A tecnologia é demasiado importante para ficar entregue aos homens
Mulheres no mundo da tecnologia e em lugares de poder. É possível? Não só é possível como é uma realidade. Há uns anos escrevemos três artigos pertinentes em relação a este tema. O primeiro questionava mesmo se havia lugar na tecnologia para as mulheres, o segunto indicava que era necessário mais mulheres nos cursos de tecnologia, e no terceiro demonstrámos algumas mulheres que chefiam grandes empresas da tecnologia.
Este tema volta, assim, novamente à baila uma vez que, a Comissão Europeia quer mais mulheres neste mundo que, maioritariamente, é liderado por homens.
Um estudo de Outubro ’13 realizado pela Comissão Europeia, chegou à conclusão que o sector da tecnologia é liderado por homens, sendo que as mulheres são uma minoria.
Outros resultados deste estudo:
- As mulheres desenvolvem apenas 9% das app móveis
- Apenas 19% dos gestores de tecnologias de informação e comunicação são mulheres
- Noutros sectores que não sejam IT, a proporção de mulheres é de 45%
- Apenas 3% das mulheres são formadas em informática, por sua vez existem 10% de homens
- Existem mais mulheres que homens a abandonar o sector informático a meio da carreira
Podem ver o estudo completo aqui.
O vice-presidente da Comissão Europeia, Neelie Kroes pretende agora alterar este panorama, afirmando que:
“As TIC deixaram de ser território de um pequeno número de iniciados. É um sector entusiasmante e constitui o futuro. Vamos lá! Experimentem a programação e vejam como pode ser divertido […]A tecnologia é demasiado importante para ficar entregue aos homens”, promovendo o interesse pelas mulheres nesta área, bem como um incentivo para que as que se encontram na área não desistam.
Assim, foi lançada uma campanha, intitulada “A tecnologia é demasiado importante para ficar entregue aos homens”, onde se promove a igualdade de oportunidades, bem como o crescimento económico uma vez que, segundo um estudo da Comissão Europeia, se a percentagem de mulheres no ramo da tecnologia fosse igual à dos homens, o PIB da UE poderia crescer para 9 mil milhões de € por ano.
Para essa campamha, foi criada a página no facebook Every Girl Digital, de forma a se encontrar/indicar mulheres que sejam um exemplo nesta área, de forma a encorajarem outras nesse sentido. Assim, a CE pede que sejam enviados vídeos onde as mulheres , mas também homens, falem das suas carreiras e de algumas das suas criações.
Colabore na campanha: Faça um vídeo da sua história de vida no sector digital e divulgue-o na página «Every Girl Digital» do Facebook.
Segundo dados do pplware, também apenas 3% de leitores são do sexo feminino. Está na altura de incrementar esta percentagem!
Deixámos aqui também nós o incentivo para que as mulheres se interessem mais por este mundo que, actualmente, acaba por estar sempre presente nas nossas vidas!
Mulheres na tecnologia: Sim ou com certeza?