PplWare Mobile

Cisco – tecnologia mudará a Internet para sempre


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Guilherme de Sousa says:

    estaremos ca para ver:D!

    offtopic: tens duas vezes ‘velocidade’ no final do artigo.

    cumps!

  2. l3gion says:

    Parece-me interessante..e vindo da Cisco só pode ser coisa boa. 😀

  3. aver says:

    Deve ser qualquer coisa na área do 4G WiMAX. A Sprint anunciou que até ao fim do ano quer disponibilizar a sua rede WiMax a 120 milhões de pessoas em 8 cidades dos Estado Unidos. A Cisco tem também que aparecer com qualquer novidade.
    http://goo.gl/0WAj

    • Goliver says:

      A Cisco já tem soluções para o WiMax há bastante tempo. Simplesmente não tem as antenas, mas possui todas as outras soluções para o backbone, desde o ASN Gateway até ao Edge. Sinceramente não me parece que esteja relacionado com o WiMax, mas vamos esperar para ver.

  4. Mário Sousa says:

    Isto era bom aplicado em Portugal visto sermos só 10 milhões xD

    Bem eu ainda fico à espera de net adsl Acima de 1 mbps pois aqui não dá mais que isso.

    • bigkax says:

      As empresas pensão primeiramente no lucro e na zona onde vive provavelmente tem poucos cliente e preferem investir noutros lugares. Pode não ser justo mas é assim que funciona, uns não tem 1 Mbps e outros tem 1 Gbps

    • Allware says:

      Acho melhor um banco para se esperar,desgraçadamente não temos net acima de 4mb em maior parte do país fará com esta velocidade toda! lol

  5. o problema é que os equipamentos que fornecem Internet até nossas casas não são Cisco….

  6. bigkax says:

    Para que tanta velocidade, só ser for para IPTV em super hiper mega riper High definition porque para usar msn, ver o e-mail, redes sociais e ver as noticias não é preciso tanta velocidade, coisa de 3 Mbps chega.

    Pergunto-me porque exigir um mínimo de 100 Mbps se depois o cliente não usufrui do serviço.

    • MrBasta says:

      Conheces aquela personagem mítica que vivia ao pé do Restelo?

      • bigkax says:

        Não estou a dizer que vai tudo morrer, até porque vai sempre haver 1 génio(ou mais) que vai arranjar maneira de ultrapassar as medidas anti-pirataria e as paginas estão cada vez mais pesadas.
        Outra coisa é antes de pensar em aumentar a velocidade de download é preciso aumentar a velocidade de upload dos servidores porque se tiver velocidade de 100 Mbps mas se os resultados forem iguais a de uma ligação de 3 Mbps é desmotivacional.

    • MrBasta says:

      Velho do Restelo

    • MOr says:

      Tem juizo pah… com 3 Mbps nem um video HD no youtube consegues ver sem pausas e se estiveres a fazer um download nem vale a pena falar.

      Agora, lá por tu não precisares de tanta largura de banda achas bem que eu devo ficar prejudicado?

      Se houver o serviço usa quem quer, se não houver ninguém pode usar.

      E só lamento que aqui em Portugal o plano é ter só 1 Mbps em todo o país… é mesmo falta de visão.

      • bigkax says:

        tretas com 3 Mbps garantido consegue-se ver o video em HD sem pausa, o que acontece é que os servidores não são só para ti ou a linha esta congestionada.

        Downloads sendo apenas legais diminuem quantidade deles diminuindo o tráfego da rede evitando congestionamentos fazendo com que a velocidade seja melhor aproveitada.

        • kekes says:

          Que tretas, agora com tantos videos a serem comprimidos a 500kbps como vais com 3mb ter velocidades em condições? Tem juizo. Uma net aceitavel com 8mb. Tu com 3mb acredita no que te digo, não te safas a fazer streaming.

          • bigkax says:

            Cerca de 80% do tempo que passo na Internet é a ver series etc. em streaming e dependendo do servidor e do horario consigo ver sem pausa, agora se o servidor estiver sobre-lotado nem com Internet a 1 Gbps te safas.

            Não digo que não haja Internet mais rápida(acho que é isso que pensas que estou a dizer), até porque se tiver varias pessoas na rede e IPTV já não chega.
            Depois fiz o cometário por exigirem 100Mbps, deviam se preocupar 1º em levar os 3Mbps a todos, não faz sentido uns terem 1Gbps e outros praticamente Internet discada.

            Outro problema é a velocidade de upload dos servidores, se não for suficiente para todos os clientes não adianta teres 100Mbps ou 3Mbps que não vais ter um serviço sem pausas.

          • kekes says:

            Mas isso se te contentas com SD eu actualmente quase so vejo 720p para cima, a não ser que não esteja disponivel nesse formato e digo-te com 3mb não vais lá. Assim que os recursos aumentam tambem aumenta a qualidade dos recursos.

      • Bruno says:

        Vivo com 1 Mbps INSTAVEL. É triste =\
        Ao menos na faculdade há 100 Mbps, q fica em 10 Mbps geralmente =)

  7. Nuno says:

    Eu saco 2 filmes no tempo que demoro a ver um
    Os aumentos brutais de velocidade começam a não fazer sentido….
    O que podiam melhorar era ter upload á velocidade do download
    Para se poder usar cameras de boa qualidade para falar online
    ou para ter um server em casa
    Mais de resto… I’m out

  8. PorquinhoBranco says:

    a maior parte do ppl quando se fala em largura de banda so pensa na piratagem, e em quantos minutos menos vao conseguir sacar um filme dum site de torrents, ou dum forum qualquer de megaupload e afins.

    Nao esquecer por exemplo que o 3D ta ai a rebentar e para fazer chegar por exemplo um filme a casa dum cliente nesse formato vai ser necessária muita largura de banda! É so um exemplo de uma futura utilizacao para a banda “hiper” larga!!

    • bigkax says:

      A verdade é que grande parte do tráfego da Internet é pela partilha de ficheiros e esse filmes alugados também vão ser partilhados na Internet.
      Na minha opinião na medida que as tv HD e 3D estão a bombar no mercado e cada vez mais pessoas tem o seu mini cinema em casa era diminuírem o tempo de espera ente o cinema e o videoclub. Muita gente preferia ver um filme recente na sua TV HD com o home cinema HD que custou uma fortuna e que quase não se aproveita o seu potencial.

  9. xabugal says:

    Na minha humilde opinião isto poderá ter a ver com a velocidade de resposta dos nós das redes, dado que as velocidades que a fibra óptica disponibiliza são superiores à capacidade de “escoamento” dos nós como tal seria desejável que essa capacidade por parte dos nós aumentasse.

    Não adianta ter velocidades de 1 Gbps quando os nós não têm “pedal” para isso.

    Quanto ás necessidades, eu penso “Quanto mais melhor!”. Alias acho interessante a ideia de os utilizadores usarem apenas terminais de baixo custo (tipo um tv) com o processamento todo remoto. Olhemos para o conceito dos novos jogos on-line onde até mesmo o processamento gráfico é feito todo remotamente. Existem montes de utilidades que uma grande largura de banda oferece.
    Por exemplo o Chorme OS acredito que foi feito a pensar nisso… tens um browser, tens tudo….

    Voltando à cisco, penso que a surpresa terá a ver com a velocidade de resposta dos nós ou talvez alguma brincadeira interessante com o IPv6 (que tem tardado a tornar-se standard)

  10. ze says:

    Julgo que deve de ser algo relacionado com um satélite-router que a cisco andou a testar á uns tempos a traz, vi a noticia num site qualquer mas agora não me lembro qual.

  11. alain says:

    estou exaltado aqui, a novidade parece que “vibra” em minha mente, estou muito curioso, pena que terei que esperar até março para saber o que nos aguarda! 🙂

  12. Francisca Mota says:

    Ora aí está um sistema que eu estou mesmo a precisar. É que a minha net, anda sempre a passo de caracol. É alentejana…:)

  13. M.Manuelito says:

    As velocidades do futuro irão certamente ser acompanhadas da internet do futuro, com aplicações e até terminais de acesso, dos quais, presentemente, apenas se conhecem, meros esboços ou nem isso.
    Não duvido que a evolução daquilo a que hoje chamamos de internet, será, daqui a 10 anos, algo que hoje em dia, a maior parte de nós, nem lhe passa pela cabeça. É para essas evoluções que temos que ter grandes larguras de banda e não podemos somente pensar nelas para utilizar em tarefas que fazemos actualmente, como é o caso de sacar um filme ou um jogo pirateado em x minutos ou segundos.
    É a minha opinião.

  14. atduarte says:

    Vocês estão apenas a pensar em net ultra rápida aplicada à utilização de hoje em dia. Agora imaginem o que é ter a possibilidade de ter os ficheiros na Cloud e não se notar a diferença de velocidade a carregar esses ficheiros com a velocidade de um carregamento de um ficheiro que se encontra no HDD.
    As possibilidades são infinitas, por exemplo a Google já está a implementar net a 1Gbps para estudar essas possibilidades.

    Não venham dizer que ter os ficheiros na cloud é mau e que é pouco seguro, tudo depende do serviço e podem ter a certeza que vai ser o futuro.

    “Think outside the box”

  15. NoFait says:

    Bem… Eu vou levantar o véu sobre a tecnologia que a Cisco pretende implementar nos DC’s e afins… googlem “Cisco Nexus” 🙂

  16. Yuy says:

    Só para que fiquem todos com boa impressão vejam também os backdoors que a Cisco deixa nos seus produtos: http://cryptome.org/isp-spy/cisco-spy.pdf podemos ficar mais descansados é só para as agências de segurança usarem 🙂

  17. Granada says:

    prefiro internet 3/3 Mbps simetrica
    que 100/1 mbps

    • viperbruno says:

      Então vai para a Bulgaria, um dos poucos países da Europa que tem esse tipo de oferta. Espero é que tenhas muito dinheiro contigo, não pelo preço do serviço mas sim devido aos salarios minimos de lá (125€).

  18. Kanguru says:

    Como diz o grande Reinaldo Baba: Raspas de fibra

    https://www.youtube.com/watch?v=cthAkOBeRk0

    Quem é ZON está OFF!

    1,5Gb? What a fuck?

  19. António says:

    Eu penso cá para mim se isso não será campanha publicitária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.