A STAYAWAY COVID é uma aplicação para telemóveis iOS ou Android que tem como objetivo auxiliar o país no rastreio da COVID-19. A aplicação permite, de forma simples e segura, que cada um de nós seja informado sobre exposições de risco à doença, através da monitorização de contactos recentes.
Depois de António Costa fazer saber que há intenções de tornar a app obrigatória, o número de downloads disparou assim como a emissão de códigos.
Uma vez instalada esta app, o smartphone anuncia a sua presença a todos os dispositivos próximos usando identificadores aleatórios que não revelam identidades pessoais. A informação partilhada entre dispositivos permite à STAYAWAY COVID saber de que telemóveis esteve perto, quão perto e por quanto tempo. A Organização Mundial de Saúde sugere que, contactos a menos de 2 metros e por mais de 15 minutos com alguém portador de COVID-19 sejam considerados com elevado risco de contágio.
Como funciona a App STAYAWAY COVID
O funcionamento da app STAYAWAY COVID é muito simples para o utilizador final. Esta apenas tem de a instalar e não tem de proceder a qualquer autenticação ou registo. Esta app tem 3 modos de operação:
1. Ausência de registo de elevado risco de contágio
- Não registando contactos de proximidade com elevado risco de contágio com alguém a quem foi diagnosticada COVID-19, a aplicação informa-nos exatamente disso com a data da última avaliação.
2. Alerta de elevado risco de contágio
- Se alguém de quem estivemos perigosamente próximo nos últimos 14 dias for diagnosticado com COVID-19 e informar o sistema STAYAWAY COVID, a aplicação alerta-nos de imediato do risco sugerindo que nos isolemos e contactemos a Linha SNS 24 (808 24 24 24).
3. Após diagnóstico de COVID-19
- No caso de contrairmos COVID-19, com o diagnóstico receberemos um código numérico que nos permitirá, anonimamente e através da aplicação, informar o sistema STAYAWAY COVID. É este ato que permite ao sistema alertar segura e atempadamente todos aqueles que podemos ter contagiado, mesmo antes de terem tido qualquer sintoma. Não é nunca revelada a ninguém a identidade de ninguém.
Caso um contacto teste positivo, deverá introduzir o código que lhe é fornecido pelo médico. No infográfico seguinte pode ver como tudo funciona.
“Aumento significativo” de emissão de códigos de infetados
O Governo de António Costa quer que alguns grupos da sociedade sejam obrigados a instalar a app e o país revoltou-se! As multas para quem não o fizer também são elevadas.
No entanto, face a tal intenção, houve um aumento de downloads da app e, segundo referiu o primeiro ministrou houve um “aumento significativo” de emissão de códigos de infetados. António Costa reconhece também que “há um grande desconhecimento” sobre essa ferramenta”.