Chrome já tem interface minimalista
A ideia não é nova e tinha sido já alvo de grande discussão. A Google pretendia eliminar o máximo de componentes visuais no seu browser, por forma a poderem permitir aos utilizadores concentrarem-se nas páginas que visitam.
Tudo começou em Fevereiro deste ano, com um email de Jeff Chang, gestor de produto do browser da Google, para a lista de programadores do Chrome. A sua ideia era fazer desaparecer a barra de endereços. Na altura foram apresentados vários modelos possíveis. Pois agora chegou ao Chrome a primeira implementação dessas ideias.
A mais recente versão do Chrome Canary para Windows (e também as versões do Chromium) têm já presente uma opção que permite que escondamos a barra de endereço e assim possamos aproveitar melhor a área de trabalho que o Chrome e o nosso monitor nos oferecem.
Esta opção será de extrema utilidade por todos os que têm de trabalhar em ecrãs mais pequenos ou em netbooks. Vão desta forma conseguir ganhar alguns pixeis e aumentar a sua área útil de utilização do browser.
Ao activarem esta opção, a barra de endereço do Chrome é eliminada da interface e passa a estar presente apenas a vosso pedido. Todos os botões que fazem também parte desta barra são realocados e reposicionados juntos da zona dos separadores. Os botões de avanço ou recuo passam a estar na zona esquerda dos separadores e o acesso aos menus passa a estar na zona direita.
A activação da opção Compact Navigation é feita na página de activação das experiências do Chrome. Escrevam about:flags na barra de endereço e procurem-na junto ao final. Depois de activada vão ter de reiniciar o vosso browser.
Ao relançarem o browser não vão notar qualquer diferença, mas se carregarem com o botão direito em cima de um qualquer separador vão ter presente uma nova opção - Hide the toolbar. Escolham-no e vão ver a barra de endereço desaparecer.
A partir de agora passam a ter esta interface sempre activa. Como é natural, existe a possibilidade de chamar a barra de endereço para que procedam a alguma alteração que pretendam ou para aceder a uma nova página.
A forma de chamarem a barra de endereço é através da utilização da sequência de teclas Ctrl+l. Sempre que abrirem um novo separador (Ctrl+t ) esta estará também presente. De notar que a barra vai aparecer mais curta e centrada no separador em utilização. A barra será escondida após algum tempo sem utilização.
As alterações agora apresentadas não são consensuais entre os utilizadores do Chrome. Quando esta noticia foi apresentada no Pplware as opiniões divergiram e muitos dos utilizadores se mostraram desagradados com a sua possibilidade.
Lembramos também que muitas das experiências que a Google lança nas versões de teste do Chrome não chegam a passar para as versões mais estáveis. Por outro lado esta opção está apenas disponível para quem a quiser activar, o que pode indicar que será apenas uma opção e que os utilizadores podem ou não utiliza-la.
É mais uma experiência que a Google faz no seu browser, com vista a melhorar a sua utilização e a torná-lo ainda mais apelativo. Esperemos para ver como evolui esta opção e muitas outras que foram aparecendo.
Artigos relacionados:
Download: Chrome Canary Windows | Chrome Canary Mac
Homepage: Google Chrome
Este artigo tem mais de um ano
no meu nao aparece essa opçao :/
Estás a usar a Canary em Windows? Apenas essa versão (ou Chromium) apresenta essa opção.
Usava o Chrome Dev aqui e não aparece essa opção. Instalei o Canary pra testar.
ja instalei…achei interessante, os plugins é que desapareceram, mas certamente vao se lembrar deles mais tarde
Eu acho isto muito bom…
…para quem se dedica a ataques de phishing. Esconder a barra de endereços é perfeito. Qualquer pessoa pode alojar uma página em qualquer lado para roubar a informação de alguém. Manda-se um email com um link para essa página a dizer “gajas nuas” e pronto, é a limpeza.
É por estas e por outras que o Chrome se identifica cada vez mais como um browser para quem não quer muita coisa. Um browser simples para pessoas simples…
Mostra a barra de endereço quando se está a fazer loading e podes chamar-la sempre que quizeres…
Ah, assim já concordo. mas mesmo assim, eu abro muitos sites em tabs e nao vou la ve-los até estarem carregados. O pessoal vai ter de andar com os olhos mais aberto para usar esta funcionalidade.
Ya eu tenho muito o habito de ver sempre o endereço quando são informações sensiveis e download de algo… O atalho CTRL+L chama a ediçao da barra de endereço portanto é so solicitar-la e verificar.
A tecla F6 faz o mesmo efeito!
É só uma dica, pois é mais simples e directo carregar numa tecla do que numa combinação de telcas!
Pois eu sei eu estou habituado a usar-lo 😀 só que com a interface compacta não me parece funcionar :S
A sorte e que quando um nao dá faço logo o outro 😛
Felizmente há quem não clique neste tipo de links porque utiliza a net para trabalho e produtividade e esteja optimizado para este segmento e será certamente mais uma opção a ter em conta para maximizar a área de trabalho destes utilizadores.
Pena não mostrar as extenções, pois há algumas que as vezes preciso delas mas fora isso gosto bastante
Esta funcionalidade agradou-me, muito, pois uso um netbook e quanto mais espaço no ecrã, melhor.
No entanto dá para notar algumas falhas… aquele botão “wrench” no meio do nada não fica lá muito estético e a falta dos botões das extensões é mau, muito mau. Espero que corrijam isso com o tempo.
Gostava de ver esta opção no stable channel… como é “opcional” (lógico) não há motivos para as pessoas ficarem “desagradadas” – não querem, não activam.
A customização dele ainda ta longe de chegar perto do que pode se fazer com o Opera
http://my.opera.com/chooseopera/blog/2011/05/05/this-is-my-browser
No chrome podes fazer o “Tab Stacking”, a barra de estado só aparece quando passas o rato sobre um link, e no que toca às extensões, podes encolher o espaço dos icones, que resulta no aparecimento de uma seta que deixa como nesse “Moved Panel”
Não vejo nessa imagem nada que não se faça no chrome
Não seria mais facil ter um simples botão ao lado do “+”?
Voltei a instalar a versao canary. Tinha-a desisntalado o mês passado.
Notas:
1) Quando se carrega no botão “+”, aparece automaticamente a barra de endereços
2) Quando se faz duplo-click sobre uma aba já existente, tb aparece logo a barra de endereços
3) O icon das configurações, já aparece correctamente do lado direito
4) Os icons têm de estar um pouco mais salientes, pois senao ficam demasiado escondidos pelo efeito do aero. Mas, se calhar, foi propositado
5) Ainda nao me habituei À ideia. Gosto muiiiito do aspecto original
adenda
Quando se dá duplo click sobre uma aba, além de aparecer a barra de ferramentas, esta deveria ganhar automaticamente o focus
E qual o avanço que isto apresenta em relação à tecla F11 ??!
pensava o mesmo. Mas tens a maior parte das coisas, na mesma acessíveis, através de um simples click do rato
A tecla F11 apenas “liga” o fullscreen. Não tens as ferramentas de navegação etc.
Olha que a minha tem… é só aproximar o rato do topo do monitor e está lá tudo… mesmo com mil e uma barras.
Por mim, num monitor pequeno, o F11 é insuperável!
Bem.. normalmente trabalho com dois monitores no fixo e o da esquerda tem sempre o browser principal em F11…. pelo que nos grandes monitores F11 sempre!!