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Combate à desinformação: Facebook limita número de encaminhamento de mensagens

Uma das formas de disseminação de informação (seja ela verdadeira ou falsa) passa hoje muito pela sua partilha através das aplicações de mensagens, como é o caso do Messenger ou do WhatsApp. No WhatsApp, por exemplo, o limite de encaminhamento de mensagens já está ativo há algum tempo e os resultados revelaram-se muito positivos no que respeita à propagação de notícias falsas.

Agora o Facebook prepara-se para avançar com algo semelhante para o Messenger.


Messenger terá limites de encaminhamento de mensagens

O Facebook anunciou hoje que vai passar a limitar o encaminhamento de mensagens na plataforma Messenger. Isto surge como parte dos seus esforços contínuos para fornecer às pessoas uma experiência de mensagens mais segura e privada.

Assim, a partir desta alteração, uma mensagem apenas pode ser encaminhada no máximo a 5 pessoas ou grupos de uma vez.

Ao limitar o encaminhamento de mensagens, a disseminação de informações incorretas, como as fake news, desacelera de forma substancial. Segundo dados relativos ao WhatsApp, esta limitação reduziu em 70% a partilha de mensagens virais, em apenas um mês de existência.

Fundamental em tempos de pandemia e eleições

Segundo o Facebook, esta ação surge numa altura crucial para o mundo. Além das notícias falsas e que podem até ser prejudiciais para o combate à pandemia que o mundo atravessa, este é um ano de eleições para os Estados Unidos (e outros países), algo que também pode ser influenciado por este tipo de partilhas.

A produção de conteúdos falsos gera milhões e influencia de forma real as ações de uma parte da população com acesso às novas tecnologias, mas que ainda assim tem uma grande iliteracia funcional relativamente a estas matérias.

Outras novidades no Facebook

Além desta notícia de combate à desinformação, o Facebook anunciou também que a ferramenta de transferência de fotos e vídeos da rede social passa a incluir os serviços do Dropbox e Koofr.

O Facebook permite que as pessoas possam fazer download da sua informação na rede social há mais de uma década. No início deste ano, o Facebook lançou, no entanto, uma ferramenta de transferência de fotos e vídeos com o Google Fotos. Assim, baseado no feedback dos utilizadores, decidiu expandir para mais serviços.

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