Como criar uma password forte, segundo a Google
Uma das formas mais simples de acederem aos nossos dados é através da descoberta da nossa password de acesso. A maior parte das vezes que essas situações acontecem a culpa é nossa pois não criámos uma password segura e forte o suficiente.
A Google, consciente da capacidade de influenciar os seus utilizadores e por ter essa obrigação resolveu dar algumas dicas simples para que possamos criar passwords mais fortes e assim menos propensas a serem descobertas.
A receita é simples e a maioria dos utilizadores até as devem já usar. A não utilização das palavras mais óbvias é o princípio das regras. Nada de palavras que sejam originárias de dicionário e as sequências mais simples de teclado.
Para além dessa regra aconselha-se a utilização de caracteres menos comuns, tais como a vírgula, o cardinal e muitos outros que têm disponível no teclado. Devem alternar entre números e letras, e aconselha-se também a utilização de minúsculas e maiúsculas.
Lembrem-se no entanto de não criar uma palavra passe de tal modo complicada que depois não se conseguem lembrar dela. Usem uma frase que conhecem bem e alterem os caracteres que a compõem. Façam mudanças entre as vogais e as consoantes com números que se assemelham.
Desta forma vão conseguir proteger os vossos dados e toda a informação que têm espalhada pelos muitos serviços a que acedem, quer seja na Internet ou nos vossos computadores.
Esta pequena dica pertence a um grupo vasto de outras que pretendem ensinar às pessoas mais velhas alguns truques para a utilização dos computadores.
O site e os vídeos foram criados por um pequeno grupo de funcionários da Google e está disponível para todos os que pretendam ensinar qualquer coisa aos seus pais ou avós.
Dêem uma olhada ao TeachParentsTech e aprendam também algumas coisas.
Homepage: How to create a strong password
Homepage: TeachParentsTech
Este artigo tem mais de um ano
Já estamos cansados de saber fazer passwords.
Já estás cansado de saber fazer passwords!
sim
Nunca deves partir do princípio que todos sabem o que tu sabes. E, se vires bem o final do vídeo (ou leres o texto correctamente) apercebes-te de imediato que o teu comentário caiu algo fora de contexto.
2x
Não me leves a mal, mas… sinceramente, gente como tu, anda aqui com tanta arrogância neste blog, a fazer o quê?
Há pelo menos uma coisa que tu não deves saber: que há pessoas que não sabem!
Nunca é demais recordar!
A prática mostra que somos preguiçosos a criar palavras-passe. Muitas vezes metemos uma simples, usual, para nos recordarmos e isso é o primeiro passo para essa password ser descoberta…
Este vídeo dá uma ideia excelente.
O grande problema em criar passwords é que facilmente ficamos com 20 ou mais para decorar, e lá temos que as escrever algures e facilmente as perdemos, gostaria de saber se há solução para isso, tipo um cofre forte digital para o qual só precise de uma única password (ou outro tipo de reconhecimento).
É uma coisa básica, mas quantos de nós usamos passwords simples?
Nunca é de mais relembrar estes assuntos… 🙂
Esta pequena dica pertence a um grupo vasto de outras que pretendem ENSINAR às ‘PESSOAS MAIS VELHAS’ alguns truques para a utilização dos computadores.
Não seriam as PESSOAS MAIS VELHAS que deveriam ENSINAR?
É só uma piada.
Por muito que digam que sabemos fazer palavras chave ainda muitas pessoas (informáticos) que utilizam palavras chave que facilmente deduziveis.
Tenho de mudar de password, visto que ficou exposta no video, raios!!
Podes sempre mudar para “i love pplware”
Bem, nesse caso recomendava
“1 l0v3 pp!w@r3”
Cumprimentos
Deixa de ser maricas.
Ja todos nos sabemos, mas e sempre bom relembrar 😀
Obrigado…
Uma maneira simples de criar símbolos mas decora-los é escrever um número mas carregando no shift de modo a que
1gato1982 fica !gato!)(”
Assim é fácil recordar e é complexo.
Boa dica! Gostei!
eu também
Eh, vamos lá ver uma coisa, também dizer que se nos descobrem a password a culpa é nossa porque não a criámos forte o suficiente é quase o mesmo que dizer que a culpa de ter-mos sido assaltados é nossa porque não pusemos um alarme.
De facto muita gente não cria passwords complexas o suficiente, há pessoal que tem a password 1111 ou 0000 ou coisa assim. Mas, ainda assim a culpa de quem “quebrou” essa password é inteiramente de quem a quebrou. E isso tem que ser dito, principalmente porque hoje em dia (como desde há muitos anos), para alguns, os heróis são aqueles que conseguem descobrir as passwords aí do pessoal e sacar dinheiro das contas dos bancos e assim e no fim a culpa ainda é dos que foram roubados.
Compreendo que não é essa ideia que querem passar, estou só a alertar para o facto de que tem que se culpabilizar quem quebra essas passwords 🙂
tinha um amigo que a password dele era password. nos tempos do irc roubei umas quantas, a mais facil doi de um gaju de nick pipinho e a password era obvia, filipe… 🙂 bons tempos…
Eu ainda ando no IRC.
Hmm… então actualiza-te =P
Há grupos que só estão em canais IRC… porque será?
Ninguém sabe que a minha passe é B4t4t4Frit4. Isto porque tem letras e números e nunca digo a ninguém
Sempre cm mais de 8 chars para um stock jonh n apanhar.
e temos as regras empresariais, que nos obrigam a mudar de pass de 3 em 3 meses, ao fim de um ano já passámos por 4… tenho um colega que usa a seguinte técnica:
criar uma sequência visual que inclua o shift do tipo qSe$5th
depois só era necessário decorar a letra onde começava, ou até coloca-la na mesa
Janeiro qSe$5th
Abril rGy/8il
julho sCfTyhn
inté
Infelizmente “diquinhas” como essa ainda são úteis e necessárias, pois o computador é um eletrodoméstico para muita, muita gente.
Gente com Windows XP SP2, IE6, só pra exemplificar…
Site mostra quanto tempo um PC quebra sua senha. Pensa que tua senha é segura? teste: http://howsecureismypassword.net