PplWare Mobile

Cibersegurança: Governo quer formar 10 mil especialistas até 2026

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Não digo says:

    Deixem se estar quietos porque a área é extremamente bem paga lá fora e vão acabar por sair na mesma…

  2. Miguel says:

    Especialistas outsourcing a ganhar 700 euros por mes! Grande Portugal! Eu so na apanha de fruta na Suica fiz 12mil euros limpos em 3 meses de verao. Nem preciso de trabalhar o resto do ano

    • Não digo says:

      Um tec de segurança faz em PT médias de 3000 Brutos mês, lá fora entre 5mil e 10mil….

      • Zé Fonseca A. says:

        Errado, alguém com mais de 10 anos de experiência em cyberseguranca faz uns 3k limpos, cerca de 5k brutos cá em PT.
        La fora faz mais 30%, as diferenças cada vez são menores, até porque tivemos muitas empresas multinacionais a instalarem em PT polos de competências de IT.

  3. juanito raton says:

    Querem formar pessoal altamente especializado, que por norma faz as informáticas de bancos e várias multinacionais. E depois… querem pagar pouco mais que o salario minimo. Ganhem vergonha e paguem bem, é das profissões que mais desgaste (mental e pessoal) tem hoje em dia…

    • Buracos Bugalhos says:

      Nem mais, um gajo faz 12º, licenciatura, pós-graduação, mestrado e ordenado mínimo
      depois querem o quê?

      • Bruno Mota says:

        Emigrar é por enquanto a única solução, pois em Portugal querem gente formada e com competências técnicas e experiência, a valores de quem não sabe ler nem escrever.
        Não obstante o custo das formações, licenciatura, pós graduação e mestrados, e formações específicas em determinados produtos e soluções, e a experiência obtida em grandes empresas a nível internacional, em Portugal pagam pouco acima do ordenado mínimo nacional, pelo que a única solução é emigrar.
        Eu próprio, já tentei algumas vezes regressar a Portugal, mas a cada vez sempre me arrependi, pois não pagam condignamente.
        Enquanto assim for, irei manter-me no estrangeiro, em França.
        Já trabalhei em diversos países europeus, desde reino unido, França, Espanha (remote), Alemanha, Roménia, e nenhum desses países tem salários tão miseráveis na área da informática como Portugal.
        Portugal, só para passar férias, e até para isso já não compensa actualmente, pois há inúmeros países ao redor do mediterrâneo onde tudo é mais barato.

        • Bruno Mota says:

          Nesta área, a formação vai muito para além da universidade.
          Formações específicas em determinados produtos, serviços e soluções, são extremamente caras, e são primordiais quando se quer ter excelência no resultado do nosso trabalho.
          Gasto mais anualmente em formações específicas, do que o salário médio anual pago em Portugal. Este mês de junho, são mais 3600€.
          Como é que as empresas em Portugal esperam recrutar se pagam tão pouco?

          • Zé Fonseca A. says:

            Nao sei do que falas, qualquer badameco de cyber começa a trabalhar a ganhar 2000€ brutos e sem sequer ter curso superior.
            Em cima disso as empresas despejam um mínimo de 40 horas anuais de formações dos principais fabricantes, se forem empresas decentes chegam a pagar entre 150-200 horas de formação anual.

  4. JP says:

    Isto funciona como nas companhias de segurança normais. Os funcionários salvo raras excepções são mal pagos e as empresas só contratam depois de casa roubada e só se forem mesmo obrigadas, não funciona da mesma forma como em outras áreas da informática. Está é mais trabalhosa, exige mais responsabilidades e moer a cabeça para o que recebemos em troca.

  5. Samuel MGor says:

    O governo for 10 mil especialistas mas não sabe que nenhum cá fica. Deitar dinheiro fora…

  6. TSSRK says:

    Quer é espiar o portugues

  7. MrT says:

    Especialistas Cyber em formados em 1, 2-3 anos? Só se for do Covid e comentadores da guerra da Ucrânia…

  8. Ze Jose says:

    é apenas para os boys

  9. André Lopes says:

    Deviam era de se preocuparem em dar formação de princípios básicos em navegação de Internet aos funcionáriosm. Muitos não têm conceitos de sensibilidade nem se importanta com isso..não interessa que o site informe que é inseguro, importante é continuar… Terem senhas com pouca segurança porque senão esquecem.. etc..

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.