PplWare Mobile

Código da Estrada: Afinal é proibido ou não conduzir com chinelos de praia?


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Joao says:

    Fiquei na mesma…. bom artigo…

    • Casimiro Alves says:

      Joao, de uma forma mais simples.
      se tiveres um acidente e fores o culpado e tiveres de chinelos, levas multa!
      Se tiveres um acidente e nao fores o culpado e tiveres de chinelos, levas multa!!
      Se suares muitos dos pes! e conduzires de chinelos esta a por em risco os demais e podes levar multa tambem!
      Eu no verao quase sempre conduzo de chinelos ( bons chinelos ) e ja tive que parar para controlo, sai do carro, e apenas veio implicar comigo que me ia passar multa, e eu apenas questionei onde estava no codigo que nao podia conduzir de chinelos! Calou-se!

      • jorjão says:

        Tanta asneira junta!!!
        Como é referido no artigo 11º “Os condutores devem, durante a condução, abster-se da prática de quaisquer atos que sejam suscetíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança.”
        Ora o único ato que será praticado, por quem conduz de chinelos ou descalço, é conduzir. Esse ato é obrigatório para quem conduz!!!!!!!!!
        Não há nenhum ato extra além de conduzir.
        Esta redação é para aqueles condutores que vão a ler o jornal, a pintar os olhos/unhas, etc, etc.

        • li70 says:

          Ora nem mais, aí esta a verdadeira interpretação.
          Neste caso seria por exemplo, “meter ou retirar os chinelos enquanto conduzimos” 😀

  2. zé da tasca says:

    os velhos mitos…até podem ir a fazer o pino desde que não ponham em causa a condução em segurança!

  3. Caetano says:

    Acho que a questão se prende mais com calçado de salto alto, pela base irregular, do que propriamente havaianas e, curiosamente, ninguém fala disso.

  4. Marques says:

    Posso conduzir descalço..

    • Pedro Pinto says:

      Sim, desde que em segurança

      • jose says:

        Descalço não pode por um simples motivo, experimenta travar estando descalço.
        Já vi multas a pessoal descalço ou sem t-shirt, de chinelos nunca vi multas mas varia de pessoa para pessoa saber conduzir de chinelos, pessoalmente faço 400km de chinelos sem problemas.

        • Jorge says:

          O meu sogro teve os seus primeiros sapatos aos vinte anos. de certo que não teria problema algum em travar a fundo. (se existissem carros na altura) 🙂

        • fak says:

          os carros têm servo-freio… eu por exemplo conduzo um Skoda Octavia, dos novos. basta-me meter o pé em cima do travão e já estou a travar…
          descalço certamente continuarei a poder travar a fundo.

        • ArtD says:

          Eu conduzo de verão com regularidade descalço, simplesmente porque com chinelos atrapalha-me mais. (ao mudar de pedais já me aconteceu ficar preso entre os pedais)
          Não percebo a questão de “experimenta travar estando descalço”,
          eu experimento regularmente e o que noto é que quando o faço…. o carro.. trava.
          Como é esse mesmo o comportamento que estou a espera que aconteça, não estou a perceber a questão.

      • fak says:

        apanha-se mais rapido uma multa por conduzir com chinelos que descalço…

  5. David says:

    Típico.
    Fica ao critério do agente. Se apanhares um que está a ter um dia “daqueles” tás feito ao bife.
    O que não falta são leis “abertas a interpretações” até parece que quem as fez deixou o texto assim (vago e sem objectividade)de propósito.

  6. David says:

    Típico.
    Fica ao critério do agente. Se apanhares um que está a ter um dia “daqueles” tás feito ao bife.
    O que não falta são leis “abertas a interpretações” até parece que quem as fez deixou o texto assim (vago e sem objectividade)de propósito.

  7. censo says:

    A proibição em si é um boato amplamente divulgado pelas redes sociais e muito antes delas existirem. Toda a gente pode conduzir de chinelos. A questão é segurança e …bom senso.

  8. AndLop says:

    Joao é muito simples.
    Segundo um policia: se for mandado parar numa operação stop e estiver de chinelos nada lhe acontece mas, se tiver um acidente e estiver de chinelos, irá pagar a coima referida no artigo pois conduzir de chinelos (calçado sem apoio na parte de trás do calcanhar) é considerado má prática e pode ter influência nas causas do acidente!

    Ou seja, mais vale não conduzir de chinelos, não custa nada fazer como eu, que vou de sapatilhas e quando saiu do carro calço os chinelos.

  9. Jeez says:

    Ironicamente falando, todas as nossas leis e tal como ministro dos negócios estrangeiros afirma, não se pode levar a lei à letra!
    Exacto! A lei é para ser subjectiva e sujeita à interpretação de cada um, conforme lhe convém!

  10. A. says:

    acho que é tudo claro , pode desde que os chinelos não ponham em perigo a segurança do veiculo ou seja se for do tipo havianas ou similares que impeçam com segurança comandar devidamente o veiculo com os 2 pés, não por ser havianas mas por não comandar comandar o veiculo como se estivesse calçado! se demostarr que pode comandar o veiculo tal como se estivesse calçado seja o que for então não há problema… há chinelos que são muito usados que cumpreem essa função… tens os velcros que se unem aos pés logo nesse é como se fosse calçado…. mas e quanto a estar em tronco nú?

  11. Fixo says:

    Os chinelos é assim:
    1) saio da praia de chinelos da praia, conduzo na zona da praia – e não acontece nenhuma acidente não sou multado. Acho bem.
    2) ser alguém conduzir de Lisboa ao Algarve de chinelos – se a polícia o apanhar multa-o. Acho bem.
    O 1) já aconteceu comigo, não estou a inventar. Ficar com uma chinela encravada debaixo dum pedal, também.

    O bom senso fica ao critério do polícia? O bom senso é aquela regra que diz “Nem sempre … nem nunca”, tem que ficar ao critério de alguém. Já me cruzei com polícias com bom senso e outros sem.
    Agora, o bom senso diz-me que não vale a pena discutir com o polícia. É a forma mais rápida de levar com uma multa. Argumentar cordatamente, sem insistir muito com o “Senhor agente”, dá mais resultado. Pode ser que tenha bom senso.

  12. Jota says:

    É conforme a vontade dos policias ranhosos! Um polícia que seja normal ou razoável, nem fala nisso, que era o que o Pedro Pinto devia fazer! Assim está-se a “levantar um lebre” para dar desculpas a alguns polícias ranhosos!

  13. Woot! says:

    Para mim é mais dificil conduzir com sapatos de fato daqueles de sola rija (e por sua vez mais perigoso) do que conduzir de chinelos…mas enfim.

    • Luís Nabais says:

      Aleluia, alguém com bom senso. Concordo totalmente. Conduzo muito melhor de chinelos do que com outro calçado, como sapato de fato ou ténis de sola mais grossa.

  14. João M says:

    como diz o outro – a lei não é para ser lida literalmente.
    O meu pai já foi parado por conduzir com o braço apoiado na janela (não estava com a mão no volante). Não foi autuado mas foi avisado.

    • José Carlos da Silva says:

      E acho muito bem, e teve sorte de não ter sido autuado. Os braços não são para andar pousados ou pendurados fora da janela. Já assisti a um acidente mesmo à minha frente por falta de capacidade de reacção a tempo pelo braço pendurado. 100% escusado e evitável.

      • João M says:

        Não disse que está mal ele ter sido parado; no entanto não vejo paragens quanto a malta que vai a fumar e a conduzir, por exemplo. Pode-se alegar que o cigarro vai na boca ou que se pode segurar o cigarro na mão enquanto se conduz mas se aquilo cai e queima..a reacção não é de “calma”.. e o tempo de reacção também é reduzido – para não falar do telemovel mas nisto a policia já anda mais em cima.

      • jose says:

        O que mais tens nas cidades é pessoal a tomar pequeno almoço, a responder a emails, a maquilhar-se e até já vi a ler o jornal, isto enquanto conduzem.

        • BC says:

          Sim… e então? Isso invalida o que o José disse? A lei obriga a ter sempre as duas mãos no volante, exceto quando for para engatar mudanças. Logo, acho muito bem as multas.

  15. SANDOKAN 1513 says:

    Bom senso e postura,acima de tudo.Ninguém quer passar por rústico ao conduzir de chinelos.Isso é feio.

  16. Redin says:

    Conduzir descalso, não põe em causa o “o exercício da condução com segurança”.
    Quando se conduz com calçado de salto alto (alguns de vários centímetros) ja colocam em causa esse principio e não se viu até agora algum que tivesse problema com isso.

  17. Diniska says:

    Por amor de Deus, mais grave do que conduzir chinelos é fazerem dos policias um deus, ou seja a ultima decisão é dele, errado Meus senhores, policia é um cidadão como todos nós, que representa a Lei, ele não é a Lei. Quando são justos e honestos eu facilito, quando começam a armar-se em carapau de corrida vamos para esquadra a meu pedido. Já por varias vezes me tentaram dar volta e nunca conseguiram, e das vezes que fui a tribunal, levam sempre uma talhada ou repreensão do Juiz a minha frente.
    Não se rebaixem nem baixem a cabeça. Conselho, sejam sempre cordiais e serenos alguns tentam por-nos em ponto de rebuçado, e ai a razão fica do lado deles.
    Sejam bons cidadãos, cumpram com os vossos deveres, para usufruírem dos vosso direitos.

  18. Diniska says:

    “Fica ao critério do agente.”
    “O bom senso fica ao critério do polícia?”
    “É conforme a vontade dos policias ranhosos! ”

    Por amor de Deus, mais grave do que conduzir de chinelos é fazerem dos policias um deus, ou seja a ultima decisão é deles”What?”, errado Meus senhores, policia é um cidadão como todos nós, que representa a Lei, ele não é a Lei. Quando são justos e honestos eu facilito, quando começam a armar-se em carapau de corrida vamos para esquadra a meu pedido(Advogado presente). Já por varias vezes me tentaram dar volta e nunca conseguiram, e das vezes que fui a tribunal, levam sempre uma talhada ou repreensão do Juiz a minha frente. Não se rebaixem nem baixem a cabeça.
    Conselho, sejam sempre cordiais e serenos alguns tentam por-nos em ponto de rebuçado, e ai a razão fica do lado deles.

    Sejam bons cidadãos, cumpram com os vossos deveres, para usufruírem dos vosso direitos.

  19. Iurie Solomon says:

    @pplware, o link para a legislaçao n ta a funcionar.
    ERRO: Pedimos desculpa mas o servi�o n�o se encontra dispon�vel.
    ++++++++++++++++++++++++++
    ##Os condutores devem, durante a condução, abster-se da prática de quaisquer atos que sejam suscetíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança.##
    tipo, posso tb conduzir com calçado fechado e tb ser considerado prejudicial. ou seja, o que o chinelo pode prejudicar na conduçao?

    • BC says:

      O chinelo pode prender por baixo do pedal, e não cosneguires tirar a tempo de travar, etc. Depende do calçado, obviamente, mas o calçado fechado com sola alta tipo plataforma ou espigões à volta tipo deathmetal, também é prejudicial. Já os sapatos de palhaço, tenho a certeza que são proibidos! XD

  20. LSousa says:

    Isto é um pouco polémico, então e as senhorras que conduzem com milhões de tipos de calçado diferente? Conduzir de salto alto não deve ser propriamente o top em termos de segurança…..

  21. jorge antonio says:

    e conduzir em tronco nu ?

  22. tesla rules says:

    e um carro que conduza por nós? sem chinelos claro! teslalubegroup#

  23. Bernardo Pereira Ribeiro says:

    Posso conduzir sem tshirts ?

  24. fak says:

    até podem conduzir de chinelos, mas:
    1- são multados em caso de acidente pelo uso de chinelos;
    2- se o acidente for sozinho, a vossa seguradora pode argumentar que não paga devido ao uso de chinelos/salto alto/descalços
    3- se o acidente envolver terceiros, vão ver a seguradora do terceiro a puxar o lume para voces, a argumentar que voce teve culpa no acidente e que não poderia sair impune. a vossa seguradora não vai fazer nada quanto ao assunto e a menos que voces arranjem um advogado, são voces os culpados…

    por isso, mais vale conduzirem descalços ou fazerem o esforço por usarem umas sapatilhas que andar de chinelos… mesmo descalso vai acontecer o mesmo, o lume vai ser sempre puxado para a pessoa que não tem calçado apropriado, nesta situação.

    • fak says:

      só não são multados e a seguradora do outro não vos queima se o calçado em uso for o vosso de trabalho e estiverem a trabalhar/no deslocamento para o trabalho, mas aqui já é acidente em trabalho, é uma matéria diferente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.