essa cache quando solicitada? Ambos não fazer o registo quando é solicitado!? Então é igual olha que coisa…essa cena do ser sempre do contra e tal…não te percebo sinceramente.

        E sim, pus 12 e 24 porque é o que está nos códigos.. se grava mais tempo, então pior é… pois existe outro código oculto a faze-lo e não foi descoberto!

        private static final long MAX_CELL_REFRESH_RECORD_AGE = 12 * 60 * 60 * 1000; // 12 hours
        private static final long MAX_WIFI_REFRESH_RECORD_AGE = 48 * 60 * 60 * 1000; // 48 hours

        E olha que não fui só eu.. depois de eu ter publicado isso no forum, saiu um artigo lá fora que disse e confirmou o mesmo! E já foi posto aí num link do “aver”.

        • Hugo Cura says:

          O tipo no github diz “looking at old android source”, é provável que o método actual tenha sofrido modificações.

          Responde-me a isto: se tiveres a localização ligada no iphone, ele grava ou não essa localização de X em X minutos?

          • a Friend® says:

            Se tiver grava… mas não partilha a nenhuma app que não esteja autorizada e aberta.

            Por isso é que para além da definição “Geral” temos as autorizações de App para App.

            E ele grava na geral para ter a cache logo pronta para caso liga-mos o GPS ele aproveitar de imediato e não nos fazer aquele “aquecimento” do GPS.

            E pelos vistos o Android deve ser igual… se não for, deve demorar até apanhar o GPS quando o usas.

            Por isso é que ontem disseste isto:

            “Eu nos últimos dias não activei o serviço de localização e a data de modificação desses ficheiros é de 22/4 às 0h12m.”

            Deduzo ao dizeres hoje que “tens sempre ligado” que… ontem querias dizer que Tinhas ligado mas não tinhas solicitado a nenhuma App o uso desse recurso.

  48. serva says:

    Jonh , bom post , concordo a 100% com o que escreves .

    Serva

  49. BigBrother Vs Invisibilidade says:

    Para quem interesse: Existe actualmente bases de dados de praticamente todos os indivíduos “legais”, com informação tão detalhada e precisa, que nem mesmo os próprios sabem de si mesmos. Em casos “Especiais” essa informação é solicitada; recolhida e analisada.
    Desde os anos 60 que somos escutados; dos 70 que somos fotografados, e dos 80 que deixámos de ser “invisiveis”.
    Alguns Tlm’s, mesmo desligados, permitem a localização.
    Até este Site do qual estou a escrever, vai registar o meu Mail, IP, data e hora. ateaolimite ARROBA sapo Ponto pt, para quem quiser trocar umas palavras.
    Actualmente os sistemas de vigilância avançados conseguem determinar a quantidade de individuos existentes; masculino/feminino; os movimentos e a deslocação; voz e estado de espirito desse individuo; calculando o que esperar da situação, …..e isto é o Presente. Esqueçam tudo o que leiam nos média, pesquisem, e pensem por vòs próprios.
    ….ou também são daqueles que acreditam que a Gripe A, veio não sei de onde, de alguma ave??

  50. Hugo Cura says:

    Em resposta a a Friend® @ 22 de Abril de 2011 às 11:29 pm

    Pronto, então se grava com uma periodicidade definida é logo diferente do Android.
    Considerando ambos com o serviço ligado, o iOS faz o tracking completo. O Android só “aponta” o registo aquando da solicitação por parte de alguma aplicação.
    São coisas diferentes e agrava-se no iOS da forma que já está discutida em comentários anteriores.

    Se essa informação é usada ou não para iniciar o GPS, não sei. Só sei que, “a frio”, não demora mais que 20~30 segundos a fixar e a obter coordenadas (em condições normais, dentro de um veículo).

    Quanto à data de modificação desses ficheiros, é efectivamente essa mas a informação lá contida é:
    db version: 1
    total: 42

    key accuracy conf. latitude longitude time
    268:6:407:3191121 983 75 40.202761 -8.425256 12/11/10 11:21:59 +0000
    (...)
    268:6:60200:2147483647 -1 0 0.000000 0.000000 04/22/11 01:12:55 +0000

    Assim de repente não tiro grande conclusão disso mas talvez seja um género de “check” a esses ficheiros. É provável que o algoritmo tenha a habilidade de substituir linhas vazias, sem informação, pois a última linha é a única sem informação de localização.

    • a Friend® says:

      “Pronto, então se grava com uma periodicidade definida é logo diferente do Android.”

      Sim mas é diferente do Android só no sentido que o iOs gere os serviços de localização de forma diferente do android.

      Tu no Android tens um serviço geral único… no iOs tens um serviço geral e independente (por apps).

      No Android, basta teres um malware ou uma app que queira verificar algo sem o teu consentimeto, consegue, já que a ordem inicial foi dada. No iOs não acontece isso… se eu entender que aquela App, mesmo instalada, não recorre a nenhum serviço de localização… ela não recorre, é travada pelo sistema… tenha o “geral” ligado ou não.

      O iOs precisa é apenas corrigir os logs para menos tempo, e neste caso o android precisa é definir direitos independentes. Em ambos, concluí-se que há falhas.

      • Hugo Cura says:

        Nesse aspecto não considero uma falha no Android pois, no caso do hipotético malware que referes, como ias saber que uma aplicação o teria para lhe bloqueares esse acesso antecipadamente? Não tem lógica. A controlo individual seria apenas uma opção suplementar.
        Falha sim, que eu considero grave e acontece antes disso, é as aplicações publicadas no Android Market, como já se viu, não serem analisadas convenientemente e a fundo como se passa na AppStore. Isso sim parece-me grave. Mas é provável que esteja a melhorar pois já aconteceram “problemas suficientes” para a Google por mão nisso.

        Mas ok, tiveste de juntar esse argumento (indirectamente relacionado) para, pelo menos, a tua conclusão dar “um empate” 😉

        • a Friend® says:

          Não se trata de empates… trata-se apenas de apurar os factos… acho que qualquer interessado tem todo o interesse.

          E agora com um dado recente:

          “if you don’t have Location Services turned on, the data’s never sent back to them: “All location sharing on Android is opt-in by the user. We provide users with notice and control over the collection, sharing and use of location in order to provide a better mobile experience on Android devices. Any location data that is sent back to Google location servers is anonymized and is not tied or traceable to a specific user.”

          Pelos vistos, quanto tens isso activo.. a Google recebe a informação toda. E aparentemente, não tão anonimo como eles diziam ser.

          http://gizmodo.com/#!5794745/the-wi+fi-location-data-google-collects-from-your-phone-its-tagged-with-a-unique-id

          Agora imagina, Google, GMail, Chrome, Youtube, Android… o profile dos users que eles não devem ter…

          • Hugo Cura says:

            Sim, ainda esta tarde discuti isso com o Vítor. Como exemplo apontei a informação a que temos acesso no dashboard da conta de email google…
            Quantos serão os campos da BD que estão constantemente a ser preenchidos e nós não temos acesso nem fazemos ideia que existem?

    • aver says:

      “E vão as serenas águas do Mondego correndo” (em Dezembro não devia estar grande coisa) 😀

  51. Newtomic says:

    É pá vcs desculpem-me mas mais uma vez não consegui ler todos os comentários. Li cerca de 50% mas depois fartei-me existem demasiadas vezes a mesma coisa a ser dita e pior ainda que isso existem demasiadas pessoas que são mesmo AppleCegas hehe!:-D

    Mas pronto o pior de tudo é que isto não está feito para mais de 10 comentários não está mesmo e esta iteração toda seria muito bem vinda num esquema de comentários embutido num formato fórum. Por falar nisso já pensaram nessa possibilidade? (Ui mas que coisa mais estúpida da minha parte perguntar algo como isto no meio de milhões de coments onde apenas a Apple interessa hehehe…)

    PS: estou só na brincadeira em relação aos Appleanos aqui presentes, seja como for a pergunta sobre os comentários serem sob a forma de fórum não era a brincar. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.