Cius – o Tablet da Cisco
Cius é direccionado para o mundo empresarial e não é visto como concorrente directo do iPad
Efeitos da crise mundial ou não, o certo é que cada vez mais se vêm mais as empresas a entrar em novos segmentos de negócio, a serem mais competitivas a nível de mercado e como consequente, a comercializar outros tipos de equipamento.
Vemos a HP a querer ser líder de networking num prazo de 3 anos, a Cisco a vender servidores (blades)…é a concorrência.
Recentemente, a Cisco apresentou também o Cius, um tablet PC ou mais concretamente um “virtual desktop client for cloud computing”
Este novo equipamento, apresentado pelo CEO John Chamber, no evento Cisco Live que está a acontecer em Las vegas-EUA, vem equipado com o sistema operativo Android, ecrã de 7” e suporte para vídeo HD.
Além das características referidas, vem ainda equipado com uma câmara de 5 Mpx, processador Atom da Intel a 1,6 Ghz 32GB de memória flash, pesa menos de 500 gramas e tem suporte para as tecnologias 3G, Wifi (a/b/g/n) e Bluetooth. O Cius tem já também suporte para 4G.
Segundo Tony Bates, vice-presidente sénior e gerente geral do segmento enterprise, comercial e pequenos negócios da Cisco referiu em comunicado "Cisco Cius mostra como a rede está a alterar a forma como vivemos, trabalhamos, aprendemos e nos divertimos".
Bates acredita que o Cius pode ajudar a transformar a forma com que profissionais de saúde actuam com seus pacientes, como docentes expõem conteúdos, etc.
Mas qual a diferença deste tablet para outros já existentes no mercado?
Além de vir com o sistema operativo Android e de ter acesso ao Android Market, o Cius distingue-se pela qualidade de software que vem de origem que permite integrações com outros serviços ( Cisco Quad, Show and Share, o WebEx, Presença e Telepresença, etc) a vários níveis.
Outra das características é a dock station que pode ser adquirida a parte, permitindo que este seja usado como um thin client.
O Cisco Cius será testado em projectos pilotos com alguns clientes no terceiro trimestre e deve estará disponível no mercado a partir do início de 2011.
Homepage: Cisco Cius
Este artigo tem mais de um ano
Parece-me um pouco pequeno… Alguém sabe o preço a ser praticado?
Já agora, qual é a autonomia do equipamento? Alguém sabe? Cumps
isto e para empresários, mas parece a ser bom e pena e eu nao ser um 🙂
Muito bonito 😀
Acreditem que os tablet no mercado empresarial tem espaço para crescer de um modo exponencial.
Existe uma grande procura por um equipamento que ao mesmo tempo tenha a portabilidade e usabilidade de um pda e também o poder de processamento e frameworks de desenvolvimento dos comuns desktop/laptop
Não me parece que seja uma questão de crise mas sim de oportunidades e devido ao avanço da tecnologia.
A ideia de um tablet já existe a alguns anos. Mas a uns anos um tablet seria algo do tipo do tamanho de um portátil, extremamente caro, e com um touch de má qualidade. Neste momento temos tablets finos, leves com boa autonomia e com software que acompanha decente.
Eu diria que as empresas andaram à espera e/ou a investir nas tecnologia por forma a atingir este nível.
O mesmo actualmente se passa com o quantum computing, existem uns a espera e outros a realizar I&D. Quando se tornar real, e se cumprir o prometido, vai ser um novo boom tecnológico.
Caro Senhor, apenas uma correcção:
Computação quântica não existe neste momento, pelo menos no sentido que lhe está a dar. Continua a haver um problema com as fontes de luz entrelaçada (embora já existam comercialmente), e acima de tudo, existem problemas termodinâmicos fundamentais por resolver.
Outra coisa é que não creio que se vá usar computadores quânticos em casa, simplesmente porque não terão utilidade (pelo menos do ponto de vista actual). Para problemas N^2 sim, mas quem corre Monte-Carlo ou Simulated Annealing em casa?
Os melhores cumprimentos
Caro Senhor,
Quando referi quantum computing especifiquei I&D, tanto quando eu saiba e não estou enganado, trata-se de investigação. Seja numa área inicial ou não.
Ainda que tenha dito que não é para ter em casa do ponto de vista actual, também não reparei onde reparei que seria agora.
Agradeço que quando pretender comentar que o faça com algo que contribua.
Além do mais, nem a 10 anos estava-se nos 16-bit, vamos a 64-bit. Temos filesystems de 128-bit. Processadores multicore. Tudo isto não era para uso em casa no entanto … a realidade dita outra coisa. Desta forma e volto a dizer, que quando realmente existir será um boom tecnológico.
Cumprimentos cordiais
Alexandre Alves
ta visto que vai ser o android que vai entrar pelas empresas dentro.
daqui a nada temos SAP em android e temos os computadores/leitores portateis de codigos de barras a correr Android tb.
quando isto acontecer, vai ser um “bye bye” iphone.
vai ser a sap a disponibilizar a sua suite no android market!!! brutal!
actualizações pelo android market!
isto seria perfeito… e facilitava tanto que voces nao imaginam sequer.
Alguém vê a série Eureka ?
Curioso que os produtos lá são da Cisco e já por la andava (1ª temporada, 2005) um brinquedo igual a este.
Isto é a prova que a ficção de hoje é o futuro de amanhã 😉
É muito bonito!
Deve ser interessante para ser usado em video-conferências.