Criadores do Angry Birds culpam fragmentação do Android!
Foi assim que os criadores do famoso jogo "Angry Birds" justificaram os problemas que têm ocorrido na versão Android.
A Roxio Mobile, criadora do viciante jogo Angry Birds entrou dentro da "frequentemente negada" fragmentação da plataforma Android. A empresa disse num artigo de um blog que está neste momento a trabalhar numa versão Lite do Angry Birds para o Android, depois de muitos utilizadores reportarem problemas de performance em muitos aparelhos Android antigos.
O Angry Birds para Android foi lançado a 15 de Outubro e foi um sucesso fenomenal com cerca de dois milhões de downloads em apenas alguns dias. Um mês depois a empresa conclui que tem de desenvolver uma versão mais leve do seu jogo para Android e na raiz do problema está a fragmentação do Android, que resultou numa remoção de suporte oficial em cerca de 30 modelos com o sistema operativo da Google.
“Nos trabalhámos arduamente para trazer o Angry Birds para mais aparelhos Android” escreveu a equipa. “Apesar dos nossos esforços, não conseguimos disponibilizar com sucesso uma versão optimizada. Temos conhecimento que uma parte dos nossos fãs tiveram problemas para correr o jogo nos seus smatphones. Por exemplo, alguns aparelhos mais antigos e outros mais fracos ficaram fortemente prejudicados."
Mas não são apenas os aparelhos mais antigos, como o HTC myTouch 3 ou o T-Mobile G1, que oficialmente Angry Birds não suporta! A lista incluí aparelhos novos como o Motorola Backflip, Sony Ericsson Xperia X10 Mini, e até o recém chegado T-Mobile G2 Touch. Também, qualquer aparelho que corra a versão anterior à 1.6 do Android não será suportado (cerca de 8% de smartphones Android em circulação).
Fragmentação: Não é apenas devido às diferentes versões de Software
Os fabricantes de hardware têm sido tradicionalmente lentos a acompanhar o passo rápido com que a Google actualiza o software. Dezenas de novos smartphones Android actualmente no mercado estão a ser vendidos ainda com a versão anterior do sistema. Lentamente, alguns têm sido actualizados com a versão mais recente e segundo a Google, apenas 39% de smartphones Android estão a correr a versão mais recente (2.2), ao passo que 40% ainda estão equipados com a versão 2.1 e 15% a versão 1.6.
Contudo, não é apenas na diferença de software que os programadores encontram dificuldades. Diferentes tipos de resoluções, velocidades de processamento, dimensões de memoria RAM assim como customizações da interface do Android fazem parte da grande fragmentação que encontramos no Android. Essas diferenças são provavelmente a raiz do problema que o Angry Birds está a ter, relacionado com a performance.
Do outro lado do espectro está o iOS da Apple, com o seu ecossistema integrado onde o Angry Birds teve a sua origem assim como deve o seu impulso para as luzes da ribalta. O CEO da Apple, Steve Jobs nunca hesitou em condenar o problema de fragmentação do sistema da Google, caracterizando-o como “uma grande confusão quer para os utilizadores, quer para os programadores”.
Mas a Google tem planos de acabar a fragmentação do Android, que incluem a remoção de muitas aplicações padrão (como o mail, maps, photos) do sistema e passar a actualiza-los, independentemente, através do Android Market. Contudo, para resolver a fragmentação do Android será preciso ainda ultrapassar muitos mais obstáculos, uma vez que a Google está a algumas semanas de lançar a nova versão 3.0 do Android, adicionando assim, mais uma versão do seu sistema no mercado. PCWORLD
Temos conhecimento que alguns dos nossos leitores também encontraram problemas como desaparecimento de imagens, contudo seria interessante saber que problemas vos têm ocorrido, em que modelos e qual versão do sistema.
Este artigo tem mais de um ano
Fragmentação ou escolha?
Até aqui não era problema lançar-se jogos para PC… ainda não o é! Agora ser complicado desenvolver jogos simplezinhos para Android já é? Querem dinheiro, trabalhem!
Já agora… HTC Desire… problemas 0… aprendam a escolher o telefone a comprar! Não queiram comprar um telefone de 150€ e esperar que tenha um desempenho extraordinário!
… let the Android FUD begin!
Nem mais.. Caí no erro de comprar um telemovel por 150 euros e arrependi-me passado meio mês..
Nuca mais escolho um telemovel que nao seja android! Android Rullez!
Eu comprei um telemovel por 150€ e jogo Angry Birds perfeitamente, tenho um Boston.
O que aqui está em causa é o bom senso, eu não espero que daqui por um ano, quando sair um jogo que seja uma evolução deste e que seja desenhado/pensado para as máquinas dessa altura que eu o instale no meu Boston (se ainda o tiver) e ele corra perfeitamente, certamente não o fará, ou algo muito errado se passou com a industria dos jogos.
É assim em tudo, corram lá o ultimo Call of Duty com os gráficos no máximo no super portátil que compraram há dois ou 3 anos…. era o corrias, quando muito “anda”.
Não creio que seja um problema de fragmentação do Android, pelo menos aqui, se em algo se manifesta aqui a fragmentação, pois vem demonstrar o contrário, qualquer dono de qualquer modelo com uma qualquer versão do Android, considera-o ainda fluido e viável o suficiente para lhe instalar um jogo como o Angry Birds :).
Mas já nem lhes passa pela cabeça instalar o WOW no Celeron a 800 que têm lá em casa….
Cumps
lol eu corro black ops tudo no maximo filtragem ao maximo numa grafica com 3 anos e um cpu com 2 anos. Não tou a entender o teu ponto de vista. Se calahr devias dizer em hardware fraco. porque o hardware quando e bom em termos de desenpenho aguenta um bom par de anos sem problemas e o black ops nao e o exemplo perfeito para pc porque deixa muito a desejar, as consolas a muito que foram ultrapassadas pelos pc’s. No modern wrafare 2 a versao xbox 360 comparada com a do meu pc parecia que estava a jogar uma versão ps2 em alguns cenarios.
A PS3 tem uma gráfica equivalente à 7800 da nvidia… e o meu PC com 3 anos tem uma 8800 da nvidia.. que corre perfeitamente o Black Ops, com tudo no máximo e encosta a versão das consolas num canto bem largo.
80 a 90fps… mas como uso o Vsync fica a 60fps.. perfeitamente fluido e estável..
Bom senso era um Smartphone (Android) topo de gama, com 2 anos fazer o mesmo..conhecem algum? 😉
Escolha.. faz sentido, para o utilizador apenas.
Mas quando se fala em Android e no numero de aplicações disponíveis e contabilizam o marketshare… TODOS são incluídos.. então tem que se falar da fragmentação!
Porque gabam-se de 100 mil apps… depois apenas metade funciona no modelo X… outra metade no modelo Y… e assim sucessivamente. Qualidade, é outro factor… logo nunca se pode excluir da equação fragmetação.
E como dizem os programadores… muitos modelos recentes e actuais têm igualmente enfrentado problemas porque tudo varia consoante as specs e é missão quase impossível fazer jogos ou apps funcionarem 100% em todos, mesmo que estes sejam recentes e actualizados.
Exatamente, nomeio de tudo o Android tem milhões de vantagens.
“Some of our customers are having graphics issues, so we’re going to make a version for them so that everyone’s happy!” foram os argumentos usados. Eles não se queixam da fragmentação, eles apenas comentam uma situação que lhes pode trazer muito mais lucro dado que os telemoveis low-cost são uma grande fatia do Android. Muitos destes aparelhos não têm placa grafica como o iPhone é um problema que os torna lentos, mas isto é quase como comprar um computador, ou se quer coisa boa ou não se quer nada.
O tema da fragmentação do Android foi trazido a baila depois das estatisticas mal feitas por um site que mostravam milhares de versões, o problema e que quase todos podem alterar a versão do Android. O problema da fragmentação do hardware so foi feito “escandalo” agora, mas na realidade ja todos estavam conscientes disso. É o problema de ter varios fabricantes com nichos diferentes. Como disse bem o afrsa não vou comparar um telemovel de 150€ com outros de 600€ é totalmente absurdo.
Tambem oobjectivo é diferente mas a MS começou bem com o WindowsM7, limitando o hardware usado e fazendo com que todos fabricantes cumpram essas especificações. Houve quixas mas no final…
por aqui corre num Desire sem problemas. não se podem pedir milagres. Existem por ai muitos terminais a correr android e com CPU de 500 ou 600Mhz…
Aproveito este tópico sobre Android para reportar uma situação e pedir uma ajudinha. Tenho um Samsung Galaxy S com Android (e Angry Birds) e actualizei o firmware via KIES na 4ª-feira. Resultado = Não consigo enviar, nem receber SMS’s. Alguma ajuda? Não queria fazer nenhum hard reset, pois acho que voltaria ao 2.1.
@Rui Dias
Vai ao Market e procura por APN Portugal e instala-o, vai ajudar-te a configurar as definições.
Podes também encontrar ajuda sobre esse problema no forum.
Cumps
Não sei se o problema é da configuração do operador. O erro que me aparece tem a ver com “A aplicação Mensagens processo process.com.android.mms) parou inesperadamente. Tente novamente.”
Já mandei um mail à Samsung mas não tive qualquer resposta.
hard reset! mas ficas com o 2.2 na mesma porque a ROM do equipamento foi actualizada….
Tive o mesmo problema, a resposta anda aí por vários forums.
Em principio “definições / privacidade / repor definições” deve-te resolver o problema.
Peço desculpa, só agora vi que já tinhas resolvido o problema 😉
se calhar ficaste sem o centro de mensagens no tlm…tens aplicações no market para isso
Desculpem lá o tema nada a ver, mas conseguiste actualizar o firmware através do KIES? Também tenho um Galaxy S e gostaria de o actualizar para o 2.2 mas sempre que tento fazer a actualização do firmware é dito que a versão mais recente já se encontra instalada (o 2.1).
No meu apareceu-me “Versão de firmware – 2.2; (…) N.º de compilação – FROYO.XWJPA”, depois de actualizar, via KIES, o firmware. Por isso, acho que a actualização é para o 2.2. E não te aconselho a fazê-la… A não ser que não envies SMS’s…
Desculpa lá mais uma vez o tema, mas ele deixou.te fazer a actualização certo? A mim simplesmente não deixa actualizar, diz que já tenho a versão mais recente instalada (a 2.1). Não entendo porque é que isto acontece…
Deixou e aparentemente correu tudo bem, como nos tutoriais da net.
Esperimenta actualizar o Kies.
Tb fiz o ugrade para o 2.2:
Nome do Modelo: GT-1900
Versão Actual: PDA:JM8/PHONE:JM4/CAS:JP3
Versão Mais Recente: PDA:JPA/PHONE:JPP/CSC:JP3
e tive o mesmo problema. Telele na Samsung para resolver o problema. Logo que tiver noticias, faço Eco.
NÃO ACTUALIZEM PARA A VERSÃO REF. ACIMA.
Aqui vai o Eco:
Actualizem à vontade. O FROYO está em força no Galaxy S.
O problema é que têm que fazer o reset à maquina depois de instalar e assim perdem as aplicações instaladas excepto as originais. Como? fácil: digitem o código *2767*3855# e eis o 2.2 em todo o seu esplendor.
Chama-se a isto instalação limpa.
Espero ter sido útil.
Tenho conhecimento de um caso assim também, a aplicação das mensagens fecha e não dá para enviar SMS.
Pensei que seria um caso isolado, mas pelos vistos há mais assim.. A samsung já disse algo acerca disso?
Nada. Mas já resolvi. “Repor Definições – Apaga todos os dados do telefone”…
E fiquei sem o “Angry Birds”…
Comprei um Galaxy i5800 a uns meses atras ja ando a algum tempo a procura de actulizaçoes pa versao 2.2 e nada ainda e pelo que estou a ler agora com todos estes problemas de actualizaçao o melhor sera nao a fazer. Ja me estou a arrepender de ter trocado o meu Nokia nada disto acontecia na nokia as actulizaçoes nunca me causaram problemas, para alem de uma delas me ter tornado o modulo de gps bastante mais lento a adquirir posiçao, passei de 10s pa 1.30 a 2m mas tirando isso nunca tive problemas com as varias actulizaçoes que fiz.
Isto da fragmentaçao do android acho que é mau e tende a ser pior para consumidores. Senao vejam, compra-se um telemovel e passados uns meses ja é considerado obsoleto devido a versao android que tem o que impossibilita instalar certas apps e ter vantagens na utilizaçao do telemovel.Tudo bem que ha telemoveis que o hardware nao permite , mas outros dao e devido a versao é incompativel. A preocupaçao pelos consumidores nao parece muita, visto isto nao parar e virem dar como exemplo telemoveis com o suporte e qualidade/preço do desire nao acho muito logico
o problema aqui nao esta no Android mas sim nos fabricantes dos tlm que se estao a lixar para os seus clientes e nao actulizam as versoes dos softwares isto porque a maioria dos clientes troca de terminal de ano a ano.
Para que actualizar software num terminal que eu ja vendi porque a operadora ja me comprou o stock, se daqui por 6 meses vou lanchar um terminal novo assim quem quiser o ultimo software que compre equipamento novo da mais lucro.
É assim que nos comem.
Como referiu o artigo, o principal problema não está nas diferentes versões de software, está no diferente hardware. Era mais do que previsível prever este tipo de acontecimentos, o Android é uma plataforma para as massas. Comparar com o iOS é simplesmente parvo. Quantos iPhones existem? 3 ou 4? É fácil dar suporte a estes, são poucos, e mesmo as primeiras gerações de iPhone vão ficar obseletas daqui a uns anos.
Este problema já presidia no Symbian e mesmo nas aplicações Java. E vai acontecer nos futuros SO para telemóveis. Não é nada de novo.
Resumidamente, é um artigo para dizer mal do Android.
Parece que não:
http://pocketnow.com/android/pc-world-wrong-again-angry-bird-devs-arent-angry
“While it’s true that Rovio, the makers of Angry Birds is working on a “lighter weight” version, it’s not because they “have to”, as the PC World article states, it’s because Rovio wants to get their app on as many phones as possible. The more people that can run their app (and tap on their ads), the more money they’ll make. From a business perspective, that sounds reasonable to me. ”
A isso chama-se fragmentação. Ter que criar várias versões para a mesma plataforma (Android).
Imagina isto:
– queres correr um jogo recente no teu PC. Para começar, vais às opções gráficas o metes os gráficos no máximo. Vais jogar e o desempenho, afinal, fica comprometido. O que fazer??? Óbvio, e já não preciso dizer mais.
A Rovio quer, obviamente, fortes receitas na publicidade (que já o jogo é gratuito) e, para as optimizar ao máximo, basta colocar o jogo disponível para o máximo possível de smartphones. Bora lá reduzir a qualidade gráfica? Ah! mas o jogo não tem opção para isso! Então é necessária outra versão!
O problema é da Rovio que não construiu o jogo preparado para alterar os detalhes gráficos ou do Android que é fragmentado? lol… mas, afinal, a Rovio está a adorar a fragmentação do Android!!! “Venham eles que nós queremos lá o nosso jogo”
“it’s not because they “have to””
“O problema é da Rovio que não construiu o jogo preparado para alterar os detalhes gráficos ou do Android que é fragmentado? lol”
Obviamente é fragmentado. Se não fosse, tal como dizes, bastava implementar uns “if’s” na linha de comando do jogo.. se fosse tudo tão simples e linear como estas a tentar transparecer, não precisava de uma versão light.
Faziam uma configuração automática consoante os specs de cada modelo, e o jogo ao ser instalado fazia o Load conforme o CPU e RAM que tem… carregando os devidos efeitos e texturas, para manter a performance desejada.
E isso que estás a juntar nem tem nada a ver, senão como justificas que o Boston corre o jogo e outros smartphones com melhor CPU e RAM não correm…? Como é que outras apps correm bem no modelo X.. e o modelo Y não corre, mesmo que tenha a mesma memoria e ram?
Obviamente que existe MUITAS VARIANTES que prejudicam a plataforma para isso acontecer… e a essas variantes, chama-se fragmentação.
Ou vais-me dizer que a ROXIO se tivesse hipotese de fazer uma App, que corresse em todos, sem ter que trabalhar em várias versões… as receitas não eram melhores?
@aFriend “…como justificas que o Boston corre o jogo e outros smartphones com melhor CPU e RAM não correm…?”
Não conheço nem sei de nenhum smartphone com melhores características que não corra o jogo.
Podes partilhar?
Cumps
A culpa e de quem desenvolve as aplicações não é do Android. Se quem desenvolve dependendo da performance fizesse o jogo ler uma ou outra versão… Não se teria nenhum problema é por isso que tão a criar uma nova versão, podiam ter feito do inicio e já estava.
Isto a uns anos atrás resolveria-se da seguinte forma:
“Correr Crysis? Não? Fragmentação, fragmentação…” com isto tenho acerteza que existe muita fragmentação não so no mundo do android.
@Kekes
Programas? Sabes ao menos o que estás a dizer ou dizes porque é o que achas apenas?
@HM
Só no artigo tem 3 exemplos. E a lista oficial dos não suportados:
Droid Eris
HTC Dream
HTC Hero
HTC Magic/Sapphire/Mytouch 3G
HTC Tattoo
HTC Wildfire
Huawei Ideos/U8150
LG Ally/Aloha/VS740
LG GW620/Eve
Motorola Backflip/MB300
Motorola Cliq/Dext
Samsung Acclaim
Samsung Moment/M900
Samsung Spica/i5700
Samsung Transform
Sony Ericsson Xperia X10 mini
T-Mobile G1
T-Mobile G2
Uns melhores, outros com as mesmas specs.
Os programadores para Android (e a Roxio não é a primeira a dizer) enfrentam vários problemas em fazer apps para Android porque as variáveis de software e hardware são muitas. Eles não só têm que pensar no software que o Android tem, como têm que pensar em todos hardwares. E isso é quase missão impossível.
Parece-me que (e como disse no meu 1º comentário) o problema é de drivers e deve-se às marcas… isto claro, desconsiderando os problemas inerentes às diferentes versões 1.6->2.2, que aí se trata de um problema do SO.
Aliás, esta conclusão é lógica: se entre vários smartphones, com a mesma versão do SO instalado e hardware equivalente, porque funciona nuns e noutros não? Claramente a transparência do SO ainda não está conseguida e depende do bom trabalho das marcas no suporte ao seu próprio hardware pelo SO.
btw, não sei onde foram buscar ou ver o nome ROXIO. É Rovio!
O Roxio grava DVDs -.-
É do habito, de lidar muitos anos com a Roxio…
Não é só dos drivers. A versão Android pode ser a mesma, mas o hardware tem muitas variáveis.
Só o factor QVGA andou a pôr muita gente com o famoso problema de desaparecer imagens de fundo.
E como sabes, há certas aplicações para Android que temos que saber, por ex, que tipo de ecrã temos para sacar a versão certa. Pelos vistos quando diziam “a frequentemente negava fragmentação” é verdade. Só não a vê quem não quer.
Acho que aqui, quase ninguém disse que não existe fragmentação. Eu próprio confirmo mas… é uma consequência normal. Não vejo qual a admiração ou a novidade. Ou qual o interesse de reforçar tanto a ideia disso tal como tens feito.
Querias o que? As aplicações para os iPhones também não têm de contemplar a resolução maior que o iPhone 4 tem? Não têm que estar preparadas e desenhadas para diferentes resoluções? Isso não teve que ser previsto?
É lógico que no Android os programadores devem ter em conta e prever muitos mais agrupamentos diferentes de hardware e resoluções. Afinal, assim por alto, estão 4 (da Apple) para 50 ou 60 (Android). É tão óbvio como 1+1=2 (e não 11).
@Hugo Cura
A discutir-se ideias é que se aprende. Aposto que agora, posto estas situações na mesa, ainda ninguém aqui pensou, como será daqui a um ano, quando forem adicionados no mercado mais 50 modelos novos, como ficarão os modelos actuais?
Terão, forçosamente, que ser descontinuados para dar lugar aos novos. E assim, funciona o consumismo em massa. Dizem que o iPhone é caro… sem duvida que é… mas o factor de ter suporte 2…3 anos acaba por ser mais rentável. Cada vez que se fala nele, muitos dizem “comprar mais caro para ter o mesmo” .. quando não é a realidade. Investimentos diferentes. E depois ainda dizem com grande moral que a Apple é que tem um RDF (Reality Distortion Field).
@a Friend®
Sabes tão bem quanto eu que o suporte aos terminais só não é melhor por culpa das marcas. As marcas só precisam de pegar na versão livre que a google fornece e disponibiliza e adaptá-la ao seu hardware. É exactamente aí que incide o suporte de que falas.
Porque razão o iPhone 3G está a perder o suporte? Porque o hardware já não acompanha a evolução.
Não deverá ter lógica no futuro, por exemplo, por um Android 3.0 a funcionar num lowcost tipo A1 ou Boston… de certeza que, mesmo que bem adaptado sofrerá graves problemas de desempenho.
Agora, porque não lançam as marcas as versões froyo para estes smartphones? É que o desempenho até seria melhor!!
Que culpa tem o Android/Google disso? Isso não passam de jogadas das marcas que vão de encontro ao consumismo em massa que referes, mas não tem a ver com fragmentação, pelo menos no caso de suporte do smartphone por um longo período de tempo.
Na Apple pagas o suporte, e bem, mas eu de graça tenho um Froyo não oficial no meu A1. De facto, não serão muitos os smartphones onde a comunidade se empenha, mas neste caso há também que os saber escolher aquando da compra… digamos que uma boa escolha reflecte-se num suporte alargado.
Sim mas na apple pagas o suporte mas é longinquo. Tu tens o Froyo, não oficial.. quem tem um iPhone 3G, comprado à 2 anos… tem o iOS 4.2 gratuito e oficial.. com suporte de aplicações quase total, salvo raras excepções, estilo o “RAGE HD” que esse sim, exige obrigatoriamente um bom CPU e GPU. Agora o Angry Birds, não exige.
O Android tem mea-culpa.. porque repara, se ele tivesse os padrões definidos, podia muito bem acabar com mais de metade dos problemas, até porque nem tudo se resume a problemas de hardware. Como as marcas e até mesmo operadoras podem alterar funções do Android (como interfaces, e tudo mais) isso também prejudica.
A Google, ao definir padrões, o que iria acontecer? os programadores teriam que pensar apenas no Android e não no hardware… e os fabricantes, para poderem instalar o Android, teriam que seguir um padrão certo.. estilo “apenas resoluçao X y ou Z… CPU no minimo este … RAM idem aspas.. só essa atitude iria mudar e muito a qualidade do Android, para melhor.. quer a nivel de optimizações, quer a nível de qualidade das apps.. porque facilitava a vida aos programadores.
Outro factor.. acabar com os updates via operadora ou marca e passar a Google a ser a responsável por eles… suporte igual para toda a gente.
Enfim, pequenas coisas que iriam fazer grande diferença e quem ficava a ganhar era o consumidor, em todos os aspectos.
A Google errou porque seguiu o modelo do iOS quando deveria ter feito o oposto.
O iOs adapta-se ao hardware que tem… no caso do Android, como é feito para vários aparelhos, ele deveria ser único e os aparelhos é que deveriam adaptar-se a ele…
Isto sim, iria dar uma qualidade enorme mesmo ao Android, em todos os aspectos e iria sufocar e bem o iOS em termos de qualidade e suporte.
Mas pelo que percebo, não há interesse que isso aconteça, porque o consumismo é a lei de muitas as marcas (e operadoras), que como vendem hardware.. interessa-lhes ter motivo para estar sempre a vender hardware e lucrar.. descontinuando propositadamente o suporte para “forçar” o cliente a comprar o novo.
PS. Vocês fizeram enumeras vezes a comparação ao Windows (onde eu ja disse que está errado).. porque lá está.. o Windows é unico… tem requisitos minimos.. o hardware tem que se adaptar a ele.. e não o inverso.
Os drivers, são independentes.. no caso do Android não são independentes. Novos drivers ou diferentes, exigem kernel’s diferentes… etc..etc.. logo mexe com o sistema todo. E é mais um factor para o “saco” da fragmentação que lixa a cabeça dos programadores.
Quando se faz programas para Windows, não tens que pensar se o consumidor tem a marca HP, Nvidia, ATI, Apple, Samsung..etc… só tens que pensar nos requisitos de hardware… apenas isso… e claro, seguir o minimo dos padrões.
Comparação com o Windows errada? Só porque tu já disseste? Deste a tua opinião, os outros deram a sua.
A meu ver a comparação é correctíssima.
“o Windows é unico… tem requisitos minimos.. o hardware tem que se adaptar a ele.. e não o inverso.”
O Android não tem requisitos mínimos? Não precisa de hardware adaptado POR DRIVERS (que permitem a comunicação entre hardware e software)? lol…
Se achas igual, desilude-me a tua falta de conhecimento.
Fragmentação… um problema herdado dos PC´s.
A programação tem de ser bem pensada e o código tem de ser optimizado, não se podem desleixar só porque há telefones que aguentam melhor os “abusos” de código.
O primeiro comentário desta noticia é uma vergonha típica de quem não percebe nada disto, e tem a carteira recheada.
Ironicamente eu não me incluo na categoria que o utilizador referiu( não estou a falar da “inteligência” que foi só para ele por ter comprado um desire), estou a falar que comprei um equipamento por 300 euros(magic) que antes corria o jogo bem, e agora não corre.
Se antes funcionava, porque não funciona agora? Simples, o jogo tinha o que era preciso e era eficaz. Na ultima versão apaparicaram o jogo todo com futilidades muito pouco visíveis que o tornaram pesado.
Exatamente, um comentario inteligente, tambem conheço quem tenha o magic e diz exatamente o mesmo, o problema é da impresa e fizeram cagada agora querem culpar outros. Tenho acerteza que essa nova versão que falam será super facil de fazer, pois…. já a tinham.
Não queiram correr o crisis num pentium! Não vejo o que tem de disparatado!
Se não corre agora, critica a empresa que desenvolve o software!
“O primeiro comentário desta noticia é uma vergonha típica de quem não percebe nada disto, e tem a carteira recheada.” Nem vou comentar esta enormidade!
Mas comparar o Angry birds que é um jogo bem simples ao Crysis é uma enorme distancia…
E estamos a falar de smartphones… com Android… não de Windows. Senão pela lógica terias que ter a lista dos jogos e requisitos minimos para o correr.
Android 2.1 … com 512Mb de Ram e 1Ghz de CPU.
Tem que ser da marca X,Y ou Z…
Senão o jogo não corre. Acho que isto, num mundo que devia ser simples (smartphones) é inadmissível.
Inadmissível?! Primeiro estamos a falar de um jogo de GRAÇA… assim como a maior parte das apps do Android! Quem não tem specs para correr, não corre o jogo! Simples!
É Android isto, Android aquilo… pá… a Google não deve nada a ninguém… o SO é gratuito e as empresas fazem o que quiserem dele! Assim sendo escolham as empresas ou suporte extra do XDA antes de comprar um telemóvel e passem a criticar quem não dá apoio!
Quem não gosta deste modelo, siga para o próximo… agora estar a criticar vezes sem conta um modelo alternativo perfeitamente válido, é pura e simplesmente parvoíce!
Há mais vida para além da Apple!
Pensava que quando davas pelo menos 400 ou 500 por um bom Android, eles deviam-te algo.. mas se dizes que não devem nada a ninguém… então não sei quem deve…
Não estás a querer ler! Disse que as marcas é que têm de ser chamadas à responsabilidade… e não o SO! Percebeste agora? Não queiras ter sempre razão só por que sim… irra!
Pela tua ordem de ideias o facto de possuirmos um iPhone 3G e estar mais lento com as novas versões é inadmissível, no entanto acontece! E a Apple já tem processos em tribunal por isso.
Haverá sempre requisitos mínimos^!
Errado. Ouve sim uma lentidão na versão 4.0 que ficou resolvida na versão 4.1 e agora na versão 4.2 está bem rápido até.
Tenho um aqui comigo neste momento, com o Angry birds instalado e tudo, o que pelos vistos mais vale arranjar um iPhone 3G com 2 anos que um Android desde mês.
Pagaste por esse jogo? Eu não paguei para o Android! 🙂
afrsa
para correr mal, mal dos utilizadores se tivessem que pagar.
79 centimos e não tenho publicidade, hein? E mais.. corre num telefone com 2 anos.. lol
AppleStore está a 0.79€
Versão Lite Gratis
Realmente ia ficar pobre por 0.79€…nem compro para ter dinheiro para comer o resto do mês…
RaCcOn da para matar muita fome em Africa xD
A friend o teu telemovel custou na altura uma pipa de massa o que esta gente tem e não consegue correr o Angry Birds da para comprar 3 do teu. Feliz?
ERRADO! O iPhone continua lento faz lá uma pesquisa no google e aprende kkl coisa!
Outro que fala à toa… ainda por cima manda-me pesquisa no Youtube quando eu tenho-o aqui na mão.. lol…
Mas eu faço-te a vontade e pesquiso.
https://www.youtube.com/watch?v=u_GYZlO0FZk
Se o jogo não corre se calhar é também problema da produtora. Quando se aceita desenvolver para um plataforma, para além de se ter em conta as suas vantagens também tem de se ter em conta as suas desvantagens.
Como já disse, desenvolver para iPhone é fácil, existem um número reduzido de versões e são todas semelhantes. Agora num Android temos uma combinação enorme de configurações. É uma vantagem e ao mesmo tempo uma desvantagem.
Ya… Vamos todos comprar antes um iPhone porque um jogo qualquer não funciona no Android.
Acho que estás lá PAD. É apenas um jogo. Não vou gastas mais dinheiro ou vincular-me à apple porque um jogo casual não funciona.
Um jogo? Este é um mero exemplo entre os tantos que se vê por aí… como podes falar um mero jogo?
Sim, iPhone é iPhone.. isso não há duvida.. e quanto mais conheço o android, mais gosto do iPhone 😛
Enquanto não forem aplicações com real utilidade, não será grave.
Mas já tenho vindo a reparar que és muito pro Apple, demasiado até. Já seria de esperar a tua cega posição.
Sempre ouvi dizer que quem desdenha quer comprar… no teu caso acho que têm de inventar um provérbio novo! 😀
Realmente deves achar o Android muito interessante… a ver pelas vezes consecutivas que comentas sobre uma plataforma que não tens!
Não só Pro Apple.. sou Pro qualidade.
Critico o que acho que está mal. E faço porque tive Android e desfiz-me dele por esse mesmo motivo.
Se não tivesse interesse que ele melhora-se, não perdia tempo a saber informações sobre ele.
@afrsa
Erraste por várias vezes.. 😉
Tive Android (galaxy S).. já não o tenho mas a minha empresa continua a trabalhar com ele, a desenvolver alguns projectos baseados na plataforma, portanto, estou por dentro e tenho intresse em estar.. não só profissionalmente, como pessoalmente…porque o meu mundo não é só uma plataforma (como ja disse isto vezes sem conta)…
O facto de eu preferir Apple.. não significa que me feche apenas a esta plataforma.. seria ignorante… é bom conhecer todos… só assim conseguimos ter o valor certo das marcas. Eu prefiro a Apple por isso mesmo.. por conhecer bem o mundo “fora” da Apple… ou não tinhas percebido isso? 😉
Mas podes comentar essa enormidade, porque eu volto a repetir o que disse.
O teu comentário inicial é uma vergonha que não merecia troco de ninguém, mas eu não consigo ficar calado quando vejo “chico espertismo” tão acérrimo.
E continuas a comprovar que não percebes nada disto. Acho que fui bem claro quando disse que AS VERSÕES INICIAIS CORRIAM BEM, e depois com os updates que fizeram deram cabo do jogo, updates esses que não trouxeram nada de novo, nem tão pouco resolveram problemas, porque não havia problemas.
Se não funcionasse bem de inicio, era uma coisa, assim é outra.
Eu tenho um boston que comprei com pontos + 90€ e corre o jogo sem problema nenhum.Estou bastante satisfeito com este telemóvel que para o que faz não é nada caro.
Os meus comentários estão a ser censurados? Já não é a primeira vez que “desaparecem” comentários meus! Aguardo uma resposta pois não se entende a razão.
É porque o que escreves tem qualidade, os outros é que são leigos, então nem um telemóvel sabem escolher.
Sim existe um problema e o problema é a falta de suporte do jogo para marca X ou Y. O problema não está no android em si. Até porque o SO vai evoluir como tem de evoluir.
E vejamos que estamos a falar de uma jogo. Não é propriamente uma coisa essencial para o sistema. acho mais grave que o novo opera mobile não funcione no meu LG GT540. Se bem que é um smartphone com CPu de 600MHz.
Basicamente não façamos uma tempestade num copo de agua por um jogo.
Sim é chato não correr mas no windows até à 5 anos atrás não era estranho de encontrar problemas de compatibilidade entre hardware e jogo (Sim refiro-me a um jogo não correr na placa da marca X)
Isto não é nada de novo. Sempre existiu nos mercados dos videojogos. Se a plataforma for um PC, um utilizador que não tenha uma maquina capaz não tem razão de queixa por não poder jogá-lo. Muda-se a plataforma para um SO móvel e já há uma tempestade num copo de água!?
Existem também muitas versões em circulação, mas aí a culpa não é do Android, mas sim dos fabricantes de equipamentos.
Quanto ao jogo, está bem conseguido, mas tendo em conta o furor que causou esperava muito mais, não imaginava que era apenas um jogo de lançamento de pássaros à fisgada…
Se fosse um caso isolado, era compreensivel mas infelizmente não é.
Até aplicações bem simples sofrem com a desordem que vai na plataforma. Os editores de software, culpam os de hardware, os fabricantes culpam os programadores… e ninguém se entende nem chegam a um consenso.
O que me leva a crer que isso só acabará quando a Google começar a definir padrões, como a MS fez, para evitar estas situações…senão suicidam-se, porque os programadores começam a deixar de investir na plataforma porque têm o triplo do trabalho para fazer aplicações, para o lucro ser ainda baixo.
Quanto ao comparar-se a um PC, está errado por varios factores.
* PC pode-se fazer Upgrades de hardware (CPU/RAM/DISCO)
* PC existe uma lista dos requisitos minimos, ou seja, o cliente sabe o que está a comprar e o que conseguirá correr.
* PC não me exige comprar outro monitor para jogar (refiro-me às resoluções que certas apps exigem).
E mais…este jogo, e como dizes bem, é um jogo simples… assim como o Twitter é uma app simples, no entanto devido ao excesso de variedade, não correm em todos… e aposto que 99% dos clientes que compram um Android, seja ele bom ou nau, não tem antes as garantias que a app irá correr no seu modelo.
Muitos Androids conseguem correr perfeitamente este jogo, porque ele só requer 450mhz, 128Mb de Ram e suporte OpenCL ES2.0.. no entanto.. e mesmo assim, muitos não estão a conseguir.
E outro exemplo dado pelo João, mais acima:
“Não é propriamente uma coisa essencial para o sistema. acho mais grave que o novo opera mobile não funcione no meu LG GT540. Se bem que é um smartphone com CPu de 600MHz.”
Acho que diz tudo. Portanto não é fazer-se uma tempestade num copo de agua.. é exigir o que se paga. O Android não é pago mas o produto que vocês comprar é pago, seja ele 150 euros ou 500 euros.. e a meu ver, como cliente, exigeria o minimo de condições. Dizer-se que o “android é gratuito, não nos podemos queixar” é a atitude mais disparatada que se pode ter…
O que me esqueci de dizer é que é uma versão beta do opera… Mas tenho de admitir que tens razão no que dizes. E mesmo sem o opera o mínimo de condições até agora estão garantidos.
A notícia não é nada de novo nem que ninguém saiba. É o preço que se paga por ter um sistema operativo distribuído desta forma.
É tal e qual Windows: se queremos determinado tipo de software convém, antes de o adquirir, certificar de que o hardware cumpre os requisitos para funcionar devidamente. Talvez o Android ainda não tenha a mesma transparência para o hardware como o Windows a tem mas… melhores dias virão. O problema também incide bastante na qualidade de drivers que cada marca faz para o seu aparelho: claramente não são feitos e optimizados da melhor forma. É exactamente o que se pode verificar no Windows: o sucesso de desempenho e estabilidade, por vezes, depende da qualidade dos drivers de cada fabricante.
É certo também, na Apple, que nos modelos com hardware mais antigo as aplicações não funcionem tão bem como deveriam ou podiam, obviamente que funcionam melhor num modelo com mais poder computacional.
Relativamente ao problema de desaparecimento de texturas, a última actualização corrigiu isso em grande parte dos aparelhos, eliminando também outros problemas.
Querer que um jogo todo embelezado que corre com fluidez num topo de gama corra no meu X8 ainda com Android 1.6 seria ridículo. Seria, no entanto, de esperar que a Roxio até porque tem interesse nisso, fizesse uma versão que se adaptasse a modelos mais modestos, ou uma versão única que se adaptasse a vários modelos. Um jogo em Java todo bonito num telemóvel recente não vai correr num telemóvel com ecrã 128×160 com MIDP 1.0. E sim, a isso chamo fragmentação e acho normal… Por outro lado já acho menos interessante a rapidez com que saem novas versões do sistema Android, mais valia saírem mais espaçadas… a costumizaçao feita pelos fabricantes da interface gráfica (e mesmo a nível de hardware) também não me parece muito benéfica. Dito isto, já experimente o jogo e não achei nada de especial. Penso que num telemóvel com multitouch e mais outras coisas talvez o acabasse mais interessante… Mas o mais importante é, acho eu, que não há, e ainda bem, só um telemóvel Android, nem são todos iguais. E quem produz para eles deve (TEM) de ter isso em conta… e quem compra um telemóvel também!
Bem isto já começa a tornar-se ridiculo.
Eu vou começar a escrever artigos como estes senhores criadores do angry birds (que eu jogo e adoro) a falar mal da microsoft, dos criadores de hardware, etc. simplesmente ridiculo.
Até me custa a crer que se dê grande impacto a comentários deste tipo vindos de uma empresa que so pensa em fazer dinheiro e parece que o que está a fazer não lhes chega.
Então eu agora tenho um pc velho, vou tentar instalar aqui um jogo novo, que utiliza mais recursos do que o meu pc tem, e vou mandar bitaites porque a culpa é da “fragmentação do hardware” ou porque ele simplesmente em menos de 1 ano ficou desactualizado?
Passa-se o mesmo com as novas placas gráficas de ultima geração, por uma diferença de 1€ ou poucos mais euros uma dá mais 1 ou 2 FPS a outra tem pior desempenho noutra area, isso é fragmentação?
Eu chamo-lhe como já aqui foi dito, direito à escolha e liberdade. Querem um telemovel so para jogos, que façam um, depois vendem ainda menos e queixam-se.
Eu julgo que é bastante simples se nos cingirmos à palavra chave… “fragmentação”… é perfeitamente normal que exista (quem disser que não está só a ser teimoso) tendo em conta o número de equipamentos diferentes que correm android, e isso, a meu ver, é a grande vantagem do iPhone… se eles produzem o software PARA o hardware deles mal seria se as coisas não corressem bem. Por outro lado, a má afamada “fragmentação” dá-nos poder de escolha.
Estes pássaros passados perderam uma oportunidade de fechar o bico.
Ora, um SO jovem, concorrência enorme de marcas/equipamentos, um mercado a crescer exponencialmente, estavam à espera de quê.
Sendo gente(ROVIO) da àrea deviam perceber perfeitamente que é uma utopia que só porque o equipamento xpto corre o Android X pode correr qualquer aplicação para a versão X.
No meu SE X10 mini(128MB, 600Mhz) com 1.6 ou 2.1 o jogo não é fluído, mas jogável.