Conta de serviços mínimos bancários? Sim, existe e é mais barata
O Banco de Portugal divulgou hoje informação sobre a evolução das contas de serviços mínimos bancários (SMB) em 2024. Conheça os resultados.
Em 2024 foram constituídas 30 140 contas de SMB
A conta de SMB é uma conta de depósito à ordem que permite ao titular aceder a serviços bancários essenciais a custo reduzido. Quem tiver apenas uma conta de depósito à ordem pode convertê-la numa conta de SMB.
Em 2024, foram constituídas 30 140 contas de SMB, 64% das quais resultaram da conversão de uma conta de depósito à ordem existente na instituição. No mesmo período, foram encerradas 6493 contas de SMB, 87% das quais a pedido do cliente. No final de 2024, existiam 246 047 contas de SMB.
A percentagem de contas de SMB constituídas por conversão de conta cresceu: passou de 59%, em 2023, para 64% em 2024. Em contrapartida, diminuiu a percentagem de contas de SMB constituídas por abertura de nova conta no sistema.
A percentagem de contas de SMB constituídas por pessoas com mais de 65 anos continuou a aumentar: de 37%, em 2023, para 38% em 2024.
Os titulares de contas de SMB podem contratar produtos ou serviços bancários não incluídos neste pacote de serviços e, por isso, sujeitos aos encargos previstos no preçário da instituição de crédito. Em 2024, 76% dos titulares de contas de SMB não tinham depósitos a prazo na instituição, e 85% não tinham produtos de crédito.
O que pode fazer com uma conta bancária com serviços mínimos?
Segundo o Banco de Portugal, além da abertura e manutenção da conta bancária com serviços mínimos, o titular pode, sem custos adicionais:
- Dispor de um cartão de débito para movimentar a conta de serviços mínimos bancários;
- Movimentar através das caixas automáticos em Portugal e nos restantes Estados Membros da União Europeia;
- Movimentar a conta através do serviço de homebanking (isto é, da página da internet da instituição de crédito) e dos balcões da instituição de crédito;
- Fazer depósitos, levantamentos, pagamentos de bens e serviços e débitos diretos;
- Realizar transferências intrabancárias (isto é, transferências para contas abertas na mesma instituição de crédito em que está domiciliada)
- Realizar transferências interbancárias (isto é, transferências para contas abertas noutras instituições), através de caixas automáticos, sem restrição quanto ao número de operações que podem ser realizadas, e de homebanking, caso em que existe um máximo, por cada ano civil, de 24 transferências interbancárias nacionais e na União Europeia;
- Realizar transferências através de aplicações (apps) de pagamento operadas por terceiros (por exemplo, MBWay), com um limite de cinco transferências por mês e de montante igual ou inferior a 30 euros por operação.
Os bancos arranjam sempre desculpas para dizer-nos que não temos direito a uma conta SMB, ou porque isto ou porque aquilo…
Confere. No BCP disseram mais do que uma vez à mesma pessoa que ela ficaria a perder…
Quando a utilização da conta é apenas e só para compras com cartão de débito!
Uma ressalva para a CGD que sempre tratou as coisas com lisura nos vários casos que conheci.
Nesse caso pedindo o livro de reclamações, mudava logo a conversa e a CMB misteriosamente ficava logo com todos os serviços de uma conta normal e não só para compras com cartão de débito.
Abrir conta no ActivoBank que é BCP na mesma, tem tudo o que uma conta normal tem e não se paga taxas, manuteções e nem anuidade do cartão.
A única razão, para recusarem é se você tiver, várias contas, no mesmo ou vários bancos, além de 10 cartões de crédito, todos com saldo negativo.
Em qualquer, outro caso, é uma operação simples: entregar cartão de crédito, cartão de débito (é transformado num SMB) e pagar 3 a 5000 vezes, o valor base, das carteiras de títulos financeiros.
A única “batota”, que a banca anda a fazer, é com os cartões de débito, que o SMB só permite pagamentos e operações, em ATM branco. Maioria, dos bancos, removeram o uso do Mbnet e o MBway fica limitado. Para poder usar o MBnet e Mbway, é preciso pagar 19 a 70 euros, da anuidade do cartão de débito.
Então andam contornar a lei
https://www.bportugal.pt/page/o-que-e-uma-conta-de-servicos-minimos-bancarios
E alias tenho os SMB e utilizei o MB noutros países e não paguei mais por isso
Em relação ao cartão de debito nesta conta se forem dois titulares são Dois cartões de debito
https://sicnoticias.pt/programas/contaspoupanca/2025-02-19-video-pode-estar-a-pagar-comissoes-bancarias–a-mais–sem-necessidade-0f32d39b
capitalismo está morto
O mão podre desse cadaver vai arrastar o mundo ocidental para as profundesas infernais!
Comunas a criticar o capitalismo… haja paciência! Como se vocês não fizessem igual ou pior ainda!!!
Vocês, comunistas empedernidos, sabem perfeitamente que o capitalismo é de capital importância. Não há comunista que prescinda do capital que lhes forra os bolsos, as carteiras ou até os cofres lá de casa.
Não há comunista que não seja ganancioso e avarento recorrendo a tudo o que puder para arrebanhar mais uns capitaizinhos:
. PCP – Partido Capitalista Português com as suas negociatas imobiliárias em Aveiro (apenas uma de entre muitas segundo o próprio construtor envolvido) que começaram com as ocupações pós 25 de Abril e têm acabado agora em permutas milionárias em prejuízo dos donos originais;
. ou ainda o Bloco de Pedra também com as suas negociatas imobiliárias e os seus arrendamentos locais de curta duração que tanto critica noutros… sem esquecer, claro, as suas imorais e provavelmente ilegais “contenções de custos” com os seus despedimentos que os fariam estrebuchar de raiva se fossem feitos por outros.
Que boa vida de comunista deve ser essa… pensamentos igualitários mas acções e vida sem escrúpulos sempre a pensarem como se podem impor e sobrepor aos outros!
olha falou o comunista de 1977, agora fascista!
Não gostou de ler as verdades? Azar o seu!
Um facho não diria melhor
Se existe um sítio onde devem guardar o vosso dinheiro, nos bancos não é certamente.
Em bitcoin é mais seguro certamente…..ou não.
Numa hardware wallet é bastante seguro.
Ainda não houve qualquer hard wallet a ser crackeada, o problema são as pessoas que basicamente dão as chaves ao ladrão
Não guardes muito, o dinheiro é para circular para que não falte a ninguem.
Não falte a quem? Ao X? E o dinheiro que o X recebe do amigo estado, circula? Ou fica no bolso?
Mas tu pensas que quem controla os bitcoin não é a malta do sistema bancário. Vives no bananaworld? Há 20 anos atrás talvez o bitcoin fosse algo fora das teias dos bancos, hoje em dia está tudo ligado.
O dinheiro pertence ao linux e aos nerds de oculos redondos e todos cheios de borbulhas e gordos, esses sim sao os donos do mundo a partir das caves dos papas com o seu leitinho de chocolate e palhinha…linuuuux
E que estão sempre a ver a intro do Matrix em loop, não te esqueças desse pormenor.
Ainda assim comparando com a oferta sem qualquer custo do Activo as contas SMB oferecem menos e são mais caras ou estou a ver algo mal?
Depende. Tinha lá conta, até levar com 370 euros, de uma comissão, que o BCP nunca me soube explicar, que raio era aquilo. Para resolver, precisei de ir a 4 balcões, sem resultado. Só, em Lisboa, na sede do BCP, depois de 4 horas de espera, me resolveram a situação. Mesmo assim, paguei 83,24 euros, de comissão, por ter usado o Mbnet, nunca pagamento, que pensei ser para a Alemanha e era para a Polónia. Entre câmbio, pagamento externo e operação bancária (que se “enganaram” cobrando como se os 22000 euros, da conta, não existissem), fora da zona Euro. Obviamente, cancelei conta e transferi tudo de lá para fora. Funciona bem, até ter problemas. Depois, ninguém sabe quem pode resolver.
Estás a ver bem.
O número reduzido de balcões e a inércia justificam o resto 😉
Uso MOEY à anos e não tenho queixas nenhumas. Para quem recebe ordenado e tem debitos diretos e despesas normais, serve perfeitamente.
Moey é bom para os clientes chapa ganha, chapa gasta.
Podes investir ou acumular dinheiro em muitos sitios, não precisa de ser num banco. Isso é provavelmente para quem tem emprestimos, nesses casos normalmente os bancos fazem as pessoas reféns das suas práticas imorais.
Penso que no banco Montepio fica por 4 euros e tal por ano os encargos com este tIpo de conta. De 3 em 3 meses eles só tiram 1 euro e pouco para a manutenção da conta. Nesse sentido penso que não haja outro banco que faça mais baixo.
Na CGD com SMB pago 0,35cent/mes sem custos extras.
Criptomoeda revolve o problema.