Crime informático atinge cada vez mais portugueses
Número de inquéritos associado a esta criminalidade cresceu 293 por cento no espaço de um ano. Aumento atinge 870 por cento, passando de 24 mil para mais de 210 mil euros.
De um dia para o outro Daniel Martins, empresário de Maceira, ficou sem seis mil e duzentos euros na conta bancária que movimentava pela Internet. É um dos muitos exemplos de portugueses que movimentam as suas contas bancárias online e ficam, de um momento para o outro, sem dinheiro.
«Cancelámos todos os acessos à conta bancária através da Internet, comunicámos à PJ e dirigimo-nos ao banco», conta. O banco acabou por lhe devolver o dinheiro, mas o município de Penela teve menos sorte, segundo revela o presidente da câmara Paulo Júlio:
«Roubaram-nos cerca de 86 mil euros das nossas contas. O responsável financeiro tentou ir à Internet naquele dia, para fazer transacções bancárias, e não conseguiu. Achou estranho, reportou ao banco, que acabou por nos informar que tínhamos sido vítimas de vários levantamentos estranhos. Bloquearam as contas e fizemos queixa ao Ministério Público dois dias depois. Passados alguns meses ainda faltam recuperar cerca de 18 mil euros».
O crime informático está a aumentar, não poupando nada nem ninguém, desde firmas, a instituições do estado e particulares. «Há uma evolução bastante acentuada neste tipo de crimes. Na área de directoria do centro, houve um aumento de 81% de incidências, o que corresponde a muitos processos, muitos casos e muito dinheiro envolvido», refere Carlos Dias, coordenador do crime económico da PJ.
Segundo a Polícia Judiciária, o número de inquéritos associado a esta criminalidade cresceu 293 por cento no espaço de um ano. Quanto a valores, o aumento atinge 870 por cento, passando de 24 mil para mais de 210 mil euros.
Como funciona o esquema?
O esquema dos burlões é simples e dá milhões: «Segue em anexo com o comprovante de depósito em conta. Pedimos que confira seus dados e verifique se todas as informações estão correctas.» A resposta do cliente surge, com os códigos de acesso e os dados financeiros do formulário a irem parar à base de dados do site dos vigaristas: «O banco está a proceder à verificação e actualização dos dados do cliente. Verifique e actualize os seus dados.»
«Uma pessoa recebe um e-mail destes, com um aspecto perfeitamente normal, tendo um link para um download de um ficheiro. Grava e, depois de correr, o ficheiro vai-se ligar a um servidor do Brasil que depois instala dois programas no computador. São aplicações do Internet Explorer e sempre que for a bancos brasileiros ou portugueses na Internet, não se notando quase diferença nenhuma (apenas uma pequena caixa), o utilizador mete a sua password, acede e o vírus envia as credenciais para o servidor», conta «Manuel», um especialista em segurança informática.
A certa altura, em alguns casos de bancos com cartões matriz, são pedidos todos os dados do cartão.
A dimensão do fenómeno é preocupante. Os bancos - alguns - apostaram na prevenção, com a seguinte mensagem: «Os clientes devem recusar facultar a totalidade dos dígitos do cartão matriz. Os e-mails fraudulentos contêm frequentemente erros e expressões pouco comuns em Português».
Usam os desempregados
O problema é que o esquema dos criminosos não se resume ao acesso ilegítimo e à burla destes clientes. O dinheiro roubado é depositado nas contas de outras vítimas: desempregados arranjados na internet.
«Esses indivíduos publicam na Net ofertas de emprego através de páginas que constroem para o efeito para angariarem pessoas que estejam sedeadas em Portugal para deixarem que na sua própria conta bancárias sejam depositadas as quantias que fraudulentamente vão ser transferidas das contas dos lesados para irem ao banco levantar este dinheiro e, por Western Union, enviarem para o estrangeiro, para as pessoas que estão a difundir o spam», conta o coordenador do crime económico da PJ
Os criminosos, sobretudo oriundos da Rússia, Ucrânia e China, mas também do Brasil, raramente são apanhados. TVI24
Este artigo tem mais de um ano
Este tipo de crime é efectivamente de lamentar. Este é claramente o reverso da moeda das novas tecnologias e infelizmente uma realidade que vai estar cada vez mais presente no nosso dia-a-dia.
É por isso crucial que, acima de tudo, as pessoas sejam cada vez mais atentas e preventivas de modo a evitar este tipo de constrangimento. Porque não é só a conta bancária que pode ficar em risco, todos os nossos dados podem ser obtidos através da net, com relativa facilidade, se não tivermos os devidos cuidados.
Cumps a todos! 😉
Esta ai uma nova era de crimes!
Esta em nos e so em nos, protegermo-nos eficientemente contra este tipo de crimes!
A ma divulgacao de como sao estes crimes feitos ajuda e muito o “cracker” a atingir os objectivos por si delineados.
De uma forma muito geral….
Os phishers (Sites fraudolentos) sao sempre enviados em links encriptados (tipo tinyURL ou Base64) ou ate mesmo HTML embbeded, portanto smp que clicarem num link verifiquem sempre o q fica escrito na barra de enderecos…
Quanto a engenharia social…
Nenhum banco neste mundo vai pedir confirmacao de dados ultra confidenciais por e-mail…NENHUM.
Ha tambem Trojans, B0tnets e Stealers que sao encriptados com 0day crypters e ai e muito dificil…
O atacante primeiro “binda” tipo algo que toda a gente quer com o seu stealer, imaginemos um Anti Virus tipo nod32…ora ele agarra no EXE, binda com o serividor do stealer e encipta…Sim neste momento temos um dos melhores AVs do planeta para End-user que vai comprometer a vossa integridade na internet…
Voces instalam esse AV e depois e rapido…
Ele procura por stored passwords no Internet Explorer, Fire Fox…seja qual for o browser…E simples eficaz e so muito dificilmente alguem nota…
O pc nao fica com virus…mesmo q usem um packet analyzer…o tal programa liga-se por FTP e sao meros sgundos…Ja numa botnet um analizador(Sniffer) pode ser muito util, ja que as bots e os trjans estao em comunicacao constante com um outro PC..(conceito cliente servidor)
Portanto..Conclusao…Nao ha nenhum AV neste mindo nem nenhuma firewall que vos safe…
Usem o senso, so assim se podem precaver.
Lamento os erros e a fala de acentos…
Cumps
Se a fonte disso é a TVI … é ter cuidado com isso. Desde que houve barraca a inventarem brutas histórias … pó boda com eles.
No entanto o pessoal é muito mal informado. Eu bem que digo à malta … “deves estar com virus que me chegam mails teus com conteudo de origem viral com clicke em endereço x” e depois ainda me respondem “ah, eu também carreguei nisso” …
Depois admiram-se …
Hahahaha! TVI é sempre a TVI.
Eu acho muito bem que o crime aumente. É bem feito para as pessoas que não têm um mínimo de cuidado e brio no que fazem. Até bato palmas.
—–
http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam
Muitos bancos andam-se a aproveitar da ignorancia de muita gente para sacar dinheiro.. é verdade sim que o crime existe.. mas vi o caso de um senhor que ate deu na SIC que o banco disse que o dinheiro desapareceu, que ele poderia ter sido vitima de phising… mas esqueceu-se de explicar ao senhor um pormenor… para onde foi parar o dinheiro? Tem que haver uma conta destino…!!!….
Eu também tenho duas contas com acesso à net e se me pedirem os códigos ou outros dados nunca dou! Uma pessoa tem de ver sempre com atenção a morada electrónica que por vezes é muito parecida à original! Se estas pessoas que são burladas receberem em casa pelo correio uma carta a pedir os dados da conta do banco e devolver o envelope, será que elas vão acreditar! Eu também já recebi mail’s com vírus para contas que supostamente tinha no Brasil e que eram falsas! O que receberam de volta foi simplesmente um insulto que eu não vou dizer agora! 🙂
Os emails andam por aí. Já recebi alguns. Reportei logo para SPAM.
http://www.cidadeviseu.com
@Morbus
És um grande ignorante.
Bem resta saber até quando o Morbus aplaudirá a criminalidade…
Se calhar quando ela te bater a porta.
@Morbus
Que idade tens?
@Morbus:
Assim dito, NÃO!!!,
mas, quando tento ensinar alguma coisa útil a alguém,
lá vêm a m.e.r.d.a. das perguntas de:
“controlas o último messenger? e a cena do twitter?
já agora, sabes alguma cena pa entrar na conta HI5 desta ou daquela gaja? como é k instalas o 7? etc, etc…”.
Querem todos estar na “moda”.
Se tentar avisar para o Phishing ou outras situações,
“eu não uso, não é para mim, depois vemos isso… blá blá bla…”
Das quase 200 transacções que tenho feito
verifico SEMPRE este tipo de actividade entre outras,
mas como já disse, somos muito poucos a ter precaução.
Já ajudei muita, muita MÁ gente.
Agora não ajudo NINGUÉM a não ser a namorada.
Ninguém quer perder tempo a ler nem investigar.
Querem o trabalho feito, programas com cracks,
jogos já com patches e afins. Eu é que não o faço por eles/elas.
Ainda em Janeiro alertei o primo de um
que veio a minha casa para não comprar
a p.o.r.c.a.r.i.a da Samsung LCD preparada para TDT.
Ontem, depois da SIC passar a reportagem,
telefonou a dizer que estava preparada
para MPEG2 e não MPEG4/AVC part 10, mais,
comprou-a porque o “gajo” que o atendeu disse que dava…
Só lhe disse que isto já é conhecido desde Outubro 2007.
Deixem-me só acrescentar que a minha área é a electrónica…
Na informática é a mesma coisa:
querem “dado e arregaçado” para ontem,
eles o futebol e elas as novelas.
Enfim Morbus, posso dizer que te compreendo
e dou-te razão por estes que acabei de mencionar,
mas, discordo para quem acabou de se iniciar
e tenta realmente estar atento.
Tenho pena destas pessoas.
Um exemplo do ano passado:
senhor 67 anos, Spybot instalado,
corre religiosamente aquilo todas as semanas.
O contrário: 21 anos, SIMS instalodo e
“ainda não tive tempo de ver como é que isso se analisa?????!!!”…
Desculpem-me a raiva mas F.O.D.A.-S.E.
para todos eles ou elas.
Um abraço de respeito
e um futuro próspero para aqueles que merecem.
Pois muito bem…muito se investe nas empresas em antivirus anti-spyware “anti-malware” e afins,… mas falta o fundamental gente, falta educação para a segurança,faltar educar as pessoas para utilizarem a internet com segurança, falta ensinar o básica da segurança na internet… Não basta ter o antivírus no pc e pensar que está tudo resolvido que é o que acontece na maioria das empresas, só se preocupam em actualizar o antivirus e pronto sentem-se imunes.. Culpa disto não é só das pessoas das também das empresas e das pessoas quem os criam e instalam já que transmitem uma ideia de total segurança. Mas ninguém diz que mesmo tendo instalado a Suite do Norton Antivirus com um custo de 154 € podemos ser atacados por vírus e vítimas de burlas etc.. e porquê? Porque não lhes interessa obviamente… e o mesmo é para muitas lojas de informática e técnicos que prestam assistência..ao remover spyware e virus não alertam os utilizadores para não visitarem determinados sites. não instalarem determinado software etc etc.. e porquê? Porque se eles não apanharem novamente virus, não voltam lá pa remover virus?? E depois a loja não ganha 30 euros com um scan…da treta….
É necessário ensinar as pessoas a admitir determinados comportamentos para evitar problemas destes..pois como se sabe é sempre necessário ou na maioria das vezes interacção do utilizador para que aconteça…é ai que os antivirus falham s nao ensinam o utilizador a ter um comportamento seguro…
Quando as pessoas souberem estar com segurança, não haverá fraudes destas…
Fiquem bem
@Miguel e @Mrodrigues.
Faço minhas as vossas palavras.
Sempre que me aparece um pc que tem “problemas” explico que não devem usar determinado programa. Que não devem instalar tudo o que vêm na net.
Têm de ter cuidado com determinadas páginas.
Conclusão, passado uns meses, ou menos, ligam-me novamente a dizer que têm problemas.
Pergunta: Actualizaste o antivirus? Actualizações do Windows? Firefox? O que é essa toolbar ai? Que programa é esse?
Respostas: Oh, ele diz que quer alguma coisa, mas eu digo sempre que não!
Ah, esse programa, não sei. . .
Esse aí foi um que se instalou sozinho, não sei para que serve. . .
Pergunta: Então e aqueles programas que te disse para correres de vez em quando para fazer uma limpeza a isso? E tens guardado os teus documentos na outra partição para o caso de ser necessário formatar?
Resposta: Esses programas, oh, nunca mais olhei para isso.
Os documentos estão naquela pasta no ambiente de trabalho.
Sim, nestes caso em parte também concordo com o Morbus. Estas pessoas querem ser ignorantes!
É a mesma coisa que sair de carro, voltar para pegar no carro e alguém o ter levado.
Pergunta: Trancaste as portas?
Resposta: Oh, acho que as chaves ficaram em cima do banco e o vidro ficou aberto.
Esta santa preguiça de não querer aprender é que os torna ignorantes.
A meu ver, ignorante é aquele que se recusa a aprender.
Uma boa noite a todos!
Têm toda a razão…nós portugueses parece que já nascemos com conhecimentos de informática.
Na nossa loja bem avisamos sobre as questões de segurança..mas é tempo perdido, raramente temos um cliente ( e falo também de empresas) que siga à risca o que aconselhamos.
Com diziam os Romanos…é dificíl governar estes gajos!
Boa Páscoa!
é número para continuar a subir…
http://www.tagravado.com
Sim… este tipo de crime esta a aumentar e não me surprende nada a uns tempos utilizei uma pagina de Phishing para o famoso hi5….So para testar e tal…Muita gente caiu no erro de cargar no link para ir ver o meu perfil falso…e quando punham os dados iam ter a um servidor http://ftp…As pessoas hoje em dia estao muito mal informadas quanto a estes assuntos aposto que muitas nem devem saber que esistem paginas de phishing e redes organizadas que as usam para ganhar a vida…
Não basta ter anti-virus e anti-spyware instalado, é preciso também ter um pouco de “desconfiança” e ter cuidado quando se navega na net.
Além disso, o melhor é ter um SO baseado em unix (Linux/MacOS/BSD), pois a segurança destes é melhor, na minha opinião. Hoje em dia, a desculpa de que o Linux é bastante dificil de usar, já passou do prazo…
A mim não me roubam de certezinha.
Não porque seja um grande entendido de informática (que não sou), nem porque tenho o melhor anti vírus que existe ou porque estou muito atento a tudo o que se passa. Não me roubam porque não há o que roubar. 🙂
Mas se houvesse teria medo, muito medo. É que hoje em dia temos todas as nossas informações na rede. Quem é que daqui não enviou o IRS pela net?
Basta isso para ficarem com informações importantes a nosso respeito.
_____________________________
http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/
Portugal é um dos países atingido pela criminalidade como é o Brasil e são muitos outros países. A escumalha da sociedade vem toda desaguar a estas águas, até porque já estão presentes noutras.
Por mais assaltos que façam não conseguem ser tão rentáveis como foi o BCP entre outros, ao fugir às finanças nuns bons milhões.
Quando se vê uma lei que tem 2 pesos e 2 medidas, protegendo criminosos de colarinho branco e funcionando em instituições que deveriam estar ao n/ serviço e a outros penaliza-os fortemente muitas vezes por crimes insignificantes, só faz aumentar a impunidade e a injustiça.
Uma justiça digna não olha a rostos nem a títulos e penaliza-os a todos da mesma maneira, mas infelizmente não é isso que acontece. ;(
Penso mesmo que a culpa disto tudo é da TVI.
Eu sou muito ignorante e tenho 7 anos apenas 🙄
—–
http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam
@Miguel, @Mrodrigues e @Simões
Faço minhas as vossas palavras.
Fundamentalmente estas coisas combatem-se com o uso do Bom-Senso.
Se não tem a certeza do que vão fazer, não façam. Não cliquem em “Ok” ou “Confirmar” sem saber as consequências. O mal não é a falta de uso de antivírus, antispyware, firewalls, sistemas operativos xpto, etc… O mal é que regra geral só puxam pela cabeça para o que não devem. Como atrás se disse, o importante é tentar furar o acesso ao Hi5 de umas tipas, descobrir a password do hotmail de outras, etc…
O saber não ocupa lugar, mas precisa de esforço e dedicação para ser aprendido. Vivemos numa sociedade de imediatismo, por isso… Seguinte… Seguinte… Seguinte… Concluído…
😉
Abraço
Felizmente não faço transacções pela net e, apesar de o IE poder não ser o melhor tem um bom detector de phising.
Conjugando isto com um bom anti-vírus, mesmo free (como o Avira), estamos protegidos.
Mas não quer dizer que não devemos ter atenção!
@Vic
Meu caro, acima de tudo devemos ter atenção em tudo o que fazemos.
O Avira, por ser free, não quer dizer que seja fraco. É gratuito e é BOM. Uso e recomendo.
Contas na net… muito cuidadinho…
Não é para todos…
http://truquestelemoveis.blogspot.com/
Não percebeste.
Normalmente os free não tem tantas funções como os pagos (o Avira em parte é uma excepção). Mas chegam para um usuário doméstico. Eu uso e recomendo embora esteja na dúvida com a versão 9.
victorabreu749@gmail.com ; http://sites.google.com/site/victorspersonalwebpages/
Só cai nisto, quem quer. Se utilizar os serviços web dos bancos, DEVEM saber utilizá-los – se não souberem, continuam a ir ao balcão com antigamente.
É ridículos ler-se que alguém dá, seja a quem for, até no balcão do banco, todos os números do cartão de códigos…. para além do username e password. Pois, porque sem os códigos agora, pagamentos népia, e acho bem por parte dosbancos terem avançados logo com essa medida de prevenção… Mas com estes totós a usarem os computadores como torradeiras…. é bem feito. Aprendam primeiro e depois usem.
Pena tenho eu de outros que são burlados, mesmo sabendo bem o que estão a fazer e fazendo tudo com cuidado. Por exemplo em compras em lojas on-line.
Eu faço comprar desde 1998 dos USA, de Inglaterra e nunca tive nenhum probelma ou se tive, foram sempre situações facilmente resolvidos com bom senso de todos. Mas também conheço casos de pessoas que encomendam 1 artigo e pagam on-line, chega-lhes a casa uma coisa diferente do que encomendaram, falam com o apoio ao ciente, seguem as instruções de devolução do produto e estão à 1 ano ou mais à espera da devolução do dinheiro… – este caso é real e passou-se com a PIXMANIA – e ainda não foi resolvido.
Disso eu tenho pena, pois nem DECOs, nem 500 mil mails, nem nada – aqueles tipos estão escondidos atrás dos bits e dos bytes e não são pessoas de bem, pois o que está em causa são cerca de 100 euros, não é um Mercedes nem nada…
É disso que temos que ter cuidado. As franchises nacionais de lojas internacionais, etc…. aqui o tuga, sempre que pode mamar, mama…. Lá fora, se tivermos o mínimo do cuidados, não temos problemas…
Vi por acaso a reportagem de ontem na tvi, porque ate foi a minha mae que me avisou…
Mas não percebi foi o porque de o gajo entrevistado estar escondido e com voz distorcida, era um dos criminosos ele?!
Mas o que ele explicou ja muitos de nós sabia disso, não é…
Penso que os bancos quando dão o acesso as pessoas para acederem pela net as contas deviam dar alguma formação para o efeito, pelo menos deviam oferece-la a quem quisesse…
@Mig.Golf
diz ao teu amigo que a Pixmania tem um showroom, se nao me engano, no centro comercial do Saldanha, mas é so confirmar na pagina a localização! É chegar la e partir aquilo tudo!!!
Estavam à espera do quê? Isto é cíclico. Já se previa tudo isto mas ninguém fez nada para parar tal coisa ou para impedir de ficar ainda pior. É claro que quando me metem um PC para as mãos e Internet 24 horas por dia, espero que já esteja protegido e totalmente avisado dos perigos e tudo o que me possa vir a acontecer. Mas a ultima parte nunca se dá, e porquê? Porque as mesmas pessoas que deram os portáteis com Internet não souberam avisar e explicar os perigos e tudo o que evolve o mundo da Internet, todos os crimes tudo o que pode acontecer dentro deste enorme mundo.
Esperavam o quê? Que as pessoas soubessem tudo quando recebessem um PC com net para as mãos? Que se protegessem? As pessoas querem é HI5, messenger, cuscar a vida dos outros, e enviar e receber email’s giros e engraçados. Que mais querem? As pessoas são ignorantes e burras ao ponto de quando é para pensar ou algo que meta o raciocínio e o seu “little” ´cérebro a funcionar pimba é logo o fim do mundo. As pessoas são cada vez mais preguiçosas.
Tenho pena de viver nesta sociedade consumista que não vê para os lados porque são comandados como burros ou cavalos com as palas que lhe tapam os lados. Não se sabem informar primeiro, não sabem pensar nas consequências de vir a ter qualquer coisa, vivem na ilusão de que o mundo é perfeito e que tudo o que lhe dão e é dado por quem lhe faz a cabeça é de confiança e é seguro. Querem o mundo seguro quando o próprio perigo são elas? :/ Que esperam afinal? Querem logo tudo de mão beijada que é só clicar num clique e pimba está tudo feito?
É só. Actualizem-se!
Infeliizmente ainda somos por muitas vezes as vitimas…
Nao querem ficar sem o guito nas contas façam como eu que continuo a ir aos balcoes. ganho menos nos juros mas nao fico a zeros. Eu ate confio na pagina dos bancos. Nao confio é no meu proprio pc e no que outros com mais conhecimento podem fazer. tmb tenho anti e firewalls e mallware removers etc mas hoje em dia isso nao da garantias a 100%.
tmb tou farto de receber esses mails maioritariamente provenientes do brasil e akelas msgs automaticas no msn. respondo logo com: VIRUS! ou SPAM!
Isto é mto facil dizer k as pessoas se devem informar, mas isso é um aspecto impossivel de atingir.
Toda a gente k mexe em pc’s tem obrigatoriamente de passar pela sua fase de auto-aprendizagem, e ai todos somos vulneraveis as coisas mais ridiculas.
E hj em dia isso é bastante facil acontecer…mais tecnologia e menores preços…a menos k tda a gente tenha algum tipo de workshop antes de se iniciar essas situaçoes sao inevitaveis (pra nossa infelicidade).
E pedro…as pessoas nao sao burras.
De certeza absoluta k os teus primeiros contactos com a internet nao foram ponderados a esse nivel especifico de segurança.
Pessoalmente axo k ng deveria confiar valores pessoais significativos a webservices…nca se sabe kd um determinado sistema (tido como de confiança) é hackeado e passa a ser usado contra nós.
Ó moço, os meus primeiros contactos, foi de não instalar nada de fora, não clicar em nada, perguntar sempre o que é, e tinha sempre cuidado. Felizmente tive um pai que pouco ou nada sabia de Internet, mas que sabia pelo menos o básico para se estar seguro na Internet, e depois, com amigos informáticos, lá havia uma ajuda. Não vou desmentir que já instalei vírus por própria ignorância, porque fiz isso pelo menos umas 2 ou 3 vezes, mas foi o suficiente para aprender.
Eu quando disse “burros”, quis mesmo dizer gente burra. Quem é a pessoa que sabe que tem vírus e nada faz para os tirar? Quem é a pessoa que sabe que não pode clicar em todos os links que lhe mandam e a seguir clicam?
Temos que ver uma coisa, ou as pessoas tem preguiça de fazer alguma, ou preguiça de aprender ou então são mesmo burras. Felizmente nunca tive problemas destes, porque sempre que sabia que tinha vírus e tudo mais corria para o remover.
E eu Sou analista de Logs de Hijackthis (à mais de 3 anos) e já vi o computador de muita gente nesses logs, e sei perfeitamente o que é que o “burro” tem no PC, instala no PC, mexe com o PC. Eu sei perfeitamente o que é que um burro faz. É burro porque não há outro nome, não pode ser chamado de “pessoa não informada, ou sem conhecimento” porque não são. As pessoas têm tudo na Internet para saber trabalhar com ela, para tirar o maior partido dela. Só não aprende quem não quer. E eu não estou a dizer com isto que a Internet para mim é a minha vida, não. Apenas passo 6 horas por dia ligado a ela. Sei que é se pode tornar num vicio. O que mais me perturba no meio disto tudo, é que quando eu sou o único na minha lista de contactos sabe-se desenrascar sozinho, os outros vêm-me sempre perguntar. Eu aprendo sozinho e eles vêm ter comigo. Por vezes nem nos falamos durante meses e falam comigo só por causa de um vírus. É um absurdo. Eu não vou perguntar a ninguém da minha lista como fazer qualquer coisa, eu vou aprender sozinho. Está tudo na net, é só aproveitar o que ela me dá e o que ela tem de melhor.
Não me venhas dizer que são só em alguns casos, porque são maioritariamente todos. É óbvio que esta gente é preenchido por “pitas, manfios, putos, velhos entre outros” 😀
A Internet estaria melhor se não tivesse este esterco da Internet, invadem coisas como se fosse a melhor coisa do mundo. Lá está como eu disse e volto a dizer, é um país consumista que não olha com olhos de ver e reflectir e raciocinar. Apenas aceitam tudo como bem. Andam a ser cegos por um sistema que lhes controla a mente.
Mas pronto pá. Por outro lado ainda bem que existe gente burra. Assim os informáticos têm sempre clientela. 😀