Denominador comum? A Portuguesa!
Não quero estar a lançar qualquer tipo de discussão faccionaria, apenas apreciem como se canta o Hino Nacional.
Ok deu-me uma de patriótico, é sempre com comoção que vejo e ouço o nosso Hino cantado de forma uníssona.
Este artigo tem mais de um ano
Isso é que é patriotismo 😉
Pois é… essa forma de cantar adequa-se bem à letra…
Pessoalmente só gosto da música porque de letra… enfim… acho que quando foi o 25 de Abril de 1974, deviam de ter alterado a letra…
Mas pronto, é a letra que temos…
A minha filha só tem 3 anos, adora e sabe cantar o Hino Nacional!
Tão pequenina e já sofreu como gente grande aqueles jogos do mundial…
é assim que se vê quem tem orgulho em representar uma nação…
não tou a dizer que não o tenham, mas muitos dos nossos jogadores da Selecção AA de Futebol parece que se acostumaram a serem convocados…
LINDO , é só o que tenho a dizer . Não á palavras :D:D
Viva os lobos!
Por acaso acho que a letra é a parte mais importante de todo o hino.
É fantastico ver como uma ida a uma alta competição para uns vale muito, porque fizeram muito sacrifícios para lá estar, e estão porque querem levar o nome de Portugal longe, e para outros, não ivalidando o facto de quererem ou não levarem o nome de Portugal longe, mas como estava no clip, parecem umas florzinhas e que estão ali a fazer um frete a cantar o hino.
E lá está! Secalhar para a selecção de futebol estavam lá pelo curiculo ou por causa do dinheiro, enquanto os lobos era pelo espírito.
É desta que me dedico ao Rugby!!
lol
Causa arrepios. Que hino!
Isto porque? Na equipa de Rugby encontram-se jogadores Portugueses, é na equipa de futebol demonstra-se que de facto muito que lá estão apenas têm o BI Português.
Viva aos Lobos um grande sinal de patriotismo… Já as florzinhas é uma vergonha!!!!
Pois, já tinha reparado que a selecção de futebol cantava o hino por obrigação. Isso são os que cantavam, porque os mais “velhos” nem isso faziam.
Agora, nem 8 nem 80.
o som do yt nao esta bom. eu achei um site com uma qualidade um pouco melhor:
http://www.heroisdomar.com/hino/
Querem torrents nacionais? Vejam aqui: http://tucowspt.coresp.com/torrent.htm
Eu só acho que Os Lobos deram uma grande lição a muita gente sobre patriotismo e motivação intrínseca, só pode ser intrínseca pois o carcanhol é insignificante e o seu valor motivacional deve ter sido nulo, comparando com outros……
ahaha as florzinhas muitos deles têm dupla nacionalidade nem o hino da Terra onde nasceram sabem
Viva aos LOBOS !!!!
Speedy, queres mudar a letra para que?
Pensas que o País nasceu no 25 de Abril de 1974?
O que interessa no hino é letra..
Viva os lobos!
Parece-me que alguns dos jogadores da selecção A de futebol nem sabem sequer a letra =X enfim..
É pá pensava que era defeito meu, mas a final temos todos a mesma opinão, pena é que as coisa não mudem….
LOBOS sempre…….viva Portugal
“Isto porque? Na equipa de Rugby encontram-se jogadores Portugueses, é na equipa de futebol demonstra-se que de facto muito que lá estão apenas têm o BI Português.”
Claro que não. E a comprová-lo estão atletas portugueses de outras modalidades de desporto.
A diferença é entre o “correr por gosto” (e neste caso já tinha havido uma “vitória” que, foi a de entrar num campeonato em que ainda nenhuma equipa de nacionalidade portuguesa tinha tido acesso) e o correr por outros motivos, como seja “sucesso profissional”, “imagem privada e profissional”, “dinheiro”, entre outros.
LOLLLLLLLLLL…. florzinhas do k********* ……… deviam ter vergonha……
Arrepio-me sempre que vejo as imagens do hino nacional cantado pelos “Lobos”.
De facto, o contraste é gritante… Nunca tinha visto a comparação lado a lado e dá que pensar… Lembra-me aqueles miúdos que recebem 1 brinquedo novo, pela primeira vez, aquele brilho nos olhos, em contraste com aqueles que têm tudo e não ligam a nada.
Parabéns aos Lopbos!
CONCLUSAO:
1os: Amadores, a fama nao lhes chegou à cabeça, demonstram o amor pela patria (que orgulham).
2os: “professionais”, a fama sobrepoe-se aos antigos principios, amam o dinheiro e correm por ele, a patria è apenas mais uma forma de ganhar mais alguns créditos.
É a minha sincera opinião.
Triste mentalidade portuguesa e comentários infelizes é o que se vê aqui. O Patriatismo de uns e de outros não pode ser posto em causa pelo modo como se canta o Hino Nacional. Também eu O gritei e fiquei quase sem voz nos ensaios do meu juramento de bandeira na FAP. Quando foi a sério, eu não cantei, não gritei, apenas chorei e orgulhoso!!! Mas julgam que é a gritar que se demonstra Patriotismo? Se se invertessem os casos e em 20 ou 30 anos de existência fosse a primeira vez que a selecção nacional de futebol ia a uma grande competição (Mundial), como julgam que iriam interpretar o Nosso Hino? Talvez do mesmo modo que estes bravos Lobos… Não sei… Atirar pedras é fixe….
Apesar dos factos incontestáveis que alguns leitores apresentam nas suas opiniões e com os quais eu concordo, reforço a minha opinião pelo seguinte: não é a gritar que se demonstra patriotismo.
Só é pena que a selecção nacional de rugby conte com 4 ou 5 habituais titulares que nasceram na argentina… ups. não era para se dizer…
Pois é JRPFernando, eu também aprendi a entoar o Hino Nacional nos treinos para o juramento de bandeira, escrevi “a entoar” pois quando assentei praça em Alcântara já o sabia, a questão está em:
Alguns, independentemente do BI, mostrão não saber a letra toda ou estarem desconcentrados “demais” para uma altura daquelas, sinal que não compreendem o real significado de se tocar o Hino Nacional em cerimónias oficiais. Aliado à atitude que demonstram durante os jogos, todos ficamos descontentes com eles pois sabemos que sabem muito mais do que aquilo que mostram.
Desculpem, é “mostram” e não “mostrão”.
Isso é que é cantar o hino!!!
Nas florzinhas até há pessoas que afirmaram que representar a selecção prejudicava-os pessoalmente….. manguelas!
E depois?! interessa o que lá vai dentro e nao o que se mostra… eu tenho de de cantar o hino mais alto so pa verem como sou patriota?! Nao é por eles cantarem com ou sem fulgor que sao mais “portugueses”… Isto nao quer dizer que Os Lobos nao tenham sido um grand exemplo do povo portugues… Um povo com coragem e determinacao!! Mas bolas… se eu o cantar mais fraquito que o vizinho ali do lado mas se o sentir tanto ou mais que ele isso é que importa….
Não é ser ou deixar de ser patriota, é, como diz o Hino:
” Ó Pátria, sente-se a voz
Dos teus egrégios avós,
Que há-de guiar-te à vitória!”
A determinação, a Garra, o Orgulho… Nisto os Lobos deram uma grande lição… Sempre fui daqueles que fui para o estádio apoiar a nossa selecção e o hino era cantado com todas as minhas forças, afinal este é o nosso simbolo, é o nosso orgulho, é o que nos identifica la fora… e é sem duvida um dos hinos mais bonitos do mundo…
Espero que nes Euro 2008 e nos Jogos Olimpicos, os portugueses se faça ouvir, porque afinal, a nossa determinação vem das pequenas coisas, pequenas que são grandes, se as juntarmos numa nação tão gloriosa como PORTUGAL…
VAMOS MOSTRAR-LHES QUEM SÃO AQUELES ALI PERDIDOS NA PONTA DA EUROPA…
Não sou de nacionalista…. Apenas tenho orgulho na pátria onde nasci e que me criou, e que tantas alegrias me dá…
E continua o julgamento dos mais e menos patriotas! Não se confunda o patriotismo com patrioteirismo barato… gritar ou murmurar o Hino Nacional não é mais ou menos patriota. Colocar bandeiras “made in china” nas janelas e nas antenas dos carros não é ser mais patriota. Ir para os estádios insultar o adversario e os árbritos não é ser patriota. Mas isto é apenas a minha opinião… Todos os dias, lutar com as armas que se tem, para tornar este paraíso à beira mar plantado, num país melhor e mais justo para todos, isto é, ser um pouco patriota. Por causa deste modo de pensar é que o outro pulha este 48 anos no poleiro! Tomem lá Futebol, Fátima e Fado… E lá iamos nós cantando e rindo todos muito patriotas com um “S” no cinto…
Os jogadores de futebol ate baixam a cabeça para nós não vermos a vergonha que é não saber o hino!!
bom de qualquer das formas cantar o hino com sotaque brasileiro não soa bem….
haja alguem que obrigue esses chulos a aprender a ler e a falar pois alem de não saberem o hino do pais que representam nem sequer falar sabem…
e o burro sou eu…o ruim sou eu……huhuhhhu…
@Pirotas
Alcântara? Somos “Filhos d’Escola”?
Por acaso reparei que as selecções de rugby faziam questão de gritar os respectivos hinos. As de futebol nem por isso.
A nossa, de rugby, também gritou. Se não gritasse é que era esquisito.
Na minha opinião, preferia que cantassem o hino meio aldrabado e ganhassem um joguito na fase final. Como as “florzinhanhas” do futebol, que vão fazendo uma flores.
Tristeza de comentários…..
O passado para alguns esquece-se muio rápido, tem memória muito curta….
Não nego que a selecção de rugby tem feito um óptimo trabalho, a ganharem muito pouco, mas por favor:
As florzinhas, como o admi.. do site se lembrou de chamar, SÓ foram 3º no EURO 2000, 2º no EURO 2004, e 4º no MUNDIAL 2006….
As florzinhas estão SÓ entre as 5 melhores SELECÇÕES DO MUNDO de FUTEBOL (entre 200 e tal), (no desporto mais praticado e mais espectacular do mundo)… pra um país com esta dimensão, estar onde estão, chamar-lhe florzinhas é no minimo ESTRANHO, DESAJUSTADO e mt INJUSTO….
QUERO lá saber se cantam pra si, se cantam a gritar, ou não cantam….
O que quero saber e o que sei, e que já ninguém me tira, são TODAS as ALEGRIAS que a selecção de FUTEBOL me deu nos últimos anos…
OBRIGADO SELECÇÃO DE FUTEBOL………….
Interessante…
O hino tem realmente questões que remontam a “outras” coisas… fala de uma nação que tem de lutar… estávamos no período quezilento com a Inglaterra. O mapa africano estava a ser redesenhado… daí talvez muitas das interrogações/exclamações nos comentários.
Hum..
Acho que se pensarem bem, não interessa que selecção cnta o hino nacional. É verdadeque os lobos o cantam com mais fervor pois era a primeira vez q stavmnuma competição d tão grande nível. Penso que não só por isso mas também para demostrarem que fosse quem fosse o adversário lutariam até ao fim apesar de serem amadores.
Não o esto a dizer que selecção de futebol não lute até ao fim mas pnso ue abordam as competiçõs com espirito diferente pois já participaram muitas vezes em gandes competições.
Ok, as nossas selecções não têm apenas jogadores portugueses mas já pensaram que ohomemais rápido a representar Portugal no atletismo nem português fala?
“A Portuguesa” incita a ida a luta mas não é isso que o povo português (ou a maior parte) tem de fazer no seu da-a-dia para viver?
Hum..
Acho que se pensarem bem, não interessa que selecção cnta o hino nacional. É verdadeque os lobos o cantam com mais fervor pois era a primeira vez q stavmnuma competição d tão grande nível. Penso que não só por isso mas também para demostrarem que fosse quem fosse o adversário lutariam até ao fim apesar de serem amadores.
Não o esto a dizer que selecção de futebol não lute até ao fim mas pnso ue abordam as competiçõs com espirito diferente pois já participaram muitas vezes em grandes competições.
Ok, as nossas selecções não têm apenas jogadores portugueses mas já pensaram que o homem mais rápido a representar Portugal no atletismo nem português fala?
“A Portuguesa” incita a ida a luta mas não é isso que o povo português (ou a maior parte) tem de fazer no seu da-a-dia para viver?
oops desculpem os erros ortograficos 😐
@D!
Antes de mais eu não quero entrar em confusão com ninguém. Apenas dou a minha opinião, estamos em democracia.
A letra incita à guerra no refrão e o mundo precisa de paz.
se os jogadores da selecção fossem 10% do que são os lobos tinhamos sido campeões
Ler coisas como
“incita á luta”
“apela á guerra” e afins só-me da vontade de vos dizer
CANTEM A LETRA DA FLORIBELA
fds… é preciso ser-se sdadosii$# para criticar algo como o hino … o hino é unico, é algo que simboliza o país, é algo que nos devemos orgulhar…
em relação a gritar o hino, para mim até podiam estar a dançar o vira e a cantar o hino mas desde que se percebesse que quem está ali está realmente com vontade e com determinação de fazer o melhor pelo país que representa…. agora tarecos e escolaris e bosingúas…
Hoje em dia, da maneira como isto anda apetece mesmo cantar o hino…, mas se calhar outra versão, do tipo:
“Ò patria, Ò patria, da-me um emprego… melhor educação…segurança…saúde e justiça social”.
—–ORGULHO EM SER PORTUGUÊS—–
—–DESANIMADO COM O ESTADO ACTUAL DE PORTUGAL—-
Note-se que nos Lobos também há jogadores oriundos de outros países. Pelo menos um de origem Argentina há.
Mas que a garra que os Lobos mostraram é em muito superior à dos jogadores da Selecçao A de futebol é indiscutivel.
E eu vejo + jogos de futebol do que de rugby. Mas vi o Mundial de rugby e acreditem que chorei com tanto empenho e dedicação. Às vezes, com o futebol, o que me apetece é desligar o aparelho e pronto.
Quanto ao hino. sem qualquer chauvinismo. é dos mais bonitos do mundo. Dificilmente se encontra um tão harmonioso e com uma letra tão digna como o NOSSO:
@Speedy
A ignorância não mata… mas ler um livro de história também não!
Penso que seja interesante saber em que circunstâncias foi o este nosso hino adoptado… Como , porquê, quando e por quem…
ia ja agora façam a saudaçao ao salazar…olha que isto
A letra apenas limita-se a dizer que éramos carne para canhão. 🙂
A maneira como a seleção de futebol de Portugal canta o hino é igual a quase todas as outras, senão todas.
Pelo menos foi o que vi na copa de 2006.
@Lápis Azul
Estou a ver que sim, que somos “Filhos d’Escola”.
Quer-me parecer que as pessoas gostam e muito de falar…
… patriotismo isto?
Pessoalmente acho esta mania de se agarrem a simbolos uma coisa facilitista.
Deixem passar o carro na vossa vez no transito, na deitem fumo na cara das pessoas, dos teus irmaos portugueses que tanto dizem amar e entao sim serao mesmo patriotas.
Cantar e acenar bandeirinhas e pra gozo de ocasiao.
É mesmo isso, Lápis Azul.
“Ok, as nossas selecções não têm apenas jogadores portugueses mas já pensaram que ohomemais rápido a representar Portugal no atletismo nem português fala? ”
A selecção portuguesa SÓ tem cidadãos (jogadores) portugueses. Para se representar um país é preciso ter-se a nacionalidade DAQUELE país.
“A Portuguesa” incita a ida a luta mas não é isso que o povo português (ou a maior parte) tem de fazer no seu da-a-dia para viver?”
Devia ser, mas a luta de um certo punhado de portugueses é satisfazer todas as suas necessidades, sejam elas primárias, secundárias ou supérfluas e mesmo que causando prejuízos a outrém.